Através de uma série de ferramentas e recursos práticos, esta iniciativa internacional e intersetorial visa educar pesquisadores, promover a integridade e criar confiança na pesquisa e publicações legítimas, a fim de detectar possíveis periódicos predatórios.
A publicação da pesquisa original é essencial para a realização acadêmica e profissional. Uma consequência negativa do rápido crescimento de publicações de acesso aberto financiadas por meio de encargos de processamento de artigos, juntamente com a necessidade de os pesquisadores publicarem para obter melhorias profissionais, credenciar ou obter financiamento para seus projetos, é o surgimento de editores e revistas "predatórias". Assim, os periódicos predatórios exploram a necessidade de acadêmicos e pesquisadores publicarem seus trabalhos e usam táticas comerciais questionáveis, como cobrar do autor a publicação e depois não fornecer os serviços profissionais de um periódico acadêmico respeitável.
No mundo, estima-se que existam muitas revistas acadêmicas, 30.000 ou mais, e estima-se que cerca de 10.000 revistas utilizem práticas de “publicação predatória” que devem ser evitadas a todo custo.
Algumas ferramentas como o Think. Check, Submit o envio pode ajudar os pesquisadores a identificar periódicos confiáveis para suas pesquisas por meio de uma lista de verificação e perguntas.
Pense. Think. Check, Submit é uma iniciativa que orienta pesquisadores e acadêmicos na decisão de participar de uma conferência ou enviar um resumo e apresentar sua pesquisa. A abordagem em três etapas orienta os acadêmicos para ajudá-los a identificar periódicos confiáveis para suas pesquisas por meio de uma lista de verificação e perguntas. "Pense" no problema apresentado por revistas ou conferências predatórias, "Verifique" a conferência com base em um conjunto de critérios projetados para destacar os atributos de revistas e conferências de boa e má qualidade e envie ou "participe" apenas se a publicação o A conferência está em conformidade com critérios consistentes e confiáveis. Leia mais. Fonte: Universo Abierto