30 novembro 2020


11 de janeiro de 2021 – novo prazo para os empréstimos


CAPES apresenta painéis de gestão para o Conselho Superior

Ferramentas têm o objetivo de tornar mais eficiente a destinação de recursos


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mantém um trabalho contínuo de gestão. Durante a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior este ano, ocorrida nesta sexta-feira, 27 de novembro,  a Fundação apresentou propostas de dois painéis – um estratégico e outro de controle – de contratos e convênios do Portal de Periódicos. O objetivo de ambos é permitir uma melhor aplicação dos recursos disponíveis e acompanhar, de forma mais efetiva, a gestão dos programas de apoio da CAPES.
O Painel Estratégico traça um panorama de número de bolsas concedidas, dos programas de pós-graduação atendidos e da quantidade de bolsistas que recebem auxílio. A plataforma contém informações sobre o perfil dos estudantes, do que foi proposto pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e o quede fato, foi realizado. É, em síntese, uma ferramenta de gestão.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, observou que as informações do painel facilitam todo o planejamento. “Nossa ideia é que a comunidade científica, comunidade acadêmica, possa ter acesso às informações. Sem instrumento de gestão, não se faz uma boa gestão”, disse. “O painel nos permite correções de rotas a partir de informações coletadas no sistema”, continuou.
A outra proposta de painel apresentada é sobre o funcionamento do Portal de Periódicos. A CAPES analisa o conteúdo contratado por alcance, número de acessos e o valor de cada contrato e convênio. A ideia é entender o que há de mais relevante disponível de modo a garantir uma destinação de recursos eficiente. “A partir do momento que definirmos os procedimentos, os critérios, avançaremos na otimização de recursos e de atendimento à nossa comunidade acadêmica”, observou Benedito Aguiar.     Fonte: CCS/CAPES - 27/11/20

CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.

Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020, iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de disponibilidade orçamentária do CNPq.

Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.

O CNPq informa que o período de interposição de recurso administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2020.

Demanda

Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380 são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre 1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas de mestrado.

Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277 já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em bolsas de doutorado.  Veja aqui o resultado preliminar.    Fonte: CCS/CNPq - 26/11/20


USP, Unesp e Unicamp lançam chamada de propostas em parceria com o Consulado Geral da França

As universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, lançaram a 11ª edição do programa Cátedras Franco-Brasileiras em São Paulo. Este ano, devido à pandemia de COVID-19, as propostas deverão envolver apenas atividades virtuais. Inscrições devem ser feitas até 7 de dezembro de 2020.

O programa permite a professores e pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa colaborar com colegas das universidades paulistas. A iniciativa se destina tanto a apoiar as colaborações emergentes ou projetos sobre temáticas emergentes, como a consolidar o desenvolvimento das cooperações de excelência preexistentes entre duas equipes de pesquisa – uma francesa e outra brasileira.

Os laureados deste ano poderão, caso desejem, submeter a sua candidatura para as próximas edições do programa. Os projetos deverão ser enviados aos escritórios de relações internacionais das respectivas universidades paulistas e ao Consulado geral da França em São Paulo.   Para a USP, a submissão deverá ser feita por meio do Sistema Mundus

Mais informações em: https://bit.ly/3nXomtv.    Fonte: Agência FAPESP - 30/11/20


28 novembro 2020

Acesse o repositório

8 projetos da USP para ensinar e aprender ciências pela internet

Para levar o conhecimento científico gerado na Universidade até a sociedade, projetos de extensão da USP oferecem recursos e conteúdos educativos de qualidade que podem ser utilizados por professores, estudantes e qualquer pessoa que tenha acesso à internet.
Um dos pilares da universidade pública, a extensão é a ação que busca trocar saberes com a sociedade e gerar benefícios a todos os envolvidos. Ela inclui diversas atividades como cursos, eventos, ações culturais e científicas, além de programas de integração.
Nessa missão, várias unidades da USP oferecem projetos que auxiliam o ensino e o aprendizado de disciplinas escolares como Química, Física, Genética, Astronomia, além de conhecimentos sobre geopolítica, biodiversidade e outras questões da atualidade. Eles são promovidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação que procuram levar conhecimentos atuais gerados na Universidade, inovando em forma, linguagem e conteúdo. Confira abaixo alguns projetos em destaque que oferecem recursos on-line e estão disponíveis gratuitamente na internet.   Conheça os projetos.    Fonte: Jornal da USP - 27/11/20

27 novembro 2020

Especialistas falam sobre educação a distância durante a pandemia

Assista ao vídeo


FAPESP anuncia novos percentuais nos recursos da Reserva Técnica de bolsas

O Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP alterou as Normas para Utilização dos Recursos da Reserva Técnica nas modalidades de Bolsa no País e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). As alterações estão em vigor desde 25 de novembro pela Portaria CTA nº 24/2020.

