1)
Professores e educadores sempre utilizaram todos os recursos que poderiam
beneficiar os processos de ensino, estudo e aprendizado. Os velhos mimeógrafos,
muitos reproduzindo textos manuscritos, dada a dificuldade de acesso a máquinas
de escrever, substituídos depois pelas fotocópias, os vídeos educativos, as
apostilas impressas, muitas vezes por meios gráficos bastante precários, entre
tantos outros recursos, sempre foram adotados quando eles eram as melhores
opções disponíveis. Portanto, nada também contra o ensino a distância, desde
que ele seja o melhor que podemos fazer em certas circunstâncias, como durante
a epidemia de covid-19. O ensino a distância também é um recurso que deve ser
usado quando ele é alguma coisa a mais, não substituindo o ensino presencial,
mas complementando-o, ou quando a outra opção é não fazer nada.
2)
Educadores nunca se opuseram a aulas pela televisão quando elas contribuem para
o desenvolvimento educacional. Atualmente, as novas tecnologias permitem o
acesso a aulas gravadas e aulas on-line, a palestras e exercícios resolvidos
disponíveis nas redes de computadores, a inúmeros vídeos informativos e
educativos, entre tantos outros recursos. Sempre que estes possam colaborar com
o aprendizado, eles devem ser usados, mas, repetindo, não como substitutos do
ensino presencial. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/12/21