Fazer um resumo não é simples. Ainda mais depois de escrever milhares de palavras e ter que resumi-las em um número muito pequeno. Mas existem alguns erros comuns que podemos tentar evitar. Veja abaixo alguns deles:
Não resumir TODO o seu trabalho
O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. Ou seja, se seu estudo tem
introdução, revisão de literatura, método, resultados, discussão e conclusão,
isso significa que TODAS estas partes devem estar no resumo, em geral, através
de uma ou duas frases.
Incluir MUITO ou NENHUM contexto
É muito comum ver textos fazendo quase uma introdução da introdução e outros em
que o autor pressupõe que o leitor já sabe de tudo e, por isso, não precisa
escrever. Os dois casos devem ser evitados, tanto para deixar o texto mais
claro, como para garantir que o problema de pesquisa foi bem justificado.
Não incluir palavras-chave
Pela forma como as bases de dados funcionam, é cada vez mais importante
incorporar ao texto do resumo suas principais palavras-chave. Dessa forma, você
garante que seu texto será indexado e encontrado mais facilmente, o que
inclusive certamente irá ajudar nas suas chances de obter mais citações.
Dedicar pouco tempo à escrita
Em geral, o resumo é a última coisa a ser escrita. Porém, quando chega essa
hora, já estamos cansados e não damos a devida importância. O problema é que o
resumo é a vitrine do nosso artigo, a primeira coisa que as pessoas lerão.
Portanto, todo tempo dedicado será recompensado com maiores chances do seu
artigo chamar a atenção do leitor.
Não seguir as regras do guia para os
autores da publicação
Cada revista científica tem suas características próprias e isso também se
aplica aos resumos. É importantíssimo ficar atento ao número mínimo e máximo de
palavras e a outras regras sobre a escrita do resumo. E não se esqueça: resumo
NÃO tem parágrafo!
Fonte: Academique - 09/07/21