23 maio 2019

Veja o que muda no Sistema Internacional de Unidades

Novas definições das unidades
Neste dia 20 de maio, nomeado como "Dia Mundial da Metrologia", entram em vigor novas definições de várias unidades de medição, incluindo o quilograma, ampere, kelvin e mol, que passam a ser definidos de forma exata em termos de constantes naturais.
Após anos de pesquisa nos principais institutos de metrologia ao redor do mundo, a comunidade mundial finalmente concordou com essa revisão do Sistema Internacional de Unidades, o SI.
A ideia de fundamentar melhor as unidades de medidas surgiu há mais de 50 anos, e começou com a redefinição do metro com a ajuda da velocidade da luz. Desta vez, quatro outras constantes vão passar a servir como referencial para outras unidades de medida: a constante de Planck (h), a constante de Avogadro (NA), a constante de Boltzmann (k) e a carga do elétron (e).
Isso foi possível depois de uma campanha de medições realizadas nos principais institutos de metrologia do mundo - incluindo o PTB (Alemanha), NIST (EUA), NMIJ (Japão) e NRC (Canadá) - ter conseguido diminuir as incertezas das medições em experimentos totalmente independentemente uns dos outros, atingindo um nível de precisão adequado para os valores atribuídos a todas essas constantes fundamentais.
Com isto, o quilograma e todas as outras unidades passam a ter uma base estável, uma vez que, ao menos de acordo com o conhecimento moderno, as constantes naturais nas quais elas serão baseadas são imutáveis.  Leia mais.   Fonte: Inovação Tecnológica - 17/5/2019

22 maio 2019

22 de março – Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância.


1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
2. A água é a seiva do nosso planeta;
3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5.  A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8. A utilização da água implica respeito à lei;
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

20 maio 2019

Google Dataset Search – Facilitando a descoberta de conjuntos de dados


No mundo de hoje, cientistas em muitas disciplinas e um número crescente de jornalistas vivem e respiram dados. Existem muitos milhares de repositórios de dados na web, fornecendo acesso a milhões de conjuntos de dados; e os governos locais e nacionais em todo o mundo também publicam seus dados. Para facilitar o acesso a esses dados, foi lançada a Pesquisa de Conjunto de Dados, para que cientistas, jornalistas de dados, “geeks” de dados ou qualquer outra pessoa possam encontrar os dados necessários para seu trabalho e suas histórias, ou simplesmente para satisfazer sua curiosidade intelectual.
Semelhante ao funcionamento do Google Scholar, a Pesquisa de conjunto de dados permite que você encontre conjuntos de dados onde quer que eles estejam hospedados, seja no site de um editor, em uma biblioteca digital ou uma página web pessoal do autor. Para criar uma pesquisa de conjunto de dados, desenvolvemos diretrizes para provedores de conjunto de dados para descrever seus dados de uma forma que o Google (e outros mecanismos de busca) possam entender melhor o conteúdo de suas páginas. 
Essas diretrizes incluem informações importantes sobre conjuntos de dados: quem criou o conjunto de dados, quando foi publicado, como os dados foram coletados, quais são os termos utilizados para definir os dados etc. Coletamos e vinculamos essas informações, analisamos onde podem estar as diferentes versões de um mesmo conjunto de dados e encontramos publicações que podem estar descrevendo ou discutindo o conjunto de dados. Nossa abordagem é baseada em um padrão aberto para descrever essas informações (schema.org) e qualquer pessoa que publique dados pode descrever seu conjunto de dados dessa maneira. Incentivamos os provedores de conjunto de dados, grandes e pequenos, a adotarem esse padrão comum, de modo que todos os conjuntos de dados façam parte desse ecossistema robusto.  Leia mais.   Fonte: SIBiUSP - 17/5/2019

19 maio 2019

Pint of Science chega a 4ª edição e acontece de 20 a 22 de maio

Edição de 2019 do evento internacional acontecerá em 24 países, e o Brasil será o ‘campeão’, com 85 municípios.


