10 outubro 2017

GeoCapes revela quem acessa o Portal de Periódicos da Capes

GeoCapes é uma ferramenta de dados georreferencial que apresenta dados e informações estatísticas de acordo com a localização geográfica. É uma maneira de disponibilizar informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada.
Como funciona?
A ferramenta GeoCapes apresenta duas formas de visualização de dados, de acordo com o tipo de informação que se quer obter: visão geográfica e visão analítica. Na visão Geográfica, o aplicativo apresenta mapas interativos e gráficos que exibem, em escala de cores, a variação numérica do indicador que foi selecionado para cada Município, Unidade da Federação, país. As cores mais quentes, representam valores mais elevados de acesso. Na visão Analítica, o aplicativo oferece opções de visualização de tabelas com dados referentes ao indicador em questão, de acordo com a Unidade da Federação e, para alguns indicadores, apresenta dados referentes às Instituições de Ensino Superior (IES).
Ninguém duvida da relevância e utilidade do Portal de Periódicos da Capes. Só em 2016, o Portal somou 146.907.019 acessos, entre Referenciais (91.742.470) e Texto Completo (55.164.549). Nos últimos dez anos, o número de acessos ao Portal Capes mais que dobrou, passando de 56.596.872 acessos em 2007, para 146.907.019 acessos em 2016.    Fonte: Acontece (SIBiUSP)

Edusp lança portal com obras de acesso aberto e gratuito

A Editora da USP (Edusp) está lançando um portal com obras de acesso aberto e gratuito. Trata-se do Portal Livros Abertos Edusp, destinado a publicar obras em todas as áreas do conhecimento, em edições bilíngues, sendo uma delas necessariamente em português e a segunda à escolha do autor.
Os livros, aprovados pelo Conselho Editorial da Edusp, estão disponibilizados nos formatos PDF e e-Pub [arquivo digital padrão específico para e-books]
“O portal é uma das diretrizes da nova política editorial da Edusp, implantada no último ano. É uma ferramenta para que o conhecimento crítico possa circular livremente. Nossa expectativa é que essa iniciativa se amplie e que possamos criar essa cultura na Universidade, para que mais autores disponibilizem suas obras”, destaca a presidente da Edusp, Valeria De Marco.
O uso de recursos digitais, a internacionalização e o relacionamento interinstitucional foram os focos do trabalho da Edusp neste período de um ano e meio desde que assumiu a presidência. Ao mesmo tempo, a Editora manteve seu ritmo de publicação, tendo lançado 94 novos títulos e realizado 52 reimpressões.
Outro projeto importante foi a parceria com a Pró-Reitoria de Graduação para produção de obras de autoria de docentes da USP e destinadas a estudantes, com o objetivo de qualificar o ensino e contribuir para os cursos de graduação de outras instituições brasileiras. O primeiro edital recebeu mais de 200 inscrições e os primeiros originais estão em produção.
Também foram fortalecidas as relações da Edusp com as editoras das universidades públicas, por meio de coedições.
Além disso, a Edusp também criou uma livraria virtual para facilitar a aquisição dos livros e atender leitores de todo o país.

09 outubro 2017

20ª Semana do Livro e da Biblioteca” na USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP promoverá de 23 a 27 de outubro de 2017, a 20ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP, com o tema geral: “Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica”. 
Intensidade, diversidade e fluidez são características do momento que vivemos. Nunca antes na História da Ciência tantas informações científicas foram produzidas e partilhadas. Nesse contexto de rápidas mudanças e protagonismo digital, as bibliotecas universitárias têm buscado antecipar demandas, sem perder de vista seu papel tradicional: promover o amplo acesso à informação e garantir a preservação da memória científica e acadêmica. Renovação, inovação e trabalho conjunto têm sido palavras de ordem. É a partir dessa perspectiva que se propõe o Tema Geral da 20ª Semana do Livro e da Biblioteca: “Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica“. Confira a programação gratuita de eventos.

06 outubro 2017

Aprenda a usar as Normas da ABNT em trabalhos acadêmicos


Nas Normas da ABNT” é uma expressão odiada por muitos. “Complicado demais”, “coisa desnecessária” e “pura enrolação” são algumas das coisas que você já deve ter ouvido de seus colegas ou até mesmo dito ao ter que lidar com essa formatação. Porém, essas regras têm sua utilidade, pois padronizam os trabalhos, facilitando sua leitura e compreensão.

