A avaliação por pares tem uma péssima fama nas mídias sociais e na imprensa. Digite “avaliação por pares é…” na pesquisa do Google e entre os primeiros resultados encontrados está “a avaliação por pares está falida”. Parece que a avaliação por pares é agora um dos meios mais populares através do qual a frustração acadêmica encontra uma maneira de se expressar. A hipercompetição e a cultura dominante de “publique ou pereça” (publish or perish) na academia não ajudam. Isso também revela um profundo mal-entendido sobre o que realmente é esta instituição. Por exemplo, a visão geral é de que a avaliação por pares é um mecanismo de triagem de qualidade para os periódicos acadêmicos e é frequentemente estudada como tal. Em resumo, se os manuscritos tivessem uma qualidade objetiva intrínseca, pareceristas e editores precisariam ser suficientemente inteligentes, desinteressados e imparciais para reconhecê-la. Os manuscritos de alta qualidade apareceriam em periódicos de prestígio, os de qualidade média encontrariam o caminho nos menos prestigiosos, enquanto a ciência sinistra simplesmente não passaria pelo filtro ou alimentaria periódicos predatórios on-line. Muitas pesquisas medem a qualidade do processo em termos de desacordo com o parecerista: quanto maior a discordância, maior a evidência do viés subjetivo destes. Três especialistas não podem ter opiniões diferentes sobre um manuscrito porque a qualidade é uma propriedade intrínseca do manuscrito, ele fala por si. A opinião de especialistas deve ser consistente. Isso é o que todos esperam de uma avaliação por pares robusta e sólida. Há alguma verdade nesta visão, pelo menos é coerente com a natureza organizacional hierárquica estratificada de prestígio e valor acadêmico. Leia mais. Fonte: SciELO em Perspectiva - 15/01/20