31 março 2020

Elsevier lança infográfico sobre tendências globais em pesquisa de doenças infecciosas

A Elsevier, parceira do Portal de Periódicos CAPES, fez uma compilação de informações sobre pesquisas desenvolvidas acerca de doenças infecciosas para traçar um panorama da produção científica nesse segmento da saúde. O levantamento deu origem a um infográfico, lançado ontem (30), em um webinar da editora. O documento é intitulado “Global Research Trends in Infectious Disease”.
Para chegar ao resultado, especialistas em ciências da informação e microbiologia filtraram a informação acadêmica gerada entre 1996 e 2018, que ajuda a entender os impactos na pesquisa científica. Os dados foram extraídos das plataformas Scival e Scopus. O material apresenta detalhes como: quantidade e crescimento no número de publicações sobre cada vírus, instituições com maior desempenho em pesquisa no assunto, número de mortes causadas e tópicos de tendência.
Embora não inclua informações sobre o covid-19, o documento agrega valor ao tema, uma vez que comprova o volume de estudos dedicados a outras doenças infecciosas. A análise de situações históricas similares é relevante para conter a atual pandemia. Simultaneamente às referências buscadas na literatura, informações sobre o novo coronavírus são apuradas e disponibilizadas continuamente pela Elsevier.
Clique aqui para saber com acessar conteúdo aberto da Elsevier sobre o novo coronavírus.
Clique aqui para fazer download do infográfico “Global Research Trends in Infectious Disease”.

Acesso ao conteúdo da Elsevier pelo Portal de Periódicos CAPES
O Portal de Periódicos CAPES indexa e disponibiliza para a comunidade brasileira diversos conteúdos da editora Elsevier. Os usuários encontram no acervo as bases de dados ScienceDirect, Embase, Cell Press Collection, Clinics Collection, Scopus e outras.
Para consultar os recursos disponíveis, o acesso deve ser feito a partir da opção de consulta buscar base. Na opção buscar periódico é possível recuperar a listagem completa das revistas científicas da editora oferecidas para os usuários, inserindo no campo de consulta o nome da publicação, o código ISSN ou selecionando o editor/fornecedor “Elsevier ScienceDirect”.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 31/03/20

29 março 2020


Centenas de cursos online da AIEA gratuitos

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Projeto da USP leva cultura para as residências

“USP Cultura em Casa” é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária


A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP lançou o projeto USP Cultura em Casa, que oferece gratuitamente atividades culturais online, através do portal cultura.usp.br.
Leia a seguir comunicado sobre o projeto, assinado pela pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, e pela pró-reitora adjunta, professora Margarida Maria Krohling Kunsch.
Sabemos que, neste momento de restrições a encontros presenciais, a cultura é uma das áreas que podem preencher positivamente nossos dias de confinamento.Cientes de que este momento é passageiro e que logo mais teremos superado tudo isso, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP leva até vocês o USP Cultura em Casa e, assim, convidamos a todos que, enquanto isso, não deixem de consumir cultura, mesmo de casa.Estamos disponibilizando, no portal cultura.usp.br, uma série de conteúdos, produzidos pelos centros de cultura da USP e pelos programas USP Comunidade. São vídeos, textos, links e muitas outras produções, inclusive inéditas, que serão atualizadas constantemente, agregando mais materiais conforme forem sendo produzidos. Esperamos que, com isso, todos possam utilizar o tempo de recolhimento para também ter um pouco mais de contato com a cultura, ampliar repertórios, abrir horizontes e encontrar serenidade.   Fonte: Jornal da USP - 27/03/20

27 março 2020

Cultura online para alimentar a mente e apaziguar o espírito

Um passeio pelo mundo virtual através de instituições culturais, nacionais e internacionais, ajuda a passar pela quarentena


Nesse momento em que o isolamento é obrigatório como única forma de conter a covid-19, a cultura se torna uma aliada ainda mais forte, seja para ajudar a suportar a quarentena necessária, seja para manter as pessoas ativas e relacionadas com o mundo. E muitas instituições culturais abriram suas portas on-line, num gesto de solidariedade. “Documentários, sites sobre várias áreas científicas e diversas linguagens artísticas podem ser apreciados on-line, com várias programações, conjugações de instituições e canais do mundo todo, em ações solidárias”, afirma a professora Elza Ajzenberg, coordenadora do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que com uma equipe de pesquisadores elaborou uma lista de eventos culturais on-line oferecidos por instituições culturais do Brasil e do exterior, a pedido de alunos e funcionários da ECA.
Uma das visitas on-line sugeridas pela professora Elza é ao Museu do Vaticano. Uma das atrações desse site é um tour em 360% pela Necrópole da Via Triumphalis, uma área no subsolo dos jardins do Vaticano que reúne mausoléus, sarcófagos finamente esculpidos, estátuas e afrescos dos primeiros séculos da era cristã. Descoberta acidentalmente em 1956, durante a construção de um estacionamento, a área soma um total de mil túmulos, datados do século 1 até o ano 230, dos quais pelo menos 50 pertenceram aos primeiros adeptos do cristianismo.
Já na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália – outra sugestão da professora Elza –, tesouros da arte estão acessíveis on-line. Podem-se ver, em detalhes, já nas primeiras páginas do site, obras como La Velata, de Rafael, Nascita di Venere, de Botticelli, e uma Sacra Famiglia, de Michelangelo.   Leia mais.   Fonte: Jornal da USP - 27/03/20