Criado no Reino Unido em 2012 e inaugurado no Brasil em 2015, o festival de divulgacão científica Pint of Science já tem até agora sua programação confirmada em 85 cidades de todas as regiões brasileiras. Nos dias 20, 21 e 22 de maio, pesquisadores de 24 países trocarão suas bancadas de laboratórios por mesas de bares para conversar sobre suas pesquisas com a população.
Durante o festival, as pessoas interessadas por ciência poderão conversar com pesquisadores de diferentes áreas sobre seus estudos recentes e o impacto da ciência na sociedade de uma forma descontraída, sem necessidade de inscrição ou de conhecimento prévio.
A ideia é aproximar os cientistas do público em geral e discutir sem formalidades, de maneira acessível e divertida, temas que têm influência no cotidiano. Trocar tubos de ensaio por canecas de cerveja e, entre um gole e um petisco, conversar sobre assuntos como febre amarela, funcionamento do cérebro ou efeito estufa.
Acompanhem a programação no site Pint of Science Brasil e pelo Facebook. 
Confiram a fórmula do sucesso!                   (Com informações do Pint of Science Brasil) - 17/5/2019

17 maio 2019

Guia do Portal de Periódicos e outros materiais didáticos passam por atualização

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES encontram, entre as funcionalidades da biblioteca virtual, a área de materiais didáticos, dentro do menu Suporte. O link traz guias, apresentações, tutoriais e outras informações de conteúdos assinados com os editores científicos, a fim de facilitar o acesso do público às ferramentas de pesquisa.
Recentemente, uma série de documentos dessa área foi atualizada e disponibilizada para os usuários. Entre os recursos está o Guia do Portal de Periódicos, que é uma das opções que o público encontra para esclarecer dúvidas e conhecer melhor a biblioteca virtual da CAPES. A última atualização, promovida em abril de 2019, inclui informações sobre as modalidades de acesso ao conteúdo e dados completos sobre os treinamentos on-line (tipos, dias e horários, inscrições e acesso ao MConf). Além disso, é possível acessar o sumário com hiperlinks para os principais tópicos do material.

Saiba mais sobre o Guia do Portal de Periódicos
Os documentos que compõem os materiais didáticos são produzidos pelos próprios editores e utilizados na capacitação on-line do Portal. Os tutoriais são didáticos e de fácil compreensão. Todos os registros listados a seguir foram atualizados este ano e incluem materiais referentes aos editores Clarivate Analytics, EBSCO, Elsevier, Instituto Ciência Hoje e Springer Nature.
Para acessar os arquivos, é preciso entrar no link de materiais didáticos e inserir no campo “termo” o nome da ferramenta desejada (ou clicar nos links relacionados abaixo). Ao longo do ano, outros recursos poderão passar por reciclagem, de acordo com as necessidades identificadas pela equipe do Portal ou indicadas pelos usuários.    

Materiais didáticos atualizados:

Dez mitos sobre a publicação acadêmica aberta

Este documento trata de dez tópicos comumente discutidos em torno de pesquisas acadêmicas abertas que os pesquisadores parecem não saber com certeza. Os "preprints" e a coleta de dados, a prática da transferência de direitos autorais, o papel da revisão por pares e a legitimidade de bases de dados "globais". O artigo pretende ser uma referência para a luta contra a desinformação frequentemente apresentada em comunicações públicas. Este artigo pretende fornecer evidências úteis para orientar as discussões. Em geral, a intenção é fornecer uma base estável para um debate mais construtivo e informado em um processo de evolução contínua da comunicação acadêmica aberta.

