26 novembro 2020

Revista “Estudos Avançados” chega ao número 100

“Este é um número de comemorações. Desde a criação da revista Estudos Avançados, em 1987, publicação quadrimestral, chegamos ao 100º número sem nenhuma interrupção. Mantivemos, ao longo dos anos, sua linha editorial. A partir de investigações e ensaios produzidos por pesquisadores da USP e colaboradores vinculados a outras universidades e centros de pesquisa, Estudos Avançados nasceu com o propósito de focalizar nossa contemporaneidade e os desafios que o presente propõe para a consolidação de sociedades mais justas e com qualidade de vida.” É assim que se apresenta, no seu editorial, o número 100 da revista Estudos Avançados, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, que acaba de ser lançado.
Disponível na plataforma Scielo, a edição traz um dossiê sobre o impacto da covid-19, presta homenagem a intelectuais como o sociólogo Florestan Fernandes e o economista Celso Furtado e lembra os cem anos da morte do sociólogo alemão Max Weber, além de rememorar os 250 anos do nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven. A revista também homenageia o professor Alfredo Bosi, “que assegurou por três décadas (de janeiro de 1989 a agosto de 2019) a preservação deste patrimônio da USP e do IEA que é a revista Estudos Avançados”, como informa outro trecho do editorial.
O destaque da publicação é o dossiê sobre os impactos desencadeados pela covid-19. São 12 artigos, cinco deles integrantes do ciclo virtual Impactos da Pandemia, promovido recentemente pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo, em parceria com o IEA e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Além de questões fundamentais do debate público, há perguntas correntes no senso comum, incluindo discussões acerca de medicamentos e tratamentos, dos reflexos econômicos e graves impactos no mercado de trabalho, assim como na educação. Há ainda um artigo que esclarece a questão da contaminação de alimentos pelo coronavírus.   Veja maisFonte: Jornal da USP - 26/11/20