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08 julho 2025
04 julho 2025
Avaliação CAPES da produção intelectual é ampliada
A CAPES expande procedimentos de classificação de artigos
científicos no ciclo de 2025 a 2028. A partir de 2025, os procedimentos da
avaliação quadrienal da pós-graduação stricto
sensu serão ampliados no que se refere à classificação da produção
intelectual. O foco passa a ser os artigos científicos publicados e não mais o
Qualis periódicos, que classifica os periódicos onde os textos são divulgados. A
nova sistemática foi aprovada pelo Conselho Técnico Científico da Educação
Superior (CTC-ES) da CAPES e valerá para o ciclo que vai deste ano até 2028. Cada
uma das 50 áreas de avaliação da CAPES poderá adotar um dos itens, ou a
combinação entre eles. Um dos procedimentos da nova metodologia vai permitir,
por exemplo, que três artigos científicos publicados em um mesmo periódico
possam ter classificações diferentes, pois os indicadores bibliométricos dos
artigos não são os mesmos.
Saiba mais. Fonte: ABCD-USP – 04/07/25
03 julho 2025
Golpe científico: os perigos por trás das revistas predatórias
A história é comum. Você é um pesquisador, se sentindo pressionado
a aumentar a produtividade e encorpar seu currículo, e, de repente, recebe um
convite de uma revista
científica para
publicar rapidamente um trabalho. Cuidado com o golpe! Um grupo de cientistas
da área de biologia se uniu para alertar o meio acadêmico sobre as
consequências de ceder a esse chamado, que costuma chegar por e-mail. Artigo
científico é um trabalho divulgado em uma revista especializada que descreve os
resultados de uma pesquisa acadêmica. Antes da publicação, o material passa por
múltiplas etapas de verificação dos resultados e da metodologia proposta. O
processo, feito por outros cientistas, é chamado de revisão de pares e leva um
certo tempo até que o trabalho seja analisado, aprimorado e finalmente
publicado. Essa demora, alinhada à realidade do mundo acadêmico, onde publicar
uma grande quantidade de artigos pode abrir portas para bolsas, financiamentos
e aprovações em concursos, faz com que muitos cientistas sejam enganados e
publiquem nas revistas predatórias. Saiba mais. Fonte Jornal da USP
02 julho 2025
USP e Universidade de Illinois assinam convênio para intercâmbio de professores
A USP e o Sistema de Universidades de Illinois (Estados Unidos)
assinaram nesta terça-feira, dia 1º de julho, um convênio de cooperação
acadêmica para promover o intercâmbio de professores visitantes da Universidade
de Illinois para a USP, contribuindo para a formação acadêmica de estudantes de
pós-graduação, o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativa e o
fortalecimento da mobilidade acadêmica. “Esse
convênio tem impacto direto nos estudantes de pós-graduação, uma vez que os
professores visitantes de Illinois irão participar de disciplinas, supervisionar
projetos de pesquisa e discutir resultados. É uma oportunidade de expor nossos
estudantes a um ambiente cada vez mais internacional de pesquisa dentro dos
campi da USP”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado. Serão
convidados 10 docentes da universidade norte-americana para a atuarem como
professores visitantes na USP, com estadias de até três meses, a partir de
julho de 2025. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 02/07/25
MCTI discute diretrizes para consolidar a ciência aberta no Brasil
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou,
nesta quinta-feira (26), a Reunião de Monitoramento do Compromisso 3 do 6º
Plano de Ação Nacional em Governo Aberto 2023-2027. O encontro, aconteceu em
parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), e discutiu os avanços do
compromisso assumido pelo Brasil em promover a ciência aberta como política de
Estado, em articulação com instituições acadêmicas, científicas e da sociedade
civil. Representantes do MCTI, CAPES, CNPq, SBPC, Fiocruz, IBICT, Embrapa e
outras instituições avaliaram o estágio de desenvolvimento de 13 marcos
fundamentais para a implementação da ciência aberta no país, como temas que
incluíram desde a criação de diretrizes nacionais até propostas para
financiamento, avaliação de pesquisadores e desenvolvimento de ferramentas de
monitoramento e infraestrutura. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 27/06/25
01 julho 2025
Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos no 2S/25 pelo CEL/ESALQ
Esta é a primeira chamada para
a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 2º semestre
de 2025, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ, favor
divulgá-la aos professores, funcionários e alunos de pós-graduação e graduação
do Campus “Luiz de Queiroz”. As aulas terão início no dia 11/08/25 e término
previsto para o dia 10/12/25. Os alunos novos interessados em participar dos cursos deverão preencher a
ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se
submeterem-se a um pré-teste –https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 30 de junho a 30
de julho de 2025 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do
pré-teste para o seguinte e-mail: cel.esalq@usp.br. Os alunos de graduação interessados, também, devem
anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do primeiro semestre de
2025. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de
vagas existentes (67).