16 maio 2019

A Fapesp e a agropecuária paulista

Apesar das dificuldades econômicas do país, o PIB paulista cresceu 1,6% em 2018. Cerca de 15% desse produto econômico, da ordem de R$ 330 bilhões, vem do agronegócio, responsável também por 15% do emprego no estado. Estimular o agronegócio tem, pois, reflexos positivos na economia e na geração de empregos.
Para manter-se competitiva num mundo que muda rapidamente, em que a atualização científica e tecnológica migra continuamente dos laboratórios e universidades para o setor produtivo, a agropecuária tem que ser sustentada por pesquisa e inovação permanentes.
No estado de São Paulo, esse processo ocorre com vigor há várias décadas, garantindo a força produtiva e contribuindo para o progresso do setor no país, responsável por 20% do PIB brasileiro.
De que forma a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) participa deste esforço?
Estudo recente mostra que cada R$ 1 investido na pesquisa agropecuária tem, em poucos anos, retorno de R$ 11. Os investimentos da Fapesp têm um retorno 27 vezes maior. Esse retorno aparece de formas variadas, como aumento da produção e produtividade e aumento da geração de empregos. Em meados da década de 1990, o PIB per capita rural era 21% do PIB urbano, tanto em São Paulo como no Brasil; em 2014, havia subido para 31% no país e 53% no estado de São Paulo.
Portanto, investir em pesquisa agropecuária é uma excelente estratégia para desenvolver o estado e aplicar recursos públicos com eficiência. A Fapesp investiu R$ 3 bilhões (valores de 2013) na pesquisa de agricultura entre 1993 e 2013 e nos últimos dez anos financiou 4.500 bolsas e 2.600 projetos. Entre 1982 e 2013, os investimentos de Fapesp, Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) perfizeram R$ 417 milhões anuais, enquanto valor equivalente foi investido na área por USP, Unesp e Unicamp na formação de pessoal. 
Em consequência, a produção da agricultura paulista aumentou em mais de 90% nas duas últimas décadas, e o ganho de produtividade total cresceu 3,1% a partir de 1994, enquanto o PIB per capita rural subiu para 57% do PIB urbano em São Paulo quando comparado a 34% do restante do país.
A pesquisa apoiada cobre amplo espectro, desde questões de aplicação imediata — como soluções de adubação e dieta que reduzem a emissão de metano e aumentam a produtividade do gado de corte, identificação de genes que estão ligados à melhoria do gado bovino, preservação de polinizadores e aplicação de drones na agropecuária — até temas mais fundamentais, como uso da genômica para identificar genes que aumentam a resistência das plantas às mudanças climáticas e genômica para a piscicultura.
Em 30 anos, o etanol mudou o perfil de fonte de energia no Brasil: o uso de petróleo e derivados caiu de 62% para 38%, enquanto a bioenergia elevou-se de 14% para 32%. A Fapesp tem protagonismo neste processo e no debate internacional sobre bioenergia e sustentabilidade.
Uma característica adicional desse setor é a estreita cooperação entre universidades e institutos de pesquisa com o setor produtivo e empresarial, acompanhada de um número crescente de startups. O programa Pipe (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), da Fapesp, apoia no momento 80 empresas tecnológicas nesse setor da economia.
A experiência das últimas décadas demonstra claramente que investir em ciência e tecnologia produz inovação, gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico.
(Marco Antonio Zago é presidente da Fapesp).  Fonte: FAPESP - 16/5/2019

Elsevier aborda panorama e tendências de uso da Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: Como o conhecimento é criado, transferido e usado

Nos últimos anos, a inteligência artificial, ou inteligência artificial, ganhou um aumento na atenção de universidades, pesquisadores, corporações, mídia e o público. Impulsionado pelos avanços no big data e no poder da computação, avanços na pesquisa e tecnologia da IA ​​parecem acontecer quase que diariamente. As expectativas, mas também os medos, estão aumentando sobre o poder de transformação da IA ​​para mudar a sociedade. Neste turbilhão de atenção e desenvolvimento, os termos estão ficando confusos. “Inteligência artificial”, “aprendizado de máquina” e “ciência de dados” são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas não são os mesmos. A inteligência artificial é muitas vezes intuitivamente entendida como um termo genérico para descrever o objetivo geral de fazer com que os computadores apliquem o julgamento como um ser humano faria. A confusão de termos, em um campo com tal potencial para transformar vidas, precisa ser tratada para garantir que os objetivos da política sejam traduzidos corretamente em prioridades de pesquisa, a educação estudantil corresponda às necessidades do mercado de trabalho e a mídia possa comparar o conhecimento desenvolvido em vários países e regiões em todo o mundo. Este é exatamente o desafio que nos propusemos enfrentar com este relatório. Afinal, somos uma empresa de análise de informações focada em pesquisa e saúde, com recursos de dados que podem fornecer informações valiosas sobre essas questões importantes.  Confira o relatório na íntegra.

Comunicação Acadêmica e Acesso Aberto: ações para uma política pública na América Latina


A circulação do conhecimento científico concentra a preocupação das políticas públicas em ciência e tecnologia. Percebe-se a urgência de uma mudança no modelo atual a partir da falta de acordos entre países ou universidades com editoras comerciais no constante aumento de preços, na lentidão das ações para que os resultados do que é financiado com recursos públicos permaneçam na modalidade de Acesso Aberto (AA), nos apelos por um equilíbrio entre o mundo da produção acadêmica comercial e a produção não comercial. Há também críticas a um modelo que privilegia métricas como o fator de impacto para avaliação e pede para levar em conta o conceito de Ciência Aberta e deixar de colocar um foco excessivo nos artigos.

