13 maio 2019
Serrapilheira financiará pesquisas da USP e abre edital para divulgação científica
Novo programa do Instituto Serrapilheira é voltado para a divulgação científica e oferece vaga em evento e possibilidade de financiamento
O Instituto Serrapilheira anunciou os 24 cientistas contemplados com até R$ 100 mil para desenvolver projetos por um ano, inseridos na 2ª Chamada Pública de Pesquisa Científica. Entre os contemplados estão quatro estudos ligados à USP: um da área de Geociências, dois da área de Ciências da Vida e um de Matemática.
O pós-doutorando Victor Sacek, do Departamento de Geociências do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), recebeu o incentivo para seu projeto tratando do tema Evolução paleogeográfica da Amazônia baseada em modelos numéricos geodinâmicos.
Em Ciências da Vida, os beneficiados foram o professor Paulo Teixeira, do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), com o tema Doenças são a exceção e não a regra: Por que as plantas são imunes à maioria dos patógenos?.
Após um ano, os 24 projetos serão reavaliados e três deles poderão receber até R$ 1 milhão, por três anos. Além de receber ajuda financeira, os beneficiados participarão de treinamentos, workshops e eventos de integração, como o Encontros Serrapilheira.
Chamada pública para divulgação científica
O instituto está agora com as inscrições abertas para outra iniciativa: a 2ª Chamada Pública de Divulgação Científica. Serão selecionados 35 projetos considerados inovadores para participar do evento Camp Serrapilheira. O Camp será realizado no Rio de Janeiro, no segundo semestre, e trará palestras, debates, workshops e sessões científicas com o objetivo de mapear e fornecer apoio a novas formas de divulgação científica no Brasil.
Podem participar representantes de iniciativas estruturadas com experiência prévia em trabalhar com conteúdos científicos, cientistas com atividades de divulgação e não cientistas que possam demonstrar relação com temas científicos. São aceitos diversos tipos de iniciativa: arte, ciência cidadã, educação, jornalismo impresso ou digital, mídias digitais, museus, eventos, programas, rádio e televisão e também projetos que não se enquadrem no sentido clássico de divulgação científica.
Na segunda etapa do processo, os 14 melhores projetos terão financiamento de até R$ 100 mil.
As submissões vão até o dia 7 de junho. Para inscrições e mais informações, acesse o site.
Leia mais. Fonte: Jornal da USP - 6/5/2019
As submissões vão até o dia 7 de junho. Para inscrições e mais informações, acesse o site.
Leia mais. Fonte: Jornal da USP - 6/5/2019
03 maio 2019
Pesquisa quer saber como os cientistas divulgam o seu trabalho
O questionário online orientará o projeto “Bori”, que tem como objetivo disponibilizar para a imprensa material científico inédito. O nome da plataforma é em homenagem à primeira presidente da SBPC, Carolina Bori
O Brasil publica, em média, 200 artigos científicos por dia, mas a maioria esmagadora dessa produção acadêmica não chega até jornalistas e outros profissionais de comunicação que poderiam divulgar os trabalhos para fora da academia.
Um projeto financiado pelo Pipe-Fapesp e pelo Instituto Serrapilheira quer resolver esse problema por meio de uma plataforma que vai reunir artigos científicos, capítulos de livros e outras formas de produção de conhecimento científico para jornalistas cadastrados.
Para orientar o trabalho, a equipe quer falar com cientistas de todo o país, e de todas as áreas do conhecimento, sobre o fluxo da produção e da disseminação científica. Para isso, desenvolveu um questionário online com doze perguntas específicas (além de nove questões iniciais que compõem o perfil do respondente). O questionário pode ser respondido até o dia 25 de maio.
A expectativa é que cada respondente gaste cerca dez minutos para responder ao questionário todo. As respostas são anônimas e serão usadas apenas internamente pela equipe. Podem participar alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) com ou sem bolsa, pós-doutores (com ou sem bolsa), pesquisadores e docentes.
O sistema que está sendo desenvolvido recebeu o nome de Bori, em homenagem à primeira presidente da SBPC, Carolina Bori. A ideia é disponibilizar material científico inédito, acompanhado de press release e do contato de um porta-voz, cerca de 15 dias antes da sua publicação oficial.
