01 junho 2021

Bolsistas da FAPESP poderão pedir prorrogação de três meses no prazo para conclusão das pesquisas

A FAPESP poderá prorrogar por três meses as bolsas no país com término de vigência até 31 de dezembro de 2021. Essa possibilidade se aplica a todas as modalidades de bolsas. A medida tem como objetivo minimizar os impactos das restrições decorrentes da pandemia de COVID-19 em diversas áreas de pesquisa e possibilitar aos bolsistas concluir seu trabalho e avançar em sua formação.
A FAPESP já tinha prorrogado excepcionalmente a vigência das bolsas no início da pandemia, conforme Portaria do Conselho Técnico-Administrativo nº15, de 02 de abril de 2020, mas, desde então, as restrições sanitárias seguiram impedindo o acesso a instituições, laboratórios e empresas onde os bolsistas realizavam a pesquisa.
A prorrogação das bolsas terá impacto no orçamento da FAPESP e exigirá o reordenamento dos dispêndios com essa modalidade de fomento, de forma a não comprometer o atendimento a demandas da comunidade por novas bolsas. A Fundação, para tanto, estabeleceu um conjunto de procedimentos para garantir isonomia na análise das solicitações de prorrogação dos prazos de bolsa e efetividade da medida.
As solicitações de prorrogação de prazo de bolsas devem ser encaminhadas por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), junto com um relatório resumido (máximo de cinco páginas), com dados quantitativos e qualitativos das atividades de pesquisas realizadas até a data do pedido de prorrogação, assim como das que ficaram comprometidas pelas restrições impostas pela pandemia e as alternativas implementadas. Saiba mais.  Fonte: Agência FAPESP - 01/06/21

Eventos acontecem na 1ª quinzena de junho







31 maio 2021

Mapa de acesso ao Campus USP "Luiz de Queiroz"

Fonte: PUSP-LQ - 31/05/21

Portal de Periódicos oferece acesso ao conteúdo da Sociedade Geológica de Londres e Sociedade Americana de Química

O Portal de Periódicos oferece ao público acadêmico brasileiro as bases de dados da Sociedade Geológica de Londres e Sociedade Americana de Química. Os conteúdos fazem parte do acervo científico e estão em consonância com o calendário de treinamentos de junho do Portal de Periódicos da CAPES, com destaque à área do conhecimento em Ciências Exatas e da Terra. 
Fundada em 1807, a Sociedade Geológica de Londres (GSL – sigla em inglês) é a mais antiga sociedade geológica do mundo. Em 2007, para comemorar os seus 200 anos, foi lançada a Coleção Lyell.  Composta por 14 títulos de periódicos da Sociedade e publicações especiais, além de revistas publicadas em nome de outras associações, a coleção recebeu este nome em homenagem a Charles Lyell, o eminente geólogo do século XIX cujo trabalho resultou na obra "Princípios da Geologia". Todos os artigos de Charles Lyell que fazem parte da Coleção estão disponíveis para acesso no Portal de Periódicos.
Já a Sociedade Americana de Química (ACS – sigla em inglês), possui a divisão Chemical Abstracts Service (CAS), que fornece informações sobre química e é fonte de conhecimento sobre substâncias e reações químicas. O CAS, desde 1907 até o presente, indexou química a mais de 50.000 títulos de periódicos.
O Portal de Periódicos disponibiliza o acesso à SciFinder, uma ferramenta digital de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS) que oferece acesso às fontes para alcance a referências, substâncias e reações em química e ciências afins. Em uma única interface é possível recuperar e analisar as informações de diferentes bancos de dados. O guia, em PDF, preparado pelo CAS apresenta tutorial completo de uso do SciFinder com informações sobre o que é a ferramenta, acesso pelo Portal de Periódicos da CAPES, primeiros passos para o uso, buscas por referências, substâncias e reações, utilização do SciPlanner e área de suporte da base. O recurso faz parte da agenda de treinamentos on-line do Portal de Periódicos. Para verificar a programação, acesse a área de treinamentos ou este link.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 31/05/21


Normas ABNT no Google Docs: organize referências bibliográficas

Já imaginou ter alguém que organizasse as referências bibliográficas da sua monografia nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como num passe de mágica? No Google Docs, isso é possível.
Passo 1. Com um documento aberto no Docs, selecione, no topo da tela, a guia "Complementos" e depois clique em "Instalar complementos";
Passo 2. No pop-up que irá abrir, use a barra de pesquisas para buscar a extensão EasyBib. Quando encontrar, clique no botão "+ Grátis" para adicioná-la ao Docs;
Passo 3. Para funcionar, o complemento irá pedir algumas permissões. Clique em "Permitir" para concedê-las.

