03 março 2020

Passeios levam o público ao campus da USP e à São Paulo modernista

Desde 2012, o programa Giro Cultural leva o público para conhecer a Cidade Universitária e seu conteúdo cultural e científico, como museus, cinema e grupos teatrais. O programa também conta com um roteiro especial extramuros, que apresenta a São Paulo modernista e as influências da USP na cidade. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados, ligados ou não à Universidade.
O programa foi criado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e já atendeu cerca de 37 mil pessoas em oito anos de funcionamento. São três opções de roteiro dentro do campus da capital, no Butantã (Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico), além do roteiro São Paulo Modernista.
O roteiro Vista Panorâmica apresenta a USP, com destaque para pontos que são referência na Cidade Universitária, como a Praça do Relógio, os monumentos em homenagem a Ramos de Azevedo e Armando de Salles Oliveira e as esculturas da artista Tomie Ohtake. O tour conta com monitores que, ao longo do passeio, vão dando informações sobre a história da USP – nos mesmos moldes dos passeios sightseeing, famosos nas grandes capitais do mundo.
Já os roteiros de acervo científico e acervo cultural mostram a produção de pesquisa e conteúdo humano dentro da Universidade. O primeiro leva o público aos diferentes museus da USP, como o Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária, o Museu de Geociências e o Museu de Anatomia Humana. Do segundo fazem parte exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias, assim como o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu da Educação e do Brinquedo e o Arquivo Geral da USP, além da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Nos dois roteiros, o público pode escolher três entre as diferentes paradas oferecidas.  Leia maisFonte: Jornal da USP - 02/03/20

02 março 2020

14ª Edição da Feira "USP e as Profissões"


Informamos que nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2020, o CENA participará da 14ª Edição da Feira USP e as Profissões. O evento será realizado na Cidade Universitária – Campus do Butantã - São Paulo.
Todos os laboratórios estão convidados para expor suas pesquisas no evento, e devem indicar um ou mais representante, encaminhando mensagem para o e-mail diretoria@cena.usp.br, contendo nome completo, nº USP, nº do RG, e-mail, contato telefônico, e os dias que participarão do evento, até o dia 5 de março de 2020.
O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, contribuindo para que o estudante, ao tornar-se universitário, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade, aproveitando as múltiplas atividades acadêmicas, culturais e sociais que a USP oferece.   Fonte: PRCEU-USP - 02/03/20

Pesquisadores questionam critérios da Capes em novo modelo de concessão de bolsas

O governo Jair Bolsonaro anunciou um novo modelo para regular a concessão de bolsas de pós-graduação. Para pesquisadores, porém, os critérios definidos podem aumentar distorções e neutralizar a meta de valorizar os melhores cursos. Restrições orçamentárias também são entrave para a implementação, dizem os especialistas.
A Capes publicou portarias com as novas regras de distribuição de bolsas no dia 21 de fevereiro. No dia 26, acrescentou quadros de referência dos indicadores exigidos. A combinação desses critérios é o que gera dúvidas na comunidade acadêmica.
As incertezas entre líderes de pós-graduação no Brasil aumentou, porque a Capes, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), não divulgou na sexta (28) o quadro de distribuição de bolsas que passará a vigorar em março. Isso era previsto nas portarias.
A Capes não informou por que não houve a divulgação. Segundo relatos à Folha, as indefinições orçamentárias para 2020 atrasaram a publicação. 
A verba da Capes para este ano é menor do que a de 2019, quando o MEC, comandado por Abraham Weintraub, cortou 7.590 bolsas (8% do total).
O novo formato de concessão alia quantidade de bolsas à qualidade dos programas de pós-graduação, com preferência para as maiores notas (em uma escala de 3 até a 7).

O sistema acrescenta ainda como critérios o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do local do curso e a quantidade média de alunos titulados entre 2015 e 2018. A proposta privilegia ainda o financiamento de alunos de doutorado aos de mestrado.
O modelo será implementado de forma gradual, a partir da distribuição das bolsas que forem sendo liberadas com a conclusão de pesquisas. 
O novo sistema fará com que programas percam bolsas para outros mais bem avaliados a partir dos critérios estabelecidos. No entanto, nenhum programa perderá ou ganhará mais de 10% do número de bolsas em relação aos benefícios vigentes no momento da avaliação. A exceção são os cursos de notas 6 ou 7 -- as mais altas --, que poderão ter até 30% de incremento. A relação entre notas e bolsas é elogiada por pesquisadores, mas o critério de quantidade de alunos formados é alvo de crítica generalizada. 
Leia mais.   Fonte: FolhaPress - 02/03/20

