Podem participar do estudo alunos e pós-graduados
da modalidade “lato sensu” que devem responder questionário on-line; resultados
também contribuirão para elaboração de políticas educacionais
Uma pesquisa desenvolvida junto
ao Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT) da Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP quer saber a
qualidade do ensino e o grau de empregabilidade dos cursos de pós-graduação lato sensu das instituições
brasileiras. O estudo também tem como objetivo analisar as características
individuais dos estudantes, principalmente o quanto se sentem capazes em
realizar determinadas atividades acadêmicas e profissionais.
Podem participar da pesquisa alunos ou formados de qualquer
instituição brasileira nos cursos presenciais de pós-graduação lato sensu (especialização,
MBA ou aprimoramento) ou que estejam em ensino remoto em virtude da covid-19.
Voluntários podem responder o formulário on-line até o dia 1º de abril através deste
link.
Além de identificar os contextos de aprendizagem de cada aluno, os
resultados também podem contribuir para a elaboração de políticas na área de
educação. A proposta se insere no contexto em que há um aumento na procura
pelos cursos de pós. De acordo com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de
Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), existem
cerca de 1,2 milhão de estudantes somente na pós-graduação lato sensu. Muitos deles fazem o curso
buscando especializar-se numa área de interesse e se qualificar para o mercado
de trabalho.
O tempo estimado de resposta é de cerca de 15 minutos e são
disponibilizadas questões como autoeficácia, empregabilidade, suporte à
aprendizagem e dados sociodemográficos. O estudo é conduzido pela doutoranda
Andresa Cristina Brascero de Souza na área de Psicologia Organizacional e do
Trabalho, sob a orientação da professora Thaís Zerbini.
Para participar acesse o formulário aqui. Fonte: Jornal da USP - 09/02/21