E, ainda que você discorde disso, a verdade é que como estudante você terá que aprender a dominar essas regras, caso contrário enfrentará problemas quando seus trabalhos forem avaliados. Sendo assim, temos duas notícias: a não tão agradável é que essas normas são numerosas. A boa, entretanto, é que elas não são difíceis de aprender, apenas requerem um pouco de atenção e memorização.

É por isso que vamos tentar explicar aqui os princípios fundamentais que compõem esse padrão, para tentar desmistificar qualquer ideia de “complicação” gerada pelo desconhecimento da norma. Vamos lá?

O que significa ABNT e qual é a sua importância?  Essa é a sigla para “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela normatização técnica no Brasil. A ABNT existe desde 1940 e tem a função de fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico de nosso país.

Ainda que haja reclamações sobre a “burocracia” no formato dos trabalhos, essa padronização estabelece um modelo único de formatação que auxilia na compreensão de TCCs, monografias e demais trabalhos acadêmicos. O mesmo vale para informações na fabricação de produtos, transferência de tecnologia, normas de saúde, segurança e preservação do meio ambiente.

Portanto, quando seu professor pedir que seu trabalho seja formatado “nas Normas da ABNT”, não pense nisso de uma forma negativa. Imagine se cada um formatasse o trabalho do jeito que quisesse...   Leia mais

Materiais didáticos recebem identidade visual no Portal de Periódicos

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES encontram, entre as funcionalidades da biblioteca virtual, a área de Materiais Didáticos, dentro do menu Suporte. O link traz guias, apresentações, tutoriais e outras informações de conteúdos assinados com os editores científicos, a fim de facilitar o acesso do público às ferramentas de pesquisa.
Os documentos que compõem os materiais didáticos até o momento foram disponibilizados pelos próprios editores e utilizados nos treinamentos online do Portal. A partir de agora, alguns arquivos serão renovados: o conteúdo passará por atualização e o layout será de acordo com a identidade visual do Portal de Periódicos. 

Na primeira remessa, a customização está prevista para 40 documentos. Até o final do ano, esses arquivos serão disponibilizados para os usuários. O novo design foi desenvolvido por profissionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – empresa parceira do Portal e responsável pela infraestrutura tecnológica da biblioteca virtual da CAPES.
Os tutoriais são enxutos e de fácil compreensão. Todos contam com ilustrações de personagens para apresentar as ferramentas. Para acessar os arquivos, entre no link Materiais Didáticos e insira no campo “Termo” o nome da base de dados que deseja explorar.

e-Card USP

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do Centro de Tecnologia de Informação de Piracicaba (CeTI-LQ), lança a Carteirinha Digital USP (e-Card USP), destinada a alunos, docentes e servidores da Universidade.

 O aplicativo está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP.  Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada temporariamente para identificação do usuário, no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.  

Os alunos ingressantes (graduação, pós-graduação e posdoc) terão acesso ao e-Card USP no momento que receberem seu número institucional, sem a necessidade de aguardarem pela confecção das carteirinhas físicas. Outra vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática. 

O sistema de controle de restaurante, o Rucard 2.0, será o primeiro a utilizar o e-Card. No campus de Piracicaba e no Restaurante Central, em São Paulo, essa utilização terá início no próximo dia 9 de outubro. Nos demais restaurantes universitários, o aplicativo começará a ser usado a partir do dia 23 de outubro. A conferência de fotos de identificação nos restaurantes continuará existindo da mesma forma como é feita hoje com a carteirinha física.  

A próxima etapa será a utilização do aplicativo no controle de acesso às dependências da Universidade.  [ IOS ]   [ Android ]

05 outubro 2017

Lançamento do "Tema de Proeminência na Ciência" no SciVal

Informamos que, a partir de hoje, a nova funcionalidade Tema de Proeminência na Ciência (Topic of Prominence in Science) foi lançada no SciVal. Consideramos este um dos lançamentos mais importantes desde o lançamento do próprio SciVal porque o leva para além do Benchmarking de Desempenho e Impacto.

O que é?
• Agrupamos todo o Scopus desde 1996 em 97.000 tópicos relacionados com temas.
• Cada tópico é classificado por um novo indicador chamado proeminência, que mostra o ímpeto do tópico.
• A proeminência baseia-se em citações, visualizações e valores recentes do CiteScore.
• A proeminência pode antecipar uma tendência de financiamento, o que significa que pode ajudar os gestores de pesquisa e os próprios pesquisadores a encontrar tópicos em que eles provavelmente encontrarão financiamentos.


