09 março 2017

Writing scientific articles like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers

Can you identify a single colleague who has not had a manuscript returned with the comment ‘‘needs to be reviewed by a native English speaker’’? Many researchers receive this response even after translation or revision by an official translator or a native English-speaking coauthor. Over the past four years, while conducting my doctoral, and now my postdoctoral, work here in Brazil, I have been asked to both translate and help revise numerous manuscripts for my fellow Brazilian researchers. However, despite being a native English speaker and a researcher, I have found these tasks to be quite stressful at times. The truth is, just like it is one thing to write in Portuguese and another to write well in Portuguese, the same applies to writing well in English. Furthermore, not every native English speaker who writes well in English can write well for the scientific literature. Scientific English writing has its own style and rhythm, such as the use of passive voice. Passive voice is considered poor English in most forms of writing (news, novels, blogs, etc.) outside of science. The most recent version of Microsoft Office Word will even highlight passive voice as poor grammar and ask you if you want to rephrase. However, the use of passive voice is acceptable and even encouraged in some scientific writing. Although you would expect revising an already translated paper would take less time than translating an entire manuscript, I eventually came to prefer translation. Revisions tend to take me twice as long. Online translators may be partly to blame for this phenomenon. Not only did I spend hours being frustrated by confusing phrases resulting from simple mistakes, but I also spent the majority of my time fixing the same mistakes over and over again. For this reason, I decided to assemble a compilation of the 10 most common ‘‘errors’’ made by native Portuguese speakers when writing scientific papers in English. I put ‘‘errors’’ in quotes because many of the following tips are just that: tips, or dicas. They do not always refer to incorrect English, but rather to poor English, and they are not necessarily absolute rules. Most of these are common mistakes or poor writing habits that affect even native English speakers, so correcting them before submitting your manuscript can give you an advantage with the reviewers. It may even help you to avoid the dreaded ‘‘needs to be reviewed by a native English speaker’’.

Leia mais: http://www.scielo.br/pdf/clin/v69n3/1807-5932-clin-69-03-153.pdf

08 março 2017

Web of Science anuncia parceria com o Google


OS PESQUISADORES PODEM REALIZAR AGORA PESQUISAS MAIS RÁPIDAS ATRAVÉS DE NOVOS HIPERLINKS EXISTENTES ENTRE O WEB OF SCIENCE CORE COLLECTION™ E O GOOGLE SCHOLAR 


A nossa recente colaboração com o Google Scholar facilita o movimento contínuo entre a rede aberta e a nova geração do Web of Science Core Collection e o seu conteúdo fiável através de citações. As interligações de citações irão agora de encontro ao investigador quando este inicia a sua pesquisa.

• Simplifica o processo de descoberta
• Agora é mais fácil acessar o texto integral
• Poupa tempo

Leia mais: goo.gl/s919Fz

01 março 2017

Acontece Workshop ACS de Publicação Científica em Química, Bioquímica e afins será dia 9 de março na USP


É consenso que os avanços tecnológicos transformaram a maneira como a ciência, a pesquisa e a comunicação científica têm sido desenvolvidas. Hoje, vivenciamos a Era da Ciência Digital. Entretanto, ainda que o processo de publicação científica tenha se tornado mais fácil, rápido e transparente, persiste o desafio da qualidade do discurso e da linguagem científica, bases da publicação científica. 
Pensando nisso, o Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas, a Biblioteca do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo e o ITMS Group organizaram e estão promovendo o Workshop de Publicação Científica em Química, Bioquímica e Afins: a experiência da American Chemical Association
O objetivo do Workshop é orientar estudantes e pesquisadores das áreas de Química, Bioquímica e afins no processo de submissão de artigos para as publicações da ACS, incluindo dicas, perguntas e respostas, bem como apresentar o histórico e as estratégias das publicações da ACS. O evento será gratuito e aberto a docentes, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e demais interessados, e terá como palestrante principal o Prof. Steven Hansen, representante da ACS para as Américas. 
Workshop de Publicação Científica em Química, Bioquímica e Afins: a experiência da American Chemical Association
Data: 9 de março de 2017
Horário: 14h-17h
Local: Sala Multimídia da Biblioteca do Conjunto das Químicas da USP
Avenida Professor Lineu Prestes, 950, Butantã – Cidade Universitária
05508-000 – São Paulo – SP
Inscriçõeshttps://www.doity.com.br/acs-usp-2017

17 fevereiro 2017

Webinar 10 tips for writing a truly terrible journal article


If you want to 
avoid some of the major mistakes preparing and submitting your manuscript to a scientific journal then this webinar is for you!

