30 outubro 2019

Brasil se torna membro pleno da Plataforma Global de Informações em Biodiversidade

Instituição internacional congrega 60 países, disponibiliza informações sobre a biodiversidade no planeta e deve beneficiar pesquisadores brasileiros no acesso e compartilhamento de dados


Durante a 26ª reunião do Conselho de Governança da Plataforma Global de Informações em Biodiversidade (GBIF, em inglês), o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Marcelo Morales, anunciou a adesão do Brasil como membro pleno da entidade. Com a nova posição, o Brasil terá direito a voto nas reuniões do Conselho de Governança da entidade.
A participação do país no GBIF deve beneficiar os pesquisadores brasileiros no acesso e compartilhamento de informações sobre biodiversidade. O Brasil abriga a mais rica biodiversidade do mundo, com 46.731 plantas e 118.928 animais catalogados. A rede nacional é o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBR), criado em 2014 por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em parceria com a ONU Meio Ambiente, apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente e operacionalização da Rede Nacional de Ensino 
e Pesquisa (RNP).
Composto por cerca de 60 países, o GBIF mantém um banco de dados internacional aberto e gratuito dedicado ao compartilhamento de informações sobre a biodiversidade no planeta, composto por informações existentes em museus, herbários, coleções biológicas e registros de espécies obtidos em projetos de pesquisas. Conheça a plataforma brasileira no link https://www.sibbr.gov.br.  
Fonte: Jornal da Ciência - 30/10/19

Agência USP de Inovação oferece bolsas para alunos de pós-graduação

Estão abertas as inscrições para concorrer a uma das seis bolsas oferecidas a alunos de pós-graduação pelo Programa Santander-USP de Inovação e Empreendedorismo, da Agência USP de Inovação (Auspin).
As bolsas terão o valor mensal de R$ 1.400 e serão pagas durante 12 meses, no período de dezembro de 2019 a novembro de 2020, com possibilidade de renovação.
Os alunos participarão do projeto de pesquisa Levantamento das Competências Tecnológicas da USP, que tem o objetivo de mapear as competências tecnológicas dos docentes da Universidade, incentivando a inovação e o empreendedorismo.
Os bolsistas devem cumprir 12 horas semanais de trabalho, desenvolvendo atividades de pesquisa, levantamento e análise de dados, planejamento de ações, difusão de informações e elaboração de relatórios técnico-científicos.
Os interessados devem ter elevado mérito acadêmico e pertencer a uma das seguintes áreas: Ciências Exatas (para os campi de São Carlos e da Capital); Ciências Agrárias (para o campus de Piracicaba); Ciências da Vida (para os campi de Ribeirão Preto e da Capital); e Ciências Sociais Aplicadas e/ou Ciências Humanas (para o campus da Capital).
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro, pelo e-mail auspin@usp.br. O edital completo está disponível na página da  Agência USP de Inovação.   
Fonte: Jornal da USP - 29/10/19



29 outubro 2019

Avaliação da pós-graduação brasileira: um olhar para o futuro

Artigo de Isaac Roitman, professor emérito da Universidade de Brasília

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior) foi criada no início da década de 50 do século passado, por iniciativa do notável educador Anísio Teixeira. Desde a sua criação ela modula os cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados) e a ela é responsável pelo notável desenvolvimento e desempenho da pós-graduação no Brasil.
Uma das mais importantes ações da Capes foi a introdução do sistema de avaliação dos cursos strictu sensu em 1976. Um dos objetivos da avaliação é a certificação da qualidade que tem sido utilizada como referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa. Em adição, ela identifica assimetrias regionais e atua no desenvolvimento de áreas estratégicas.
Essa avaliação se baseia em indicadores que são construídos pela comunidade acadêmica e referendas pelo seu Conselho Superior, que é constituído por seis membros natos, sete representantes da comunidade acadêmica, dois representantes do setor empresarial, um representante do Foprop (Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação), um representante da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), um representante da CTC (Comissão Técnica Científica) da Educação Superior e um representante da CTC da Educação Básica.  Leia maisFonte: Monitor Digital - 28/10/19








