07 abril 2020
06 abril 2020
Portaria FAPESP sobre concessão de bolsas e auxílios
A FAPESP publicou portaria que dispõe sobre procedimentos excepcionais e de caráter temporário relativos à concessão de Bolsas e Auxílios, no contexto da epidemia de COVID-19, e dá providências correlatas.
A portaria CTA no 15, de 2 de abril de 2020, define a criação de um canal específico no Converse com a FAPESP para esclarecer dúvidas de pesquisadores, bolsistas e demais públicos da FAPESP, referentes a questões emergenciais relacionadas ao coronavírus.
Ficam interrompidos, por prazo indeterminado, o atendimento presencial para a entrega física de documentos e esclarecimento de dúvidas na sede da FAPESP, bem como o atendimento telefônico. Os documentos devem ser remetidos pelo Correio, com Aviso de Recebimento (AR), ou encaminhados por meio dos Pontos de Apoio da FAPESP junto às universidades e instituições de pesquisa.
A portaria prorroga para 1o de julho de 2020 as entregas de todas as Prestações de Contas e Complementos de Prestações de Contas de Auxílios e Bolsas, bem como de Relatórios Científicos, que estavam previstas entre 1o de março e 30 de junho de 2020.
A portaria CTA no 15 também facilita o procedimento para retorno ao país dos bolsistas que estão no exterior, pelo prazo de 120 dias.
O documento define que o CTA deliberará sobre as prestações de contas relativas ao uso de recursos de Auxílios e Bolsas para participação em evento, missões ou pesquisa de campo, que tenham sido cancelados, e retornos antecipados ao país em Bolsas no exterior, em razão da pandemia da COVID-19, com possibilidade de reembolso total ou parcial das despesas. Leia mais. Fonte: Agência FAPESP - 06/04/20
Medidas simples ajudam a manter o coronavírus longe dos alimentos
A equipe do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um comunicado com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas da população sobre o papel dos alimentos na transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O texto é assinado pelos professores Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, Mariza Landgraf e Uelinton Pinto, todos especialistas em microbiologia de alimentos.
O FoRC é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP.
“Importante ressaltar que o vírus não é um ser vivo e, portanto, não é capaz de se multiplicar nos alimentos, como fazem as bactérias. Vírus precisam infectar células para se replicar. O alimento ou sua embalagem são apenas veículos, ou seja, podem ter a superfície contaminada caso tenham sido manipulados por alguém com a doença, assim como uma maçaneta de porta ou qualquer outro objeto. Basta higienizar que não há problema”, explica Franco à Agência FAPESP.
Como explicam os pesquisadores, a transmissão do novo coronavírus ocorre principalmente por meio de gotículas e secreções que saem do trato respiratório superior (boca e nariz) de uma pessoa infectada (com ou sem sintomas) e atingem as mucosas (olhos, nariz e boca) de outros indivíduos. Pode ocorrer também pelo contato das mãos com superfícies contaminadas com o vírus, que pode ser transferido para os olhos, nariz e boca.
Nos surtos anteriores causados por coronavírus (SARS-CoV e MERS-CoV) não houve transmissão pelos alimentos e, segundo os cientistas do FoRC, não há razão para pensar que isso venha a acontecer no caso da COVID-19. “A ciência ainda não conseguiu determinar a origem do SARS-CoV-2, mas há cenários sugerindo que o vírus tenha se espalhado a partir de hospedeiros animais, como o morcego e o pangolim, talvez devido ao contato com esses animais ou mesmo sua ingestão. Mas não há qualquer evidência científica de que os animais de corte para consumo humano, como bovinos, aves ou suínos, sejam portadores ou tenham a doença causada pelo novo coronavírus. Mesmo assim, a Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo de carnes cruas ou malprocessadas seja evitado”, dizem. Leia mais. Fonte: Agência FAPESP - 06/04/20
Doodles do Google sobre a pandemia da covid-19
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Veja o vídeo sobre a lavagem de mãos |
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Fique em casa. Salve vidas: Ajude a combater o coronavírus |
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A todos os professores e educadores, obrigado |
05 abril 2020
SALA SÃO PAULO DIGITAL
ACERVO OSESP
A MÚSICA AQUI NÃO TEM FIM, MESMO QUANDO NÃO PODEMOS MANTER AS PORTAS ABERTAS.
