05 agosto 2019

Publicações sobre gestão de dados de pesquisa

Já se deu conta da importância dos dados da sua pesquisa? As agências de financiamento estão cada vez mais exigindo que os pesquisadores e acadêmicos planejem e executem as boas práticas de gestão desses dados.
Estas duas publicações, elaboradas em conjunto pelos pesquisadores Luana Faria Sales do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT e Luis Sayão do Centro de Informações Nucleares - CIN da CNEN, buscam, nesse sentido, orientar os pesquisadores e orientar os pesquisadores e os profissionais de informação frente a esses novos desafios.
Para acessar e baixar gratuitamente o guia clique em
http://www.cnen.gov.br/component/content/article?id=160
Para acessar e baixar gratuitamente a cartilha clique em http://www.cnen.gov.br/component/content/article?id=576



02 agosto 2019

Web of Science Group disponibiliza atualização do Journal Citation Reports

A base de dados faz parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES e apresenta dados bibliométricos de publicações mundiais

O Web of Science Group, pertencente à Clarivate Analytics, lançou recentemente a atualização de 2019 da base de dados Journal Citation Report. A versão, que oferece os dados referentes a 2018, agrega ligações relevantes de citações criadas pela comunidade de investigação, por meio de um conjunto de dados, métricas e análises independentes de editores de revistas científicas em âmbito mundial. Disponível no Portal de Periódicos da CAPES, o JCR conta com dados de 81 países, quase 12 mil revistas científicas e 236 disciplinas.
Originado da coleção principal da Web of Science, o JCR é um banco de dados que utiliza a plataforma InCites e permite consulta e avaliação de periódicos a partir de dados de citação dos títulos indexados na Web of Science. Por meio do JCR é possível consultar diversos índices, como o fator de impacto da publicação (Journal Impact Factor - JIF), o Eigenfactor, o número total de citações da publicação com e sem autocitações, o índice de imediatismo que mede o quão rápido um artigo é citado em cada publicação, dentre outros.

O JCR contém os dados necessários para compreender os componentes que indexam o valor e o impacto de cada título, uma vez que recolhe todas as citações – incluindo materiais além dos artigos, como editoriais e comentários relevantes. Também permite uma melhor interpretação do estado de divulgação, na medida em que capta e destaca a rede de referências que ligam uma publicação a outra, identificando as principais partes interessadas que lideram a comunidade dessa publicação. Leia mais.  Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 01/08/19


Estude na USP pela internet de qualquer lugar do mundo

É possível encontrar cursos on-line completos e aulas dos mais variados temas em diferentes portais

Não são apenas cursos presenciais que a USP possui. A Universidade oferece, por meio de diversos portais na internet, aulas com seus professores e pesquisadores. São vídeos, áudios, textos e apresentações. Os conteúdos são variados e, por ser on-line, os horários de estudo são flexíveis. Ao término de alguns cursos, é possível até obter certificado.
Há portais próprios da USP, como o e-Aulas e o Canal da USP no YouTube, e outros que abrigam conteúdos não só da Universidade, mas de diversas instituições, como o Coursera. 
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) possui professores e alunos da USP atuando como facilitadores, trabalhando com grupos de alunos da Univesp e desenvolvendo habilidades relacionadas à prática didático-pedagógica. Além de cursos de graduação a distância, a Univesp possui um canal no YouTube onde disponibiliza parte dessas aulas.
São quatro plataformas que disponibilizam conteúdo diversificado de aulas e cursos da USP: e-Aulas, Canal da USP, Univesp e Coursera. Confira como você pode ter acesso a eles.   
Fonte: Jornal da USP - 01/08/19

31 julho 2019

Como as bibliotecas se tornaram pontos turísticos?

Globalmente, as bibliotecas estão se adaptando. O professor Stuart Kells faz um tour pelas melhores do mundo e descobre porque ainda são vitais.


No ano passado, dois bibliotecários dinamarqueses - Christian Lauersen e Marie Eiriksson - fundaram a Library Planet: um guia de viagens on-line com uma biblioteca mundial e colaboração coletiva. Segundo eles, a Library Planet pretende inspirar os viajantes a “abrir o incrível livro que 
é o nosso mundo de bibliotecas, cidades e países”.
O nome do projeto on-line é um aceno deliberado para o Lonely Planet feito na Austrália.
O conceito é simples e poderoso. Os amantes da biblioteca contribuem com perfis de biblioteca e imagens de suas viagens; os fundadores, em seguida, curam e publicam os posts, com a ambição de capturar experiências de bibliotecas e atrações de bibliotecas 
de todo o mundo.
Por que tornar as bibliotecas um foco de viagem? Há mil razões práticas e estéticas, além de culturais. Bibliotecas na maior parte são lugares seguros e acolhedores. E contam histórias únicas sobre as pessoas que as constroem e apreciam. Se os livros são os dados básicos da civilização, então as bibliotecas das nações fornecem janelas para as almas nacionais. São lugares preciosos para buscar traços do passado e confiança no futuro. Saiba mais.   
Fonte: The Conversation - junho 2019

