02 dezembro 2020



6 dicas para preparar figuras impactantes para um manuscrito de pesquisa

As figuras são ferramentas visuais poderosas que fornecem impacto visual, mais do que descrições verbais. Usar números é uma forma eficaz de compartilhar os resultados de sua pesquisa. Aqui estão algumas dicas úteis para preparar figuras impactantes:
1. Certifique-se de que todas as partes da figura estão claramente visíveis - use fonte padrão, verifique se os rótulos da figura estão legíveis contra o fundo; e preparar imagens nítidas.
2. Use legendas para chamar a atenção do leitor para a mensagem principal de sua figura ou para explicar abreviações ou símbolos. Não use legendas para incluir detalhes experimentais; elabore esses detalhes na seção de métodos de seu artigo.
3. Identifique todas as partes importantes da figura, incluindo partes de diagramas esquemáticos e fotografias, todos os eixos, curvas e conjuntos de dados em gráficos e plotagens de dados.
4. Mencione todos os detalhes, como barras de escala em imagens e mapas, unidades quantitativas, legendas em mapas / esquemas e latitudes e longitudes em mapas.
5. Se você estiver usando fotos de pessoas, certifique-se de fazer isso somente após obter o consentimento informado por escrito deles.
6. Saiba qual formato de figura usar - por exemplo, use diagramas de linha ou diagramas de dispersão se as variáveis ​​independentes e dependentes forem numéricas, gráficos de barras se apenas a variável dependente for numérica e gráficos de barras ou gráficos de pizza para proporções.    Fonte: Editage Insights

Saiba quando usar tabelas e figuras em seu trabalho de pesquisa

Tabelas e figuras são componentes essenciais de um artigo de pesquisa. Antes mesmo de começar a preparar tabelas e figuras para o seu manuscrito de pesquisa, é essencial que você saiba se e quando usá-las. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo melhor:
1. Aprenda os requisitos de seu periódico de destino para preparar e apresentar elementos visuais, por exemplo, quantas tabelas e figuras você pode incluir ou se há diretrizes específicas relacionadas ao design.
2. Verifique se seus dados podem ser apresentados como texto. Use tabelas e figuras se seus dados forem grandes ou complexos, ou se você precisar mostrar tendências ou padrões em conjuntos de dados.
3. Se você decidir usar um elemento gráfico, escolha se uma tabela ou figura seria mais eficaz, com base nas informações que você precisa compartilhar.
4. Prepare suas tabelas e figuras como se você fosse o leitor: Isso o ajudará a criar tabelas e figuras autoexplicativas e sem erros.
Depois de decidir se você precisa de tabelas ou figuras em seu artigo e o que você precisa transmitir por meio delas, siga estas orientações gerais para garantir que suas tabelas e figuras sejam bem projetadas.    Fonte: Editage Insights

01 dezembro 2020



Comunicado PUSP-LQ n.º 41/2020


Considerando-se que as condições epidemiológicas da cidade de Piracicaba regrediram para a Fase Amarela do Estado de São Paulo, informamos que, a partir de 1o. de dezembro de 2020,  o acesso ao Campus “Luiz de Queiroz “, de público externo, torna-se novamente restrito. 
Desta forma, atividades de lazer e esporte no Campus estão proibidas durante esta fase, conforme recomendações do Plano USP e do Plano PUSP-LQ, disponíveis no web site da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”.    Fonte: PUSP-LQ - 01/12/20

30 novembro 2020

Filmes produzidos na USP estão na Mostra Latino-Americana de Curtas

Cinco filmes de ex-alunos da USP serão exibidos no próximo sábado, dia 5, na 
Mostra Latino-Americana de Curtas, que acontece gratuitamente de 1º a 20 de dezembro, na plataforma #CulturaEmCasa. “É uma possibilidade de conhecer o que a América Latina produz em termos de arte cinematográfica sem sair de casa”, afirma Alexandre Barbosa, do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), ligado ao Memorial da América Latina, que promove a mostra. Cada noite da mostra será dedicada a um país latino-americano. 
Mostra Latino-Americana de Curtas terá filmes do Paraguai, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Equador, Uruguai, México e Cuba. Do Brasil, destacam-se as produções acadêmicas de alunos da USP, Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Estadual Paulista (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Senac.
Mostra Latino-Americana de Curtas acontece de 1º a 20 de dezembro, às 19 horas, na plataforma #CulturaEmCasa. As palestras acontecem às 14 horas, na mesma plataforma. A programação completa do evento está disponível no site do Memorial da América Latina.    Fonte: Jornal da USP - 30/11/20

#CulturaEmCasa - A maior plataforma gratuita de conteúdo cultural por demanda!