Professores da USP dão dicas sobre como se manter ativo na quarentena

Veja artigo na íntegra em: shorturl.at/eFNW4


Inteligência computacional usa notícias da internet para prever casos de coronavírus

Pesquisadores da USP testam ferramentas de mineração de dados para prever a evolução da pandemia; método já foi explorado em aplicações nas áreas de agronegócio e educação


Enquanto o novo coronavírus continua se espalhando pelo mundo, assistimos à proliferação de uma série de gráficos mostrando a evolução da covid-19 e curvas ilustrando o que poderá acontecer no futuro. Além de assustador, o cenário traz uma série de desafios adicionais para os cientistas da computação: como extrair conhecimentos úteis a partir dessa quantidade gigantesca de informações que circulam na internet sobre a pandemia, aproveitando os recursos tecnológicos que temos à disposição?
Esse é um desafio que já vem sendo enfrentado pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Eles têm obtido bons resultados utilizando técnicas de inteligência artificial aplicadas à mineração de dados nas áreas de agronegócio e educação, por exemplo. Para isso, desenvolvem desde 2014 uma ferramenta chamada Websensors, que usa inteligência artificial para analisar eventos extraídos de textos de notícias, tais como informações sobre o que aconteceu, como, quando, onde e quem está envolvido.
Agora, estão empenhados em coletar eventos mencionando o novo coronavírus ou a doença covid-19. A meta é usar essas informações como conhecimento complementar para ser incorporado em modelos de previsão já existentes. Um exemplo é a previsão da curva de contaminação da pandemia, que pode ser ajustada considerando eventos sobre esse assunto. Além disso, esse conhecimento adicional será importante para apoiar especialistas na identificação futura de iniciativas bem-sucedidas e mal-sucedidas no combate ao vírus, o que terá grande utilidade nas próximas epidemias que enfrentaremos.  Leia mais.   Fonte: Jornal da USP - 26/03/20


Como criar um roteiro de leitura para escrita científica

Ter um roteiro de leitura é fundamental na hora de escrever um artigo, dissertação ou tese.
1) Volte ao seu problema de pesquisa;
2) Identifique o campo temático que o norteia;
3) Identifique sua área de estudos, a área de concentração do PPG em questão e faça buscas em bancos de dados especializados. 

Calendário de treinamentos - Portal de Periódicos CAPES


A Capes oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal! Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.
É necessário fazer login no MEU ESPAÇO para verificar os treinamentos com inscrições abertas. Havendo vaga, basta clicar e solicitar a inscrição no treinamento desejado. Caso o usuário não possua cadastro na área indicada, deve fazer um clicando em “Novo usuário”. Após a identificação, é essencial retornar à página de “Treinamentos” para fazer a escolha. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.
Para acessar o cronograma anual do Portal de Periódicos e dos editores com os horários dos treinamentos 2020, clique AQUI Fonte: AGUIA - 27/03/20

O que é DocuSign? Veja como funciona, preços e como assinar documentos

DocuSign é um serviço para preparar, enviar, gerenciar e assinar documentos digitalmente. Por meio de armazenamento em nuvem, a plataforma permite que seus usuários assinem documentos eletronicamente. Dessa forma, ajuda a economizar o tempo e o dinheiro que antes eram gastos no processo de impressão e envio desses registros.
Um de seus diferenciais é a possibilidade de integração com serviços como Google DriveGmail e Dropbox para inserir as assinaturas nos documentos e e-mails de forma fácil e rápida. A plataforma conta com planos gratuitos e pagos e pode ser acessada por todos os usuários no computador. Confira, a seguir, como assinar documentos digitais com o DocuSign.

O que é e como funciona?

A plataforma DocuSign é um serviço para a assinatura digital e envio de documentos por meio da gestão de transações digitais (DTM). Funcionando com base em uma nuvem virtual, o software é programado para gerenciar digitalmente transações completas de negócios, desde o recebimento dos arquivos, o processo de assinatura, até o envio do documento para o destinatário final.
Todas as assinaturas feitas com o DocuSign são aceitas legalmente no Brasil e no mundo e atendem os padrões regulamentares e jurídicos obrigatórios. Com milhares de usuários e participação em mais de 188 países no mundo, o serviço possui suporte a 43 idiomas e pode ser acessado em qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Quais são os preços?

