Conhecer melhor a eficiência administrativa de toda a Universidade é o
objetivo do projeto USP Base, desenvolvido pela Coordenadoria de Administração
Geral (Codage), com o apoio de seus quatro departamentos: Recursos Humanos,
Financeiro, Administração e Convênios.
“A USP não seria grande como é se, ao longo de sua história, não
tivesse contado com pessoas com visão estratégica e analítica. O mérito da
proposta do USP Base está em criar um espaço para o compartilhamento e a
análise dos dados gerados por nossos próprios sistemas corporativos”, destacou
o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, responsável pela administração da
Universidade.
“O USP Base faz um diagnóstico analítico dos
processos administrativos em sua origem, na base da engrenagem administrativa
de toda a Universidade. O projeto reforça e explora as positividades da
história administrativa das unidades e órgãos, reforçando os acertos da
administração e preparando a direção para redescobrir a grandeza da própria
Universidade”, explica o coordenador de Administração Geral, Luiz Gustavo
Nussio.
Desde 2019, a equipe da Codage
trabalhou no desenvolvimento de indicadores objetivos em todas as áreas
administrativas, a partir dos dados gerados pelos sistemas corporativos. Não
foi uma tarefa fácil já que essa é uma área pouco explorada nas universidades
públicas brasileiras. Por isso, alguns dos critérios
utilizados foram inspirados em indicadores adotados em universidades
estrangeiras de porte semelhante ao da USP. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 09/03/21