Como criar referências em ABNT com o EasyBib
Passo 1. O procedimento anterior só é necessário no primeiro uso. Após a instalação, a extensão estará permanentemente disponível na guia "Complementos". Para usar, basta clicar sobre ela;
Passo 2. Por padrão, o EasyBib vem configurado para o estilo de formatação da MLA (Modern Language Association), muito usado na América do Norte. Clique sobre o botão "Style" e busque por "Associação Brasileira de Normas Técnicas para mudar para o estilo da ABNT, o mais popular no Brasil;
Passo 3. Escolha se o texto que você quer citar é um livro (Book); artigo de periódico (Journal Article) ou Website; busque pelo título ou autor e selecione a edição que você está utilizando;
Passo 4. O EasyBib irá organizar, automaticamente, a citação da publicação nas normas da ABNT. Para adicioná-la ao documento, basta clicar no botão "Add Bibliography to Doc";
Passo 5. Se você adicionar outras publicações às referências, o EasyBib irá organizá-las por ordem alfabética do sobrenome do autor principal, como exigem as normas.   
Fonte: Revista Observatório - maio 2021

UFSCar lança nova série de vídeos sobre o trabalho de cientistas do Brasil que atuam no exterior

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou a segunda temporada da série “Sapiência BR”, com depoimentos e apresentação do trabalho de cientistas do Brasil atuantes em nove países: Alemanha, Áustria, China, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia, França, Polônia e Portugal.
A série tem apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na UFSCar.
Os episódios futuros apresentarão pesquisas em ecologia, genética, sustentabilidade, física nuclear, ciências sociais, educação, nanotecnologia, agronomia, química, arquitetura, robótica, inteligência artificial, dentre inúmeros outros temas em diversas áreas, com participação de pesquisadores em posições que vão da pós-graduação à liderança de grupos de pesquisa e instituições acadêmicas.
Os episódios de “Sapiência BR” buscam compartilhar a experiência e o trabalho de profissionais em diferentes estágios da carreira, de áreas de conhecimento e atuação diversas e, também, com experiências variadas no exterior e no estabelecimento dos vínculos com o país de origem.
Os vídeos da segunda temporada de “Sapiência BR” serão veiculados no canal ClickCiência, no YouTube, onde também podem ser conferidos os episódios da primeira temporada. Saiba maisFonte: Agência FAPESP - 31/05/21



30 maio 2021

Conheça as novidades do WhatsApp


O WhatsApp sempre lança atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. Com quase 12 anos de existência, o mensageiro já implementou papéis de parede personalizadosbusca de emojis e a capacidade de silenciar chats. No entanto, o app ainda está longe de finalizar o suporte a novas mudanças. Conheça algumas novidades do WhatsApp para 2021.

  1. Acelerar a reprodução de mensagens de voz
  2. Para de avisar se áudio foi escutado por remetente
  3. Chamadas de vídeo e voz pelo computador
  4. Libera produção de figurinhas animadas em apps
  5. Fotos que se autodestroem 
  6. Modo de férias
  7. Compras diretamente no aplicativo
  8. Chamadas de voz e de vídeo no computador

  9. Uso em mais de um dispositivo
Fonte: Olhar Digital - maio 2021

Informação disponível na palma da mão

O acesso às fontes de informação pela comunidade da USP pode ser aberto ou restrito, dependendo do conteúdo disponibilizado. A USP disponibiliza diversas fontes de informação tais como bases de dados,  metabuscadores, catálogos, bibliotecas e coleções digitais, que estão disponíveis aos estudantes, docentes e pesquisadores da USP para a realização de suas pesquisas bibliográficas.