Para orientar o trabalho, a equipe quer falar com cientistas de todo o país, e de todas as áreas do conhecimento, sobre o fluxo da produção e da disseminação científica. Para isso, desenvolveu um questionário online com doze perguntas específicas (além de nove questões iniciais que compõem o perfil do respondente). O questionário pode ser respondido até o dia 25 de maio.
A expectativa é que cada respondente gaste cerca dez minutos para responder ao questionário todo. As respostas são anônimas e serão usadas apenas internamente pela equipe. Podem participar alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) com ou sem bolsa, pós-doutores (com ou sem bolsa), pesquisadores e docentes.
O sistema que está sendo desenvolvido recebeu o nome de Bori, em homenagem à primeira presidente da SBPC, Carolina Bori. A ideia é disponibilizar material científico inédito, acompanhado de press release e do contato de um porta-voz, cerca de 15 dias antes da sua publicação oficial.
Isso significa que os profissionais de comunicação terão tempo para ler o material, selecionar o que pretendem cobrir e para entrar em contato com o cientista responsável — e a pesquisa pode ser divulgada para a sociedade no mesmo dia em que sairá, por exemplo, em um periódico científico. A proposta é aproximar a ciência inédita brasileira da imprensa e, consequentemente, da sociedade em geral. A ideia é lançar o serviço para pesquisadores de outras instituições ainda neste ano.
Para participar, clique em http://bit.ly/survey_cientistas. Fonte: Jornal da Ciência - 3/5/2019
Patentes - InnovationQ Plus na USP
Com a inovação evoluindo rapidamente e aumentando o número de patentes, é difícil para os escritórios de patentes, pesquisadores e inventores em todo o mundo gerenciar o volume de novos pedidos de patentes e produzir concessões de alta qualidade em um curto período. Pesquisadores e examinadores têm que realizar mais com os mesmos recursos ou menos. As ferramentas certas apresentam uma oportunidade para alcançar seus objetivos em menos tempo, acelerando o processo de avaliação de patentes.
InnovationQ Plus é uma base de Patentes internacional exclusiva que combina o poder da pesquisa semântica com um banco de dados global de patentes e literatura crítica para fornecer uma solução exclusiva de descoberta e análise.
O InnovationQ Plus suporta todo o espectro de inovação: pesquisa, competitividade, inteligência, gerenciamento de portfólio e proteção. Sua interface amigável fornece resultados poderosos, visualizações intuitivas e relatórios de classe executiva e rapidamente filtra milhões de documentos complexos para encontrar documentos relevantes e descobrir insights poderosos.
O Trial para uso livre do InnovationQ Plus na USP vai de 29/4/2019 até 29/7/2019.
Acesso ao SciFinder pelo Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da CAPES comporta em seu acervo um leque de editores internacionais que se dedicam à química especializada, considerando todas as categorias relacionadas ao campo. Entre as ferramentas disponíveis para a comunidade científica brasileira, está a plataforma SciFinder.
O SciFinder é uma ferramenta do Chemical Abstracts Service (CAS) – que, por sua vez, é uma divisão da American Chemical Society (ACS). O recurso permite localizar informações sobre substâncias químicas, reações e todo referencial teórico da área.
Além disso, o SciFinder agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes, incluindo documentos anteriores a 1907. A ferramenta reúne as seguintes bases de dados: CAplus, Registry, Chemical Reactions, Substâncias Químicas Regulamentadas, Chemcats e Medline.
Antes de utilizar o conteúdo, os usuários precisam fazer um cadastro pessoal a partir de um computador conectado à rede da instituição. Durante o registro, o interessado deve inserir o e-mail institucional, que será reconhecido como nome de usuário para acesso à plataforma.
Para finalizar o processo, é requerido clicar na mensagem de confirmação que será enviada ao e-mail informado. O Portal de Periódicos oferece o Manual de Cadastro de Novos Usuários, com o passo a passo dessa etapa. O SciFinder deve ser acessado por meio da opção de consulta buscar base do Portal. Fonte: Portal de Periódicos da CAPES
02 maio 2019
Acordo Editorial Elsevier-CAPES para o Acesso Aberto
A Elsevier e a organização CAPES no Brasil compartilham o compromisso de maximizar a visibilidade da pesquisa brasileira em todo o mundo. Para apoiar esse objetivo comum, a Elsevier desenvolveu um piloto para fornecer acesso público gratuito ao artigo de revista final publicado (PDF) de uma pesquisa brasileira selecionada como parte de um arquivo aberto. Atualmente, mais de 4.000 artigos estão disponíveis gratuitamente como parte deste piloto.