FAPESP assina acordo de cooperação com a National Research Foundation of Korea


A FAPESP firmou, no dia 11 de outubro, um acordo de cooperação em pesquisa com a National Research Foundation of Korea (NRF), da Coreia do Sul. O objetivo da parceria é promover, por meio de financiamento conjunto, iniciativas de colaboração em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico entre pesquisadores sul coreanos e a comunidade científica do Estado de São Paulo.
Poderão ser apoiados, no âmbito da parceria, projetos de pesquisa colaborativos em todas as áreas do conhecimento, além de seminários, workshops, simpósios, reuniões científicas e atividades de intercâmbio que ajudem a preparar a base para pesquisas em conjunto. As áreas de interesse poderão ser especificadas em futuras chamadas de propostas previstas para serem lançadas conjuntamente pelas instituições.
Com duração de cinco anos, o acordo foi assinado pelo presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, e por Jung-Hye Roe, presidente da NRF. A cerimônia de assinatura foi realizada na sede da instituição sul-coreana, em Seul, com a presença de Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.
“A cooperação científica com os países da Ásia, em especial com a Coréia do Sul, será muito relevante para o Brasil. Um quarto da ciência mundial já é produzido na China, no Japão e na Coréia do Sul. Nossas universidades têm buscado ampliar a colaboração e o intercâmbio de estudantes e professores com as principais instituições de ensino e pesquisa da Coréia do Sul. O acordo com a NRF permite dar suporte a esta colaboração, apoiando projetos de pesquisadores de ambos os países”, disse Pacheco.  Fonte: Agência FAPESP - 29/10/19

25 outubro 2019

Capes e China celebram parceria científica inédita

Está previsto o intercâmbio acadêmico, educacional e científico entre professores, pesquisadores e pós-doutorandos de instituições brasileiras e chinesas


A Capes assina nesta sexta-feira, 25, um acordo de colaboração internacional com a National Natural Science Foundation of China (NSFC), agência de fomento à pesquisa e inovação chinesa. 
O convênio é um dos frutos da missão do presidente Jair Bolsonaro naquele país. Esta é a primeira parceria de cooperação acadêmica com a China. Além da assinatura do Memorando de Entendimento, Anderson Correia, presidente da Coordenação, fará uma visita técnica à sede da NSFC.
Pelo memorando, está previsto o intercâmbio acadêmico, educacional e científico entre professores, pesquisadores e pós-doutorandos de instituições brasileiras e chinesas. Também serão apoiados a realização de seminários, workshops e conferências. A parceria prioriza o desenvolvimento de pesquisas em áreas relacionadas a educação.
Com a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Capes e o NFSC, será possível uma maior aproximação entre as universidades brasileiras e chinesas, fortalecendo redes de pesquisa internacional. Pelo Programa Institucional de Internacionalização (Capes PrInt), 11 instituições brasileiras têm projetos com 18 universidades chinesas.
A Capes e a NSFC anunciarão um novo edital para projetos estratégicos em 90 dias, com recursos brasileiros e chineses, focando, inicialmente, em áreas como Ciências da Vida, Biodiversidade e Engenharias. “Além de promover projetos conjuntos, devemos incentivar cátedras nas universidades dos dois países, facilitando a permanência de professores de alto nível nas melhores instituições de ensino e pesquisa”, ressalta Anderson Correia.  Fonte: CAPES - 25/10/19

Chrome agora pode avisar se a sua senha vazou na internet; saiba como ativar

O Google lançou a versão 78 do navegador Chrome e, entre as novidades, o programa agora pode verificar as senhas digitadas 
na web e informar o usuário caso alguma delas já tenha aparecido 
em vazamentos de dados. Nesses casos, o navegador recomendará 
a troca da senha.
Um vazamento de dados ocorre quando um serviço on-line ou aplicativo é atacado por hackers ou deixa os dados de seus usuários expostos na web. Essas informações depois são comercializadas no submundo da rede e aproveitadas por hakers para a realização de ataques.
Senhas vazadas precisam ser trocadas, mas nem sempre é possível lembrar qual senha era usada em cada serviço que foi atacado. Em muitos casos, vazamentos de senhas nem identificam a origem dos dados. Com os alertas no navegador, o usuário é informado do problema assim que uma senha vulnerável for usada.
O recurso foi inicialmente apresentado em uma extensão para o Chrome chamada "Check-up de senha". Como o recurso no navegador ainda está em fase de testes, a extensão ainda é a maneira preferida para receber esses alertas. Ela pode ser baixada na loja oficial de extensões do Chrome.
Apesar de terem a mesma função, o alerta interno do navegador é diferente do alerta exibido pela extensão, que traz uma janela vermelha no canto da tela. O navegador, por sua vez, abre uma janela no centro da tela — e a cor respeitará o tema do sistema operacional (claro ou escuro).
Segundo o Google, a ferramenta consulta um banco de dados com mais de quatro bilhões de registros. Essa consulta é realizada de uma maneira que protege a privacidade do usuário e impede abusos — ou seja, um hacker não pode roubar as senhas que o Google reuniu para gerar esses alertas.
Caso as senhas sejam salvas e sincronizadas na conta Google, o Gerenciador de senhas do Google também pode informar se há alguma senha insegura em uso.  Fonte: G1 - 25/10/19

