28 julho 2022

Aplicar a Ciência de Dados nas Ciências Básicas é um caminho sem volta

Artigo de Michael Nazarkovsky, pesquisador no Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

Está mais do que na hora de cientistas de dados saberem mais de ciências naturais básicas, como química, física e biologia; assim como é importante que cientistas dessas áreas passem a aplicar a ciência de dados em suas pesquisas. É um ganha-ganha extremamente positivo para todas as profissões.
Apesar de ser um assunto novo, a ciência de dados está invadindo todas as áreas de qualquer pesquisa e atividade humana. Mas, entre os resistentes, há os que têm medo de que seja algo extremamente complicado e outros que consideram que se trata apenas de estatísticas. Ledo engano.
Na química, a ciência de dados serve, primeiro, para prever as propriedades físico-químicas e estruturais dos compostos novos, que podem ser medidas, mapeadas ou classificadas. Isso inclui, por exemplo, um composto individual químico orgânico, inorgânico, complexo ou os materiais híbridos. A segunda intenção da ciência de dados na química e na ciência dos materiais é analisar as propriedades de materiais novos a partir das propriedades de materiais já conhecidos. Isso significa que a disciplina não é só para criar modelos de previsão do tipo de material e suas propriedades. Ela também busca explicar fenômenos pelos fatores que podem causar impacto no fenômeno final.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 28/07/22