A participação no piloto está aberta para qualquer autor financiado pelo governo brasileiro, publicando em periódicos selecionados da Elsevier. Após a aceitação, os autores selecionarão a opção “O governo brasileiro” na seção do corpo de financiamento do formulário Acesso e Direitos, que incluirá seu artigo no arquivo aberto, permitindo acesso público gratuito após o término do período de embargo específico da revista. Fonte: SIBiUSP - 2/5/2019
Estudo revela como os docentes estão pesquisando e o que mais valorizam nas bibliotecas
Seria interessante saber como os docentes estão lidando com a descoberta e o acesso a informações, o gerenciamento de dados, disseminação de pesquisas? O que pensam sobre recursos educacionais abertos, análise de aprendizado e modelos de comunicação acadêmica? Como estão lidando com as habilidades de pesquisa dos alunos e que valor dão à biblioteca?
Estas e outras questões foram alvo do Inquérito Ithaka S+R aos Professores dos EUA, finalizado agora em abril de 2019. Esta matéria é uma tradução livre desse estudo.
O Inquérito Ithaka S+R aos Professores dos EUA tem acompanhado as práticas de pesquisa, ensino e publicação dos membros do corpo docente do ensino superior dos Estados Unidos em uma base trienal desde 2000. O objetivo neste projeto é fornecer descobertas e análises acionáveis para ajudar as faculdades e universidades também serviços de suporte relevantes, como bibliotecas acadêmicas, sociedades científicas e editoras acadêmicas, planejam o futuro.
O Ithaka S+R é parte da ITHAKA, uma organização sem fins lucrativos dos EUA cuja missão declarada é “ajudar a comunidade acadêmica a usar as tecnologias digitais para preservar o registro acadêmico e avançar na pesquisa e no ensino de maneiras sustentáveis”. Artstor, JSTOR e Pórtico também fazem parte da ITHAKA.
Neste sétimo ciclo trienal, pesquisamos uma amostra aleatória de professores nos Estados Unidos sobre tópicos de ciclos anteriores, incluindo descoberta e acesso a informações, gerenciamento de dados, disseminação de pesquisas, percepções das habilidades de pesquisa dos alunos e o valor da biblioteca. Também adicionamos novas perguntas sobre tópicos de interesse emergentes, incluindo recursos educacionais abertos, análise de aprendizado e modelos de comunicação acadêmica em desenvolvimento. Dados os níveis de resposta à pesquisa, os resultados podem ser analisados por disciplina, tipo de instituição e outras características demográficas importantes. As principais conclusões abaixo destacam muitos dos resultados mais notáveis da pesquisa do corpo docente de 2018 dos EUA. Leia mais. Fonte: SIBiUSP - 2/5/2019
Iniciativas defendem o acesso aberto à publicação acadêmica
Há, no entanto, um movimento pelo acesso aberto universal ao conhecimento científico que tem se fortalecido nos últimos anos e diversas iniciativas, com diferentes abordagens, têm surgido.
Representantes de cinco importantes iniciativas que visam revolucionar o sistema de publicação acadêmica estiveram reunidos em São Paulo, no dia 1º de maio de 2019, para trocar experiências e alinhar estratégias. O encontro ocorreu paralelamente à 8ª Reunião Anual do Global Research Council (GRC), organização que reúne as principais agências de fomento à pesquisa do mundo.
“Todos compartilhamos os mesmos princípios. Entendemos que o conhecimento científico é um bem comum, pois foi financiado com dinheiro público. Portanto, o acesso a esse conteúdo deve ser um direito”, disse Marc Schiltz, presidente da Science Europe, prganização que congrega diversas instituições europeias que financiam e realizam pesquisa.