Learning how not to write an article is as important as learning how to write it! In this webinar Bert Blocken highlights 10 tips of what to avoid when writing your article. What to avoid includes taking the lazy route of plagiarism, overestimating your contribution and ignoring comments from editors and reviewers. Many of these “tips to avoid” may appear obvious but are pitfalls that even the most seasoned of authors can fall into. The webinar will demonstrate how a poorly written article can ruin the career of a researcher.
About the Presenter
Prof. dr. ir. Bert Blocken is a Civil Engineer, holding a PhD in Building Physics. He is Full Professor in the Department of the Built Environment at Eindhoven University of Technology (TU/e) in the Netherlands and part-time Full Professor in the Department of Civil Engineering at KU Leuven in Belgium. Bert has published 128 articles in international peer-reviewed journals and is among the 150 most-cited researchers worldwide both in the field of Civil Engineering and in the field of Energy Science & Engineering. Further, Bert is an Editor of Building & Environment and Associate Editor of Wind Engineering & Industrial Aerodynamics. He has acted as a reviewer for more than 70 different journals.
1 March at 2-3 pm GMT / 3-4 pm CET / 9-10 am EST
Register now

06 fevereiro 2017

Periódico Crop Science contém artigos em texto completo da área de Ciências Agrárias

Entre as revistas científicas que compõem o acervo do Portal de Periódicos da CAPES está a publicação Crop Science (da Crop Science Society of America). O título tem periodicidade bimestral e contempla pesquisas em temas das Ciências Agrárias, uma área em amplo desenvolvimento no Brasil. 

Segundo a Academia Brasileira de Ciências (ABC), “devemos duplicar a produção de alimentos até 2050 e as evidências indicam que é possível produzir alimentos suficientes com as tecnologias atualmente em uso”. Ainda de acordo com a ABC, “para atingir as metas preconizadas será necessário tornar a pesquisa mais integrada às práticas atualmente em uso nos sistemas agrícolas e associada às tecnologias avançadas, como a genômica, biologia sintética, biologia celular, nanotecnologia e informática”.

O Crop Science, com artigos publicados a partir de 2000, é um dos periódicos disponíveis no Portal de Periódicos com abrangência nas Ciências Agrárias. O volume atual (edição 56) apresenta artigos ligados a recursos genéticos vegetais; genômica, genética molecular e biotecnologia; plantas biomédicas; fisiologia do cultivo e metabolismo; gestão e qualidade, entre outros temas.

O acesso a informações de qualidade sobre a área é imprescindível para profissionais, estudantes e pesquisadores. Isso porque “o Brasil, pelo menos nas próximas cinco décadas, deverá continuar como um importante produtor de alimentos para o mundo, com parte significativa (22%) da matriz do seu produto interno bruto advindo do agronegócio”, diz a ABC.

O Crop Science pode ser acessado pela opção Buscar periódico do Portal.


02 fevereiro 2017

Aciesp faz mapeamento da produção científica no Estado de São Paulo

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) acaba de lançar um estudo com o mapeamento das atividades científicas no Estado. Baseado nos grupos de pesquisa e pesquisadores cadastrados no CNPq, o “Mapa da Ciência de São Paulo” analisa as 15 mesorregiões paulistas e levanta o número de pesquisadores, a produção de artigos e o impacto dessa produção, desde 2002 até 2011. O objetivo do estudo é criar um banco de dados que indique as áreas de concentração de diferentes expertises e como esse tipo de conhecimento vem se desenvolvendo.
“A gente precisa se colocar no sapato de alguém externo à comunidade científica, e estruturar uma maneira de mostrar onde estão os experts desses conhecimentos”, comenta o professor titular de Medicina Molecular na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), José Eduardo Krieger, que idealizou o projeto durante sua gestão como presidente da Aciesp, entre 2011 e 2015.
Segundo ele, esse estudo é importante justamente porque constitui um mapa das expertises do Estado de São Paulo, levando em conta suas 15 mesorregiões econômicas. “Quando o empresário tem que tomar a decisão de se instalar em uma determinada região, ele precisa saber onde estão os nichos de expertise. Informação é crítica para essas decisões”, comenta.
Além de ser um instrumento para desenvolvimento de empresas inovadoras, Krieger ressalta que este também é um material fundamental para políticas públicas.

