11 julho 2019

Google: como controlar a privacidade da sua conta

O buscador mais usado no mundo pode utilizar parte das consultas realizadas pelos seus usuários. E por esse motivo, a privacidade do internauta sempre foi motivo de desconfiança, inclusive já foi alvo de questionamentos na Justiça. Mas, afinal, como impedir que os dados sejam utilizados pelo Google?
A facilidade de se obter respostas rápidas e precisas sobre praticamente qualquer assunto, requer uma infraestrutura imensa, investimentos constantes na tecnologia empregada no servidor de buscas.
Os leitores que começaram a navegar na internet numa época em que Google já existia, não conseguem imaginar a dificuldade de encontrar informações sem um serviço de buscas eficiente.
No entanto, essa comodidade tem um preço: as informações relacionadas as preferências do internauta - todos os dados são utilizados para exibir publicidade dirigida ao usuário. É com a venda de anúncios que está calcado boa parte do modelo de negócio do Google.
Isso não significa que as mensagens armazenadas no Gmail serão lidas por funcionários da empresa, ou que o assistente de voz estará sendo usado para capturar as conversas do ambiente. Mas é possível limitar o acesso as informações pessoais que são salvas, verificar o que foi coletado e determinar quanto tempo o conteúdo permanecerá armazenado pelo Google.
De acordo com a empresa, todas as informações coletadas estão protegidas, e em hipótese alguma ocorre a invasão de privacidade - esses dados são utilizados para melhorar a experiência de navegação na internet.  Leia mais.   Fonte: G1 - 10/07/19