:: América Latina: nossa situação
● A América Latina exibe uma forte tradição de AA. Há um conjunto de iniciativas colaborativas e não comerciais, com apoio do governo e um papel proeminente das universidades na manutenção de revistas gratuitas para leitores e autores. SciELO, Latindex, CLACSO e REDALYC são apenas alguns exemplos notáveis ​​para mencionar redes para o fortalecimento de periódicos.
● Suas revistas, na maioria das vezes, não cobram APC - Article Processing Charges -  e a tradição universitária de repositórios e a existência de nós nacionais pioneiros que os "colhem" é relevante. Isso explica o posicionamento da região obtida nos diretórios internacional.
● Ao contrário do que acontece na Europa ou nos Estados Unidos, uma parte importante dos órgãos públicos controla vários aspectos da cadeia de valor (promoção e políticas de AA em seu país, financiamento de P & D, infraestrutura e serviços de AA, compras de serviços de editores comerciais, avaliação e indicadores, entre outros).
● Embora haja progresso, há também uma assimetria de recursos entre os países, portanto aproximações apropriadas devem ser feitas em diversos contextos e a cooperação deve ser fortalecida.
● Da mesma forma, o financiamento da pesquisa vem principalmente de recursos públicos, e é por isso que é imperativo que seus resultados sejam abertos e acessíveis.

:: Ações em revistas
● Manter o financiamento e o apoio de universidades e instituições de pesquisa na América Latina para serem publicados no Open Access e gratuitos para leitores e autores.
● Apoiar revistas em nível nacional para melhorar sua qualidade e visibilidade de acordo com os mecanismos de financiamento público de cada país.
● Promover e apoiar o Acesso Aberto interoperável e infra-estruturas tecnológicas distribuídas que gerem economias de escala a nível regional e em conexão com os avanços internacionais.
● Estabelecer alternativas tecnológicas que facilitem o depósito de artigos em repositórios AA, bem como licenças CC e políticas explícitas que favoreçam esse mecanismo.
Fonte: LA Referencia – maio 2019

15 maio 2019

Dez tópicos quentes em torno de publicações científicas


O mundo em mutação da comunicação acadêmica e a nova onda emergente de "Ciência Aberta" ou "Pesquisa Aberta" trouxeram à luz uma série de tópicos controversos e calorosamente debatidos. O debate racional baseado em evidências é regularmente abafado pela retórica desinformada ou exagerada, que não beneficia o sistema em evolução da comunicação acadêmica. Este artigo tem como objetivo fornecer uma estrutura básica de evidência para dez dos tópicos mais contestados, a fim de ajudar a estruturar e avançar discussões, práticas e políticas. Abordamos questões sobre preprints e escavações, a prática da transferência de direitos autorais, a função de revisão por pares, editores predatórios e a legitimidade de bancos de dados "globais". Esses argumentos e dados serão uma ferramenta poderosa contra a desinformação em toda a pesquisa, política e prática acadêmica mais ampla, e informarão mudanças dentro do sistema de publicação acadêmica em rápida evolução.

Tópico 1:  Os preprints terão sua pesquisa "roubada"?
Tópico 2:  O Fator de Impacto da Revista e os editores do periódico medem a qualidade dos autores e suas pesquisas?
Tópico 3:  A aprovação por revisão por pares prova que você pode confiar em um trabalho de pesquisa, seus dados e as conclusões relatadas?
Tópico 4:  A qualidade da literatura científica sofrerá sem revisão por pares imposta pela revista?
Tópico 5:  O Open Access é responsável pela criação de editores predatórios?
Tópico 6:  É necessária a transferência de direitos autorais para publicar e proteger os autores?
Tópico 7:  O Acesso Aberto  “dourado”  tem que custar muito dinheiro para os autores e é sinônimo do modelo de negócios do Article Processing Charges – APC?
Tópico 8:  Os períodos de embargo na Acesso Aberto "verde" são necessários para sustentar os editores?
Tópico 9:  A Web of Science e Scopus são plataformas globais de conhecimento?
Tópico 10: Os editores agregam valor ao processo de comunicação acadêmica?