Saiba mais. Fonte: CEL/ESALQ – 01/07/25
27 junho 2025
CAPES firma contrato com sociedade centenária de Biologia Vegetal
A CAPES firmou contrato com a centenária American Society of Plant Biologists (ASPB).
O acordo dá acesso, a usuários do Portal de
Periódicos vinculados a 119 instituições de
ensino superior e pesquisa, a dois periódicos de alto impacto na área de
Biologia Vegetal: Plant Physiology e The Plant Cell. O Plant Physiology existe
desde 1926. É um periódico de abrangência internacional dedicado a todos os
aspectos da biologia vegetal, desde o estrutural e molecular até sistemas e
ecofisiologia como fisiologia, bioquímica, biologia celular e molecular,
genéticas, biofísica e biologia ambiental de plantas. O outro periódico, The Plant Cell, é
mais recente: teve início em 1989. Nesses mais de 35 anos, sempre passou por
revisão por pares, que culmina na publicação de pesquisas originais em biologia
de plantas, especialmente em áreas de biologia celular, biologia molecular,
genética, desenvolvimento e evolução.
Saiba mais. Fonte: ABCD-USP –
27/06/25
USP divulga resultado do Prêmio Tese Destaque
A Universidade de São
Paulo (USP), de acordo com a Portaria PRPG nº 66/2025, divulgou no último dia 9 de junho, o resultado do Prêmio Tese Destaque. O objetivo é de reconhecer e
premiar as Teses de Doutorado de destaque, defendidas nos Programas de Pós-Graduação
da USP, nas suas áreas de atuação, bem como nas áreas distribuídas nos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de forma a estimular a
constante busca pela excelência na pesquisa. São concedidos um Prêmio Tese Destaque USP e duas Menções
Honrosas, para cada uma das grandes áreas, para teses defendidas entre
01/01/2024 e 31/12/2024. E a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) estão entre os
classificados. As teses são avaliadas pelos critérios originalidade do
trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural,
social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.
