28 maio 2020

USP discute diretrizes para a conclusão das atividades didáticas do primeiro semestre de 2020

Sétimo comunicado à comunidade acadêmica
Prezada(o) colega,
Espero que você e todos os seus estejam passando bem e com boa saúde, tanto física quanto mental, após 65 dias de isolamento social e 72 dias sem as aulas presenciais na Universidade. Estamos todos trabalhando intensamente, apesar de ser de forma remota, e, graças a esse esforço, a Universidade continua cumprindo a sua responsabilidade acadêmica e social.
Mas também sei, e sinto isso pessoalmente, o quão angustiante é a falta do contato pessoal, do relacionamento presencial com os colegas, da interação aluno e professor, do acompanhamento de um experimento e até de uma conversa durante um café no intervalo. No entanto, acho que estamos avançando e aprendendo a lidar com o vírus e com a pandemia.
Ontem, dia 26 de maio, promovemos mais uma reunião virtual entre os dirigentes da USP para trocar experiências bem-sucedidas neste período de exceção e discutir outros assuntos. Uma reunião virtual, no caso com quase 130 participantes, não permite muita discussão e acaba se tornando, essencialmente, uma oportunidade de atualização das informações. Mesmo assim, esses encontros são imprescindíveis para manter e fortalecer o espírito de corpo da nossa instituição.
Iniciamos por uma apresentação sobre a situação da pandemia no Estado, desta vez feita pelo professor Dimas Covas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), que, além de diretor do Instituto Butantan, agora coordena o Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, ligado ao Governo do Estado. Em resumo, Covas informou que ainda estamos no meio da crise, sem termos atingido o pico da epidemia. É certo que este está sendo um ano de muitos desafios, que espero seja acompanhado de muita saúde pela comunidade da USP.   Leia na íntegra
Fonte: Jornal da USP - 27/05/20

Sala São Paulo Digital oferece concertos semanais on-line

Apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo são disponibilizadas a cada semana


Para não deixar de fornecer material cultural, a Sala São Paulo está promovendo uma programação on-line, com transmissões ao vivo de concertos e reprises de concertos feitos pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), além de outras atrações. É o projeto Sala São Paulo Digital, que disponibiliza um novo vídeo todas as quintas-feiras e sábados.
Nesta quinta-feira, dia 28, o concerto a ser apresentado traz a Osesp interpretando O Sotaque Azul das Águas, de Luís Tinoco. No sábado, dia 30, a obra a ser executada pela orquestra é a Sinfonia nº 1 em Si Bemol Maior, opus 38, Primavera, de Robert Schumann.
Os vídeos anteriores permanecem disponíveis. Entre as obras que podem ser ouvidas estão a Nona Sinfonia de Beethoven a Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, de Sergei Prokofiev, e a Sinfonia nº 5 em Mi Menor, de Tchaikovsky. Todos os concertos já oferecidos estão disponíveis neste link.
Os concertos oferecidos pelo projeto Sala São Paulo Digital são disponibilizados no Youtube, no Facebook e no Instagram. A programação completa do projeto está disponível neste link.    
Fonte: Jornal da USP - 27/05/20

Material didático explica principais testes para detectar covid-19


O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP desenvolveu um material didático e ilustrativo que aborda, de forma bem-humorada, a importância dos testes para diagnóstico de covid-19, explicando como eles são aplicados, o que é preciso para sua preparação, além dos desafios enfrentados para que eles sejam adquiridos. Composto de 12 figuras produzidas com recursos gráficos, o conteúdo trata, entre outros assuntos, sobre o teste PCR, um dos mais utilizados para detectar o novo coronavírus juntamente com os testes rápidos, que ganharam espaço no nosso cotidiano e também foram destacados no trabalho.
Segundo Emanuel Carrilho, diretor do IQSC, muitas vezes o assunto é abordado de forma superficial em noticiários, limitando o entendimento da população sobre o tema, fato que motivou os pesquisadores a criarem o material. “Como uma das missões da universidade, em particular da USP, é a disseminação da informação, resolvemos explicar todas as etapas de um teste, desde seu desenvolvimento até a comercialização em larga escala. Além disso, esses testes têm tudo a ver com o que desenvolvemos no IQSC, onde trabalhamos tanto com testes genéticos quanto com testes rápidos imunológicos”, explica o docente.
De acordo com os autores do trabalho, o formato escolhido para a divulgação do conteúdo contribui para a melhor compreensão da sociedade. “Desenhos bem-humorados são capazes de informar, de maneira simples e lúdica, conceitos nem sempre fáceis de serem tratados e compreendidos. Em uma das ilustrações, por exemplo, dois jovens são apresentados como infectados, e uma senhora, visivelmente com mais de 60 anos, é a única pessoa saudável. Nossa intenção foi informar algo sério e pesado de forma agradável”, explica Maria Olímpia Rezende, professora do IQSC e uma das autoras do trabalho, que foi elaborado em conjunto com Regiane Travensolo, empreendedora e pós-doutoranda do instituto.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 27/05/20