Aplicação do TOEFL na Esalq

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas.
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O candidato deverá apresentar documento de identidade, ou seja, RG no dia da prova.
O próximo exame será aplicado no dia 28 de março de 2020 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 20/03/20. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” terá taxas especiais.  Fonte: CEL-ESALQ - 28/02/20

Acesse http://bit.do/fxFh6







28 fevereiro 2020

O exemplo da Fapesp

Em editorial, Estadão destaca que “com parcerias com a iniciativa privada, a Fapesp supera ameaças ao trabalho científico”


Graças ao financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), uma das mais importantes agências de fomento ao desenvolvimento científico da América Latina, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) acaba de inaugurar um centro de estudos com o foco no controle biológico de pragas. A Esalq, que está criando novos departamentos no seu câmpus de Piracicaba, é uma das mais tradicionais e eficientes unidades da Universidade de São Paulo (USP).
O centro recebeu R$ 20 milhões da Fapesp e outros R$ 20 milhões da Koppert Biological Systems, uma empresa holandesa que chegou ao Brasil no começo da década de 2010 e tornou-se uma das líderes do mercado nacional de defensivos biológicos – principalmente para produtos de cana-de-açúcar. A parceria entre a Fapesp e a Koppert terá a duração de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco. A empresa financiará atividades de prospecção de novos agentes de controle biológico, desenvolvimento de técnicas de multiplicação desses agentes e utilização de feromônios no controle integrado de pragas. Essas pesquisas podem ajudar a reduzir o uso de substâncias químicas na produção agrícola, propiciando alimentos mais duráveis e saudáveis.  
Veja o texto na íntegra:  O Estado de S. Paulo - 28/02/20

Oito funções do PowerPoint que pouca gente conhece

O PowerPoint tem algumas funções pouco conhecidas, mas muito úteis para deixar as apresentações mais elaboradas. O programa do pacote Office permite que você adicione vídeos do YouTube aos slides, remova o fundo das fotos ou altere o formato das imagens para deixá-las redondas, por exemplo. Também é possível trabalhar com camadas, assim como no Photoshop, facilitando a edição dos itens separadamente. Aprenda, no tutorial a seguir, como utilizar oito recursos pouco conhecidos do PowerPoint.   Fonte: TechTudo - fev. 2020

1. Trocar a cor do texto por uma imagem
2. Inserir vídeos do YouTube
3. Remover o fundo de uma foto
4. Mudar o formato das imagens
5. Inserir fotos direto da nuvem
6. Inserir botões clicáveis para controlar os slides
7. Utilizar camadas, como no Photoshop
8. Salvar a apresentação em PDF

Google atualiza Chrome para corrigir falha explorada por hackers

Google anunciou o lançamento da versão 80 do navegador Chrome para corrigir três vulnerabilidades graves no software. Uma delas, no entanto, chamou mais a atenção: ela foi identificada pelo Grupo de Análise de Ameaças do Google (TAG, na sigla em inglês), que é responsável por encontrar falhas já em uso na internet.
Isso indica que a brecha era "dia zero" – ou seja, que já estava sendo explorada por hackers antes mesmo de existir uma correção. Esse tipo de falha é grave, já que, enquanto não havia uma atualização, os usuários estavam expostos aos ataques.
O Google não deu detalhes sobre como a falha era explorada, nem para qual finalidade ela foi usada. Sabe-se apenas que o problema estava no processamento de JavaScript, uma linguagem de programação largamente utilizadas por sites para criar elementos interativos e páginas mais dinâmicas
Por regra, o JavaScript não pode ser capaz de interagir com outros sites ou com arquivos no computador. No entanto, falhas em navegadores acabam permitindo quebrar esse isolamento, colocando o sistema em risco quando uma página maliciosa é visitada.
Para verificar a versão instalada do Chrome e atualizá-lo, basta abrir o menu três pontos no canto superior direito, acessar o submenu "Ajuda" e então clicar em "Sobre o Google Chrome". Se o navegador não estiver atualizado, a versão mais nova será baixada imediatamente.
Nos celulares Android, em que o Chrome é o navegador padrão, deve-se procurar por atualizações no aplicativo da Play Store e instalar qualquer atualização pendente.   Fonte: Portal G1 - 28/02/20