Neste momento nos preocupamos prioritariamente com o bem-estar e a saúde de cada um de vocês. Assim, todas as atividades na Sala São Paulo estão suspensas até que posamos nos reencontrar em dias melhores. Enquanto isso, não queremos deixar de nutrir aquilo que nos une – a paixão pela cultura e pela música. Queremos que se sintam acolhidos e abraçados neste período de tantas incertezas. Veja a programação que preparamos para que fiquem em casa, em nossa companhia.
ACERVO OSESP
Gravações de concertos memoráveis da Osesp junto a grandes maestros e solistas disponíveis no YouTube da Sala São Paulo. Não deixe de se inscrever no canal, para que sempre receba as novidades diretamente no seu e-mail. Todas as terças, quintas e sábados.
YouTube da Sala São Paulo
YouTube da Sala São Paulo
#FIQUEMEMCASA COM OS MÚSICOS DA OSESP
Nas mídias sociais, ocasionalmente, os membros da Orquestra e do Coro compartilharão momentos de música diretamente de suas casas.
PLAYLISTS
Criamos diversas playlists para vocês acompanharem conteúdos de temporadas anteriores da Osesp, como a série Instrumentos de Orquestra e os bastidores do projeto Todos Juntos – Uma Ode Global à Alegria.
04 abril 2020
Contribuições da Universidade para combate à covid-19 levam "Jornal da USP" a bater recorde
O Jornal da USP bateu seu recorde de audiência em março. Foram 3,5 milhões de pageviews, um crescimento de 142% em relação ao mês anterior. A editoria campeã foi a de ciências, 1,6 milhão de pageviews.
Esse recorde não é mérito do jornal, mas sim de quem produz, de quem constrói o conteúdo noticiado, a USP, seus professores, alunos, servidores que mesmo trabalhando em regime especial, home office, sob rigorosas medidas de segurança para preservar a saúde, quando presencial, continuam realizando pesquisas e atividades docentes.
Com as pesquisas, professores/pesquisadores buscam criar soluções para o enfrentamento da pandemia. Em atividades didáticas on-line, buscam manter os cursos de graduação e pós-graduação, sem perda de qualidade.
Alguns dados que indicam o nível das atividades digitais realizadas na USP neste período nas áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão: 12 mil videoconferências por dia no Google Meet; 210 defesas de teses e 170 qualificações na área de pós-graduação. São 45 mil por dia, em média, os acessos a e-Disciplinas (o ambiente das atividades didáticas à distância) e 11 mil a e-Aulas (um repositório de vídeos didáticos), duas plataformas que têm funções complementares.
No último dia 10 de março, a USP criou um Grupo de Trabalho (GT) para sistematizar as diversas ações e pesquisas desenvolvidas pela Universidade para entender e combater a covid-19. Também foi criada a RUDIC – Rede USP para o Diagnóstico da Covid-19, que reúne laboratórios dos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru e Pirassununga.
Desde que a crise da covid-19 surgiu no horizonte, a USP se mobiliza arregimentando toda sua capacidade de pesquisa para criar instrumentos que ajudem a combatê-la e orientar a população a como proceder diante das ameaças que ela carrega.
As pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão, as superintendências, unidades, institutos, departamentos, hospitais e servidores técnicos e administrativos estão trabalhando com dedicação e eficiência para dar sua contribuição.
Abaixo, reunimos uma pequena amostra das notícias que a USP gera no momento. Repetimos, pequena amostra, em função da extensão da produção da Universidade nesta crise. É o interesse da sociedade por essa produção que fez o Jornal da USP bater o seu recorde. Leia mais.
Fonte: Jornal da USP - 03/04/20
Fonte: Jornal da USP - 03/04/20
Capes implementa Login Único em seus sistemas
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concluiu a migração de seus serviços digitais para o Login Único do Governo Federal, o portal Gov.br. A partir de agora, com mesmo login e senha é possível acessar a serviços da Coordenação e demais órgãos do poder executivo federal. A proposta vai facilitar a identificação e autenticação do cidadão, fornecendo um acesso unificado e reduzindo a burocracia.
