29 maio 2020

Cinema da USP lança série de podcasts com discussões sobre filmes

O Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) tem uma novidade nesta época em que, devido às regras de isolamento social, está proibido de exibir sessões de filmes: ele acaba de lançar uma série de podcasts, intitulada Cinusp em Casa.
A série tem o objetivo de promover debates sobre mostras e filmes exibidos no Cinusp. Apresentada pela equipe do Cinusp, já conta com quatro episódios, três deles sobre filmes da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, parcialmente apresentada em março passado e interrompida em razão da pandemia do novo coronavírus. O conteúdo dos podcasts vem na forma de uma conversa descontraída entre os membros da equipe, mas trazendo muita informação e discussões sobre diferentes aspectos dos longas.
Apesar de estar de salas fechadas para evitar aglomerações, o Cinusp não está parado durante o isolamento, mantendo uma programação on-line sempre atualizada. Além da série de podcasts Cinusp em Casa, há várias outras atrações. No canal do Cinusp no Youtube, estão disponíveis vídeos com debates sobre filmes exibidos em mostras no Cinema da USP. Muitos desses debates têm a participação de diretores e atores e todos contam com professores de diferentes departamentos da USP, especialistas nos temas tratados nos filmes. Entre os eventos disponíveis em vídeo no canal do Cinusp estão debates sobre os filmes Tully (2018), de Jason Reitman – que aborda o sofrimento psíquico na experiência da maternidade -, com participação da professora Rachele Ferrari, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e Hanami – Cerejeiras em Flor (2008), de Doris Dörrie, com a presença do professor Marcos Ferreira Santos, da Faculdade de Educação da USP. O Cinusp pode ser seguido também no Instagram e no Facebook.  
Fonte: Jornal da USP - 28/05/20

“Concertos Cripta”, da Catedral da Sé, promove série on-line

Shows cancelados e a impossibilidade de voltar para casa depois de viajar para se apresentar são algumas das dificuldades que vários artistas estão passando atualmente. Com o intuito de motivá-los e ainda estimular as pessoas a ficarem em casa, o projeto Concertos Cripta, da Catedral da Sé, em São Paulo, produziu a série #fiqueemcasa. Os artistas foram convidados a produzir pequenos vídeos em que retratam o que estão vivendo e executam algumas obras de seu repertório.
A série é bem diversificada e apresenta artistas com estilos e repertórios muito diferentes. Enquanto o contra-tenor Bruno Costa interpreta um trecho de Stabat Mater, de Vivaldi, o regente Gabriel Soares, do grupo Madrequê, canta Paciência, de Lenine. A soprano Marly Montone, que interpretaria o papel principal da ópera Aida caso a apresentação não tivesse sido adiada pelo Teatro Municipal de São Paulo, enviou uma gravação cantando um trecho das Bachianas nº 5, de Heitor Villa-Lobos. E Celina Charlier, flautista brasileira, não conseguiu voltar para sua casa em Nova York, ficando em São Paulo, onde gravou o vídeo no qual interpreta Dyloiá, de Edmundo Villani-Côrtes.    Fonte: Jornal da USP - 28/05/20

28 maio 2020

Instituto Adolfo Lutz habilita o CENA-USP para diagnosticar covid-19

O Instituto Adolfo Lutz habilitou o laboratório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) para a realização de diagnósticos da Covid-19 por RT-PCR. A unidade, montada pelas duas instituições em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), fica no campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba (SP) e integra a campanha “Fealq Pela Vida”, criada com o objetivo de captar recursos para viabilizar testes da doença a pacientes do SUS e trabalhadores do agronegócio, principalmente das linhas de produção e distribuição de alimentos.
Com a habilitação do Instituto Adolfo Lutz, publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial do Estado, o laboratório de Piracicaba já pode iniciar testes em pacientes da rede pública de saúde. O espaço ainda depende de liberação da Vigilância Sanitária do município para estender os diagnósticos aos trabalhadores do agronegócio.
O diretor-presidente da Fealq, professor Nelson Sidnei Massola Júnior (Esalq/USP), afirma que o aval da Vigilância pode sair nos próximos dias. Cerca de R$ 750 mil foram investidos na montagem da unidade até o momento.
A Fundação recebe e repassa as doações dos recursos que serão integralmente revertidos em exames para a população, além de realizar as parcerias que permitirão que empresas que atuam na produção e distribuição de alimentos possam doar os diagnósticos, a preço de custo (R$ 180), para seus colaboradores por meio dos “Testes Solidários”. Nessa categoria de contribuição, para cada contratação com intuito de testar funcionários, a empresa é convidada a doar um número equivalente de diagnósticos para pacientes do SUS. Veja como obter mais detalhes sobre as duas formas de colaboração no site www.fealq.org.br/pelavida.   Fonte: Jornal de Piracicaba - 28/05/20

