02 julho 2025

USP e Universidade de Illinois assinam convênio para intercâmbio de professores

A USP e o Sistema de Universidades de Illinois (Estados Unidos) assinaram nesta terça-feira, dia 1º de julho, um convênio de cooperação acadêmica para promover o intercâmbio de professores visitantes da Universidade de Illinois para a USP, contribuindo para a formação acadêmica de estudantes de pós-graduação, o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativa e o fortalecimento da mobilidade acadêmica.  “Esse convênio tem impacto direto nos estudantes de pós-graduação, uma vez que os professores visitantes de Illinois irão participar de disciplinas, supervisionar projetos de pesquisa e discutir resultados. É uma oportunidade de expor nossos estudantes a um ambiente cada vez mais internacional de pesquisa dentro dos campi da USP”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado. Serão convidados 10 docentes da universidade norte-americana para a atuarem como professores visitantes na USP, com estadias de até três meses, a partir de julho de 2025.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 02/07/25

MCTI discute diretrizes para consolidar a ciência aberta no Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou, nesta quinta-feira (26), a Reunião de Monitoramento do Compromisso 3 do 6º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto 2023-2027. O encontro, aconteceu em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), e discutiu os avanços do compromisso assumido pelo Brasil em promover a ciência aberta como política de Estado, em articulação com instituições acadêmicas, científicas e da sociedade civil. Representantes do MCTI, CAPES, CNPq, SBPC, Fiocruz, IBICT, Embrapa e outras instituições avaliaram o estágio de desenvolvimento de 13 marcos fundamentais para a implementação da ciência aberta no país, como temas que incluíram desde a criação de diretrizes nacionais até propostas para financiamento, avaliação de pesquisadores e desenvolvimento de ferramentas de monitoramento e infraestrutura.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 27/06/25

01 julho 2025

Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos no 2S/25 pelo CEL/ESALQ

Esta é a primeira chamada para a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 2º semestre de 2025, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ, favor divulgá-la aos professores, funcionários e alunos de pós-graduação e graduação do Campus “Luiz de Queiroz”.  As aulas terão início no dia 11/08/25 e término previsto para o dia 10/12/25. Os alunos novos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 30 de junho a 30 de julho de 2025 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para o seguinte e-mail: cel.esalq@usp.br. Os alunos de graduação interessados, também, devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do primeiro semestre de 2025.  O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (67).   
Saiba mais.   Fonte: CEL/ESALQ – 01/07/25

27 junho 2025

III Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais

Inscrições

Inscrições

CAPES firma contrato com sociedade centenária de Biologia Vegetal

A CAPES firmou contrato com a centenária American Society of Plant Biologists (ASPB). O acordo dá acesso, a usuários do Portal de Periódicos vinculados a 119 instituições de ensino superior e pesquisa, a dois periódicos de alto impacto na área de Biologia Vegetal: Plant Physiology The Plant Cell. O Plant Physiology existe desde 1926. É um periódico de abrangência internacional dedicado a todos os aspectos da biologia vegetal, desde o estrutural e molecular até sistemas e ecofisiologia como fisiologia, bioquímica, biologia celular e molecular, genéticas, biofísica e biologia ambiental de plantas. O outro periódico, The Plant Cell, é mais recente: teve início em 1989. Nesses mais de 35 anos, sempre passou por revisão por pares, que culmina na publicação de pesquisas originais em biologia de plantas, especialmente em áreas de biologia celular, biologia molecular, genética, desenvolvimento e evolução.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 27/06/25

USP divulga resultado do Prêmio Tese Destaque

A Universidade de São Paulo (USP), de acordo com a Portaria PRPG nº 66/2025, divulgou no último dia 9 de junho, o resultado do Prêmio Tese Destaque. O objetivo é de reconhecer e premiar as Teses de Doutorado de destaque, defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, nas suas áreas de atuação, bem como nas áreas distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa. São concedidos um Prêmio Tese Destaque USP e duas Menções Honrosas, para cada uma das grandes áreas, para teses defendidas entre 01/01/2024 e 31/12/2024. E a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) estão entre os classificados. As teses são avaliadas pelos critérios originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.   
Saiba mais.   Fonte: ESALQnet – 11/06/25

26 junho 2025

Inscrições

USP e CNPEM assinam acordo e lançam chamada conjunta para bolsas de doutorado e pós-doutorado

A USP e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) lançaram uma chamada conjunta de bolsas para estudantes de doutorado e pós-doutorado para atuarem em propostas de pesquisa científica colaborativa realizadas com pesquisadores das duas instituições. A chamada concederá 20 bolsas de doutorado no valor de R$ 5.520 mensais, para estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período. Também oferecerá dez bolsas de pós-doutorado no valor de R$ 12 mil mensais, para pesquisadores regularmente inscritos no Programa de Pós-doutorado da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período. Os pesquisadores atuarão em projetos em colaboração, submetidos por pares de pesquisadores da USP e do CNPEM, nas áreas de ciências exatas e da terra, engenharias, ciências agrárias, biotecnologia, ciências ambientais, ciências biológicas e ciências da saúde.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 25/06/25

25 junho 2025


ABC divulga manifesto sobre compromisso ambiental e com os ODS

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição centenária dedicada à promoção da ciência como fundamento do progresso nacional, manifesta sua preocupação com a tramitação do Projeto de Lei nº 2159/2021, que propõe alterações na legislação sobre licenciamento ambiental. A aprovação apressada de um projeto com impactos tão significativos, sem o devido debate com a sociedade e a comunidade científica, compromete o futuro do País. A proposta, em sua forma atual, enfraquece instrumentos essenciais de proteção ambiental sob a falsa promessa de eficiência, ignorando evidências que demonstram os riscos da degradação ambiental para os biomas, a segurança da população e o desenvolvimento sustentável.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 25/06/25

