13 abril 2020

Ferramenta Turnitin disponível na USP

Informamos que encontra-se disponível a toda a comunidade USP a ferramenta Turnitin, serviço online que permite a análise  de  similaridade de textos e fortalece a integridade acadêmica.  
O que é Turnitin?
É uma ferramenta de apoio à verificação de similaridade de textos. Com o Originality Check da Turnitin é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional. O programa gera um relatório que aponta o porcentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.
As Bibliotecas da USP criaram Estações de Autochecagem de textos para alunos e funcionários carregarem seus textos e gerarem seus relatórios de similaridade, enquanto os docentes de Pós-Graduação podem utilizar suas próprias contas para criar aulas, trabalhos, inscreverem seus alunos ou carregarem seus próprios textos para gerar relatórios.  
Para sua informação, atualizamos o link para acesso à plataforma Turnitin em português - http://www.turnitin.com/pt. A plataforma Turnitin também pode ser acessada no link geral https://www.turnitin.com/
Caso seja Professor cadastrado em Programa de Pós-Graduação, realize o acesso à Plataforma -
 https://www.turnitin.com/login_page.asp?lang=pt_br. Caso não se lembre de sua senha, clique em "Esqueceu sua senha?" para que as orientações sejam enviadas ao seu e-mail pessoal. Caso nunca tenha acessado a plataforma Turnitin, envie-nos um e-mail integridade.academica@aguia.usp.br com seu nome completo, e-mail e nome do Programa de Pós-Graduação (PPG) ao qual está vinculado, para que possamos verificar sua situação.

Após logar-se, siga os passos a seguir:
  • Caso visualize mensagem de prazo de expiração da conta, ignore-a, pois a assinatura do Turnitin já foi renovada.
  • Caso sua Aula tenha expirado ou nunca tenha criado uma Aula, clique em "Adicionar Aula" e, após denominá-la e configurá-la e salvá-la, clique em  "Adicionar Trabalho", denomine-o e estabeleça uma data limite de entrega. Nessa mesma página, clique em "(+) configurações opcionais" e selecione a opção "Sem depósito". Salve.
  • Com o Trabalho criado, clique em "Mais Ações". Em seguida, clique em "Visualizar" para "Enviar arquivo" a ser verificado a partir de seu computador ou dropbox. 
  • Após a seleção do arquivo, clique em "Upload" e, em seguida, clique em "Confirme". Após o carregamento completo, que pode demorar um pouco, clique no botão "Retorne à lista de trabalhos" para visualizar melhor o processamento ("processando"). Aguarde o processamento, que pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do trabalho. Caso demore demais, clique em F5 ou recarregue essa página, para atualizar as informações. Caso seja desconectado, conecte-se novamente.
  • Após finalizado o processamento, nesse local da lista aparecerá uma barrinha colorida com o percentual de similaridade. Clique nesse item para visualizar o Relatório completo. Após 3 envios de textos, você precisará esperar 24 horas para enviar novo arquivo. 
Caso tenha dificuldades ou não seja docente vinculado a PPG, entre em contato por e-mail com a equipe da Biblioteca - https://www.aguia.usp.br/bibliotecas/fisicas/ da sua Unidade de vínculo, para obter auxílio.   Fonte: AGUIA - 13/04/20