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28 junho 2021
26 junho 2021
25 junho 2021
Pró-Reitoria de Graduação investirá R$ 20 milhões na modernização de laboratórios
Entre outros critérios, os projetos devem desenvolver espaços integrados e inovadores de aprendizagem; aprimorar práticas didáticas e atualização dos currículos; incentivar a integração e a colaboração com outras unidades da USP; promover a manutenção do parque de equipamentos e infraestrutura já existentes.
Os recursos poderão ser destinados à compra de equipamentos, material permanente, material bibliográfico, serviços de instalação e manutenção.
“A ideia do programa é valorizar e incentivar as atividades didáticas integradas e inovadoras, propiciando condições adequadas para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem e de ambientes educacionais inovadores para o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
As propostas devem ser feitas pela Comissão de Graduação da unidade proponente até o dia 25 de julho. Serão aceitas até três propostas por unidade. O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria.
FAPESP retoma a análise das bolsas de pesquisa no exterior
A interrupção da análise e das submissões dessas modalidades de bolsas, em 27 de janeiro de 2021, decorreu do fechamento de fronteiras e da suspensão das atividades presenciais em instituições do exterior em razão da pandemia de COVID-19, comprometendo os objetivos da pesquisa. Agora, com o avanço da vacinação em diversos países, muitas instituições voltaram a autorizar o ingresso de bolsistas brasileiros.
"A FAPESP considera que a realização de estágios de pesquisa no exterior é uma importante etapa para a formação de pesquisadores e constituiu um dos pilares de sua política de internacionalização. Dessa forma, quando as medidas sanitárias garantem segurança para os bolsistas, conseguimos apoiar a retomada dessas atividades”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 25/06/21
24 junho 2021
Por que o registro ORCiD é importante para a USP e para o mundo?
Benefícios para os Pesquisadores
Imagine
um mundo em que seus pesquisadores possam passar mais tempo fazendo
contribuições para a pesquisa e ficar menos frustrados ao gerenciar ou
preencher diversos currículos? Pense em uma ferramenta que permite a todos e a
você mesmo acompanhar mais facilmente suas atividades profissionais ao longo de
sua carreira.
O
ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital e
importante recurso para docentes, pós-doutorandos, alunos, gestores de
pesquisa, financiadores, bibliotecários e profissionais em geral. Ele fornece
uma identidade persistente, uma espécie de RG para os pesquisadores, e conecta
sua informações profissionais com as editoras de revistas, financiadores, suas
próprias instituições, aumentando a visibilidade e a possibilidade de
colaboração internacional. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 24/06/21
Publicação acadêmica: abrindo o registro da Ciência
Relatório intitulado Abrindo o registro da ciência: fazendo um trabalho de publicação acadêmica para a ciência na era digital (em inglês Opening the record of science: making scholarly publishing work for science in the digital era) do International Science Council (ISC) examina o panorama atual da publicação acadêmica, explora as tendências futuras e propõe sete princípios para a publicação científica e acadêmica.
Dirigido à comunidade científica e suas instituições o Relatório busca estabelecer uma visão compartilhada dos princípios e prioridades do sistema de publicação científica. Ele propõe uma série de princípios normativos que devem fundamentar o funcionamento da publicação científica e acadêmica; descreve o panorama editorial atual e sua trajetória de evolução; analisa em que medida os princípios são observados na prática; e identifica questões problemáticas que precisam ser abordadas na realização desses princípios.
I. O acesso aberto e universal ao registro da ciência deve ser garantido, tanto para autores como para leitores.
II. As publicações científicas devem ter licenças abertas que permitam a reutilização e texto e dados de mineração.
III. A revisão rigorosa e contínua por pares é essencial para a integridade do registro da ciência.
IV. Os dados / observações subjacentes a uma publicação devem ser publicados simultaneamente.
V. O registro da ciência deve ser mantido para garantir o acesso aberto às gerações futuras.
VII. Os sistemas devem se adaptar a novas oportunidades, em vez de incorporar infraestruturas inflexíveis. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 24/06/21
23 junho 2021
Avaliação quadrienal da CAPES - Módulo Destaque é tema de transmissão pelo YouTube
Na ocasião, os técnicos da DAV vão mostrar como os coordenadores devem selecionar as produções mais relevantes e preencher as informações no Módulo. Haverá espaço para perguntas e, ao término da apresentação, as dúvidas serão esclarecidas.
Durante a transmissão via YouTube, o modo para comentários estará desabilitado. As perguntas podem ser encaminhadas, com antecedência, pela ferramenta Slido, no seguinte endereço: https://app.sli.do/event/iszawxi1. Basta clicar no campo Type Your Question para digitar a pergunta e, em seguida, enviá-la clicando no botão SEND.
O módulo Destaque foi criado para evidenciar a importância das ações de cada PPG e dar visão aos seus produtos de maior relevância. As áreas de avaliação prepararam individualmente um documento com diretrizes específicas, chamado ‘Orientações, Registro de Resultados e Produções Intelectuais’, para nortear seus coordenadores. Assista ao vídeo.
USP é premiada por suas iniciativas relacionadas aos objetivos sustentáveis da ONU
A Universidade foi premiada por seu desempenho nos ODS
“Erradicação da pobreza”, “Energias renováveis” e “Vida sobre a terra”
Concedido pelo grupo RELX, o prêmio foi entregue pela diretora de estratégia da RELX, Jelena Sevo, durante o evento virtual RELX SDG Inspiration Day 2021, que aconteceu ontem, dia 22 de junho.
Para o vice-presidente sênior da Elsevier Research Networks, Carlos Henrique de Brito Cruz, “a USP é a principal universidade de pesquisa do Brasil e seu desempenho é bastante forte em tópicos relacionados aos ODS da ONU, não apenas na produção de pesquisa, mas também na qualidade e quantidade dos alunos por eles formados. O trabalho da USP na pesquisa sobre bioenergia e na compreensão e proposição de maneiras para reduzir a desigualdade social e a pobreza no Brasil, por exemplo, deriva de estratégias construídas por professores para responder aos desafios brasileiros e se encaixam muito bem com relevantes ODS”.
Fonte: Jornal da USP - 22/06/21