USP discute diretrizes para a conclusão das atividades didáticas do primeiro semestre de 2020

Sétimo comunicado à comunidade acadêmica
Prezada(o) colega,
Espero que você e todos os seus estejam passando bem e com boa saúde, tanto física quanto mental, após 65 dias de isolamento social e 72 dias sem as aulas presenciais na Universidade. Estamos todos trabalhando intensamente, apesar de ser de forma remota, e, graças a esse esforço, a Universidade continua cumprindo a sua responsabilidade acadêmica e social.
Mas também sei, e sinto isso pessoalmente, o quão angustiante é a falta do contato pessoal, do relacionamento presencial com os colegas, da interação aluno e professor, do acompanhamento de um experimento e até de uma conversa durante um café no intervalo. No entanto, acho que estamos avançando e aprendendo a lidar com o vírus e com a pandemia.
Ontem, dia 26 de maio, promovemos mais uma reunião virtual entre os dirigentes da USP para trocar experiências bem-sucedidas neste período de exceção e discutir outros assuntos. Uma reunião virtual, no caso com quase 130 participantes, não permite muita discussão e acaba se tornando, essencialmente, uma oportunidade de atualização das informações. Mesmo assim, esses encontros são imprescindíveis para manter e fortalecer o espírito de corpo da nossa instituição.
Iniciamos por uma apresentação sobre a situação da pandemia no Estado, desta vez feita pelo professor Dimas Covas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), que, além de diretor do Instituto Butantan, agora coordena o Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, ligado ao Governo do Estado. Em resumo, Covas informou que ainda estamos no meio da crise, sem termos atingido o pico da epidemia. É certo que este está sendo um ano de muitos desafios, que espero seja acompanhado de muita saúde pela comunidade da USP.   Leia na íntegra
Fonte: Jornal da USP - 27/05/20

Sala São Paulo Digital oferece concertos semanais on-line

Apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo são disponibilizadas a cada semana


Para não deixar de fornecer material cultural, a Sala São Paulo está promovendo uma programação on-line, com transmissões ao vivo de concertos e reprises de concertos feitos pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), além de outras atrações. É o projeto Sala São Paulo Digital, que disponibiliza um novo vídeo todas as quintas-feiras e sábados.
Nesta quinta-feira, dia 28, o concerto a ser apresentado traz a Osesp interpretando O Sotaque Azul das Águas, de Luís Tinoco. No sábado, dia 30, a obra a ser executada pela orquestra é a Sinfonia nº 1 em Si Bemol Maior, opus 38, Primavera, de Robert Schumann.
Os vídeos anteriores permanecem disponíveis. Entre as obras que podem ser ouvidas estão a Nona Sinfonia de Beethoven a Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, de Sergei Prokofiev, e a Sinfonia nº 5 em Mi Menor, de Tchaikovsky. Todos os concertos já oferecidos estão disponíveis neste link.
Os concertos oferecidos pelo projeto Sala São Paulo Digital são disponibilizados no Youtube, no Facebook e no Instagram. A programação completa do projeto está disponível neste link.    
Fonte: Jornal da USP - 27/05/20

Material didático explica principais testes para detectar covid-19


O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP desenvolveu um material didático e ilustrativo que aborda, de forma bem-humorada, a importância dos testes para diagnóstico de covid-19, explicando como eles são aplicados, o que é preciso para sua preparação, além dos desafios enfrentados para que eles sejam adquiridos. Composto de 12 figuras produzidas com recursos gráficos, o conteúdo trata, entre outros assuntos, sobre o teste PCR, um dos mais utilizados para detectar o novo coronavírus juntamente com os testes rápidos, que ganharam espaço no nosso cotidiano e também foram destacados no trabalho.
Segundo Emanuel Carrilho, diretor do IQSC, muitas vezes o assunto é abordado de forma superficial em noticiários, limitando o entendimento da população sobre o tema, fato que motivou os pesquisadores a criarem o material. “Como uma das missões da universidade, em particular da USP, é a disseminação da informação, resolvemos explicar todas as etapas de um teste, desde seu desenvolvimento até a comercialização em larga escala. Além disso, esses testes têm tudo a ver com o que desenvolvemos no IQSC, onde trabalhamos tanto com testes genéticos quanto com testes rápidos imunológicos”, explica o docente.
De acordo com os autores do trabalho, o formato escolhido para a divulgação do conteúdo contribui para a melhor compreensão da sociedade. “Desenhos bem-humorados são capazes de informar, de maneira simples e lúdica, conceitos nem sempre fáceis de serem tratados e compreendidos. Em uma das ilustrações, por exemplo, dois jovens são apresentados como infectados, e uma senhora, visivelmente com mais de 60 anos, é a única pessoa saudável. Nossa intenção foi informar algo sério e pesado de forma agradável”, explica Maria Olímpia Rezende, professora do IQSC e uma das autoras do trabalho, que foi elaborado em conjunto com Regiane Travensolo, empreendedora e pós-doutoranda do instituto.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 27/05/20