Os recursos de Reserva Técnica para as Bolsas no País nas modalidades de Doutorado e Doutorado Direto corresponderão a 20% do valor anual da Bolsa, e nas de Pós-Doutorado, a 10% do valor. Os recursos de Reserva Técnica para as BEPE nas modalidades Doutorado, Doutorado Direto e de Pós-Doutorado equivalerão a 10% do valor anual da bolsa.

Os recursos de Reserva Técnica para Bolsas no País e BEPE de Iniciação Científica e Mestrado não foram ajustados.

A alteração não se aplica às bolsas já aprovadas ou em andamento, mantendo o compromisso anteriormente assumido pela FAPESP junto aos bolsistas.

Com a alteração nos percentuais dos recursos de Reserva Técnica, a FAPESP busca reduzir o impacto causado pela valorização do dólar nos recursos disponíveis para pesquisa, manter o percentual médio de bolsas anualmente concedidas pela Fundação e absorver a demanda crescente de solicitações de bolsas ante a redução de recursos para pesquisa ofertados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.    Fonte: Agência FAPESP - 27/11/20


26 novembro 2020

Revista “Estudos Avançados” chega ao número 100

“Este é um número de comemorações. Desde a criação da revista Estudos Avançados, em 1987, publicação quadrimestral, chegamos ao 100º número sem nenhuma interrupção. Mantivemos, ao longo dos anos, sua linha editorial. A partir de investigações e ensaios produzidos por pesquisadores da USP e colaboradores vinculados a outras universidades e centros de pesquisa, Estudos Avançados nasceu com o propósito de focalizar nossa contemporaneidade e os desafios que o presente propõe para a consolidação de sociedades mais justas e com qualidade de vida.” É assim que se apresenta, no seu editorial, o número 100 da revista Estudos Avançados, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, que acaba de ser lançado.
Disponível na plataforma Scielo, a edição traz um dossiê sobre o impacto da covid-19, presta homenagem a intelectuais como o sociólogo Florestan Fernandes e o economista Celso Furtado e lembra os cem anos da morte do sociólogo alemão Max Weber, além de rememorar os 250 anos do nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven. A revista também homenageia o professor Alfredo Bosi, “que assegurou por três décadas (de janeiro de 1989 a agosto de 2019) a preservação deste patrimônio da USP e do IEA que é a revista Estudos Avançados”, como informa outro trecho do editorial.
O destaque da publicação é o dossiê sobre os impactos desencadeados pela covid-19. São 12 artigos, cinco deles integrantes do ciclo virtual Impactos da Pandemia, promovido recentemente pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo, em parceria com o IEA e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Além de questões fundamentais do debate público, há perguntas correntes no senso comum, incluindo discussões acerca de medicamentos e tratamentos, dos reflexos econômicos e graves impactos no mercado de trabalho, assim como na educação. Há ainda um artigo que esclarece a questão da contaminação de alimentos pelo coronavírus.   Veja maisFonte: Jornal da USP - 26/11/20


Aberta seleção para doutorado-sanduíche no exterior

Está aberto o processo seletivo para o Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A seleção prevista no Edital nº 19/2020 permite que alunos matriculados em cursos de doutorado avaliados com nota quatro ou maior na última quadrienal, que comprovem fluência na língua estrangeira da instituição de destino, façam parte de sua formação no exterior.

Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, explicou que a habilidade no idioma de destino é exigida para que o aluno consiga interagir num laboratório internacional, melhorando sua experiência: “Eu recomendo a todos que têm intenção de fazer mobilidade que invistam no aprimoramento de um segundo idioma para facilitar a sua formação e ampliar a produção cientifica brasileira em coautoria”.

O Edital oferece até 1.400 bolsas aos doutorandos, que deverão voltar ao Brasil para defender sua tese após a vigência do benefício, que terá duração entre quatro e seis meses.

As instituições têm até o dia 12 de março do próximo ano para fazerem a seleção interna dos candidatos e divulgarem seus resultados. A inscrição no sistema da CAPES será feita de 15 de março a 1º de abril. Após homologação, emissão das cartas de concessão e todos os trâmites necessários para a implementação das bolsas, as atividades no exterior poderão ser iniciadas entre julho e setembro de 2021.    Fonte: CCS/CAPES - 26/11/20


Melhores práticas de atribuição de autoria: dar crédito a quem merece

A autoria está se tornando um problema cada vez mais complicado à medida que as colaborações em pesquisa proliferam, a importância de citações para posições titulares e doações persiste, e não há consenso sobre uma definição. A questão está repleta de implicações éticas porque transmitir claramente quem é responsável pelo trabalho publicado é essencial para a integridade científica. 
Recurso disponível para download. 
Definindo o critério de autoria e quem deve ser incluso no seu artigo, determinando a ordem dos autores, evitando problemas de autoria honorária e fantasma e outras questões éticas.
Muitas revistas atualmente aderem às diretrizes do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), que estabeleceu quatro critérios que cada autor de um artigo deve obedecer:

  1. Participação significativa na concepção do estudo, na coleta de dados, ou na análise/interpretação de dados;
  2. Envolvimento na elaboração ou revisão do manuscrito;
  3. Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; e
  4. Responsabilidade pela exatidão e integridade de todos os aspectos da pesquisa.

    Leia a íntegra do texto.   Fonte: AGUIA – 26/11/20

Portal de Revistas USP: artigos em texto completo ao alcance de todos!

O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas.
Apoiado na filosofia do Acesso Aberto,  o Portal foi criado em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional. Em 2012 foi remodelado, alterando-se inclusive sua tecnologia inicial, de modo a preparar tanto as revistas como seus editores para mais um salto qualitativo rumo a internacionalização e modernização exigidas na contemporaneidade.  Com isso passa a integrar a rede de portais de revistas científicas que utilizam o Open Journal Systems como plataforma tecnológica.
O Portal está construído de forma a ser interoperável com sistemas similares nacional e internacionalmente, tais como Google Acadêmico, OASIS do IBICT/MCTPublic Knowledge Project e outros. No âmbito interno, se encontra indexado pelo Portal de Busca Integrada da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica e ainda está interligado com a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP de modo a transferir os metadados e o arquivo completo de todo os documentos de autores USP publicados em qualquer uma de suas revistas, observando-se o prazo de 48 horas.   Saiba mais.    Fonte: AGUIA - 26/11/20

Gravações e slides dos webinars da Elsevier

Slides  |  Gravação |  Senha de acesso: elsevier@usp1

Slides  |  Gravação |  Senha de acesso: scopus_usp1


Slides  |  Gravação  |  Senha de acesso: scival@usp1  

25 novembro 2020

OECD no Portal de Periódicos da CAPES


Instituições participantes do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a diversos conteúdos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, incluindo a OECD iLibrary. Constituída de coleções multidisciplinares, a biblioteca disponibiliza estatísticas, livros, periódicos e obras de referência com um período de cobertura que varia desde 1961 até o ano corrente.
Ao realizar uma pesquisa com o termo OECD na opção buscar base, o usuário gera uma lista com seis resultados. As coletâneas disponíveis para a comunidade acadêmica brasileira estão divididas para facilitar o acesso à informação procurada.
A plataforma possibilita o acesso às publicações por meio de menus, que incluem, entre outras opções, a consulta por tema, país ou tema + país, contribuindo para uma pesquisa mais precisa.
Além da consulta pelo link buscar base, também é possível localizar as revistas científicas do editor individualmente pela opção buscar periódico, inserindo o nome da publicação desejada, o código ISSN ou selecionando o editor/fornecedor OECD iLibrary.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 25/11/20

24 novembro 2020

O book das aves de Santos: guia traz fotos e informações em livro digital

Reunindo informações de dez anos de observação, pesquisadores da USP lançam um guia de aves que vivem na região do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. A publicação traz informações sobre 43 das espécies mais vistas entre as 87 já observadas no local e pode ser consultada on-line ou baixada gratuitamente neste link
O guia digital é bilíngue (português e inglês) e composto de um mapa de visualização e escuta de cada espécie, de acordo com a frequência em cada diferente local do engenho. Duas das aves descritas e fotografadas – o tucano-de-bico-preto e o saíra-sapucaia – são espécies consideradas “vulneráveis”, na categoria de classificação da União Internacional para 
Faça um passeio virtual

Conservação da Natureza. Significa que há risco alto de extinção em médio prazo.