O acesso ao portal do Governo Federal pode ser feito por smartphone, notebook, tablet ou computador. Desde julho do ano passado a CAPES trabalha para cumprir as metas Plano de Transformação Digital, elaborado pelo Ministério da Educação. O processo de migração para o Login Único foi feito em três etapas: padronização, evolução e transformação. Durante o desenvolvimento, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), responsável pelo processo na CAPES, contou com o apoio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
Gustavo Portella, coordenador geral de Sistemas da DTI, ressalta que esta é a primeira etapa. “Estabelecemos no Plano alguns compromissos e esse é o primeiro deles: implementar no primeiro trimestre de 2020 o Login Único como uma alternativa para acesso aos sistemas da CAPES”, afirma.
Neste primeiro momento estarão disponíveis para acesso pelo Login Único os seguintes Sistemas: Gestão da Universidade Aberta do Brasil – SisUAB, APCN (Plataforma SUCUPIRA), Controle de Bolsas e Auxílios – SCBA, Linha Direta, SICAPES Inscrição, Gestão de Bolsas – SGB, Plataforma da Educação Básica.
Até o fim deste ano, todo o portal da CAPES e aplicativos como App do Bolsista, Portal de Periódicos e Plataforma Sucupira devem estar disponíveis na loja virtual do Governo Federal e no portal Gov.br. Junto com o MEC e demais órgãos vinculados, serão 99 serviços ligados à Educação disponíveis no Login Único. Fonte: CCS/CAPES - 02/04/20
Neste primeiro momento estarão disponíveis para acesso pelo Login Único os seguintes Sistemas: Gestão da Universidade Aberta do Brasil – SisUAB, APCN (Plataforma SUCUPIRA), Controle de Bolsas e Auxílios – SCBA, Linha Direta, SICAPES Inscrição, Gestão de Bolsas – SGB, Plataforma da Educação Básica.
Até o fim deste ano, todo o portal da CAPES e aplicativos como App do Bolsista, Portal de Periódicos e Plataforma Sucupira devem estar disponíveis na loja virtual do Governo Federal e no portal Gov.br. Junto com o MEC e demais órgãos vinculados, serão 99 serviços ligados à Educação disponíveis no Login Único. Fonte: CCS/CAPES - 02/04/20
Saiba mais sobre Governo Digital e Transformação Digital:
https://www.gov.br/governodigital/pt-br
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/transformacao-digital/o-que-e
https://www.gov.br/governodigital/pt-br
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/transformacao-digital/o-que-e
03 abril 2020
Orientações do CNPq aos pesquisadores sobre bolsas e auxílios
Em complemento ao primeiro comunicado a bolsistas e pesquisadores, do dia 17 de março, quanto a situações decorrentes das limitações impostas pelas medidas de enfrentamento à pandemia do COVID-19, e considerando a diversidade de questionamentos recebidos nos últimos dias, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) detalha, a seguir, algumas medidas específicas para melhor orientar a comunidade científica.
Nesse contexto, informamos, de imediato, que o CNPq suspenderá a cobrança, por 60 (sessenta) dias, de todos os relatórios cujos prazos previstos para envio se encerram até o dia 31/05/20. Além disso, listamos os casos de dúvidas mais gerais que abrangem o maior número de pesquisadores e bolsistas. As demais situações, com particularidades que não permitem orientações gerais, serão analisadas e deliberadas, sob demanda e caso a caso, pelas Diretorias do CNPq.
Fonte: CNPq - 27/03/20
CNPq divulga retificação de item do Informe nº2
Em relação ao último item do primeiro ponto do Informe nº 2, divulgado em 27 de março de 2020, (Fui contemplado com uma bolsa que entraria em vigor neste período de medidas restritivas ou com apoio para participação em eventos no exterior, neste mesmo período), retificamos a informação, de forma a clarificar o procedimento a ser seguido, nos seguintes termos:
Ficam suspensas as implementações de bolsas novas no exterior, bem como a análise de novas solicitações para participação de pesquisadores em congressos e eventos similares com início previsto até o dia 30 de junho de 2020. Esse prazo de suspensão poderá ser prorrogado dependendo do andamento da situação de exceção que está levando o CNPq a adotar as medidas presentes. Fonte: CNPq - 03/04/20
Ficam suspensas as implementações de bolsas novas no exterior, bem como a análise de novas solicitações para participação de pesquisadores em congressos e eventos similares com início previsto até o dia 30 de junho de 2020. Esse prazo de suspensão poderá ser prorrogado dependendo do andamento da situação de exceção que está levando o CNPq a adotar as medidas presentes. Fonte: CNPq - 03/04/20
Orientação do CNPq a bolsistas e coordenadores de projetos
Considerando as restrições impostas pelas medidas preventivas adotadas pelo Governo Federal e governos estaduais, com vistas ao enfrentamento à pandemia do Coronavírus, o CNPq ressalta que está ciente e sensível às dificuldades de trabalho e pesquisa resultantes desse cenário. Dessa forma, orientamos bolsistas e coordenadores de projetos apoiados pelo CNPq que estejam passando por problemas decorrentes dessas limitações a entrarem em contato por meio dos canais já estabelecidos ou por nossa Central de Atendimento, apresentando, detalhadamente, a situação.