O “Mapa da Ciência de São Paulo” está disponível em PDF aqui.
Saiba mais: goo.gl/F5fJNY

31 janeiro 2017

Serviço de Descoberta EBSCO - EDS


O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e a EBSCO, têm a honra de convidá-lo (a) para o Encontro de Apresentação do Serviço de Descoberta EBSCO - EDS
Os serviços de descoberta fornecem uma maneira poderosa de pesquisar uma coleção de recursos de informação de uma instituição e obter resultados categorizados. Permitem também que o usuário realize uma pesquisa simultânea em várias fontes de informação. Os serviços de descoberta são especialmente efetivos em pesquisas que têm o objetivo de recuperar o maior número de documentos sobre determinado assunto.

O Serviço de Descoberta da EBSCO (EBSCO Discovery Service ou EDS) oferece suporte à pesquisa integrada em bases de dados referenciais e de texto completo, de citação e de coleções de conteúdos locais. O EDS também é facilmente personalizável, permitindo a criação de perfis específicos de assunto, expondo um catálogo local e criando links para recursos em texto completo. Desta forma, é possível adaptar a experiência de pesquisa às necessidades dos usuários.

Saiba mais sobre essa ferramenta e as bibliotecas no Brasil que adotam o EDS.

Encontro de Apresentação do Serviço de Descoberta EDS -- EBSCO Discovery Service
Data14 de fevereiro de 2017
Horário: 14h30 - 17h
Local: Auditório István Jancsó - Biblioteca Brasiliana José Mindlin USP
                                           Rua da Biblioteca, s/n - Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
                                           Inscrições: https://www.doity.com.br/apres-ebsco-eds-2017
   

30 janeiro 2017

Repositório Digital das publicações do CENA

A equipe da Seção Técnica de Biblioteca em conjunto com a Seção de Informática do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) concluíram, em 2016, a digitalização das publicações, editadas entre 1971 e 1990. As mesmas têm conteúdo técnico-científico baseados em resultados experimentais, observações de cunho científico e de divulgação fundamentadas em opiniões técnicas dos especialistas.
Ao todo foram digitalizadas 11 volumes da Revista Energia Nuclear e Agricultura e 92 Boletins subdivididos nas categorias Científico (49), Didático (22), e Técnico (11), versando cada fascículo sobre um assunto diferente relacionado à área de atuação do pesquisador. Com a descontinuidade dessas publicações, em 1995 a Revista Energia Nuclear e Agricultura foi incorporada à Scientia Agricola, compondo, juntamente com os Anais da ESALQ, uma única revista do Campus Luiz de Queiroz.
Considerando que as informações são de grande importância para a história do CENA e para a comunidade científica, foi proposta a criação de um Repositório Digital, disponibilizado no site da Bibllioteca do CENA, com as informações contidas na Revista e nos Boletins, objetivando dar visibilidade a esses trabalhos, de autoria de docentes e pesquisadores da Unidade bem como de outros cientistas de renome.Os Boletins e a Revista estão disponíveis no site da Biblioteca do CENA no endereço: 
http://www.cena.usp.br/publicacoes-cena

Instituto Geológico digitaliza Boletins da Comissão Geographica e Geologica

A equipe do Centro de Comunicação Técnico-Científica do Instituto Geológico (IG), em conjunto com o Núcleo Curadoria do Acervo Histórico concluíram, no final de 2016, a digitalização dos boletins da Comissão Geographica e Geologica (CGG), editados em fascículos, entre 1889 e 1930.
Ao todo foram digitalizados 21 boletins que agora poderão ser acessados por pesquisadores, estudantes e público interessado. As publicações têm conteúdo técnico-científico baseados em resultados experimentais, observações de cunho científico e de divulgação fundamentadas em opiniões técnicas dos especialistas.
Os boletins estão disponíveis no site do IG no endereço http://igeologico.sp.gov.br/publicacoes/boletim-cgg/.
Criado em 2010, o Núcleo Curadoria do Acervo Histórico tem como objetivo identificar, organizar, descrever, preservar e divulgar o acesso às informações de uma importante documentação relativa aos estudos geocientíficos que nortearam a ocupação do solo no Estado de São Paulo. A próxima etapa será disponibilizar os boletins do Instituto Geográfico e Geológico (1939-1975) e os boletins do Instituto Geológico (1976-presente).