27 maio 2020

O papel do CNPq na pesquisa nacional é tema de debate no dia 28 de maio


Na próxima quinta-feira, dia 28 de maio, às 14h30, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação promove o debate O momento atual do CNPq, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela.
A discussão, que será transmitida ao vivo pela internet, abordará a atuação do CNPq no cenário nacional de pesquisa e as perspectivas para o futuro. Participam do evento o reitor Vahan Agopyan, o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr., o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva, além dos professores do Instituto de Física (IF), Paulo Nussenzveig e Raul Abramo, e da professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Marta Arretche.   Fonte: Jornal da USP - 27/05/20

Inscrições

Hoje é o Dia Nacional da Mata Atlântica

O Brasil comemora nesta segunda-feira (27) o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.
Para ajudar a conservar o bioma e sua biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) implementa o projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, no contexto da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Brasil-Alemanha. Além de contribuir para a conservação da fauna e flora, a iniciativa ajuda a melhorar a qualidade de vida da população.
A Mata Atlântica abrange as maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil. Nela, moram mais de 145 milhões de pessoas. Mais de 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro socioeconômico do país. Todavia, a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal original do bioma.    
Fonte: ICMBio - 27/05/20

Participe do Prêmio CAPES de Tese 2020


Programas de Pós-Graduação (PPGs) que tiveram pelo menos uma tese defendida em 2019 têm apenas três dias para inscrever o trabalho selecionado pelos seus coordenadores. O Prêmio CAPES de Tese 2020 é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação Carlos Chagas, Comissão Fulbright e Instituto Serrapilheira. Nele são reconhecidas as melhores teses. O prêmio principal é oferecido ao melhor trabalho de cada uma das três grandes áreas: Ciências da Vida, Humanas e Exatas.
Os autores das teses selecionadas receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional; seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$9 mil para participação em congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional.
A avaliação dos trabalhos será feita por comissões responsáveis pela análise e seleção das produções que estejam registradas na Plataforma Sucupira, em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas. Designados pelo presidente da CAPES, eles considerarão a originalidade, o caráter inovador do trabalho e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.   Fonte: CCS/CAPES

FAPESP adota mudanças em sistema de análise de concessões de auxílios e bolsas

O impacto da crise econômica decorrente da pandemia de COVID-19 na arrecadação tributária do Estado de São Paulo e, consequentemente, no orçamento da FAPESP obriga a Fundação a estabelecer tetos mensais para a concessão de auxílios e bolsas.
A medida, em caráter emergencial e provisório, tem como objetivo garantir compromissos financeiros de curto, médio e longo prazo com auxílios e bolsas já concedidos. Em carta à comunidade acadêmica de São Paulo, a Diretoria Científica da FAPESP explica a iniciativa e detalha as mudanças adotadas na sistemática de análise das solicitações de Bolsas e Auxílios. A íntegra da carta à comunidade sobre medidas emergenciais/COVID-19 está disponível em www.fapesp.br/14256.    Fonte: Agência FAPESP - 27/05/20 