O objetivo comum do grupo, segundo Schiltz, é alcançar o acesso aberto universal e imediato às publicações acadêmicas, ou seja, sem período de embargo. Outro princípio defendido é que o conhecimento publicado tenha licença aberta, podendo ser reutilizado por outras pessoas sem pagamento de royalties. “A reunião do GRC é uma excelente oportunidade de encontrar financiadores de diversos países e de promover a nossa agenda”, disse.
Na abertura do workshop, o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, afirmou que a Fundação tem se preocupado com o tema desde pelo menos 1997, quando teve início o projeto Scientific Electronic Library Online (SciELO). “Não ousaria dizer que inventamos o conceito de acesso aberto, mas fazemos parte desse movimento desde seus primeiros dias”, disse.
Leia mais. Fonte: Agência FAPESP - 1/5/2019
Leia mais. Fonte: Agência FAPESP - 1/5/2019
15 dúvidas mais frequentes no preenchimento do currículo Lattes
O preenchimento do currículo Lattes sempre gera muitas dúvidas.E muitas vezes é preciso muita paciência e tempo para achar onde encaixar a informação que queremos. Pensando nisso, reunimos aqui as dúvidas de preenchimento mais comuns.
1) Fui aluno especial de disciplina de mestrado, onde colocar?Não há um campo próprio para aluno especial. Você pode inserir no campo de formação complementar ou em outras informações relevantes. 2) Como coloco o Orcid no Lattes? Não coloca mais. Esse campo foi desativado pois, por ser um campo aberto, ocasionava o preenchimento incorreto do mesmo. Além disso, existem algumas negociações entre a ORCID e o CNPq em andamento visando uma futura integração de dados. Ou seja, não apenas a inserção do ID, mas a integração das bases. Então por enquanto essa funcionalidade não está em uso no currículo lattes.3) Fui responsável por disciplina ministrada no curso de graduação e/ou pós-graduação, onde insiro? Você pode mencionar as aulas em Atuação> Atuação profissional. No tipo de vínculo você coloca outros e vai abrir campo para que você escreva qual foi. No enquadramento funcional você preenche de acordo com o que a instituição chama essa atividade. Por exemplo: Responsável pela disciplina, professor, docência, etc. E em outras informações você pode descrever as atividades desenvolvidas e/ou outras informações que possam ser relevantes em uma seleção de currículos. 4) Onde cadastrar os projetos relacionados às teses de doutorado? Você pode cadastrar e detalhar na aba Projetos > Projetos de pesquisa. Você também pode colocar em Atuação Profissional. Leia mais. Fonte: Pós-graduando
E muitas vezes é preciso muita paciência e tempo para achar onde encaixar a informação que queremos. Pensando nisso, reunimos aqui as dúvidas de preenchimento mais comuns.
1) Fui aluno especial de disciplina de mestrado, onde colocar?
Não há um campo próprio para aluno especial.
Você pode inserir no campo de formação complementar ou em outras informações relevantes.
2) Como coloco o Orcid no Lattes?
Não coloca mais. Esse campo foi desativado pois, por ser um campo aberto, ocasionava o preenchimento incorreto do mesmo. Além disso, existem algumas negociações entre a ORCID e o CNPq em andamento visando uma futura integração de dados. Ou seja, não apenas a inserção do ID, mas a integração das bases. Então por enquanto essa funcionalidade não está em uso no currículo lattes.
3) Fui responsável por disciplina ministrada no curso de graduação e/ou pós-graduação, onde insiro?
Você pode mencionar as aulas em Atuação> Atuação profissional.
No tipo de vínculo você coloca outros e vai abrir campo para que você escreva qual foi.
No enquadramento funcional você preenche de acordo com o que a instituição chama essa atividade.
Por exemplo: Responsável pela disciplina, professor, docência, etc.
E em outras informações você pode descrever as atividades desenvolvidas e/ou outras informações que possam ser relevantes em uma seleção de currículos.
4) Onde cadastrar os projetos relacionados às teses de doutorado?
Você pode cadastrar e detalhar na aba Projetos > Projetos de pesquisa. Você também pode colocar em Atuação Profissional. Leia mais. Fonte: Pós-graduando
30 abril 2019
Palestra sobre a Política para Acesso Aberto da Fapesp esclareceu pontos importantes para os pesquisadores
Palestra sobre a “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP” proferida pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Brito Jr., Diretor Científico da FAPESP, dia 15 de abril de 2019, reuniu docentes, funcionários e os Pró-Reitores da Universidade de São Paulo.