O DocuSign oferece acesso de forma gratuita ou por meio de planos, com ferramentas e recursos extras. A versão gratuita pode ser acessada por todos e é recomendada para os usuários que desejam apenas assinar documentos. Não é possível, no entanto, integrar o envio dos registros com outros programas. Já a versão paga é disponibilizada em 3 planos distintos: Pessoal, Padrão e Business Pro.
A primeira opção custa U$ 10 por mês (cerca de R$ 50, em conversão direta) e permite o envio de cinco documentos mensalmente, além de oferecer acesso ao aplicativo para celulares e integração com o Gmail, Dropbox, entre outros serviços. O pacote Padrão custa U$ 25 (aproximadamente R$124,00) e tem como diferencial a possibilidade de inserir uma marca personalizada. Já o Business Pro tem o valor mensal de U$ 40 (cerca de R$ 199) e conta com recursos extras, como anexos do signatário, envio em lote, PowerForms e autenticação avançada.

DocuSign é seguro?

O serviço de assinaturas digitais é totalmente seguro, a plataforma conta com um sistema de proteção e segurança dos dados bancários. Devido à possibilidade dos documentos possuírem informações extremamente confidenciais, o DocuSign oferece a seus clientes o padrão global de gestão de segurança para transações digitais, garantindo a confiabilidade e integridade de seus dados.

Como assinar um documento digitalmente?

O processo de assinatura de documentos pode ser feito de forma rápida e intuitiva por qualquer usuário, sem a necessidade de adquirir um dos pacotes de assinatura. Ao receber um documento por e-mail, é preciso clicar no botão "Analisar documento". Caso seja a primeira vez utilizando o serviço, será necessário concordar com um termo de uso. Em seguida, o navegador irá encaminhá-lo para os campos do documento em que há é preciso realizar uma assinatura.
As assinaturas podem ser realizadas de duas maneiras: desenhando, caso o usuário esteja utilizando um dispositivo touchscreen, ou "adotando" uma assinatura pré-existente, que será usada como uma representação de sua intenção de assinar o documento. Para aqueles que possuem um plano premium, é possível ainda escanear sua assinatura, feita em um papel, para utilizá-la digitalmente.   
Fonte: TechTudo - 27/03/20

26 março 2020

Comunicado FAPESP sobre recebimento de Termos de Outorga

Devido às medidas de restrição que visam conter o avanço da pandemia de COVID-19, a FAPESP passa a aceitar excepcionalmente a assinatura digitalizada de outorgados e dirigentes de instituições-sede nos Termos de Outorga e Aditivos aos Termos de Outorga.
O envio do documento deverá ser feito exclusivamente por meio do Converse com a FAPESP,  em  Recebimento  de  Termo  de  Outorga  e  Aditivos  por  meio  eletrônico (www.fapesp.br/converse/
solicitacoes-pesquisador/140/).
Lembramos que o envio do documento original continua sendo obrigatório. O Termo de Outorga deverá ser enviado assinado em duas vias após a retomada das atividades, em data a ser comunicada aos pesquisadores.
As demais dúvidas e solicitações devem ser encaminhadas pelo Converse com a FAPESP utilizando o link correspondente ao assunto específico.
Mais informações sobre o atendimento da FAPESP: www.fapesp.br/14095.
Fonte: Agência FAPESP - 26/03/20


Manual de preencimento do Currículo Lattes

Ainda está com dúvidas sobre como preencher seu Currículo Lattes? Pois é, parece que essa ferramenta ainda traz muitas coisas desconhecidas dos pesquisadores. Que tal ver um outro manual muito prático?  Confira este manual: https://goo.gl/l8aYZ9




25 março 2020


Como criar e gerenciar suas senhas na internet

Vazamentos de dados prejudicam a segurança digital dos usuários. Mas existe uma série de técnicas que possibilitam bloqueios mais fortes e seguros

Em janeiro de 2019, cerca de 770 milhões de endereços de email do mundo todo tiveram sua segurança comprometida, no maior vazamento de dados de todos os tempos.
Batizado de “Coleção #1”, o vazamento comprometeu a segurança dos dados de usuários de mais de 2.000 serviços digitais, incluindo plataformas como a rede social LinkedIn e o serviço de armazenamento na nuvem Dropbox.
O episódio, aliado a outros similares acontecidos no passado, resultou no comprometimento de pelo menos 1,1 bilhão de endereços de email, segundo Troy Hunt, diretor regional da Microsoft e especialista em segurança digital.
Usar a mesma senha em diversos serviços digitais é um dos maiores riscos para a segurança digital, segundo especialistas. De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela empresa de consultoria LogMeln, 59% dos usuários de internet usam a mesma senha para múltiplos acessos em sites diferentes. A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 2.000 pessoas em cinco países.
Outro estudo, feito pela empresa Cyclonis, especializada em segurança digital, demonstrou que senhas como “12345” são muito comuns, apesar de serem fracas. A pesquisa entrevistou 275 americanos, e 34% deles admitiram o uso de combinações simples como essa.  
Confira em: Como criar uma senha forte.   Fonte: Nexo - 25/03/20