Declaração de Sorbonne sobre direitos de dados de pesquisa

As principais redes mundiais de universidades intensivas em pesquisa estão comprometidas em abrir dados de pesquisa e exigir uma estrutura e recursos legais.
Cúpula Internacional de Direitos de Dados de Pesquisa foi realizada na Universidade Sorbonne na segunda-feira, 27 de janeiro de 2020. Essa iniciativa reuniu nove grandes redes de universidades de pesquisa intensiva das principais regiões do mundo. Foi uma oportunidade de assinar a “Declaração de Sorbonne” sobre os direitos dos dados de pesquisa. Este texto é uma tradução livre e afirma a disposição das universidades de compartilhar seus dados, ao mesmo tempo em que pede firmemente aos governos que adotem uma estrutura legal clara para regular esse compartilhamento e fornecer os meios para implementá-lo. 
Co-organizada pela Universidade de Sorbonne, pela Universidade de Amsterdã (UvA) e pela University College London (UCL), essa cúpula de dados é sem precedentes em sua escala: nove redes representando mais de 160 das principais universidades intensivas em pesquisa do mundo. A assinatura da “Declaração de Sorbonne” é uma mensagem ambiciosa para a comunidade científica internacional e para os órgãos de financiamento e governos. Este documento-quadro, destinado a promover o compartilhamento e o uso adequado dos dados, solicita às comunidades de pesquisa públicas e privadas que se juntem a esse compromisso. Também confronta governos e financiadores de pesquisas com suas responsabilidades de fornecer às universidades os meios financeiros e a estrutura legal apropriada para a abertura de dados.  Leia mais.  
Fonte: AGUIA - 27/02/20




27 fevereiro 2020

II Ciclo de Palestras - Moradias Sustentáveis


O Programa USP Recicla, por meio do Projeto Moradias Sustentáveis, pretende apoiar o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas residências dos membros da comunidade do campus e de Piracicaba, interessados em implementar ações sustentáveis. Os temas das palestras serão: economia de energia, educação ambiental e cidadania, circuitos curtos de produção, oficinas de minhocário, compostagem, captação de água de chuva.
Os encontros serão todos a partir das 18h10 e têm duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Esses acontecerão na Sala 72 - ao lado do Centro de Vivências (dentro da ESALQ-USP).
Os interessados podem se inscrever pelo formulário para participar de palestras específicas ou de todo o ciclo de palestras.  
Fonte: USP Recicla - 27/02/20

Reforma tributária não traz novo risco a universidades

Desde que ganhou força no Congresso a proposta de reforma tributária que acaba com o imposto que financia as universidades estaduais de São Paulo, reitores têm manifestado preocupação com o futuro das instituições. No entanto, para Bernard Appy, economista autor do estudo que embasa o projeto, não há motivo para tanto receio.
Atualmente, USP, Unesp e Unicamp são bancadas por uma fração de 9,57% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A destinação, inicialmente de 8,4%, foi instituída por decreto de 1989 e depois ampliada sucessivamente até chegar ao índice atual.
Embora a autonomia universitária esteja prevista na Constituição, o fato de em São Paulo a verba ser carimbada na prática confere às universidades paulistas uma maior autonomia do que têm as federais, uma vez que as últimas estão sujeitas a cortes e contingenciamento de verba promovidos pelo governo.
Se a reforma for aprovada da forma como propõe Appy, o ICMS será extinto e unificado junto com outros quatro tributos em um único Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Com isso, será preciso negociar uma nova lei ou decreto para estabelecer o financiamento da USP, Unesp e Unicamp, em clima político menos favorável ao ensino superior público do que em 1989. A Assembleia Legislativa de São Paulo, por exemplo, concluiu há pouco uma CPI para investigar a gestão das três estaduais.
Appy afirma, por outro lado, que hoje a destinação do ICMS já está prevista em um instrumento frágil, um decreto. "Se o governador quiser, ele derruba com uma canetada", diz. "Se não o fez, é que já há uma boa vontade dele em manter o financiamento."
O economista aponta que o estado pode adotar diferentes soluções se a reforma for aprovada. Pode-se tanto criar uma subalíquota do IBS como editar uma lei ou decreto com uma fórmula de conversão para que tudo o que hoje é vinculado ao ICMS passe a ser vinculado ao IBS.      Fonte: FolhaPress - 27/02/20

Situação do Acesso Aberto: editores, disciplinas e evolução do impacto

Há um crescente interesse em relação ao acesso aberto – Open Access (OA) na literatura acadêmica. Porém, há uma carência de estudos em larga escala, atualizados e reprodutíveis, avaliando a prevalência e as características do OA. Estudo de julho de 2018 intitulado “O estado da OA: uma análise em larga escala da prevalência e impacto de artigos em acesso aberto” (em inglês The state of OA: a large-scale analysis of the prevalence and impact of Open Access articlesbusca sanar essa necessidade e responder duas questões:

1. Que porcentagem da literatura acadêmica é OA e como essa porcentagem varia de acordo com o editor, a disciplina e o ano de publicação?
2. Os documentos da OA são mais citados do que aqueles de acesso por assinatura?

