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Cresceu o número de pesquisadores brasileiros entre os mais
citados do mundo. Foram 19 em 2020, quatro a mais que no ano anterior,
destacando-se em áreas como epidemiologia e saúde pública. Os dados constam de
um levantamento divulgado em novembro pelo Institute for Scientific Information
(ISI), serviço de bases bibliométricas da Clarivate Analytics. Todos os anos a empresa
lista os cientistas responsáveis por 1% dos artigos mais citados em 21 áreas do
conhecimento. O relatório de 2020 se baseou em trabalhos publicados em
periódicos indexados na Web of Science (WoS) entre janeiro de 2009 e dezembro
de 2019, e nas citações que receberam no período. Ao todo, 6.389 pesquisadores
figuram na relação.
O Brasil, um dos 15 países que mais produzem artigos científicos, ficou na 26ª posição no ranking das nações com mais cientistas altamente citados, consolidando uma tendência de crescimento que ganhou força em 2018, quando a Clarivate adotou uma nova metodologia para contabilizar o impacto dos pesquisadores. Até então, o contingente de brasileiros entre os mais citados restringia-se a, em média, quatro nomes – nem sempre os mesmos. Em 2018, esse número subiu para 13 e, em 2019, para 15. O desempenho do Brasil é tímido quando comparado ao de nações como Estados Unidos e China, mas se destaca na América Latina. O país ficou à frente do México, com quatro pesquisadores na lista de 2020, e da Argentina, com apenas um – desde que a Clarivate passou a fazer esse levantamento, em 2014, o vizinho do Brasil nunca emplacou mais do que três pesquisadores na listagem. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2021
A pós-graduação brasileira na luta contra a COVID-19 é o tema do
primeiro número da revista CAPES em Foco, que já pode ser acessada em sua versão digital. A edição mostra pesquisas financiadas pelo Programa de Combate a Epidemias destinadas ao
enfrentamento do novo coronavírus. O lançamento oficial foi realizado no
Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 12 de março.
A
publicação, idealizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES), traz 42 matérias abordando um dos estudos de cada instituição
de ensino superior selecionada nos três editais do Programa. Ao todo, são 109
projetos que envolvem 1.300 pesquisadores. Os textos tratam de diferentes
aspectos das pesquisas, seja em relação à prevenção, ao diagnóstico, ao
tratamento ou à vacina.
Milton
Ribeiro, ministro da Educação, que escreve um texto de apresentação da revista,
lembrou que em 2021 a CAPES completa 70 anos e falou do papel das instituições.
“Uma das lutas que a universidade tem é transformar o conhecimento em algo que
possa ter impacto na sociedade. Prestamos contas à sociedade de uma ação que
visa transformar o conhecimento que os nossos pesquisadores possuem em algo que
possa trazer benefício para a sociedade”, afirmou.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explicou o objetivo da publicação. “A Revista CAPES em Foco surge com o propósito de divulgar projetos de pesquisa de grande relevância para o País”, explicou. Em sua apresentação, destacou um dos temas presentes nas pesquisas: “Oito projetos são diretamente ligados ao desenvolvimento de vacina. A tão almejada, esperada e desejada vacina brasileira!”. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 12/03/21
A relação profissional do historiador Mauricio Candido da Silva
com museus universitários remonta à década de 1990. Desde então, ele já
trabalhou em espaços como os museus de Zoologia (MZ) e o de Arqueologia e
Etnologia (MAE), ambos da Universidade de São Paulo (USP). “Em geral, os museus
universitários possuem coleções científicas, artísticas, arqueológicas e
históricas de grande importância”, afirma o atual coordenador técnico do Museu
de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
(MAV-FMVZ), também da USP. “Entretanto, uma grande parcela deles permanece
desconhecida até mesmo dentro das instituições de ensino e pesquisa que os
abrigam. Entre outras coisas, precisam de visibilidade para ser valorizados.”
Como difundir a produção
científica, democratizar o conhecimento, tornar possível o acesso a acervos
históricos e aproximar a Universidade da população? Participar de um dos
sites mais visitados do mundo, acessado por mais de 1,5 bilhões de computadores
e smartphones por mês, segundo dados do Global Digital Report de 2019, é uma
das soluções. Este site é a Wikipédia, enciclopédia virtual mantida de
forma colaborativa, que completou 20 anos de existência e hoje é referência em
pesquisa na internet, conhecida por ser um repositório aberto de conteúdos
diversos, explicando termos e conceitos em verbetes.
Observando a potencialidade dessa ferramenta, universidades de diversos países têm estimulado estudantes, pesquisadores e docentes a integrarem o “movimento wiki”, rede de colaboradores que criam e revisam artigos do site. Na USP, a ferramenta é utilizada por algumas iniciativas, como os projetos que atuam com os museus – Museu Paulista, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia -, o Glam de Bibliotecas da USP, e o Cepid Neuromat, um centro de estudos e pesquisas em matemática e áreas derivadas da neurobiologia. O impacto dessa participação é visível nos números, quando vemos que os conteúdos disponibilizados por grupos da USP em textos, fotos e vídeos contabilizam ao menos 88,4 milhões de acessos no site.