A FAPESP lançou em 21 de março de 2019 sua política para acesso aberto a publicações científicas. Autores de artigos que resultem, total ou parcialmente, de projetos e bolsas financiados pela Fundação deverão divulgá-los em periódicos que permitam o arquivamento de uma cópia do trabalho em um repositório público, onde possa ser consultado na web por qualquer pessoa. Confira o texto na íntegra em: http://www.fapesp.br/12632
O Prof. Brito iniciou sua fala abordando a importância da Comunicação Científica, uma das bases para o avanço do conhecimento. O acesso mais abrangente possível aos resultados da pesquisa científica contribui decisivamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural das nações.
Destacou que os autores têm total liberdade para escolher a revista onde desejam publicar seus artigos, desde que se possa depositar uma cópia da versão final do artigo em um repositório. Ressaltou que a Fapesp não vai interferir na escolha dos autores.
O depósito da cópia da produção científica, que pode ser post-print (versão aprovada pelo editor) ou o próprio arquivo pdf do artigo, deverá ser feito assim que o paper for aprovado para publicação ou em prazos compatíveis com as restrições de cada revista – algumas delas impõem períodos de embargo entre seis meses e um ano. As normas adotadas por editoras ou sociedades científicas em relação ao acesso aberto de artigos de suas publicações podem ser consultadas on-line por meio do website Sherpa Romeo: http://sherpa.mimas.ac.uk/romeo/index.php?la=pt.
Leia mais. Fonte: SIBiUSP
Leia mais. Fonte: SIBiUSP
29 abril 2019
Pró-Reitoria de Pesquisa lança guia para incrementar pós-doutorado
Visando a incentivar os pesquisadores da Universidade e de outras instituições de ensino superior no processo de ingresso no pós-doutorado, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) lançou o, Guia para o Programa de Pós-Doutorado da USP que está sendo distribuído, de forma on-line, para toda
a Universidade.
O pós-doutorado na USP é um programa realizado por portadores de título de doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade. A inscrição deve ser feita na comissão de pesquisa da unidade de ensino e pesquisa, institutos, museus ou órgãos nos quais o trabalho será desenvolvido.
No guia, os candidatos têm informações sobre os benefícios do programa, como participar, quais são os requisitos para a conclusão do programa e como ser um dos beneficiários das bolsas concedidas pelas agências de fomento à pesquisa.
Atualmente, a Universidade possui cerca de 2.300 pós-doutorandos cadastrados. “Com essa iniciativa, queremos atrair talentos da USP e de fora dela de forma a fortalecer nosso programa e ampliar pesquisas. Somos uma universidade de pesquisa e desempenhamos um papel crucial na produção do conhecimento”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.
Leia mais. Fonte: Jornal da USP - 29/4/2019
Leia mais. Fonte: Jornal da USP - 29/4/2019
26 abril 2019
Exposição 100% digital mescla luzes e redes sociais a partir deste sábado
Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital é a mais nova mostra de arte que chega na paulista neste sábado (26). Com foco 100% digital a mostra audiovisual é formada por imagens compartilhadas pelos usuários em suas redes sociais e projetadas em dezenas de displays de LCD instalados em uma combinação de cores, textos e imagens. A experiência será exibida no Edifício Banco do Brasil, localizado na Avenida Paulista nº 1230 até 20 de maio com entrada gratuita.
Os visitantes entrarão em uma sala escura e silenciosa. Primeiro, perceberão sons, imagens e outras luzes em sua visão periférica. Progressivamente, são despertados em uma explosão exuberante de cores e sons. Os padrões e as fotos se combinam para fazer uma colagem caleidoscópica abstrata. Então, surgem palavras: hashtags e legendas que correspondem às fotografias compartilhadas – grandes, pequenas, de cabeça para baixo e de lado.
São palavras familiares, registradas pelo próprio usuário nas redes sociais. As fotos se tornam gradativamente mais reconhecíveis e começam a ser descritas em legendas. O computador passar a ler e processar suas memórias, em imagens, palavras e gráficos. Quando acaba e todas as telas se apagam, deixando apenas o som de uma respiração rápida e ansiosa, fica a sensação de que poderia ter sido um sonho. A exposição fica aberta até 20 de maio de segunda a sexta, das 10h às 20h, aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.