24 junho 2025


Palestra: Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica na USP: o que o pesquisador precisa saber
Data: 25 de junho
Horário: 14h
Transmissão:
www.youtube.com/ICMCTV

Portal de Periódicos - Usuários têm até o dia 2 para sugerir temas de treinamentos

O Portal de Periódicos da CAPES inicia o processo de organização dos próximos treinamentos. Para que os temas abordados nas capacitações sejam de interesse de um público cada vez maior, os usuários podem sugerir os assuntos. Nomes de convidados para as palestras também podem ser indicados. O prazo para envio das sugestões vai até 2 de julho. Interessados devem encaminhar suas propostas para o e-mail periodicos@capes.gov.br. As capacitações são on-line, gratuitas e interativas, abrangem todas as áreas do conhecimento, ensinam como pesquisar no acervo e apresentam os serviços disponíveis no Portal de Periódicos. Os treinamentos também abordam acesso aberto aos conteúdos e critérios para publicação de artigos científicos.   Fonte: CAPES – 24/06/25 

Pós-graduação renovada

A Universidade de São Paulo (USP) vai encurtar o caminho para o doutorado em 37 programas de pós-graduação, a partir do segundo semestre. Pela iniciativa, o estudante entrará no mestrado, fará o exame de qualificação em um ano e, se for aprovado, poderá optar por concluir o mestrado em mais um ano ou ir diretamente para o doutorado, com a previsão de conclusão em quatro anos. Implementado na década de 1960, o modelo vigente tem um percurso com duração de até nove anos, o que tende a afastar os talentos da pesquisa. Por isso, a ideia não é somente diminuir a duração dos cursos, mas despertar o interesse dos jovens pela ciência, além de oferecer uma formação que atenda às demandas da academia e também às da sociedade. Essa formação acelerada de modo algum significará queda de qualidade. Só puderam aderir à iniciativa cursos de excelência, com nota 6 ou 7, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estão entre eles Agronomia, em Piracicaba; Ciências da Computação, na capital e em São Carlos; e Genética, em Ribeirão Preto. Essa seletividade mostra o compromisso da USP com a boa formação e ainda serve de antídoto a críticas infundadas.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 23/06/25

USP é a universidade brasileira que mais contribui para os ODS da ONU

A USP é a universidade brasileira mais bem posicionada no THE University Impact Ranking, que avalia como as universidades do mundo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. A USP ocupa a posição 101-200, na qual se mantém estável desde 2023. O ranking foi divulgado no dia 18 de junho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). A avaliação leva em conta o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, contribuindo para um futuro mais sustentável e enfrentando questões como inclusão social, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico. Nesta edição, 2.526 universidades de mais de 130 países participaram da avaliação. O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 23/06/25

USP é a melhor universidade brasileira segundo ranking mundial da QS

A USP é a universidade brasileira mais bem classificada no
 QS World University Ranking 2026, ocupando a 108ª colocação. Elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou mais de 8.400 mil universidades (2 mil a mais do que a edição do ano passado) e classificou as 1.501 melhores instituições de 106 países. O QS é um dos principais rankings universitários do mundo e foi divulgado hoje, dia 18 de junho. Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking analisou artigos acadêmicos e opiniões de docentes e empregadores do mundo todo. As universidades foram avaliadas de acordo com nove indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 18/06/25 

CAPES e Royal Society Publishing firmam novo acordo

A CAPES e a Royal Society Publishing (RSP) assinaram um novo contrato via Portal de Periódicos. Usuários de 260 instituições terão acesso para leitura e publicação em dez periódicos da academia científica mais antiga com existência contínua: a RSP está ativa, de forma ininterrupta, desde novembro de 1660. Os títulos incluídos no acordo englobam áreas como Biologia, Engenharias, Física e Matemática. São eles:

- Biology Letters
- Interface Focus
- Journal of The Royal Society Interface
- Notes and Records: the Royal Society Journal of the History of Science
- Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences
- Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences
- Proceedings of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences
- Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences
- Royal Society Open Science
- Open Biology

23 junho 2025

Abertura de inscrições para concursos públicos de Professor Doutor junto ao CENA-USP

Informamos a abertura de inscrições aos concursos públicos de títulos e provas para o provimento de 5 (cinco) cargos de Professor Doutor, em RDIDP, junto ao CENA-USP nas seguintes áreas de conhecimento (1 cargo para cada área), e períodos de inscrições (horário de Brasília):

- Ecologia Isotópic
  das 8h do dia 27/06/2025 até às 17h do dia 25/09/2025

- Radiocarbono e Estudos de Reconstituição Paleoambienta
  das 8h do dia 01/07/2025 até às 17h do dia 29/09/2025

- Carbono e Gases do Efeito Estufa do Solo em Áreas Naturais dos Biomas Brasileiros       das 8h do dia 03/07/2025 até às 17h do dia 01/10/2025

- Edição Genômica na Agricultura e no Ambiente 
  das 8h do dia 08/07/2025 até às 17h do dia 06/10/2025

- Eco-hidrologia - das 8h do dia 10/07/2025 até às 17h do dia 08/10/2025

Os respectivos Editais estão disponíveis para consulta no site http://www.cena.usp.br/oportunidades e as inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao