30 novembro 2020
CAPES apresenta painéis de gestão para o Conselho Superior
Ferramentas têm o objetivo de tornar mais eficiente a destinação de recursos
O Painel Estratégico traça um panorama de número de bolsas concedidas, dos programas de pós-graduação atendidos e da quantidade de bolsistas que recebem auxílio. A plataforma contém informações sobre o perfil dos estudantes, do que foi proposto pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e o que, de fato, foi realizado. É, em síntese, uma ferramenta de gestão.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, observou que as informações do painel facilitam todo o planejamento. “Nossa ideia é que a comunidade científica, comunidade acadêmica, possa ter acesso às informações. Sem instrumento de gestão, não se faz uma boa gestão”, disse. “O painel nos permite correções de rotas a partir de informações coletadas no sistema”, continuou.
A outra proposta de painel apresentada é sobre o funcionamento do Portal de Periódicos. A CAPES analisa o conteúdo contratado por alcance, número de acessos e o valor de cada contrato e convênio. A ideia é entender o que há de mais relevante disponível de modo a garantir uma destinação de recursos eficiente. “A partir do momento que definirmos os procedimentos, os critérios, avançaremos na otimização de recursos e de atendimento à nossa comunidade acadêmica”, observou Benedito Aguiar. Fonte: CCS/CAPES - 27/11/20
CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020
O Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº
25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de
Mestrado e Doutorado.
Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao
final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020,
iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à
missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma
transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de
concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são
apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o
direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa
avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período
citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de
pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no
sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de
disponibilidade orçamentária do CNPq.
Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema
do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de
mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será
lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.
O CNPq informa que o período de interposição de recurso
administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de
2020.
Demanda
Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380
são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre
1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da
Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas
do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de
Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas
de mestrado.
Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277
já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de
julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro
de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em
bolsas de doutorado. Veja aqui o resultado preliminar. Fonte: CCS/CNPq - 26/11/20
USP, Unesp e Unicamp lançam chamada de propostas em parceria com o Consulado Geral da França
As universidades de São Paulo (USP),
Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o
Consulado Geral da França em São Paulo, lançaram a 11ª edição do programa
Cátedras Franco-Brasileiras em São Paulo. Este ano, devido à pandemia de
COVID-19, as propostas deverão envolver apenas atividades virtuais. Inscrições
devem ser feitas até 7 de dezembro de 2020.
O programa permite a professores e pesquisadores de instituições
francesas de ensino e pesquisa colaborar com colegas das universidades
paulistas. A iniciativa se destina tanto a apoiar as colaborações emergentes ou
projetos sobre temáticas emergentes, como a consolidar o desenvolvimento das
cooperações de excelência preexistentes entre duas equipes de pesquisa
– uma francesa e outra brasileira.
Os laureados deste ano poderão, caso desejem, submeter a sua candidatura para as próximas edições do programa. Os projetos deverão ser enviados aos escritórios de relações internacionais das respectivas universidades paulistas e ao Consulado geral da França em São Paulo. Para a USP, a submissão deverá ser feita por meio do Sistema Mundus.
Mais informações em: https://bit.ly/3nXomtv. Fonte: Agência FAPESP - 30/11/20
29 novembro 2020
28 novembro 2020
8 projetos da USP para ensinar e aprender ciências pela internet
Um dos pilares da universidade pública, a extensão é a ação que busca trocar saberes com a sociedade e gerar benefícios a todos os envolvidos. Ela inclui diversas atividades como cursos, eventos, ações culturais e científicas, além de programas de integração.
Nessa missão, várias unidades da USP oferecem projetos que auxiliam o ensino e o aprendizado de disciplinas escolares como Química, Física, Genética, Astronomia, além de conhecimentos sobre geopolítica, biodiversidade e outras questões da atualidade. Eles são promovidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação que procuram levar conhecimentos atuais gerados na Universidade, inovando em forma, linguagem e conteúdo. Confira abaixo alguns projetos em destaque que oferecem recursos on-line e estão disponíveis gratuitamente na internet. Conheça os projetos. Fonte: Jornal da USP - 27/11/20
27 novembro 2020
FAPESP anuncia novos percentuais nos recursos da Reserva Técnica de bolsas
O Conselho
Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP alterou as Normas para Utilização dos Recursos da Reserva Técnica nas
modalidades de Bolsa no País e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). As
alterações estão em vigor desde 25 de novembro pela Portaria CTA nº
24/2020.
Os
recursos de Reserva Técnica para as Bolsas no País nas modalidades de Doutorado
e Doutorado Direto corresponderão a 20% do valor anual da Bolsa, e nas de
Pós-Doutorado, a 10% do valor. Os recursos de Reserva Técnica para as BEPE nas
modalidades Doutorado, Doutorado Direto e de Pós-Doutorado equivalerão a 10% do
valor anual da bolsa.
Os
recursos de Reserva Técnica para Bolsas no País e BEPE de Iniciação Científica
e Mestrado não foram ajustados.
A
alteração não se aplica às bolsas já aprovadas ou em andamento, mantendo o
compromisso anteriormente assumido pela FAPESP junto aos bolsistas.
Com
a alteração nos percentuais dos recursos de Reserva Técnica, a FAPESP busca
reduzir o impacto causado pela valorização do dólar nos recursos disponíveis
para pesquisa, manter o percentual médio de bolsas anualmente concedidas pela
Fundação e absorver a demanda crescente de solicitações de bolsas ante a
redução de recursos para pesquisa ofertados pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Fonte: Agência FAPESP - 27/11/20
26 novembro 2020
Revista “Estudos Avançados” chega ao número 100
Disponível na plataforma Scielo, a edição traz um dossiê sobre o impacto da covid-19, presta homenagem a intelectuais como o sociólogo Florestan Fernandes e o economista Celso Furtado e lembra os cem anos da morte do sociólogo alemão Max Weber, além de rememorar os 250 anos do nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven. A revista também homenageia o professor Alfredo Bosi, “que assegurou por três décadas (de janeiro de 1989 a agosto de 2019) a preservação deste patrimônio da USP e do IEA que é a revista Estudos Avançados”, como informa outro trecho do editorial.