24 janeiro 2017

Base de dados recupera informações de mais de 400 anos

Dados históricos podem ser de alta relevância para especialistas de qualquer área. Ainda mais se contemplarem os últimos 400 anos de informações publicadas em grandes veículos de comunicação internacionais. O Portal de Periódicos da Capes disponibiliza gratuitamente aos usuários uma base que reúne essas informações: a Gale NewsVault, da editora Gale Cengage Learning.

A plataforma reúne arquivos com mais de 10 milhões de páginas digitalizadas dos jornais The Economist, Financial Times, Liberty Magazine, Listener, Picture Post, Sunday Times e Times. Na base é possível realizar pesquisa cruzada dos dados, procurar os jornais publicados numa mesma data, visualizar publicações em tela cheia, salvar, marcar e imprimir resultados, entre outras funcionalidades.

As coleções disponibilizadas pela Gale NewsVault estão listadas abaixo com mais detalhes. A plataforma deve ser acesso pela opção Buscar base do Portal de Periódicos.
Economist Historical Archive
Edição fac-símile completa do The Economist – jornal semanal considerado leitura essencial para pessoas envolvidas em política, assuntos correntes e aspectos de comércio e negócios em todo o mundo. São mais de 600 mil páginas de arquivos de fonte primária multidisciplinar para pesquisas.
Financial Times Historical Archive
Versão de pesquisa de um dos jornais diários de negócio mais respeitáveis do mundo. Cada artigo e propaganda já impressos no papel podem ser pesquisados e navegados individualmente, página por página. Trata-se de uma ferramenta de pesquisa abrangente e imparcial, principalmente para estudiosos de assuntos públicos e história econômica e financeira dos últimos 120 anos.
Liberty Magazine Historical Archive
A liberdade floresceu quando as revistas ilustradas eram a forma mais importante de entretenimento em massa. Foi uma época de grande criatividade e crescente envolvimento nos assuntos mundiais. A coleção digital da Liberty Magazine oferece aos usuários a oportunidade de visualizar esse período e suas consequências: como traçou humores, atitudes, estilos de vida, modismos e fortunas da classe média americana.
Listener Historical Archive
Desenvolvido como meio para a reprodução de transmissões, o Listener foi um semanário publicado pelo conhecido veículo BBC News. O arquivo completo é um testemunho da história intelectual e cultural do século XX, além de incluir os anos de ouro do rádio e da televisão.
Picture Post Historical Archive
Contém dados sobre o pioneirismo do fotojornalismo, incluindo um conjunto de fotógrafos extraordinariamente talentosos. O Picture Post foi lido por cerca de 80% da população britânica no seu auge, segundo o próprio jornal. Trata-se de um bom recurso para estudar as questões sociais e políticas internacionais do dia a dia e como elas foram inseridas na consciência popular.
Sunday Times Digital Archive
O jornal Sunday Times ficou conhecido por fornecer análises com comentários ponderados sobre as principais notícias da semana e da sociedade em geral. As pautas vão desde assassinatos a temas como teatro, esportes e política – todos com abundância de detalhe narrativo. Em mais de 800 mil páginas, o arquivo é uma porta de acesso para dados sobre crimes, carreiras e cultura dos últimos 180 anos.
Times Digital Archive
Conhecido como o "jornal mundial de registro", o Times cobriu os principais eventos internacionais da Revolução Francesa, que incluiu conflitos, crises e mudanças do século XXI. Isso torna este arquivo um recurso de alta relevância para estudantes e pesquisadores do mundo inteiro.