Semana Internacional do Acesso Aberto na USP


“A Universidade e a Ciência Aberta” é o tema da Semana Internacional do Acesso Aberto 2019 na USP.  A Semana acontece de 21 a 27 de outubro de 2019 em diversas partes do mundo e também na USP.  Destaque para o II Encontro sobre Ciência Aberta, que será realizado no dia 25 de outubro, sexta-feira.  
Em consonância com as tendências internacionais, a Universidade de São Paulo (USP) tem investido muito em direção à Ciência Aberta, a começar pela promoção do acesso aberto à produção intelectual e dados científicos abertos, boas práticas de pesquisa, integridade, reprodutibilidade e transparência. Nesse sentido, tem promovido diversos eventos e atividades, bem como tem disponibilizado orientações e informações, por meio da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). 

                                                                            Sobre o evento   |    Edital



24 outubro 2019

USP, Unicamp e Unesp fixam novas métricas de desempenho acadêmico

As três universidades estaduais paulistas se uniram para desenvolver novas métricas de avaliação de desempenho
e comparações internacionais. A ideia é criar um sistema digital de uso comum, mantido pelos escritórios responsáveis pela gestão de indicadores das três universidades. O sistema poderá avaliar com maior precisão não só o desempenho, mas também impacto socioeconômico, cultural e ambiental das universidades públicas.
A cooperação entre Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) tem o objetivo de tornar as métricas de desempenho interoperáveis, com auditoria prévia dos indicadores enviados para comparações internacionais.
A iniciativa tem apoio da FAPESP, no âmbito do projeto “Indicadores de desempenho nas universidades estaduais paulistas”, vinculado ao Programa de Pesquisa em Políticas Públicas
e renovado até o ano de 2022.
A USP, por exemplo, já implantou um novo escritório para a gestão de indicadores e está promovendo mudanças nos sistemas tecnológicos de captação e disseminação de dados. 
A Unicamp está reformando estruturas internas, com o objetivo de gerar dados que possam ser usados em seu planejamento estratégico. Já a Unesp implementa um plano multidisciplinar e de longo prazo para analisar as relações possíveis entre o desempenho acadêmico e as tendências evidenciadas pelos rankings.  Leia mais.   Fonte: Agência FAPESP - 24/10/19

Entenda a importância das redes sociais na divulgação científica

As redes sociais são fortes disseminadoras de informação, já que transmitem diversos conteúdos com agilidade. Segundo relatório da We Are Social e da Hootsuite, os brasileiros passam em média 9 horas por dia nas redes sociais. Sabendo da força que esses canais têm na vida sociedade, alguns pesquisadores e sites da área científica e acadêmica estão utilizando isso a favor para divulgação científica.
Em entrevista dada a revista eletrônica Com Ciência, Mariluce Moura, jornalista e criadora da revista Pesquisa Fapesp: “As redes sociais são um espaço fundamental de divulgação científica. E que deve ser, a todo momento, experimentado, com novas formas”. 
Elas podem ser usadas de diversas formas, com textos, vídeos, imagens, deixando a ciência 
mais atraente.
Algumas ferramentas como a hashtag, o símbolo #, contribuem para fortalecer o trabalho dos pesquisadores e mostrar para a sociedade a importância de estudos científicos. Como é o caso da hashtag #MinhaCiênciaEmUmTweet, que viralizou nas redes sociais no final de outubro de 2017.
Twitter, Facebook, Youtube e Instragram estão sendo utilizados por vários pesquisadores para alcançar um número maior de pessoas e levar até elas pesquisas e descobertas de forma mais acessível. Como é o caso da Nasa, que tem uma legião de seguidores nas redes sociais acompanhando o trabalho da agência. Outro exemplo é Elise Andrew, bióloga britânica criadora da página "I love Science" no Facebook. Hoje a página da bióloga já alcançou mais de 25 milhões de seguidores e publica diariamente vídeos, pesquisas e artigos sobre diversas áreas da ciência.
Utilizar as redes sociais para a divulgação cientifica é uma forma de alcançar mais pessoas e fazer com que os pesquisadores e seus trabalhos ganhem mais visibilidade.
Fonte: Periódicos de Minas - out. 2019

Acesso aberto - refletindo sobre a jornada 15 anos depois

Fonte: Elsevier