O projeto foi realizado com recursos do 4º Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão e envolveu servidores e docentes do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Museu de Zoologia (MZ), do Instituto de Biociências (IB), ambos também da USP, e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santos.   Saiba mais.    

Fonte: Jornal da USP - 24/11/20

USP lança fundo patrimonial para financiar programas acadêmicos

Fundo patrimonial terá aporte de R$ 10 milhões da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp)

Um evento virtual, realizado no dia 24 de novembro, marcou o lançamento do projeto de endowment da USP. O programa foi apresentado pelo diretor executivo da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), Antonio Vargas de Oliveira Figueira.
O termo endowment designa o conjunto de recursos oriundos de doações privadas, que são geridos e administrados na forma de fundo patrimonial. Esses fundos estão à disposição de uma instituição para que esta destine seus rendimentos e eventuais novos aportes para determinadas funções bem definidas, procurando-se manter intacto o valor do patrimônio.
Apesar de pouco comum nas universidades brasileiras, o modelo já é amplamente difundido nos Estados Unidos, por exemplo, na Universidade de Harvard, onde um terço dos recursos são obtidos desta forma.
“A sinergia de três ações tornou possível o lançamento do fundo patrimonial da USP. Primeiro, uma boa gestão da Fusp resultou em uma reserva financeira para o aporte de R$ 10 milhões no projeto. Em segundo lugar, a lei 13.800, que regulamenta a prática no Brasil, nos dá segurança jurídica. E, em terceiro, temos a experiência já vivenciada com o programa USP Vida durante este período”, explicou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O diretor da Fusp explicou que o fundo deverá instituído, gerido e administração por uma organização gestora, que atuará na captação e gestão das doações, na preservação do patrimônio principal e na aplicação de seus rendimentos.
Pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações, que poderão serão para ações gerais da Universidade ou revertidas para propósitos específicos, como ações de acolhimento e de permanência estudantil e atividades acadêmicas complementares. “O fundo patrimonial, no entanto, não substitui o orçamento do Estado”, ressaltou Figueira.
Agopyan alertou que esse é um programa de planejamento de longo prazo, cuja “semente vai vingar daqui a dez ou vinte anos”.
Algumas unidades de ensino e pesquisa da USP já possuem endowments. Em 2012, a Escola Politécnica lançou a iniciativa Amigos da Poli; o Fundo Patrimonial da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) existe desde 2014; e o endowment da Faculdade de Medicina foi criado em 2016.  
Mais informações podem ser obtidas no site do Fundo Patrimonial USP.   
Fonte: Jornal da USP - 24/11/20

Nova versão de aplicativo do Jornal da USP traz notícias em texto, áudio e vídeo

Podcasts, canal no YouTube e todo o conteúdo do site pode ser acompanhado através de app gratuito disponível para Android e iOS

Mais do que um site relacionado à Universidade, o Jornal da USP é um portal completo com informações, análises e debates sobre os fatos e notícias de interesse da sociedade, com grande destaque para a ciência. Desde 2016, o público pode acompanhar o conteúdo através do aplicativo de celular disponível para os sistemas Android e iOS. Agora, em novembro, o app ganha uma nova versão que inclui a produção de podcasts, vídeos do Canal USP no YouTube e as colunas diárias de especialistas da Universidade na Rádio USP.
O aplicativo é uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS), responsável pelo Jornal da USP, e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). “Essa nova versão tem uma interface totalmente redesenhada, o foco é no usuário e em melhorar sua experiência. No caso dos podcasts, por exemplo, é possível baixá-lo e ouvir quando quiser”, explica o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP Jun Okamoto Jr., assistente da STI e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
A divulgação do conhecimento gerado na Universidade tem atraído cada vez mais a atenção do público. “O novo aplicativo do Jornal da USP é mais um passo para ampliar a sua audiência, que  cresce seguidamente. Atualmente, já temos 2,3 milhões de visitantes mensais. Em breve, teremos mais novidades. Agradeço o apoio da STI”, disse o superintendente da SCS, Luiz Roberto Serrano. 
A diretora de redação do Jornal da USP, Marcia Blasques, destaca que, nos últimos anos, a produção do site se diversificou muito. “Cada vez mais investimos em conteúdos de áudio e vídeo, além de textos, fotos e infografias. A nova versão do aplicativo reflete essa realidade, organiza melhor os diversos produtos que oferecemos, e torna mais fácil para nosso público acompanhar tudo isso”.    Saiba mais.     Fonte: Jornal da USP - 24/11/20