19 janeiro 2017

Sistema de bibliotecas da USP organiza ferramentas de apoio ao pesquisador

A Universidade de São Paulo possui 70 bibliotecas em suas unidades de ensino, museus e institutos de pesquisa dos diversos campi


A Universidade de São Paulo possui 70 bibliotecas em suas unidades de ensino, museus e institutos de pesquisa dos diversos campi, que somadas ao Departamento Técnico do SIBiUSP, órgão da reitoria, compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.
O acervo completo da Universidade de São Paulo pode ser consultado pelo Portal de Busca Integrada, que permite tanto o acesso aos materiais online que a USP dispõe quanto provê a localização e informações dos itens físicos que se encontram nas bibliotecas.
Algumas bibliotecas especializadas também podem ser consultadas online, como a Biblioteca de Teses e Dissertações da USP e o Portal de Revistas da USP. A Biblioteca da Produção Intelectual da USP é o repositório da Universidade, contribuindo para tornar pública e acessível a produção realizada internamente.
No Portal do SIBiUSP é possível encontrar informações sobre todas as bibliotecas das unidades e também sobre os diversos recursos online disponíveis para a comunidade USP e o público em geral.
Acesse:

Portal de Revistas da USP atinge 10 milhões de downloads em 2016


Em 2016, o Portal de Revistas USP atingiu a marca de 10 milhões de downloads em publicações. A Revista de Medicina, mantida pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi a mais baixada, com mais de 770 mil downloads. O portal, que nasceu em 2008, foi o primeiro a reunir as publicações da Universidade e hoje conta com 161 títulos.
O bibliotecário André Serradas, chefe técnico da Seção de Apoio ao Credenciamento de Revistas USP do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, conta que a marca já era esperada, pois desde anos anteriores o número de downloads vem crescendo. Em 2015, foram aproximadamente 9 milhões de revistas baixadas e no ano anterior 7 milhões. Ele destaca que esses números mostram a boa qualidade das produções da Universidade e, ainda mais importante, o que está sendo produzido dentro da USP também está sendo visto fora dela.
Das 15 revistas mais baixadas, oito são da área de saúde. Porém, o portal publica títulos das mais diversas áreas do saber, como medicina veterinária, filosofia, história, comunicação social, biologia, entre outras. Para ter um título disponível no portal, é necessário que a revista seja uma publicação oficial da USP. Não basta que um professor da Universidade participe como editor, a revista precisa ser reconhecida como oficial. “Professores podem ser editores em várias revistas de outras instituições e isso não dá a oportunidade de inclusão dessa revista no portal”, explica Serradas.
Em 2012, o portal passou por algumas mudanças, principalmente no software de indexação utilizado.
Open Journal System, um software livre desenvolvido por várias universidades estrangeiras, permite que o editor gerencie todo o processo editorial, desde a recepção do trabalho enviado pelo autor até a publicação no site e o envio para algumas bases de dados. Antes, a plataforma utilizada permitia apenas a disponibilização dos conteúdos, sem essa capacidade de gerenciamento.
Em 2015, o portal foi ranqueado pela primeira vez pelo Ranking Web of Repositories e foi considerado o 34º melhor portal de repositórios do mundo. Atualmente, ele ocupa a 32ª posição. A primeira vez que a USP apareceu nesse ranking foi com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações que, hoje, ocupa a 12ª posição de melhor repositório.

Jornal da USP ganha aplicativo para celular

Jornal da USP acaba de ganhar um aplicativo para celular. Agora, os leitores poderão ler os textos publicados pelo jornal com um simples toque no seu aparelho de telefone celular, no sistema Android e no sistema iOS.
O novo aplicativo une as funções dos dois anteriores, além de trazer novidades. O usuário tem acesso a todo o conteúdo e arquivo de notícias do Jornal da USP e à agenda de eventos da Universidade, e também pode sintonizar a programação da Rádio USP de São Paulo e de Ribeirão Preto. É possível ouvir a programação da Rádio USP ao mesmo tempo em que se navega pelas outras funções do aplicativo. As notícias podem ser filtradas por editoria e assunto, e os eventos são categorizados pelo tipo de evento, o local e a data onde ocorrerão. O aplicativo também indica o endereço exato dos eventos, através do aplicativo de mapas do próprio celular.

O aplicativo para celular do Jornal da USP possui três seções: “Jornal”, “Acontece” (ou “Eventos”, na versão do aplicativo para o sistema iOS) e “Rádio”.