Treinamentos on-line: Portal de Periódicos Capes


Desde 2016, a comunidade acadêmica brasileira tem uma forma rápida e prática de se aprofundar no uso de recursos e ferramentas oferecidos pelo Portal de Periódicos da CAPES: a capacitação on-line. Os treinamentos são gratuitos e abertos a todos os interessados.
Os treinamentos são distribuídos em semanas temáticas de acordo com a classificação de áreas da CAPES: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.
Para agosto, o cronograma previsto será dirigido aos públicos ligados às Ciências Sociais Aplicadas (05 a 10/08), Ciências Agrárias (12 a 17/08), Ciências da Saúde (19 a 24/08) e Engenharias (26 a 31/08). A programação completa pode ser acessada na área de materiais didáticos.No final do mês – dia 28 – será o momento para pesquisadores ligados à Química esclarecerem dúvidas sobre o Chemical Abstracts Service (CAS) e a plataforma SciFinder, orientados por uma especialista do ITMS Group. Os treinamentos com editores sempre ocorrem no período noturno, a partir das 19h, e requerem inscrição prévia, assim como os treinamentos do Portal de Periódicos.

Inscrições
Para realizar inscrição nos treinamentos é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. Qualquer pessoa pode criar uma identificação, clicando em “novo usuário” e preenchendo as informações solicitadas.
A confirmação do treinamento ocorre via e-mail. Os inscritos recebem duas mensagens: a primeira é disparada uma semana antes do treinamento e contém informações sobre o conteúdo a ser ministrado, link para acesso à sala de aula virtual e orientações gerais; o segundo alerta é enviado um dia antes da data agendada. Estudantes que solicitarem registro faltando até 48 horas para a realização do curso receberão a mensagem de aprovação um dia antes.  Clique aqui para ver a agenda de treinamentosFonte: Portal de Periódicos da CAPES – 31/07/19

ESALQ amplia acesso digital às teses e dissertações

As primeiras teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo (USP) datam do final da década de 1960 e início dos anos 1970. Entre os trabalhos pioneiros estão os estudos desenvolvidos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a primeira unidade da USP a oferecer, a partir de 1964, cursos de pós-graduação.
Desde então, mais de 10 mil mestres e doutores foram titulados na USP em Piracicaba e seus trabalhos arquivados fisicamente na Seção de Expediente da Esalq. No entanto, cerca de 50% deste acervo, ou 5.079 trabalhos, estavam apenas disponíveis, na versão impressa, na Divisão de Biblioteca (DIBD) da unidade.
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - BDTD foi criada em 2001 como uma opção de acesso ao formato digital e, a partir de 2007, tornou obrigatório o depósito de dissertações e teses defendidas na USP. Foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos - CeTI-SC, que a adaptou para o contexto da Universidade, integrando-se com o Janus - Sistema Administrativo da Pós-Graduação e com o Dedalus - Banco de Dados Bibliográficos da USP.
Com o propósito de ampliar o acesso aos dados produzidos desde 1966, data da primeira defesa ocorrida na Esalq, a Divisão de Biblioteca empreende esforços no projeto “Digitalização Retrospectiva de Dissertações e Teses da Esalq e disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações”, iniciado em abril de 2018. “A meta é que sejam digitalizadas, editadas, submetidas e disponibilizadas para consulta e downloads, um total de 5.079 teses até 2021, prazo expandido devido ao alto grau de complexidade e detalhamento do projeto.  Leia mais
Fonte: ESALQ/DvComunicação - 30/07/19

Inclusão de ORCID no Currículo Lattes


Para incluir o ORCID no seu currículo, siga os seguintes passos:
1) Acesse seu Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br.
2) Clique no módulo “Dados gerais”.
3) Clique em “Identificação”.
4) Selecione o campo “Outras bases bibliográficas”
5) Clique em “Inserir nova”.
6) Digite seu número ORCID (apenas os números, por exemplo, 0000-0002-0682-0881).
7) Clique em “Validar ID” e, em seguida, clique em “Confirmar”. Não esqueça de enviar seu currículo para publicação para atualizá-lo!
Dentro de instantes aparecerá, na janela que antecede seu currículo completo, o link do seu ORCID.