27 maio 2020

O papel do CNPq na pesquisa nacional é tema de debate no dia 28 de maio


Na próxima quinta-feira, dia 28 de maio, às 14h30, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação promove o debate O momento atual do CNPq, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela.
A discussão, que será transmitida ao vivo pela internet, abordará a atuação do CNPq no cenário nacional de pesquisa e as perspectivas para o futuro. Participam do evento o reitor Vahan Agopyan, o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr., o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva, além dos professores do Instituto de Física (IF), Paulo Nussenzveig e Raul Abramo, e da professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Marta Arretche.   Fonte: Jornal da USP - 27/05/20

Inscrições

Hoje é o Dia Nacional da Mata Atlântica

O Brasil comemora nesta segunda-feira (27) o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.
Para ajudar a conservar o bioma e sua biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) implementa o projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, no contexto da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Brasil-Alemanha. Além de contribuir para a conservação da fauna e flora, a iniciativa ajuda a melhorar a qualidade de vida da população.
A Mata Atlântica abrange as maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil. Nela, moram mais de 145 milhões de pessoas. Mais de 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro socioeconômico do país. Todavia, a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal original do bioma.    
Fonte: ICMBio - 27/05/20

Participe do Prêmio CAPES de Tese 2020


Programas de Pós-Graduação (PPGs) que tiveram pelo menos uma tese defendida em 2019 têm apenas três dias para inscrever o trabalho selecionado pelos seus coordenadores. O Prêmio CAPES de Tese 2020 é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação Carlos Chagas, Comissão Fulbright e Instituto Serrapilheira. Nele são reconhecidas as melhores teses. O prêmio principal é oferecido ao melhor trabalho de cada uma das três grandes áreas: Ciências da Vida, Humanas e Exatas.
Os autores das teses selecionadas receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional; seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$9 mil para participação em congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional.
A avaliação dos trabalhos será feita por comissões responsáveis pela análise e seleção das produções que estejam registradas na Plataforma Sucupira, em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas. Designados pelo presidente da CAPES, eles considerarão a originalidade, o caráter inovador do trabalho e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.   Fonte: CCS/CAPES

FAPESP adota mudanças em sistema de análise de concessões de auxílios e bolsas

O impacto da crise econômica decorrente da pandemia de COVID-19 na arrecadação tributária do Estado de São Paulo e, consequentemente, no orçamento da FAPESP obriga a Fundação a estabelecer tetos mensais para a concessão de auxílios e bolsas.
A medida, em caráter emergencial e provisório, tem como objetivo garantir compromissos financeiros de curto, médio e longo prazo com auxílios e bolsas já concedidos. Em carta à comunidade acadêmica de São Paulo, a Diretoria Científica da FAPESP explica a iniciativa e detalha as mudanças adotadas na sistemática de análise das solicitações de Bolsas e Auxílios. A íntegra da carta à comunidade sobre medidas emergenciais/COVID-19 está disponível em www.fapesp.br/14256.    Fonte: Agência FAPESP - 27/05/20 

Plataforma de divulgação científica identifica fake news sobre COVID-19

Projeto busca combater onda de desinformação sobre a pandemia da COVID-19 por meio da plataforma COVID Verificado, que faz a checagem científica de informações relacionadas ao novo coronavírus.
A iniciativa é de um grupo de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
Na plataforma, é possível encontrar respostas para algumas das dúvidas mais comuns sobre o SARS-CoV-2, como, por exemplo, o tempo de sobrevivência do vírus em diferentes superfícies, vacinas em desenvolvimento e possíveis tratamentos. As informações são apresentadas de maneira simplificada, com gráficos e imagens para facilitar a compreensão, e sempre indicando as referências científicas.
O site reúne também as principais atualizações sobre novas pesquisas e descobertas relacionadas à COVID-19. Há ainda uma área para o envio de perguntas diretamente para os pesquisadores.
A plataforma COVID Verificado pode ser acessada em www.covidverificado.com.br. Os pesquisadores também mantêm uma página no Instagram e no Facebook
Fonte: Agência FAPESP - 27/05/20

26 maio 2020

CNPq divulga nota sobre mudanças no modelo de concessão de bolsas de mestrado e doutorado no País

“O modelo de concessão seguirá uma gradativa e contínua conversão do modelo antigo, de distribuição majoritária por quotas em Programas de Pós-Graduação (PPGs), para um novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas”, informa o órgão