Ligado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, o Neuromat
tem uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores e estudantes de
diversas instituições brasileiras com diferentes áreas de atuação, como
pesquisa, inovação e difusão. A equipe de difusão é a que atua diretamente com
a Wikipédia com o principal objetivo de democratizar o acesso a informações de
qualidade produzidas pelas universidades.
Por meio da plataforma on-line, a iniciativa trabalha com a
criação de artigos sobre os temas pesquisados no Cepid, principalmente com
probabilidade e estatística, e revisão de conteúdos já postados, complementando
com novas informações e adicionando referências bibliográficas e equações
matemáticas, por exemplo. O Neuromat também disponibiliza arquivos em formato
audiovisual, como vídeos
didáticos explicando o funcionamento do cérebro e
o Podcast A
matemática do Cérebro.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) lançou o Prêmio CAPES de Tese 2021, regido pelo Edital nº 03/2021. A
16ª edição da premiação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta
quarta-feira, 10, e vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em
2020, em cada uma das 49 áreas do conhecimento, reconhecida pela Fundação.
Entre os trabalhos selecionados, três serão agraciados com o Grande Prêmio, divididos em três grupos de grandes áreas: a) Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias, b) Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar e c) Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
A escolha dos trabalhos será feita por comissões de premiação, que vão considerar sua originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Além disso são avaliadas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto. Saiba mais.
Fonte: Ascom Capes - 11/03/21
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) publicou nesta quarta-feira, 10, no seu portal, a Chamada CNPq n° 02/2021 – Apoio à
Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado
– Ciclo 2021.
Com abertura de submissão de propostas na
data de 18 de março, a Chamada visa dar continuidade à transição do antigo
modelo de quotas de bolsas de mestrado e de doutorado para o novo modelo de
concessão por meio do apoio a projetos institucionais de pesquisa propostos
pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Essa transição foi iniciada em 2020,
com o lançamento da Chamada CNPq nº 25/2020, cujo resultado final foi divulgado em janeiro de 2021.
Nesse sentido, a Chamada CNPq nº 02/2021
concederá bolsas de mestrado e de doutorado no País aos PPGs que possuem bolsas
do antigo modelo de quotas do CNPq, com vigência a encerrar entre:
– 1º de janeiro a 30 de junho
de 2021: 1º Semestre/2021 e
– 1º de julho a 31 de dezembro
de 2021: 2º Semestre/2021.
Assim, somente PPGs com quotas de mestrado
e de doutorado vencendo em 2021 poderão participar dessa seleção.
A Chamada CNPq nº 02/2021 mantém as linhas
gerais da Chamada CNPq nº 25/2020. Os critérios de transição e os percentuais
de manutenção são os mesmos aplicados na Chamada anterior.
O PPG com proposta(s) para bolsa(s) de
mestrado e/ou de doutorado reconhecida(s) quanto ao mérito técnico-científico
na Chamada CNPq Nº 25/2020, tendo recebido bolsa(s) ou não, e que tenha
interesse em participar desta Chamada, é dispensado do envio de nova proposta à
Chamada CNPq nº 02/2021.
Clique aqui e acesse o texto completo da Chamada CNPq nº 02/2021 – Bolsas de Mestrado e Doutorado – Ciclo 2021. Fonte: CNPq - 11/03/21
Suspensas até setembro por
causa da pandemia, as mobilidades acadêmicas internacionais terão
procedimentos uniformizados. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (CAPES) estuda estabelecer dois momentos de
partidas, março e setembro, e só operar com duas moedas: euro, para
os países europeus que a adotam, e dólar, para o restante.
“Padronizaremos também os
pagamentos, como o auxílio para instalação. O objetivo é ter um controle mais
eficiente desse processo. Assim, poderemos ter uma melhor gestão do
fluxo no que diz respeito ao início da atividade”, explicou Benedito Aguiar,
presidente da CAPES. As ideias foram expostas na 203ª reunião
do Conselho Técnico e Científico da Educação Superior (CTC-ES), por videoconferência, nesta terça-feira, 9
de março.
Ao mesmo tempo, a CAPES
acompanha o cronograma de vacinação de países parceiros para saber quando será
possível retomar as viagens. Por enquanto, a previsão é setembro, mas a
pandemia pode alterar as datas e levar à publicação de novas portarias. “A
questão humanitária sempre será considerada pela CAPES”, ressaltou Aguiar.
O CTC-ES é um colegiado formado por diretores da CAPES e representantes de
cada uma das grandes áreas do conhecimento e de associações de relevância para
a pós-graduação brasileira. Fonte: CCS/CAPES – 10/03/21