Fonte: Artigo original intitulado Ten Hot Topics around Scholarly Publishing de Jonathan P. Tennant et al., publicado na revista Publications 20197(2), 34

Destaques da USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) é o órgão da Universidade responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas institucionais aos objetivos da USP. No portal é possível encontrar informações sobre todas as Bibliotecas das unidades e também sobre os diversos recursos online disponíveis para a comunidade USP e o público em geral. Confita alguns destaques:
O Portal de Revistas da USP traz 190 publicações científicas com acesso aberto

A Coleção Digital de Teses e Dissertações defendidas na USP reúne 83.413 documentos


Eventos acontecem em maio






14 maio 2019

Acesso rápido a máquinas e laboratórios

USP e Unicamp criam portais para ampliar o compartilhamento de infraestrutura de pesquisa


As universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) criaram portais na internet que catalogam seus equipamentos de pesquisa e os disponibilizam para usuários de dentro e de fora das instituições, inclusive de empresas. O objetivo é facilitar o compartilhamento de instrumentos de custo elevado, como microscópios eletrônicos, espectrômetros de massas ou sequenciadores, entre muitos outros. As iniciativas procuram dar visibilidade para uma missão fundamental de laboratórios e facilities de universidades públicas, que é servir ao maior número possível de pesquisadores a fim de aumentar o impacto e a qualidade de trabalhos científicos e tecnológicos do país. A maior parte dessa infraestrutura foi financiada por agências de fomento sob o compromisso de que parte de seu tempo de uso seja franqueado a outros pesquisadores interessados. Mas nem sempre é fácil para os usuários encontrar o que precisam, uma vez que a oferta é divulgada de forma tímida ou fragmentada. “Não há queixas relacionadas a barreiras no acesso, mas temos a percepção de que os instrumentos poderiam ser mais usados se fossem mais conhecidos”, diz Watson Loh, professor do Instituto de Química (IQ) da Unicamp e coordenador adjunto do Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP.
Na Unicamp, o Portal de Equipamentos Multiusuários e Serviços garante acesso a instrumentos de médio e de grande porte espalhados pela instituição, com a vantagem de permitir a busca por palavras-chave. Não é necessário saber o modelo ou o tipo específico de máquina: basta informar a finalidade do uso para saber se existe algum equipamento capaz de cumprir aquela tarefa. Em caso positivo, o solicitante é direcionado para o laboratório apropriado. Por enquanto, há 140 equipamentos cadastrados. “Esperamos aumentar e muito esse número”, diz Munir Skaf, também professor do IQ e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp. Foram criadas funcionalidades para os responsáveis pelas instalações, como um kit que permite a cada unidade de ensino e pesquisa construir um site para divulgar suas máquinas, com um sistema que organiza o agendamento.
Criada no final do ano passado, a Central USP de Equipamentos Multiusuários  USPMulti  por enquanto oferece acesso a dois laboratórios, ambos da Escola Politécnica, e 17 máquinas instaladas em diversas unidades. A expectativa é de multiplicar o número de centrais e instrumentos disponíveis nos próximos meses. Há 25 centrais e laboratórios em fase de cadastramento e pelo menos outros 100 em condições de participar da rede. A plataforma disponibiliza ferramentas de gestão dos equipamentos, centralizadas na Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). “Essas ferramentas buscam simplificar a rotina dos laboratórios e desonerar seus responsáveis de tarefas burocráticas”, esclarece Sylvio Canuto, professor do Instituto de Física e pró-reitor de Pesquisa da USP. O agendamento pode ser feito on-line, com geração automática de boletos para os usuários e liberação da utilização assim que o pagamento pelo uso é feito. Em geral, os laboratórios cobram taxas menores de pesquisadores da própria universidade, e maiores de usuários de outras instituições e de empresas. A USP tem interesse em organizar o uso de seu parque de equipamentos multiusuários a fim de racionalizar gastos com manutenção e contratação de técnicos, que são alvos frequentes de demandas de pesquisadores e departamentos.  Leia mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - maio 2019