NOTA INFORMATIVA – BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PAÍS
Conforme Nota de Esclarecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 17/12/2019, o modelo de concessão de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) adotado pelo CNPq encontra-se em processo de reformulação. O modelo de concessão seguirá uma gradativa e contínua conversão do modelo antigo, de distribuição majoritária por quotas em Programas de Pós-Graduação (PPGs), para um novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas.
Durante o 1º semestre de 2020, serão mantidas as indicações de bolsistas pelos PPG, seguindo o modelo antigo de quotas, de modo a permitir uma transição gradual, enquanto o novo modelo de concessão de bolsas é efetivamente implementado.
O CNPq informa que, dando sequência à implementação gradual do novo modelo, serão suspensas as indicações de bolsas no modelo de quotas em PPGs a partir de 01/07/2020. As bolsas de mestrado e doutorado no país, em curso, serão mantidas, até o final de suas vigências, nas quotas dos respectivos PPGs. As bolsas recolhidas das quotas, a partir de 01/07/2020, serão concedidas seguindo o novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas.
Dúvidas adicionais poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CNPq: http://cnpq.br/web/guest/central-de-atendimento.   Fonte: CNPq - 26/05/20

Cursos gratuitos: formação modular sobre ciência aberta

O termo “ciência aberta” faz alusão a um modelo de prática científica que, em consonância com o desenvolvimento da cultura digital, visa mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações; envolve também a abertura do próprio processo científico como um todo, acelerando a disseminação, a democratização e o avanço do conhecimento e de seu uso pela sociedade.
As iniciativas em torno da ciência aberta abarcam um ecossistema envolvendo diversos pilares, tais como: publicações abertas (artigos, livros); dados abertos (dados científicos ou de valor acadêmico); ferramentas abertas (software, hardware, designs); pesquisa aberta (cadernos abertos, colaboração massiva, workflows); ciência cidadã (pesquisas participativas, blogs científicos, hackerspaces, laboratórios de inovação cidadã); avaliação aberta (peer-review, badges, altmetrics); e educação aberta (metodologias ativas, recursos educacionais abertos).
A CAPES está atenta à tendência e vem buscando adotar iniciativas que provoquem reflexões relacionadas à temática. Entre as ações da fundação, foram realizados dois encontros de ciência aberta (o primeiro em 2018 e o segundo em 2019).
Nesta perspectiva, a Fiocruz está oferecendo a Formação Modular Sobre Ciência Aberta, oferecida por meio do Campus Virtual Fiocruz. O público-alvo dos cursos é composto por pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação e demais usuários interessados no tema. A iniciativa apresenta à comunidade acadêmica o movimento da ciência aberta, suas diversas práticas, expectativas e controvérsias. O programa é gratuito.  Veja o conteúdo programático.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 26/05/20

Plataforma SUCUPIRA da Capes

O que é a Plataforma SUCUPIRA?
É uma importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica. Igualmente, a Plataforma propicia parte gerencial-operacional de todos os processos e permite maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.
A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.
Quais os avanços para os processos da CAPES?
  • Maior transparência dos dados para toda a comunidade acadêmica;
  • Redução de tempo, esforços e imprecisões na execução de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG);
  • Maior confiabilidade, precisão e segurança das informações;
  • Controle gerencial mais eficiente.
Acesse aqui a Plataforma Sucupira

                                                  Clique aqui                      Fonte: Ministério da Saúde

25 maio 2020

Hoje 25/05 às 14h - Webex Kopernio


Dia 25/05 | 14h |  Kopernio
Meeting number (access code): 280 941 075
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O Kopernio é uma startup de tecnologia que visa permitir que os pesquisadores leiam de maneira fácil e legal os textos completos dos artigos de revistas científicas. Acesse milhões de PDFs de artigos de pesquisa com um clique no Web of Science, PubMed, arXiv, Scopus e milhares de outros sites acadêmicos. Economize tempo navegando em paywalls, logins e redirecionamentos. O Kopernio ajuda você a acessar seus PDFs de texto completo mais rapidamente, conectando-o com segurança às assinaturas de diário da sua biblioteca e ao conteúdo de acesso aberto. Depois de ter o PDF, você pode exportá-lo facilmente para sua ferramenta de gerenciamento de referência favorita ou baixá-lo na área de trabalho. O Kopernio se integra ao Mendeley, EndNote, Dropbox e Zotero. Descubra por que pesquisadores de milhares de universidades já estão usando o Kopernio.

Hoje 25/05 às 10h - Webex Essential Science Indicators


Dia 25/05 | 10h |  Essential Science Indicators
Meeting number (access code): 284 957 017
Meeting password: esiusp
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ESI (Essential Science Indicators) é uma ferramenta analítica que ajuda a identificar pesquisas com melhor desempenho no Web of Science Core Collection. A ESI pesquisa mais de 11.000 periódicos de todo o mundo para classificar autores, instituições, países e periódicos em 22 campos amplos com base no desempenho de publicações e citações.