#CulturaEmCasa
 é a primeira plataforma de streaming e vídeo por demanda do país criada com o objetivo de democratizar o acesso da população a conteúdos culturais e criativos de alta qualidade, não presentes em outras plataformas.
Reúne centenas de conteúdos inéditos das instituições culturais do Governo de São Paulo, além de conteúdos de outras instituições e de artistas e produtores independentes, com acesso 100% gratuito para o público.
É um programa de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A seleção de acervo é feita por uma equipe curatorial independente. Estamos abertos a parcerias e sugestões. Vamos zelar sempre pela qualidade, pela diversidade, pela liberdade, pela tolerância e pelo respeito aos princípios constitucionais e legais do Brasil. 

#FIQUEEMCASA E APROVEITE!


15 projetos para diminuir a emissão de gases de efeito estufa na USP

A Superintendência de Gestão Ambiental (SAG) divulgou a lista dos 15 projetos selecionados para promover a sustentabilidade nos campi da Universidade e contribuir para a redução e a compensação da emissão de gases de efeito estufa e gases poluentes.
O valor total de recursos investidos pela SGA é de R$ 500 mil e o valor máximo destinado a cada projeto é de R$ 100 mil, sendo que o propositor deve aportar valor igual ou superior. Os projetos também podem contar com parcerias e contrapartidas externas. Os projetos devem ter dois anos de duração, contados a partir do dia 2 de janeiro de 2021, e ser coordenados por dirigentes das unidades ou das prefeituras dos campi.
O objetivo da SGA é incentivar ações que utilizem energia renovável, identifiquem fontes de emissão de gases poluentes, adotem padrões de tecnologias limpas e consumo racional.
Confira a lista dos 15 projetos selecionados:

Fonte: Jornal da USP - 30/11/20


11 de janeiro de 2021 – novo prazo para os empréstimos


CAPES apresenta painéis de gestão para o Conselho Superior

Ferramentas têm o objetivo de tornar mais eficiente a destinação de recursos


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mantém um trabalho contínuo de gestão. Durante a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior este ano, ocorrida nesta sexta-feira, 27 de novembro,  a Fundação apresentou propostas de dois painéis – um estratégico e outro de controle – de contratos e convênios do Portal de Periódicos. O objetivo de ambos é permitir uma melhor aplicação dos recursos disponíveis e acompanhar, de forma mais efetiva, a gestão dos programas de apoio da CAPES.
O Painel Estratégico traça um panorama de número de bolsas concedidas, dos programas de pós-graduação atendidos e da quantidade de bolsistas que recebem auxílio. A plataforma contém informações sobre o perfil dos estudantes, do que foi proposto pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e o quede fato, foi realizado. É, em síntese, uma ferramenta de gestão.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, observou que as informações do painel facilitam todo o planejamento. “Nossa ideia é que a comunidade científica, comunidade acadêmica, possa ter acesso às informações. Sem instrumento de gestão, não se faz uma boa gestão”, disse. “O painel nos permite correções de rotas a partir de informações coletadas no sistema”, continuou.
A outra proposta de painel apresentada é sobre o funcionamento do Portal de Periódicos. A CAPES analisa o conteúdo contratado por alcance, número de acessos e o valor de cada contrato e convênio. A ideia é entender o que há de mais relevante disponível de modo a garantir uma destinação de recursos eficiente. “A partir do momento que definirmos os procedimentos, os critérios, avançaremos na otimização de recursos e de atendimento à nossa comunidade acadêmica”, observou Benedito Aguiar.     Fonte: CCS/CAPES - 27/11/20

CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.

Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020, iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de disponibilidade orçamentária do CNPq.

Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.

O CNPq informa que o período de interposição de recurso administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2020.

Demanda

Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380 são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre 1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas de mestrado.

Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277 já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em bolsas de doutorado.  Veja aqui o resultado preliminar.    Fonte: CCS/CNPq - 26/11/20


USP, Unesp e Unicamp lançam chamada de propostas em parceria com o Consulado Geral da França

As universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, lançaram a 11ª edição do programa Cátedras Franco-Brasileiras em São Paulo. Este ano, devido à pandemia de COVID-19, as propostas deverão envolver apenas atividades virtuais. Inscrições devem ser feitas até 7 de dezembro de 2020.

O programa permite a professores e pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa colaborar com colegas das universidades paulistas. A iniciativa se destina tanto a apoiar as colaborações emergentes ou projetos sobre temáticas emergentes, como a consolidar o desenvolvimento das cooperações de excelência preexistentes entre duas equipes de pesquisa – uma francesa e outra brasileira.

Os laureados deste ano poderão, caso desejem, submeter a sua candidatura para as próximas edições do programa. Os projetos deverão ser enviados aos escritórios de relações internacionais das respectivas universidades paulistas e ao Consulado geral da França em São Paulo.   Para a USP, a submissão deverá ser feita por meio do Sistema Mundus

Mais informações em: https://bit.ly/3nXomtv.    Fonte: Agência FAPESP - 30/11/20


28 novembro 2020

Acesse o repositório

8 projetos da USP para ensinar e aprender ciências pela internet

Para levar o conhecimento científico gerado na Universidade até a sociedade, projetos de extensão da USP oferecem recursos e conteúdos educativos de qualidade que podem ser utilizados por professores, estudantes e qualquer pessoa que tenha acesso à internet.
Um dos pilares da universidade pública, a extensão é a ação que busca trocar saberes com a sociedade e gerar benefícios a todos os envolvidos. Ela inclui diversas atividades como cursos, eventos, ações culturais e científicas, além de programas de integração.
Nessa missão, várias unidades da USP oferecem projetos que auxiliam o ensino e o aprendizado de disciplinas escolares como Química, Física, Genética, Astronomia, além de conhecimentos sobre geopolítica, biodiversidade e outras questões da atualidade. Eles são promovidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação que procuram levar conhecimentos atuais gerados na Universidade, inovando em forma, linguagem e conteúdo. Confira abaixo alguns projetos em destaque que oferecem recursos on-line e estão disponíveis gratuitamente na internet.   Conheça os projetos.    Fonte: Jornal da USP - 27/11/20

27 novembro 2020

Especialistas falam sobre educação a distância durante a pandemia

Assista ao vídeo


FAPESP anuncia novos percentuais nos recursos da Reserva Técnica de bolsas

O Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP alterou as Normas para Utilização dos Recursos da Reserva Técnica nas modalidades de Bolsa no País e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). As alterações estão em vigor desde 25 de novembro pela Portaria CTA nº 24/2020.

Os recursos de Reserva Técnica para as Bolsas no País nas modalidades de Doutorado e Doutorado Direto corresponderão a 20% do valor anual da Bolsa, e nas de Pós-Doutorado, a 10% do valor. Os recursos de Reserva Técnica para as BEPE nas modalidades Doutorado, Doutorado Direto e de Pós-Doutorado equivalerão a 10% do valor anual da bolsa.

Os recursos de Reserva Técnica para Bolsas no País e BEPE de Iniciação Científica e Mestrado não foram ajustados.

A alteração não se aplica às bolsas já aprovadas ou em andamento, mantendo o compromisso anteriormente assumido pela FAPESP junto aos bolsistas.

Com a alteração nos percentuais dos recursos de Reserva Técnica, a FAPESP busca reduzir o impacto causado pela valorização do dólar nos recursos disponíveis para pesquisa, manter o percentual médio de bolsas anualmente concedidas pela Fundação e absorver a demanda crescente de solicitações de bolsas ante a redução de recursos para pesquisa ofertados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.    Fonte: Agência FAPESP - 27/11/20