Plataforma de divulgação científica identifica fake news sobre COVID-19

Projeto busca combater onda de desinformação sobre a pandemia da COVID-19 por meio da plataforma COVID Verificado, que faz a checagem científica de informações relacionadas ao novo coronavírus.
A iniciativa é de um grupo de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
Na plataforma, é possível encontrar respostas para algumas das dúvidas mais comuns sobre o SARS-CoV-2, como, por exemplo, o tempo de sobrevivência do vírus em diferentes superfícies, vacinas em desenvolvimento e possíveis tratamentos. As informações são apresentadas de maneira simplificada, com gráficos e imagens para facilitar a compreensão, e sempre indicando as referências científicas.
O site reúne também as principais atualizações sobre novas pesquisas e descobertas relacionadas à COVID-19. Há ainda uma área para o envio de perguntas diretamente para os pesquisadores.
A plataforma COVID Verificado pode ser acessada em www.covidverificado.com.br. Os pesquisadores também mantêm uma página no Instagram e no Facebook
Fonte: Agência FAPESP - 27/05/20

26 maio 2020

CNPq divulga nota sobre mudanças no modelo de concessão de bolsas de mestrado e doutorado no País

“O modelo de concessão seguirá uma gradativa e contínua conversão do modelo antigo, de distribuição majoritária por quotas em Programas de Pós-Graduação (PPGs), para um novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas”, informa o órgão

NOTA INFORMATIVA – BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PAÍS
Conforme Nota de Esclarecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 17/12/2019, o modelo de concessão de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) adotado pelo CNPq encontra-se em processo de reformulação. O modelo de concessão seguirá uma gradativa e contínua conversão do modelo antigo, de distribuição majoritária por quotas em Programas de Pós-Graduação (PPGs), para um novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas.
Durante o 1º semestre de 2020, serão mantidas as indicações de bolsistas pelos PPG, seguindo o modelo antigo de quotas, de modo a permitir uma transição gradual, enquanto o novo modelo de concessão de bolsas é efetivamente implementado.
O CNPq informa que, dando sequência à implementação gradual do novo modelo, serão suspensas as indicações de bolsas no modelo de quotas em PPGs a partir de 01/07/2020. As bolsas de mestrado e doutorado no país, em curso, serão mantidas, até o final de suas vigências, nas quotas dos respectivos PPGs. As bolsas recolhidas das quotas, a partir de 01/07/2020, serão concedidas seguindo o novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas.
Dúvidas adicionais poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CNPq: http://cnpq.br/web/guest/central-de-atendimento.   Fonte: CNPq - 26/05/20

Cursos gratuitos: formação modular sobre ciência aberta

O termo “ciência aberta” faz alusão a um modelo de prática científica que, em consonância com o desenvolvimento da cultura digital, visa mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações; envolve também a abertura do próprio processo científico como um todo, acelerando a disseminação, a democratização e o avanço do conhecimento e de seu uso pela sociedade.
As iniciativas em torno da ciência aberta abarcam um ecossistema envolvendo diversos pilares, tais como: publicações abertas (artigos, livros); dados abertos (dados científicos ou de valor acadêmico); ferramentas abertas (software, hardware, designs); pesquisa aberta (cadernos abertos, colaboração massiva, workflows); ciência cidadã (pesquisas participativas, blogs científicos, hackerspaces, laboratórios de inovação cidadã); avaliação aberta (peer-review, badges, altmetrics); e educação aberta (metodologias ativas, recursos educacionais abertos).
A CAPES está atenta à tendência e vem buscando adotar iniciativas que provoquem reflexões relacionadas à temática. Entre as ações da fundação, foram realizados dois encontros de ciência aberta (o primeiro em 2018 e o segundo em 2019).
Nesta perspectiva, a Fiocruz está oferecendo a Formação Modular Sobre Ciência Aberta, oferecida por meio do Campus Virtual Fiocruz. O público-alvo dos cursos é composto por pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação e demais usuários interessados no tema. A iniciativa apresenta à comunidade acadêmica o movimento da ciência aberta, suas diversas práticas, expectativas e controvérsias. O programa é gratuito.  Veja o conteúdo programático.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 26/05/20

Plataforma SUCUPIRA da Capes

O que é a Plataforma SUCUPIRA?
É uma importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica. Igualmente, a Plataforma propicia parte gerencial-operacional de todos os processos e permite maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.
A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.
Quais os avanços para os processos da CAPES?
  • Maior transparência dos dados para toda a comunidade acadêmica;
  • Redução de tempo, esforços e imprecisões na execução de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG);
  • Maior confiabilidade, precisão e segurança das informações;
  • Controle gerencial mais eficiente.
Acesse aqui a Plataforma Sucupira