Por que é uma ótima notícia?
Os Tópicos Proeminentes na Ciência ajudam:
• Identificar focos de pesquisa bem financiados em seu portfólio de pesquisa
• Encontrar os melhores especialistas e as estrelas em ascensão nessas áreas
• Mostrar que sua instituição está ativa em assuntos altamente dinâmicos
• E com inteligência competitiva, quais são os tópicos de outras instituições de pares e concorrentes ativos.

Convido você a experimentá-lo no SciVal. Escolha sua instituição no módulo Overview e clique na aba “Topic”.
Para obter mais informações, visite o nosso website Topic Prominence in Science site on Elsevier.com. Ele possui informações básicas, metodologia, roadmap, perguntas frequentes e links para publicações relevantes.

Os webinars de lançamento serão realizados na quinta-feira, no dia 5 de outubro.
16:00 - 17:00 CET Sign up


EspeQBrasil 2017

Encontro Brasileiro sobre Especiação Química
Águas de Lindóia/SP, Brasil, 10 a 13 de dezembro de 2017 

 O prazo para as inscrições e envio de resumos para o EspeQBrasil 2017 foi prorrogado até dia 27/10/2017. Não perca o prazo das inscrições e registre-se aqui:

Para consultar os temas das todas palestras plenárias no EspeQ, visite:

04 outubro 2017

Workshop de Formação Online Turnitin para Professores da USP

Nestas sessões, serão apresentadas as formas de utilização do Turnitin Feedback Studio no perfil de professor. Para se inscrever, selecione a data mais conveniente dentre as opções abaixo:

  • A duração de cada sessão será de uma hora, sempre no horário das 10 às 11 horas (horário de Brasília). Tópicos que serão abordados: 
    1. Como criar uma aula;
    2. Como adicionar estudantes a uma aula;
    3. Como criar e configurar trabalhos;
    4. Como entregar documentos em nome do aluno; 
    5. Turnitin Feedback Studio (1): rever um relatório de originalidade; 
    6. Turnitin Feedback Studio (2): feedback e avaliação;
    7. Perguntas e respostas.
  • Esse Workshop é restrito à comunidade da USP. Para participar do Workshop de Formação Online Turnitin, a instituição deve possuir subscrição institucional anual.

SciFinder - A CAS solution


Acesse a plataforma SciFinder, assinada pelo Portal de Periódicos, é destinada a pesquisas na área de Química e afins. O acesso a base necessita de cadastro prévio e está disponível no site: http://scifinder-cas.ez67.periodicos.capes.gov.br 

Orientações para o cadastro: 
Este procedimento irá gerar um nome de usuário e senha, que deverão ser utilizados sempre que a base for acessada. 
1. Estar conectado à Internet a partir de um computador localizado em sua instituição; 
2. Acessar o endereço: http://buscador-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/scifinder.htm
3. Informar o seu e-mail institucional que será registrado como o seu nome de usuário para acesso à Scifinder; 
4. Confirmar o cadastro, após preencher os campos. Para isso, basta clicar na mensagem de confirmação que será enviada ao seu e-mail institucional. 


Após o cadastramento acesse a base pelo site: http://scifinder-cas.ez67.periodicos.capes.gov.br 
Sobre a SciFinder 
A SciFinder é a ferramenta de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS), que permite recuperar e analisar, a partir de um único lugar as informações de diferentes bancos de dados do CAS nas área de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica, Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos, Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos, Ciências Ambientais, Farmacologia, Toxicologia, Medicina Experimental, Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma, Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia, Alimentos, Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica.

Sistema de busca da plataforma Highwire passa por mudanças

A plataforma de buscas da Highwire Press mudou. A editora atualizou suas tecnologias, modificando os mecanismos de pesquisa disponíveis. A equipe de suporte informou que não será mais possível pesquisar simultaneamente no conteúdo de todos os editores. “A alteração também desativou as mensagens do CiteTrack, pois os e-mails de alerta são fundamentados na pesquisa da base”.
Com a nova ferramenta, é possível realizar pesquisas por título (a partir da listagem de todas as publicações hospedadas na Highwire), por editor (que inclui a relação dos editores que trabalham com a HighWire e seus respectivos títulos) ou por tópico (com diversas subcategorias das áreas de Ciências Biológicas, Humanidades, Ciências Médicas, Ciências Físicas e Ciências Sociais).