Devido às particularidades das diversas formas de apoio que o CNPq oferece, além das mais de 20 modalidades de bolsas, torna-se imprescindível a avaliação caso a caso para melhor atender as necessidades de cada situação. Estamos organizados para receber as demandas e avaliá-las com a devida atenção e urgência que o momento exige.
A Central de Atendimento do CNPq pode ser acessada pelo e-mail atendimento@cnpq.br, a qualquer hora, ou pelo telefone +55 61 3211-4000, das 8:00h às 20:00h (horário de Brasília/DF). Fonte: CNPq - 17/03/20
02 abril 2020
Revistas científicas liberam acesso ao público para pesquisa sobre coronavírus
Publicações mais importantes da área de ciências querem contribuir com informações e divulgação de estudos para auxiliar no combate à pandemia
A cobertura jornalística dos grandes veículos de comunicação sobre a pandemia de coronavírus tem sido elogiada pela qualidade na prestação de serviço que têm oferecido para a sociedade. Esses veículos são hoje as fontes mais confiáveis sobre a covid-19 de acordo com uma pesquisa divulgada pelo professor da Escola de Comunicação de Artes da USP (ECA-USP), Carlos Eduardo Lins da Silva, em sua coluna no Jornal da USP.
Para auxiliar nessa aquisição de informação confiável e de qualidade, além de contribuir com as pesquisas, editoras das principais revistas científicas de todo o mundo liberaram o acesso a documentos e dados publicados sobre coronavírus e outras epidemias a partir de estudos que já estão sendo publicados. Estas revistas, como as famosas Science e Nature, possuem critérios rigorosos para publicação e são editadas para disseminar o conhecimento científico, os avanços e pesquisas que estão sendo conduzidas internacionalmente.
Estudiosos do ramo da ciência, que precisam se manter sempre atualizados, já estão acostumados a obter informações por meio de artigos científicos nestas publicações. Mas elas ficam restritas porque o acesso geralmente é por assinatura, feita pelas universidades, com custos que chegam a R$ 6 mil por título anualmente. Daí a importância de se ter agora o acesso aberto e gratuito para todos os públicos.
Os editores das principais revistas se reuniram por meio de uma iniciativa chamada Wellcome Trust, criada em 2016, que estabelece princípios entre a comunidade científica para compartilhar dados e publicações em tempos de crise para o benefício da saúde pública. Eles estão oferecendo conteúdo de acesso aberto diretamente relacionado à covid-19 para “promover o alcance da ciência no mundo e combater a atual epidemia”, ressalta a página da iniciativa.
Os editores das principais revistas se reuniram por meio de uma iniciativa chamada Wellcome Trust, criada em 2016, que estabelece princípios entre a comunidade científica para compartilhar dados e publicações em tempos de crise para o benefício da saúde pública. Eles estão oferecendo conteúdo de acesso aberto diretamente relacionado à covid-19 para “promover o alcance da ciência no mundo e combater a atual epidemia”, ressalta a página da iniciativa.
Estão disponíveis, por exemplo, a família de publicações Science, uma das mais respeitadas do mundo; o The New England Journal of Medicine, que criou uma página específica e oferece vários recursos para pesquisa; outra é a editora Rockefeller University Press, que tornou todas as suas publicações relacionadas à covid-19 acessíveis no PubMed Central (PMC) e outros repositórios públicos. A DotLib no Brasil, que distribui livros digitais, periódicos eletrônicos e bases de dados das principais editoras científicas do mundo, em todas as áreas do conhecimento, também aderiu à iniciativa Wellcome Trust de acesso gratuito. Em todos esses casos, “são fontes de informação seguras, coerentes, reais e com um claro contexto clínico”, conforme destaca e-mail divulgado pela empresa. Fonte: Jornal da USP - 01/04/20
01 abril 2020
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