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29 maio 2021

CAPES manterá mais de 90 mil bolsas de pós-graduação no País

A CAPES vai manter, de forma integral, as mais de 90 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que concede atualmente no País. A Fundação não interrompeu a vigência de nenhum desses auxílios nesse ano, tem realizado os pagamentos sem atraso e permitido a substituição de bolsistas normalmente.
Apesar do ambiente de restrições - geradas pela pandemia do novo coronavírus -, a CAPES não cortará bolsas em 2021. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior continuará a fomentar os estudos dos pós-graduandos tanto nas cotas institucionais, quanto nos programas estratégicos induzidos.  
Com isso, ações como o Programa de Combate a Epidemias continuam a funcionar normalmente. A CAPES já concedeu 1.959 das 2.600 bolsas e investiu R$53,7 milhões dos R$200 milhões previstos para os quatro anos da iniciativa, por meio da qual a agência estimula pesquisas sobre a COVID-19 e outras doenças.
Além de manter os benefícios, a CAPES já prorrogou 36.536 bolsas de mestrado e de doutorado ativas no Brasil por até seis meses, de forma excepcional, por causa da pandemia. Os dados constam em relatório do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) de 12 de maio.
O direito se estende a qualquer pesquisador com bolsa de mestrado ou doutorado ativa no Brasil enquanto durar a pandemia. Cabe às instituições de ensino e de pesquisa indicarem no SCBA os beneficiários. A Fundação recomenda que sejam escolhidos aqueles cujos trabalhos tenham sido afetados pelos impactos decorrentes da COVID-19.   Fonte: CCS/CAPES - 28/05/21


28 maio 2021

Reitor da USP comenta o papel da educação no Brasil

Fonte: Jornal da USP - 27/05/21

Governo do estado de São Paulo anunciou que vai investir R$ 580 milhões na FAPESP

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (27) que vai investir R$ 580 milhões na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp) nos próximos dois anos.
Ao todo, a gestão João Doria (PSDB) calcula que sejam investidos R$ 10 bilhões em pesquisas acadêmicas, somando os orçamentos das três universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e a Fapesp.
Dentre os programas tocados pela Fapesp e contemplado pela nova verba, o governador também lançou uma nova edição do edital Ciência para o Desenvolvimento, com investimento previsto de R$ 120 milhões.
O valor do edital será investido pela Fapesp e contemplará oito áreas: saúde, eficiência energética, agricultura e abastecimento, manufatura avançada e materiais avançados, cidades inteligentes e segurança pública, conservação do meio ambiente e sustentabilidade, cultura e economia criativa e esportes.   Saiba mais.   Fonte: Portal G1 - 28/05/21

Saiba como submeter livros à Web of Science!

A Web of Science é uma base de dados internacional, inicialmente conhecida como ISI – Web of Knowledge, criada por Eugene Garfield nos anos 60, no Institute for Scientific Information e atualmente mantida pela Clarivate Analytics. Ainda hoje é uma das maiores bases de dados de artigos científicos e uma das mais cobiçadas para a submissão de revistas científicas. Analisam anualmente todas as revistas presentes na Core Collection e produzem o “Journal Citation Report”, dispondo as revistas por quatro quartis consoante o factor de impacto. Em 2011, a Web of Science criou uma nova coleção, o Book Citation Index e com este índice expandiu o tipo de documentos que analisa e disponibiliza, para incluir também livros científicos.
Como submeter livros ao Book Citation Index?
A Web of Science aceita submissões de livros de editoras acadêmicas, mas não submissões individuais por parte dos autores.
Em primeiro lugar, os editores da Web of Science avaliam a editora, verificando se cumprem os critérios básicos para publicação científica, como realização de revisão por pares externa, identificação de um Conselho Editorial, instruções aos autores bem definidas, entre outros.Após esta análise, a editora académica pode ser considerada para ser parceira do Book Citation Index, e para isso ser-lhes-á pedido três exemplos de livros que cumpram os requisitos de aceitação de livros.   Saiba mais.   Fonte: Open Science Newsletter - 24/05/21

Guia da National Geographic Virtual Library