Sobre a Highwire
A plataforma foi desenvolvida com a missão de auxiliar organizações científicas na disseminação de informação acadêmica primária, hospedando seus conteúdos online. Entre os principais parceiros estão diversas sociedades científicas. A Highwire Press também produz versões online de alto impacto, periódicos revisados por pares, livros e outros conteúdos acadêmicos. 

Pelo Portal de Periódicos da CAPES, é possível localizar os conteúdos de dois modos: pela opção Buscar base ou pela caixa de pesquisa Buscar periódico (inserindo o nome do título desejado ou selecionado o editor/fornecedor Highwire Press). O link que direciona para a nova plataforma já está disponível para os usuários do Portal.

03 outubro 2017

Ciclo de Seminários DVTEC - 2017

A Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares - DVTEC do CENA-USP, convida a todos para o Ciclo de Seminários 2017.  Confira  a programação do evento:

Palestrante: Prof. Paulo Massoni, IFSP Itapetininga 
Título: Aprendizagem: alimento para o cérebro 
Data: 6 de outubro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Profa. Maria Fernanda Giné, CENA-USP 
Título: Introdução dos métodos multi-elementares de análises químicas utilizando ICP-OES e ICP-MS no Brasil 
Data: 20 de outubro (sexta-feira) 
Horário: 10:00
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Dean Hasterberg, University of  North Carolina 
Título: Phosphorus as mineral nutrient of plants: challenges and opportunities 
Data: 25 de outubro (quarta-feira) 
Horário: 16:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Paulo Trivelin, CENA-USP 
Título: Passado, presente e possibilidades futuras no uso de isótopos estáveis de elementos leves com uso da técnica de IRMS em pesquisas agronômicas no CENA 
Data: 9 de novembro (quinta-feira) 
Horário: 9:00 
Local: Anfiteatro Epaminondas S. B. Ferraz – Central de Aulas 

Palestrante: Dra. Luciana Oliveira, CENA-USP 
Título: Estratégias quimiométricas em análises em fluxo 
Data: 17 de novembro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Elias Zagatto, CENA-USP 
Título: A importância da internacionalização nas atividades acadêmico-científicas
Data: 1 de dezembro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Epaminondas S. B. Ferraz – Central de Aulas

02 outubro 2017

O Brasil da Internet das Coisas

Em um mundo cravejado por sensores conectados à internet, agricultores confiam a algoritmos a decisão sobre o momento de lançar no solo sementes e fertilizantes, equipamentos coletam sangue para exame e processam o diagnóstico rapidamente em uma nuvem computacional remota, vazamentos de água são detectados e corrigidos instantaneamente e indústrias monitoram a sua linha de produção em tempo real, reduzindo estoques ao mínimo e cortando custos de logística e de manutenção. Esse mundo, o da Internet das Coisas (IoT), migra velozmente dos laboratórios para a vida real em países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido e é palpável também no Brasil, onde começa a ser visto como uma alternativa para enfrentar a dificuldade de aumentar a produtividade da economia ou as ineficiências do sistema de saúde.
Esse potencial é tangível no estudo “Internet das Coisas: Um plano de ação para o Brasil”, feito por um consórcio de instituições sob encomenda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em fase de conclusão, o trabalho custou R$ 10 milhões e traz o estado da arte da IoT em economias avançadas e emergentes. Foram realizadas entrevistas em dezenas de empresas, promovidos eventos para discussão, consideradas mais de 2 mil contribuições feitas de consultas públicas e mapeadas as aspirações do Brasil nessa fronteira tecnológica.
Como resultado, o documento aponta nichos tecnológicos e segmentos da economia em que o país teria mais capacidade de competir. Quatro ambientes foram identificados como prioritários para investimento: o agronegócio, a saúde, as cidades inteligentes e a indústria. “São setores em que já existem empresas consolidadas no Brasil e há boas oportunidades para desenvolver inovações”, afirma a engenheira Maria Luiza Carneiro da Cunha, do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do BNDES e uma das coordenadoras do estudo, executado por um consórcio que reúne o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicacões (CPqD), a consultoria McKinsey e o escritório de advocacia Pereira Neto Macedo.   Leia mais: goo.gl/cCirMc