Na aba “Jornal”, é possível acessar as notícias atualizadas do Jornal da USP, com os principais assuntos aparecendo em destaque e as matérias secundárias, abaixo. As notícias são exibidas na íntegra ao se clicar sobre elas e há a possibilidade de compartilhá-las via e-mail, Facebook e Twitter, através de um ícone de compartilhamento. Além disso, o usuário pode fazer buscas por notícias específicas e filtrá-las de acordo com a editoria à qual pertencem.
A seção “Acontece” mostra ao usuário todos os eventos relacionados à Universidade ou sediados nela, como cursos, exibições de filmes, peças, palestras e colóquios. Ali são dadas informações relativas aos eventos – entre elas, preços, meios de contato, horários, datas e endereço –, incluindo mapas do próprio celular. O usuário também pode compartilhar informações sobre eventos em redes sociais e via e-mail e também adicioná-los ao calendário do seu celular. Há a possibilidade ainda de buscar eventos específicos e filtrá-los por categoria, data ou local.
Já a seção “Rádio” dá acesso à programação da Rádio USP FM de São Paulo (93,7 MHz) e de Ribeirão Preto (107,9 MHz). O usuário pode ouvir a rádio ao mesmo tempo em que navega pelas outras seções do aplicativo, lendo notícias ou conferindo os eventos. Também não é preciso manter o aplicativo aberto para ouvir a programação, pois ela continuará tocando mesmo com o celular em modo de bloqueio.
Para baixar o aplicativo do Jornal da USP, basta buscar por “Jornal da USP” nas lojas de aplicativos do seu celular. Ele está disponível nos sistemas operacionais Android (a partir da versão 4.0.3) e iOS (a partir da versão 8.0). Em ambos os sistemas, o aplicativo é gratuito e possui as mesmas funções, com diferenças apenas no layout.

16 janeiro 2017

Inscrições abertas para treinamentos online 2017 do Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já está com inscrições abertas para os treinamentos online de 2017. A capacitação é aberta a todos os interessados de instituições participantes do programa. O principal objetivo da ação, que teve início em 2016, é atender cada vez mais usuários do Portal, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações. As turmas terão início no dia 16 de janeiro.

Os treinamentos online são divididos por áreas do conhecimento e ocorrem de segunda a sexta-feira, em horários variados. Os primeiros cursos do ano serão voltados às Ciências Agrárias, seguidos de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Está disponível para consulta o cronograma de turmas até maio de 2017. Cada sessão tem carga horária de três horas.


Para realizar inscrição, é necessário fazer login no “Meu Espaço” – localizado no canto superior direito da página inicial. Se o interessado ainda não possuir nome de usuário e senha, é possível criar o cadastro rapidamente, clicando na opção “Novo usuário”. Uma vez logado no Portal, o solicitante deve entrar na área de Treinamentos para visualizar as turmas com inscrições abertas e escolher a mais adequada.

A confirmação de participação no treinamento ocorre via e-mail, no qual o usuário recebe o link da sala de aula virtual e instruções para acesso. A tecnologia utilizada pela Capes nas capacitações online é o Mconf, serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Para evitar intercorrências, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf pelo navegador Mozilla Firefox. Também é necessário ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.

Em caso de dúvidas, o e-mail de contato para atendimento aos usuários é treinamento.periodicos@capes.gov.br.

10 janeiro 2017

Comunicação Científica na Web e na América Latina: Entrevista com Isidro Aguillo


Reconhecido como autoridade internacional nas questões relacionadas à bibliometria, cientometria e webometria, Isidro Aguillo concedeu entrevista (por e-mail) à equipe do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), onde compartilhou alguns de seus pontos de vista sobre a visibilidade acadêmica e científica na web, impacto da ciência e o futuro da comunicação científica. Antes, saiba um pouco mais sobre esse importante pesquisador, suas atividades e projetos.