Unesp lança portal com dados de 3 mil professores

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançou o Portal Docentes Unesp, uma plataforma que reúne informações de 13 bases de dados diferentes sobre os professores da universidade.
Segundo a Unesp, o portal tem como objetivo dar visibilidade a dados públicos relacionados ao corpo docente, facilitando buscas das mais diversas dentro desse universo, como a unidade em que o professor leciona, o tipo de vínculo que possui, sua área de atuação e detalhes de sua produção acadêmica.
A plataforma reúne informações de mais de 3 mil professores, vinculados a todas as áreas do conhecimento. Dentre as informações científicas que circulam na universidade, a plataforma permite, por exemplo, encontrar especialistas especificando um tema na busca, inserindo uma palavra-chave ou procurando por um programa de pós-graduação.
É possível também filtrar os dados por projetos com financiamento da FAPESP ou do CNPq, entre outras possibilidades.
As buscas podem ser feitas em português ou em inglês e os dados dos docentes são coletados das seguintes bases: Biblioteca Virtual da FAPESP, ORCID, Scopus, Web of Science, Google Scholar, Repositório Institucional da Unesp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), CNPq e de cinco sistemas institucionais da Unesp.
O portal agrupa um conjunto de informações que inclui a lotação do docente/pesquisador, seus projetos de pesquisas, as citações e estatísticas detalhadas sobre a produção do professor.
Uma nuvem contendo 15 palavras extraídas do currículo Lattes proporciona um panorama geral dos assuntos envolvidos nas pesquisas de cada docente e, no caso de interesse nas pesquisas desenvolvidas, a comunicação entre os pesquisadores é facilitada pelo endereço de e-mail de cada um, integrado ao sistema.    Fonte: Agência FAPESP - 31/07/19

30 julho 2019






Dicas para o sucesso em suas publicações

Quem está ou já passou pelo ambiente universitário teve contato com algum tipo de trabalho científico, como livros, resenhas, papers, teses, monografias e dissertações, por exemplo, que são gêneros textuais característicos desse contexto de práticas. Mas você já parou para pensar como se faz para publicar um artigo acadêmico? Trata-se de um dos formatos de texto mais frequentes e relevantes no domínio da ciência.
Em geral, o artigo acadêmico segue uma estrutura padrão. Nele, além do título, devem estar presentes as seções de introdução, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia, resultados, conclusões e referências.  Fonte: AJE - 2019

Significado real do número de citações de um artigo científico

A cientometria procura medir o impacto de artigos científicos, jornais científicos, institutos de pesquisa e pesquisadores. 
Para isso recorre a indicadores de produção, que supõe serem significativos. Entre esses, a contagem da quantidade de artigos (papers, como os cientistas gostam de chamar). São critérios importantes para a alocação de verbas. Desses indicadores examinaremos, no presente, o número de citações.
O número de citações pode ter algum papel válido na história da ciência, quando estamos interessados em ver a influência consolidada de um determinado cientista ou instituição no progresso do conhecimento científico no decorrer dos tempos. Ao ser aplicado aos tempos recentes ou o presente, porém, a contagem não só perde significado, mas representa grave ameaça ao progresso científico, como mostramos a seguir.
Primeiro. A busca por maior número de citações obriga o cientista a trabalhar em assuntos da moda, independentemente da importância prática ou científica de tais assuntos. Com temas em voga, aumenta a chance do paper ser citado. Essa atitude, porém, prejudica as outras exigências às quais o pesquisador é submetido – a criatividade e a inovação. 
Assuntos fora das linhas de pesquisa já testadas e em andamento envolvem o risco de insucesso. Isso prejudica o número de papers produzidos e, consequentemente, afeta a carreira do cientista, além de lhe trazer dificuldades para obter as verbas necessárias para prosseguir em suas pesquisas.
Leia na íntegra.   Fonte: Jornal da USP - 26/07/19

29 julho 2019

As bolsas do CNPq e o futuro

Sem recursos para suas pesquisas, cientistas tendem a procurar alternativas profissionais em países desenvolvidos”, alerta o Estadão, em editorial

Por causa do contingenciamento de 41,9% das verbas para gastos discricionários na área de ciência, bloqueando R$ 2,132 bilhões dos R$ 5,79 bilhões previstos pela Lei Orçamentária Anual, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou a suspensão da concessão de novas bolsas de pesquisa para doutorado, pós-doutorado e professores visitantes. O órgão prometeu reavaliar a decisão em setembro – isso se o governo liberar crédito suplementar. Além disso, reconheceu que os recursos previstos para o próximo semestre serão insuficientes para pagar as 84 mil bolsas que estão em vigência.
As dificuldades já eram previstas desde março, quando o Ministério da Economia anunciou os primeiros contingenciamentos. Na época, as atenções se concentraram nas áreas de educação e saúde. Agora, elas se voltam para os efeitos negativos que a suspensão das bolsas pode acarretar nas áreas de pós-graduação e de desenvolvimento científico. Há dois meses, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), já havia anunciado o corte de mais de 6 mil bolsas de pesquisa. Na época, o CNPq – que é subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – também havia alertado o governo de que não teria como honrar os compromissos assumidos.
A crise da área de pós-graduação e pesquisa começou há vários anos – antes da eclosão das atuais dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo governo -, quando os dois órgãos de fomento a pesquisa e formação acadêmica passaram a sofrer sucessivos cortes de verbas. Em 2014, por exemplo, o orçamento do CNPq foi de R$ 1,3 bilhão. Em 2019, ele caiu para R$ 784 milhões – 
valor que será concedido até o final do ano somente se o contingenciamento for suspenso.
Leia na íntegra: O Estado de S. Paulo - 29/07/19