Detectores de plágio são uma muleta e um problema

Quando se trata de plágio, muitos acadêmicos parecem acreditar em números mágicos. No mês passado, uma empresa que oferecia software de detecção de plágio anunciou que seria adquirida por US $ 1,7 bilhão ainda este ano. É uma das várias empresas que oferecem sistemas de software que aplicam algoritmos de ‘caixa preta’ para produzir uma pontuação que mostra como um texto combina com outros. Como esses sistemas encontram alguns casos de plágio, há uma crença errônea de que eles documentam devidamente todos os casos.
Pena, minha avó teria dito. Eu tenho testado o software de detecção de plágio nos últimos 15 anos. Os resultados costumam ser difíceis de interpretar, difíceis de navegar e, às vezes, apenas errados. Muitos sistemas relatam falsos positivos para frases comuns, nomes longos de instituições ou até mesmo informações de referência. O software também produz falsos negativos. Um sistema pode não encontrar plágio se a fonte do texto plagiado não tiver sido digitalizada, contiver erros de ortografia ou não estiver disponível para o sistema de software. Muitos casos de plágio não são detectados quando o material é traduzido ou extraído de várias fontes. As avaliações dependem dos algoritmos utilizados e do corpus de trabalho disponível para comparação. Para sistemas que verificam amostras aleatórias, repetir o teste do documento minutos depois pode produzir resultados diferentes. Eu também vi sistemas diferentes classificando um texto como plagiado completamente ou parcialmente, ou livre de plágio. 
No entanto, o número que esses sistemas produzem – conhecido como “pontuação de originalidade”, “conteúdo não exclusivo” ou “PlagLevel” – geralmente é considerado pelo valor nominal. Uma segunda opinião é raramente procurada, embora existam dezenas de sistemas disponíveis. Na verdade, a leitura dos relatórios produzidos pelo software pode revelar material corretamente citado, como uma seção de métodos referenciados corretamente, marcada como plágio. Leia maisFonte: SIBiUSP - 13/5/2019

Podcasts ajudam a divulgar a ciência no Brasil


Academic OneFile é opção de conteúdo multidisciplinar oferecido pelo Portal de Periódicos

Multidisciplinaridade representa a reunião de muitas disciplinas com um objetivo em comum. Trata-se de um recurso para agregar conhecimentos de diversas categorias do saber dentro de um mesmo campo. Apesar das peculiaridades de cada área, esse denominador comum atua como facilitador para que o intercâmbio entre os segmentos seja cada vez maior a favor da ampliação do conhecimento. A plataforma Academic OneFile é uma das opções de recursos multidisciplinares oferecidos para consulta aos usuários do Portal de Periódicos da CAPES.
A Academic OneFile é uma base de dados dirigida a bibliotecas acadêmicas, com diversos tipos de documentos revisados por pares. Abrange mais de 18 mil títulos, sendo cerca de nove mil em texto completo. A coleção inclui conteúdo proveniente das melhores revistas científicas e fontes de consulta do mundo, tais como The New York Times, London Times, Financial Times, Elsevier, Springer Nature, Blackwell, Sage, Panamerican, Health Organization, John Hopkins University Press, Oxford University Press, Universidade Pontifícia do Peru, Universidade ESAN, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Salamanca e Universidade Complutense de Madri.
A ferramenta abrange as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas, Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Humanidades, incluindo, em destaque, assuntos relacionados a Biologia, Química, Economia, Ciências Ambientais, História, Marketing, Ciência Política, Psicologia, entre outros. Entre o material indexado, os usuários encontram publicações acadêmicas, revistas, livros, notícias, imagens, vídeos e podcasts. A disponibilidade de referências e texto completo varia desde 1905 até a atualidade.
Segundo o editor, a base de dados oferece mais de 100 milhões de artigos disponíveis e é atualizada frequentemente. Além disso, existe a possibilidade de envio de conteúdo por e-mail em formato HTML ou texto simples, compartilhamento em redes sociais, criação de alertas de pesquisa, busca avançada com operadores booleanos e diferentes critérios que permitem realizar demarcações, gerador de citações que podem ser exportadas para EndNote, ProCite e RefWoks e marcadores URL (favoritos). Os usuários ainda podem usufruir do tradutor de idiomas, incluindo português e mais de 30 outras línguas, e download de artigos em formato HTML ou PDF.
Ao acessar por meio da opção buscar base do Portal de Periódicos da CAPES, o pesquisador é direcionado para uma página amigável e que oferece opções intuitivas de consulta. Algumas das alternativas são as buscas por guia de assunto ou publicação, procura por disciplinas, localizador de tópicos e sugestões de principais temas pesquisados. Também é possível acessar os títulos da Academic OneFile por meio do menu buscar periódico, a partir da inserção do nome ou código ISSN das publicações individualmente.
A base Academic One File é um dos conteúdos que são apresentados nos treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES. Por ser um conteúdo multidisciplinar, está presente em várias semanas temáticas da capacitação. Os usuários podem ter acesso aos dias e horários em que a plataforma será apresentada na área de 
materiais didáticos – ao pesquisar pelo nome da editora/representante Cengage, é disponibilizado o cronograma anual em formato pdf.   

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 13/5/2019