Editor do Rankings Web de Universidades – Webometrics, responsável pelo Laboratorio de Cibermetria (Grupo Scimago) do Instituto de Bienes y Políticas Públicas (IPP - CSIC), dedica-se também a projetos como o OpenAIRE - de repositórios da Comissão Européia, ACUMEN - portfolio de indicadores científicos para indivíduos do VII Programa Marco de Inovação e Desenvolvimento da União Européia (UE); QEAVIS (Seção eHumanidades); Redes de Colaboración (Visibilidade Web) e PRACTIS 2008 (Tecnometría de CC SS e HH) do Plano Nacional de Inovação e Desenvolvimento da Red de Excelencia MA2VICMR da Comunidade de Madrid, EspanhaOrnitólogo aficionado, já fez várias viagens de observação de aves, da Floresta Amazônica aos desertos da Namíbia, entre outros destinos. Sua lista inclui mais de 2.000 espécies. Em 2012, foi um dos palestrantes convidados pelo SIBiUSP para o Simpósio Internacional sobre Rankings Universitários e Impacto Acadêmico na Era do Acesso Aberto, em São Paulo, Brasil, que reuniu especialistas internacionais e possibilitou a discussão em torno do impacto gerado pela produção científica e os indicadores de qualidade institucionais. 

Confira a entrevista:  https://goo.gl/UbUr3z

05 janeiro 2017

Agências de Financiamento lançam o Open Research Funders Group

Organizações proeminentes de financiamento se unem para lançar grupo aberto de financiadores de pesquisa. A colaboração promove uma maior partilha de artigos e dados de pesquisa.
Oito organizações muito famosas anunciaram hoje o lançamento do Open Research Funders Group, uma parceria concebida para aumentar o acesso aberto aos resultados de pesquisa.
Os membros inaugurais do Open Research Funders Group (ORFG) incluem a Alfred P. Sloan Foundation, a American Heart Association, Bill & Melinda Gates Foundation, Doris Duke Charitable Foundation, John Templeton Foundation, Laura and John Arnold Foundation, Open Society Foundations, e a Robert Wood Johnson Foundation.
Com quase US $ 5 Bilhões de dólares em subsídios anuais combinados, essas organizações estão empenhadas em usar suas posições para promover o compartilhamento mais aberto de artigos e dados de pesquisa. Esta abertura, acreditam os membros, acelerará o ritmo e reduzirá as lacunas na partilha de informação, incentivando a inovação e promovendo a reprodutibilidade. 
Leia mais: goo.gl/PpHZtc

02 janeiro 2017

Especialista avalia mudanças na publicação de revistas científicas

As revistas científicas têm passado por profundas mudanças em todo o mundo nos últimos anos com o intuito de aumentar a agilidade no processo de publicação – considerado ainda muito lento – e promover o acesso aberto, que ainda não avançou na velocidade desejada, entre outros objetivos, aponta Glenn Hampson, diretor executivo do National Science Communication Institute e do programa Open Scholarship Initiative, dos Estados Unidos.
Algumas das mudanças que têm ocorrido envolverão alterar o sistema atual a fim de utilizar ferramentas e abordagens de publicação mais modernas e irão requerer um esforço generalizado e coordenado dos editores, autores e de toda a comunidade científica, avaliou o especialista durante conferência a distância na VI Reunião Anual da Scientific Electronic Library On Line (SciELO) – financiada pela FAPESP –, realizada no dia 14 de dezembro, no auditório da Fundação.
Leia mais:  goo.gl/uxkhks

22 dezembro 2016

SIBiUSP organiza ferramentas de apoio ao pesquisador

Está disponível no site do SIBiUSP uma nova seção intitulada "Apoio ao Pesquisador" (http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/). Nela foram incluídas informações sobre Escrita e Publicação Científica, Bases de Dados, Fontes de Informação, Identificação do Pesquisador (inclui ORCID), Dados de Pesquisa, Gerenciadores de Referências e Citações, Agências e Oportunidades de Financiamento, Integridade e Prevenção do Plágio, e Indicadores de Pesquisa.



21 dezembro 2016

Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP 2016 – nova edição

O Sistema Integrado de Bibliotecas apresenta as “Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP” -  3ª. ed. – versão atualizada 2016, documento que estabelece as principais normas de estruturação e formatação de teses e dissertações e tem por objetivo orientar estudantes da Universidade de São Paulo (USP) na confecção de seus trabalhos, substituindo a versão anterior de 2009. 


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT).  3. ed. rev. ampl. mod. São Paulo: SIBiUSP, 2016. 100 p. (Cadernos de Estudos n. 9). ISBN 978-85-7314-060-6. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/111> Acesso em 19 dez. 2016.