29 setembro 2017

Treinamentos online no uso do Portal de Periódicos

A Capes oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos são realizados de segunda a sexta, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal! Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.
É necessário fazer login no “MEU ESPAÇO” para verificar os treinamentos com inscrições abertas. Havendo vaga, basta clicar e solicitar a inscrição no treinamento desejado. Caso o usuário não possua cadastro na área indicada, deve fazer um clicando em “Novo usuário”. Após a identificação, é essencial retornar à página de “Treinamentos” para fazer a escolha. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail 
treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Springer Journals Archive oferece mais de mil periódicos multidisciplinares

O Portal de Periódicos da CAPES comporta um acervo de aproximadamente 39 mil títulos de revistas científicas. Um dos editores que compõem a biblioteca virtual é a Springer Nature e, entre os conteúdos da editora assinados pela CAPES, está a coleção Springer Journals Archive. Nesta coletânea, os usuários têm à disposição mais de 1.000 periódicos em texto completo.

A cobertura contempla várias áreas do conhecimento. Os arquivos da Springer Journals estão disponíveis por assunto, sendo que cada tema oferece entre 50 e 160 revistas científicas. A coleção é dividida pelos tópicos: Ciências Comportamentais; Ciências Biomédicas e da Vida; Negócios e Economia; Ciência da Química e dos Materiais; Ciência da Computação; Ciências da Terra e do Ambiente; Engenharias; Humanidades; Ciências Sociais e Direito; Matemática; Medicina; Física e Astronomia.

A disponibilidade de acesso é a partir de 1842. Assim como o Portal de Periódicos, a editora acredita que “o conhecimento científico do passado impulsiona a inovação do futuro” e que, por isso, é importante para pesquisadores ter acesso a qualquer momento e em qualquer lugar a artigos revolucionários de cientistas influentes. 

Além dos periódicos, outros arquivos são disponibilizados na plataforma SpringerLink. A base de dados oferece acesso a mais de 215 mil e-books, cerca de 42 mil protocolos, mais de 600 trabalhos de referência e 5.500 séries de livros, totalizando mais de 10 milhões de documentos científicos que cobrem uma vasta gama de disciplinas.

O conteúdo da coleção Springer Journals pode ser localizado pela opção Buscar base, via SpringerLink. Pela caixa de pesquisa Buscar periódico também é possível verificar títulos da editora – basta selecionar o editor/fornecedor Springer ou digitar o nome da publicação procurada.


"Meu espaço": serviço disponível para os usuários do Portal de Periódicos

O “Meu espaço” é uma área administrada pela equipe do Portal de Periódicos e oferece vários recursos, que  permitem ao pesquisador montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas  já realizadas no acervo do Portal e guardar seus artigos,  periódicos e bases de dados preferidos em 
um espaço virtual permanente.

O cadastro no “Meu espaço” é opcional, tendo login e senha. Os usuários registrados no “Meu espaço” recebem o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos e podem se inscrever nos treinamentos online, além de ter acesso ao certificado digital da capacitação.

É importante destacar que o cadastro no “Meu espaço não interfere no tipo de acesso realizado
ao Portal de Periódicos, ou seja, o usuário pode acessar a biblioteca virtual independente de possuir login e senha nessa área.

Para esclarecimento de dúvidas sobre o “Meu Espaço”, o Portal de Periódicos disponibiliza como 
canal de atendimento ao usuário o e-mail periodicos@capes.gov.br.

28 setembro 2017

Fapesp anuncia novas normas para submissão de Projetos Temáticos

Propostas submetidas deverão incluir Plano de Gestão de Dados
A partir de 31 de outubro de 2017, todo Projeto Temático submetido à Fapesp deverá incluir, como anexo, um Plano de Gestão de Dados. Este Plano é um texto de no máximo duas páginas, descrevendo os dados que o projeto irá produzir, como pretende disponibilizá-los e preservá-los.
A experiência mundial vem mostrando que, ao incluir a gestão de dados como parte integrante do planejamento de um projeto, os resultados se tornam mais visíveis, inclusive atraindo novas parcerias.
Há várias outras vantagens neste planejamento. Além de racionalizar recursos, facilita a reprodutibilidade da pesquisa e a promoção de novas pesquisas, graças à possibilidade de reúso e compartilhamento dos dados. Por todos esses motivos, cada vez mais a gestão adequada de dados vem sendo considerada parte essencial das boas práticas de pesquisa.
Trata-se de mais uma iniciativa da Fapesp para incentivar práticas que garantam o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico.
A página www.fapesp.br/gestaodedados especifica as diretrizes gerais para a redação de um Plano e fornece material adicional para auxiliar os pesquisadores a prepararem seus planos.
Função de pesquisador responsável e principal
Para cada um dos Pesquisadores Principais sugeridos, inclusive para o Pesquisador Responsável, será necessário descrever sucintamente suas responsabilidades no projeto, explicitando os desafios científicos e tecnológicos que se propõe a superar para atingir os objetivos, conforme consta na página http://fapesp.br/176#docs14.

