Vazamentos de dados prejudicam a segurança digital dos usuários. Mas existe uma série de técnicas que possibilitam bloqueios mais fortes e seguros
Em janeiro de 2019, cerca de 770 milhões de endereços de email do mundo todo tiveram sua segurança comprometida, no maior vazamento de dados de todos os tempos.
Batizado de “Coleção #1”, o vazamento comprometeu a segurança dos dados de usuários de mais de 2.000 serviços digitais, incluindo plataformas como a rede social LinkedIn e o serviço de armazenamento na nuvem Dropbox.
O episódio, aliado a outros similares acontecidos no passado, resultou no comprometimento de pelo menos 1,1 bilhão de endereços de email, segundo Troy Hunt, diretor regional da Microsoft e especialista em segurança digital.
Usar a mesma senha em diversos serviços digitais é um dos maiores riscos para a segurança digital, segundo especialistas. De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela empresa de consultoria LogMeln, 59% dos usuários de internet usam a mesma senha para múltiplos acessos em sites diferentes. A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 2.000 pessoas em cinco países.
Outro estudo, feito pela empresa Cyclonis, especializada em segurança digital, demonstrou que senhas como “12345” são muito comuns, apesar de serem fracas. A pesquisa entrevistou 275 americanos, e 34% deles admitiram o uso de combinações simples como essa.
Confira em: Como criar uma senha forte. Fonte: Nexo - 25/03/20
Confira em: Como criar uma senha forte. Fonte: Nexo - 25/03/20