25 abril 2019
24 abril 2019
Produção científica da Embrapa é a maior entre as instituições não acadêmicas do País
Entre os anos de 2003 e 2017, os pesquisadores da Embrapa produziram 16.493 artigos científicos, colocando a Empresa entre as dez primeiras instituições brasileiras com o maior nível de produtividade acadêmica no País e a primeira entre as instituições de pesquisa não acadêmicas. Os dados são do Balanço Social 2018, estudo anual realizado pela Empresa que aponta o seu retorno social para a sociedade
e que será divulgado no próximo dia 24 de abril, durante a solenidade do seu 46º aniversário, em Brasília-DF. O Balanço também vai revelar que o lucro social apurado no ano passado foi de R$ 43,52 bilhões, gerado a partir do impacto econômico no setor agropecuário;
e para cada real aplicado pelo Governo na Embrapa gerou R$ 12,16 para a sociedade brasileira.
e que será divulgado no próximo dia 24 de abril, durante a solenidade do seu 46º aniversário, em Brasília-DF. O Balanço também vai revelar que o lucro social apurado no ano passado foi de R$ 43,52 bilhões, gerado a partir do impacto econômico no setor agropecuário;
e para cada real aplicado pelo Governo na Embrapa gerou R$ 12,16 para a sociedade brasileira.
O ranking de produção científica foi realizado a partir de uma busca na base de dados Web of Science (WoS) de todos os tipos de documentos cujos autores declararam afiliações no Brasil e que foram publicados nesse período. Desta maneira, foram reunidos quase 500 mil artigos e, entre os resultados, identificou-se que a Embrapa ocupa o 8º lugar entre todas as instituições que mais publicaram nesses últimos 15 anos. As sete primeiras instituições são universidades públicas, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras.
No entanto, quando consideradas organizações não universitárias, a Empresa ocupa o primeiro lugar, ficando à frente de outras instituições como, por exemplo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e até mesmo importantes universidades. Leia mais. Fonte: Embrapa
23 abril 2019
Comunidade acadêmica tem acesso a 14 títulos da American Society for Microbiology
As ciências da vida compreendem disciplinas que envolvem o estudo dos organismos vivos, como plantas, animais e seres humanos, além de questões correlacionadas, como bioética. Embora a biologia seja o tópico fundamental da área, os avanços tecnológicos – principalmente na biologia molecular e na biotecnologia – têm proporcionado uma série de especializações e novos campos interdisciplinares que afetam a vida de milhares de pessoas pelo mundo.
O Portal de Periódicos da CAPES oferece aos usuários ligados ao campo uma ampla variedade de conteúdos para pesquisa, como a plataforma da Sociedade Americana de Microbiologia (American Society for Microbiology – ASM). Criada em 1899, a ASM é a mais antiga sociedade americana dedicada a área de ciências da vida. Seus títulos cobrem o segmento de microbiologia, desde a biologia molecular e celular até a pesquisa em biomédica e tecnologia.
O Portal de Periódicos da CAPES oferece aos usuários ligados ao campo uma ampla variedade de conteúdos para pesquisa, como a plataforma da Sociedade Americana de Microbiologia (American Society for Microbiology – ASM). Criada em 1899, a ASM é a mais antiga sociedade americana dedicada a área de ciências da vida. Seus títulos cobrem o segmento de microbiologia, desde a biologia molecular e celular até a pesquisa em biomédica e tecnologia.
O conteúdo da ASM, entre outros objetivos, apoia esse tipo de avanço. A missão dos periódicos, segundo o editor, “é fazer avançar as ciências microbiológicas, divulgando os resultados das pesquisas fundamentais e aplicadas”. Os títulos publicam pesquisas de alta qualidade rigorosamente revisadas por especialistas de renome mundial. “Os artigos publicados recebem atenção da mídia internacional e foram apresentados em veículos como New York Times, Science Magazine, Los Angeles Times, CNN, National Public Radio, CNBC e em dezenas de outros meios de comunicação”, destaca o editor em seu site. Leia mais. Fonte: Portal de Periódicos da CAPES
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