Opção “Buscar periódico” do Portal da CAPES ganha upgrade

Uma das opções de pesquisa que o Portal de Periódicos da CAPES oferece aos usuários é a busca por revistas científica, por meio do link Buscar periódico. A página está prestes a passar por melhorias. “A atualização foi viabilizada principalmente devido à dificuldade de visualização das informações relacionadas à disponibilidade de acesso (período e editora)”, explica Katyusha Souza, bibliotecária do Portal.

As novas telas que ficarão visíveis trazem novidades. A opção de busca por palavra no título ou por ISSN agora serão no mesmo campo. A lista de resultados de busca permanece simples, mas agora inclui o ícone de acesso aberto. Para visualizar os detalhes de acesso, o usuário pode clicar na opção de visualizar a lista detalhada e checar todos os dados de disponibilidade em uma única tela.

Ao clicar no link do periódico, o usuário poderá visualizar outras informações da publicação (área do conhecimento e títulos alternativos), além do ícone para acessar a página do periódico. Será ainda possível, a partir da tela de resultados, clicar no link para acesso à revista científica que estará disponível.
Algumas funcionalidades serão mantidas: a inclusão de uma palavra no campo de busca ainda acionará a função de sugestão de títulos disponíveis e os filtros por área do conhecimento e editor/fornecedor também continuarão acessíveis para os pesquisadores.

Conteúdo da plataforma Reaxys passa por migração


Disponível desde 2012 no Portal de Periódicos, a base de dados Reaxys, que oferece informações sobre substâncias, reações químicas e patentes, anunciou que o conteúdo ganhou uma nova plataforma. A mudança teve início em 2016 e conta com várias melhorias. A interface passou por atualização, tornando o recurso mais simplificado para facilitar a busca de informações.


Os usuários contam agora com maior acessibilidade aos dados – as capacidades inteligentes de pesquisa de palavras-chave e de texto permite o acesso imediato a fatos químicos na literatura. Além disso, o conteúdo será ampliado e serão incluídas patentes asiáticas de escritórios da China, do Japão, da Coreia do Sul e de Taiwan.

Até dezembro de 2017, os usuários podem consultar o conteúdo referencial das duas ferramentas Reaxys – a antiga e a nova. “Ainda estamos trabalhando na nova base Reaxys (Reaxys 2), por isso atualmente estamos com as duas versões online. Queremos que a migração seja feita de maneira suave para reduzir o impacto aos usuários”, declara a gerente de vendas de soluções da Elsevier Clara Maciel Cavalcanti. 

Para acessar o conteúdo da Reaxys, entre na opção Buscar base do Portal. As duas versões aparecerão no resultado da pesquisa. Entretanto, a página antiga contém um link no cabeçalho com o texto “New Reaxys”, que direciona para o site em fase de migração.

Finding relevant information at the point of need

"What if researchers — particularly those new to certain disciplines or to research itself — could have a Wikipedia-like experience that was streamlined and trusted?" This is the question that led two neuroscientists on a fascinating journey to improve literature search, from exploring users' needs to applying cutting edge technologies. 

Students in an introductory and a higher-level class were assessed to determine where they were doing their research, their comfort level with reading reviews and primary literature, how frequently they came across unfamiliar terms, and how they handled cases where they needed additional clarity. Then they were provided the beta version of ScienceDirect Topics, an enhancement to the database that provides links within journal articles to 80,000+ topic pages with citable and trusted definitions that are contextualized within a discipline.
Did it make a difference? Find out by attending the Library Connect webinar:
Literature search on a connected path
Friday, September 29, 2017
11:00 a.m. to 12:00 p.m. EDT (16:00-17:00 BST, 17:00-18:00 CEST)
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