02 maio 2022

“Jornal da USP” é finalista em concurso internacional de jornalismo

A reportagem Produção Científica na USP é Marcada por Desigualdade de Gênero, Aponta Estudo, publicada no Jornal da USP em 21 de dezembro de 2021, de autoria da estudante de jornalismo Brenda Marchiori, é a única brasileira finalista na categoria Jornalismo Universitário do Concurso de Excelência Jornalística, edição 2022, organizado pela Inter American Press Association (SIP). Participam do concurso profissionais de mídia da América do Norte, América Latina e Caribe.
Aos 24 anos, Brenda é estagiária no Polo Ribeirão Preto, da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, e cursa o terceiro ano de Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Ela concorreu com mais de mil inscritos em cada uma das 14 categorias do concurso. A reportagem é sobre levantamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP que mostra que o porcentual de contratações e a diferença de impacto da produção científica entre os gêneros se mantiveram desiguais nos últimos 30 anos.
O estudo foi feito com 3.067 docentes da USP – 36,8% do total – e mostrou que 61,7% eram professores e 38,28%, professoras. O gênero masculino também apresentou índices maiores de publicações, de citações por ano, de produtividade e de impacto científico.  Saiba mais.      
Fonte: Jornal da USP - 02/05/22