                                                  Clique aqui                      Fonte: Ministério da Saúde

25 maio 2020

Hoje 25/05 às 14h - Webex Kopernio


Dia 25/05 | 14h |  Kopernio
Meeting number (access code): 280 941 075
Meeting password: kopernio
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O Kopernio é uma startup de tecnologia que visa permitir que os pesquisadores leiam de maneira fácil e legal os textos completos dos artigos de revistas científicas. Acesse milhões de PDFs de artigos de pesquisa com um clique no Web of Science, PubMed, arXiv, Scopus e milhares de outros sites acadêmicos. Economize tempo navegando em paywalls, logins e redirecionamentos. O Kopernio ajuda você a acessar seus PDFs de texto completo mais rapidamente, conectando-o com segurança às assinaturas de diário da sua biblioteca e ao conteúdo de acesso aberto. Depois de ter o PDF, você pode exportá-lo facilmente para sua ferramenta de gerenciamento de referência favorita ou baixá-lo na área de trabalho. O Kopernio se integra ao Mendeley, EndNote, Dropbox e Zotero. Descubra por que pesquisadores de milhares de universidades já estão usando o Kopernio.

Hoje 25/05 às 10h - Webex Essential Science Indicators


Dia 25/05 | 10h |  Essential Science Indicators
Meeting number (access code): 284 957 017
Meeting password: esiusp
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ESI (Essential Science Indicators) é uma ferramenta analítica que ajuda a identificar pesquisas com melhor desempenho no Web of Science Core Collection. A ESI pesquisa mais de 11.000 periódicos de todo o mundo para classificar autores, instituições, países e periódicos em 22 campos amplos com base no desempenho de publicações e citações.



24 maio 2020

Manifesto para a mudança digital nas bibliotecas de pesquisa


Na segunda-feira, 18 de maio de 2020, a organização de Bibliotecas de Pesquisa do Reino Unido (Research Libraries UK – RLUK) lançou um manifesto para a mudança digital nas bibliotecas de pesquisa durante um seminário on-line, com a participação de mais de 450 delegados. O manifesto é o produto do trabalho de um ano dos membros do grupo de trabalho da mudança digital da RLUK e fornece uma visão do futuro para a biblioteca de pesquisa, uma perspectiva geral de como essa visão pode ser moldada pela mudança digital e as etapas tangíveis para que a comunidade das bibliotecas de pesquisa alcance sua realização. Esta matéria apresenta uma tradução livre dessas informações e do Manifesto.
 A mudança digital
Segundo a Research Libraries UK, as bibliotecas de pesquisa há muito estão se adaptando ao ambiente digital, introduzindo novas formas de trabalhar, acessar e usar coleções e se envolver com públicos amplos e diversos. A transição do analógico para o digital tem sido um processo que já se tornou familiar e altamente visível em coleções de bibliotecas de pesquisa, serviços e interações com o público. Os fichários tornaram-se catálogos on-line, livros físicos e periódicos aderiram ao formato eletrônico e alguns espaços das bibliotecas se tornaram laboratórios acadêmicos. A ‘mudança digital’ foi usada pelo RLUK como um termo genérico para abranger todas essas atividades e mudanças.
Sob sua estratégia Remodelando a Academia o RLUK procura apoiar seus membros em torno da natureza mutável das coleções, operações e audiências das bibliotecas de pesquisa. A mudança do ambiente analógico para o ambiente misto analógico / digital está bem encaminhada. Isso tem implicações profundas nas coleções de membros do RLUK e em sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus usuários. A mudança digital exige que as bibliotecas tenham aparência, operem e se organizem de maneira diferente, com novos conjuntos de habilidades, fluxos de trabalho redesenhados e novas ferramentas e técnicas. Isso pode ser perturbador e, quando o cenário da biblioteca de pesquisa está mudando rapidamente, pode ser difícil pensar no futuro e visualizar como será o futuro.   Leia mais.   Fonte: AGUIA - 23/05/20