Um dos pontos de destaque é o oaDOI, um serviço online aberto que determina o status de OA para 67 milhões de artigos. O oaDOI retorna um link para uma versão OA legalmente disponível do artigo, quando um estiver disponível (https://oadoi.org/). Ele contém registros para todos os 88 milhões de DOIs Crossref. O serviço oaDOI rastreia, agrega, normaliza e verifica dados de várias fontes, incluindo PMC (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/), BASE (https://www.base-search.net / about / pt /), DOAJ (https://doaj.org/) e milhares de repositórios e editores institucionais.   Leia maisFonte: AGUIA - 26/02/20

Evolução dos registros ORCiD na USP continua positiva. Confira dados de janeiro de 2020

O ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital para docentes, alunos e profissionais. Ele fornece uma identidade persistente para os autores e conecta com as  editoras de revistas e os artigos por meio dos identificadores de objetos digitais (DOIs). Integrando-se a outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID), editores de revistas (Springer Nature, Elsevier, Wiley, etc.) e organizações mundiais (Crossref, Datacite, Uberwizard), o registro ORCiD permite atualizações automáticas de informações sobre produção científica, agregando racionalidade às atividades do pesquisador e a validação de seus dados. Além disso, promove a identificação inequívoca do autor, a visibilidade de suas atividades e sua reputação internacional.

Benefícios para os Pesquisadores

O ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital para docentes, alunos e profissionais. Ele fornece uma identidade persistente para os autores e conecta com as  editoras de revistas e os artigos por meio dos identificadores de objetos digitais (DOIs). Integrando-se a outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID), editores de revistas (Springer Nature, Elsevier, Wiley, etc) e organizações mundiais (Crossref, Datacite, Uberwizard), o registro ORCiD permite atualizações automáticas de informações sobre produção científica, agregando racionalidade às atividades do pesquisador e a validação de seus dados. Além disso, promove a identificação inequívoca do autor, a visibilidade de suas atividades e sua reputação internacional.  Leia maisFonte: AGUIA - 26/02/20


Guia rápido das Bibliotecas da USP para estudantes 2020

A USP oferece aos seus alunos 48 Bibliotecas, distribuídas em todos os Campi da Universidade. São espaços de pesquisa, consulta, estudo e permanência. Seus acervos cobrem todas as áreas do conhecimento e incluem livros, revistas, dissertações e teses, além de outros materiais e coleções especiais. Em cada uma delas você encontrará os recursos e serviços necessários para seu sucesso nos estudos. Para saber mais, consulte o Guia rápido dos estudantes – Bibliotecas da USP ou procure a Biblioteca da sua Unidade de vínculo. 
As Bibliotecas dispõem de espaços para estudo individual e em grupo, sala de videoconferência e de treinamento, computadores e acesso wifi, fotocopiadoras, scanners e conexão remota – VPN/USP. Além dos ambientes e serviços, há diversas opções de fontes de informação tais como bases de dados, metabuscadores, catálogos, bibliotecas e coleções digitais. 
O empréstimo de obras na USP é unificado. Basta apresentar seu Cartão USP ou a Carteirinha Digital USP (e-Card USP) em qualquer uma das 48 Bibliotecas e registrar-se para tomar emprestado livros e outros materiais. Consulte o Catálogo Dedalus – http://www.dedalus.usp.br – ou o Portal de Busca Integrada – http://www.buscaintegrada.usp.br – para localizar as obras disponíveis em cada Biblioteca e os conteúdos digitais. 
A Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (Aguia) – http://www.aguia.usp.br – é o órgão da Universidade responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas institucionais aos objetivos da Universidade. No portal da Agência é possível encontrar informações sobre todas as bibliotecas das unidades, acessar os sites, endereços e horários de atendimento de cada uma delas.  Fonte: AGUIA - 21/02/20