Aberta seleção para doutorado-sanduíche no exterior
Está aberto o processo seletivo para o Programa
Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecido pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A seleção prevista no Edital nº 19/2020
permite que alunos matriculados em cursos de doutorado avaliados com nota
quatro ou maior na última quadrienal, que comprovem fluência na língua
estrangeira da instituição de destino, façam parte de sua formação no exterior.
Heloísa
Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, explicou que a
habilidade no idioma de destino é exigida para que o aluno consiga interagir
num laboratório internacional, melhorando sua experiência: “Eu recomendo a
todos que têm intenção de fazer mobilidade que invistam no aprimoramento de um
segundo idioma para facilitar a sua formação e ampliar a produção cientifica
brasileira em coautoria”.
O
Edital oferece até 1.400 bolsas aos doutorandos, que deverão voltar ao Brasil
para defender sua tese após a vigência do benefício, que terá duração entre
quatro e seis meses.
As
instituições têm até o dia 12 de março do próximo ano para fazerem a seleção
interna dos candidatos e divulgarem seus resultados. A inscrição no sistema da
CAPES será feita de 15 de março a 1º de abril. Após homologação, emissão das
cartas de concessão e todos os trâmites necessários para a implementação das
bolsas, as atividades no exterior poderão ser iniciadas entre julho e setembro
de 2021. Fonte: CCS/CAPES - 26/11/20
Melhores práticas de atribuição de autoria: dar crédito a quem merece
- Participação significativa na concepção do estudo, na coleta de dados, ou na análise/interpretação de dados;
- Envolvimento na elaboração ou revisão do manuscrito;
- Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; e
Responsabilidade pela exatidão e integridade de todos os aspectos da pesquisa.
Leia a íntegra do texto. Fonte: AGUIA – 26/11/20
Portal de Revistas USP: artigos em texto completo ao alcance de todos!
Apoiado na filosofia do Acesso Aberto, o Portal foi criado em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional. Em 2012 foi remodelado, alterando-se inclusive sua tecnologia inicial, de modo a preparar tanto as revistas como seus editores para mais um salto qualitativo rumo a internacionalização e modernização exigidas na contemporaneidade. Com isso passa a integrar a rede de portais de revistas científicas que utilizam o Open Journal Systems como plataforma tecnológica.
O Portal está construído de forma a ser interoperável com sistemas similares nacional e internacionalmente, tais como Google Acadêmico, OASIS do IBICT/MCT, Public Knowledge Project e outros. No âmbito interno, se encontra indexado pelo Portal de Busca Integrada da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica e ainda está interligado com a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP de modo a transferir os metadados e o arquivo completo de todo os documentos de autores USP publicados em qualquer uma de suas revistas, observando-se o prazo de 48 horas. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 26/11/20
25 novembro 2020
OECD no Portal de Periódicos da CAPES
Instituições participantes do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a diversos conteúdos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, incluindo a OECD iLibrary. Constituída de coleções multidisciplinares, a biblioteca disponibiliza estatísticas, livros, periódicos e obras de referência com um período de cobertura que varia desde 1961 até o ano corrente.
24 novembro 2020
O book das aves de Santos: guia traz fotos e informações em livro digital
O guia digital é bilíngue (português e inglês) e composto de um mapa de visualização e escuta de cada espécie, de acordo com a frequência em cada diferente local do engenho. Duas das aves descritas e fotografadas – o tucano-de-bico-preto e o saíra-sapucaia – são espécies consideradas “vulneráveis”, na categoria de classificação da União Internacional para
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Conservação da Natureza. Significa que há risco alto de
extinção em médio prazo.
O projeto foi realizado com recursos do 4º Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão e envolveu servidores e docentes do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Museu de Zoologia (MZ), do Instituto de Biociências (IB), ambos também da USP, e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santos. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 24/11/20
USP lança fundo patrimonial para financiar programas acadêmicos
Fundo patrimonial terá aporte de R$ 10 milhões da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp)
Nova versão de aplicativo do Jornal da USP traz notícias em texto, áudio e vídeo
Podcasts, canal no YouTube e todo o conteúdo do site pode ser acompanhado através de app gratuito disponível para Android e iOS
O aplicativo é uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS), responsável pelo Jornal da USP, e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). “Essa nova versão tem uma interface totalmente redesenhada, o foco é no usuário e em melhorar sua experiência. No caso dos podcasts, por exemplo, é possível baixá-lo e ouvir quando quiser”, explica o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP Jun Okamoto Jr., assistente da STI e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
A divulgação do conhecimento gerado na Universidade tem atraído cada vez mais a atenção do público. “O novo aplicativo do Jornal da USP é mais um passo para ampliar a sua audiência, que cresce seguidamente. Atualmente, já temos 2,3 milhões de visitantes mensais. Em breve, teremos mais novidades. Agradeço o apoio da STI”, disse o superintendente da SCS, Luiz Roberto Serrano.
A diretora de redação do Jornal da USP, Marcia Blasques, destaca que, nos últimos anos, a produção do site se diversificou muito. “Cada vez mais investimos em conteúdos de áudio e vídeo, além de textos, fotos e infografias. A nova versão do aplicativo reflete essa realidade, organiza melhor os diversos produtos que oferecemos, e torna mais fácil para nosso público acompanhar tudo isso”. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 24/11/20