Saiba mais. Fonte: ESALQnet – 11/06/25
26 junho 2025
USP e CNPEM assinam acordo e lançam chamada conjunta para bolsas de doutorado e pós-doutorado
A USP e o Centro Nacional de
Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) lançaram uma chamada conjunta de bolsas para estudantes de doutorado e pós-doutorado para
atuarem em propostas de pesquisa científica colaborativa realizadas com
pesquisadores das duas instituições. A chamada concederá 20 bolsas de doutorado
no valor de R$ 5.520 mensais, para estudantes regularmente matriculados em
Programas de Pós-Graduação da USP, por até 24 meses, renováveis por igual
período. Também oferecerá dez bolsas de pós-doutorado no valor de R$ 12 mil
mensais, para pesquisadores regularmente inscritos no Programa de Pós-doutorado
da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período. Os pesquisadores
atuarão em projetos em colaboração, submetidos por pares de pesquisadores da
USP e do CNPEM, nas áreas de ciências exatas e da terra, engenharias, ciências
agrárias, biotecnologia, ciências ambientais, ciências biológicas e ciências da
saúde. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 25/06/25
25 junho 2025
ABC divulga manifesto sobre compromisso ambiental e com os ODS
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição centenária
dedicada à promoção da ciência como fundamento do progresso nacional, manifesta
sua preocupação com a tramitação do Projeto de Lei nº 2159/2021, que propõe
alterações na legislação sobre licenciamento ambiental. A aprovação apressada
de um projeto com impactos tão significativos, sem o devido debate com a
sociedade e a comunidade científica, compromete o futuro do País. A proposta,
em sua forma atual, enfraquece instrumentos essenciais de proteção ambiental
sob a falsa promessa de eficiência, ignorando evidências que demonstram os
riscos da degradação ambiental para os biomas, a segurança da população e o
desenvolvimento sustentável. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência – 25/06/25
24 junho 2025
Data: 25 de junho
Horário: 14h
Transmissão: www.youtube.com/ICMCTV
Saiba mais: https://encurtador.com.br/DDs69
Portal de Periódicos - Usuários têm até o dia 2 para sugerir temas de treinamentos
O Portal de Periódicos da
CAPES inicia o processo de organização dos próximos treinamentos. Para que os
temas abordados nas capacitações sejam de interesse de um público cada vez
maior, os usuários podem sugerir os assuntos. Nomes de convidados para as
palestras também podem ser indicados. O prazo para envio das sugestões vai até
2 de julho. Interessados devem encaminhar suas propostas para o e-mail periodicos@capes.gov.br. As capacitações são on-line,
gratuitas e interativas, abrangem todas as áreas do conhecimento, ensinam como
pesquisar no acervo e apresentam os serviços disponíveis no Portal de
Periódicos. Os treinamentos também abordam acesso aberto aos conteúdos e
critérios para publicação de artigos científicos. Fonte: CAPES – 24/06/25
Pós-graduação renovada
A Universidade de São Paulo
(USP) vai encurtar o caminho para o doutorado em 37 programas de
pós-graduação, a partir do segundo
semestre. Pela iniciativa, o estudante entrará no mestrado, fará o exame de
qualificação em um ano e, se for aprovado, poderá optar por concluir o mestrado
em mais um ano ou ir diretamente para o doutorado, com a previsão de conclusão
em quatro anos. Implementado na década de
1960, o modelo vigente tem um percurso com duração de até nove anos, o que
tende a afastar os talentos da pesquisa. Por isso, a ideia não é somente
diminuir a duração dos cursos, mas despertar o interesse dos jovens pela
ciência, além de oferecer uma formação que atenda às demandas da academia e
também às da sociedade. Essa formação acelerada de modo algum
significará queda de qualidade. Só puderam aderir à iniciativa cursos de
excelência, com nota 6 ou 7, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estão entre eles Agronomia, em Piracicaba;
Ciências da Computação, na capital e em São Carlos; e Genética, em Ribeirão
Preto. Essa seletividade mostra o compromisso da USP com a boa formação e ainda
serve de antídoto a críticas infundadas. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 23/06/25
USP é a universidade brasileira que mais contribui para os ODS da ONU
A USP é a universidade brasileira mais bem posicionada
no THE University Impact Ranking, que avalia como as
universidades do mundo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de
pesquisa, divulgação e governança. A USP ocupa a posição 101-200, na qual se
mantém estável desde 2023. O ranking foi divulgado no dia 18 de junho, pela
consultoria britânica Times Higher Education (THE). A avaliação leva em conta o
comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades,
contribuindo para um futuro mais sustentável e enfrentando questões como
inclusão social, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e
crescimento econômico. Nesta edição, 2.526 universidades de mais de 130 países
participaram da avaliação. O desempenho das instituições é avaliado de acordo
com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP
– 23/06/25
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