25 junho 2021

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Agricultura irrigada no Brasil é o tema de dois livros lançados pela Cátedra Luiz de Queiroz

                                             

Pró-Reitoria de Graduação investirá R$ 20 milhões na modernização de laboratórios

A Pró-Reitoria de Graduação investirá R$ 20 milhões em projetos de modernização, readequação e manutenção dos laboratórios didáticos destinados à realização das atividades práticas dos cursos de graduação da USP. As inscrições para o edital do Programa Laboratórios Didáticos para o Ensino de Graduação vão até o dia 25 de julho.
Entre outros critérios, os projetos devem desenvolver espaços integrados e inovadores de aprendizagem; aprimorar práticas didáticas e atualização dos currículos; incentivar a integração e a colaboração com outras unidades da USP; promover a manutenção do parque de equipamentos e infraestrutura já existentes.
Os recursos poderão ser destinados à compra de equipamentos, material permanente, material bibliográfico, serviços de instalação e manutenção.
“A ideia do programa é valorizar e incentivar as atividades didáticas integradas e inovadoras, propiciando condições adequadas para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem e de ambientes educacionais inovadores para o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
As propostas devem ser feitas pela Comissão de Graduação da unidade proponente até o dia 25 de julho. Serão aceitas até três propostas por unidade. O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria.    Fonte: Jornal da USP - 24/06/21


FAPESP retoma a análise das bolsas de pesquisa no exterior

A FAPESP reabilita, a partir de hoje (25/06), as solicitações de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) e de Bolsas de Pesquisa no Exterior (BPE) e retoma a análise de novas submissões. A medida abrange exclusivamente as solicitações de bolsas que tenham como destino países que não imponham restrições ao ingresso a brasileiros (como quarentena, por exemplo) e que já tenham normalizado as atividades presenciais na instituição que acolherá o bolsista, de acordo com o Comunicado nº 12 da FAPESP.
A interrupção da análise e das submissões dessas modalidades de bolsas, em 27 de janeiro de 2021, decorreu do fechamento de fronteiras e da suspensão das atividades presenciais em instituições do exterior em razão da pandemia de COVID-19, comprometendo os objetivos da pesquisa. Agora, com o avanço da vacinação em diversos países, muitas instituições voltaram a autorizar o ingresso de bolsistas brasileiros.
"A FAPESP considera que a realização de estágios de pesquisa no exterior é uma importante etapa para a formação de pesquisadores e constituiu um dos pilares de sua política de internacionalização. Dessa forma, quando as medidas sanitárias garantem segurança para os bolsistas, conseguimos apoiar a retomada dessas atividades”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 25/06/21


24 junho 2021

Springer Nature abrindo pesquisa - a história até agora...

Assista ao vídeo

Por que o registro ORCiD é importante para a USP e para o mundo?

O registro ORCiD – Open Researcher and Contributor ID (em português Identificador Digital Aberto de Pesquisador e Contribuidor) é um código alfanumérico gratuito para identificar exclusivamente cientistas e outros autores acadêmicos e contribuidores. É também um currículo internacional. O identificador ORCiD é mantido pela organização global sem fins lucrativos de mesmo nome, a ORCID, sustentada por taxas das organizações membros e apoiada por uma equipe profissional. A visão da ORCID é um mundo onde todos os que participam da pesquisa, financiamentos e inovação sejam exclusivamente identificados e conectados às suas contribuições através de disciplinas, fronteiras e tempo. Para concretizar nossa visão, a ORCID se esforça para permitir conexões transparentes e confiáveis ​​entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações, fornecendo um identificador único e persistente para os indivíduos usarem enquanto se envolvem em atividades de pesquisa, financiamentos e inovação. Interface também disponível em Português.

Benefícios para os Pesquisadores

Imagine um mundo em que seus pesquisadores possam passar mais tempo fazendo contribuições para a pesquisa e ficar menos frustrados ao gerenciar ou preencher diversos currículos? Pense em uma ferramenta que permite a todos e a você mesmo acompanhar mais facilmente suas atividades profissionais ao longo de sua carreira.

O ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital e importante recurso para docentes, pós-doutorandos, alunos, gestores de pesquisa, financiadores, bibliotecários e profissionais em geral. Ele fornece uma identidade persistente, uma espécie de RG para os pesquisadores, e conecta sua informações profissionais com as editoras de revistas, financiadores, suas próprias instituições, aumentando a visibilidade e a possibilidade de colaboração internacional.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 24/06/21


Publicação acadêmica: abrindo o registro da Ciência

O acesso eficiente ao registro da ciência – para autores e leitores – é essencial para a ciência e a sociedade. Entretanto, até que ponto os sistemas contemporâneos de publicação científica e acadêmica atendem às necessidades dos pesquisadores, do público e dos desafios da própria ciência?
Relatório intitulado Abrindo o registro da ciência: fazendo um trabalho de publicação acadêmica para a ciência na era digital (em inglês Opening the record of science: making scholarly publishing work for science in the digital erado International Science Council (ISC) examina o panorama atual da publicação acadêmica, explora as tendências futuras e propõe sete princípios para a publicação científica e acadêmica.
Dirigido à comunidade científica e suas instituições o Relatório busca estabelecer uma visão compartilhada dos princípios e prioridades do sistema de publicação científica. Ele propõe uma série de princípios normativos que devem fundamentar o funcionamento da publicação científica e acadêmica; descreve o panorama editorial atual e sua trajetória de evolução; analisa em que medida os princípios são observados na prática; e identifica questões problemáticas que precisam ser abordadas na realização desses princípios.

Princípios da publicação científica

I. O acesso aberto e universal ao registro da ciência deve ser garantido, tanto para autores como para leitores.
II. As publicações científicas devem ter licenças abertas que permitam a reutilização e texto e dados de mineração.
III. A revisão rigorosa e contínua por pares é essencial para a integridade do registro da ciência.
IV. Os dados / observações subjacentes a uma publicação devem ser publicados simultaneamente.
V. O registro da ciência deve ser mantido para garantir o acesso aberto às gerações futuras.
VI. As tradições de publicação de diferentes disciplinas devem ser respeitadas.
VII. Os sistemas devem se adaptar a novas oportunidades, em vez de incorporar infraestruturas inflexíveis.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 24/06/21


Transmissão

23 junho 2021

Inscrições

Avaliação quadrienal da CAPES - Módulo Destaque é tema de transmissão pelo YouTube

A Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV) fará uma transmissão ao vivo pelo canal oficial da Fundação no YouTube, para explicar o módulo Destaque, dentro do Coleta, na Plataforma Sucupira. O evento acontece na próxima sexta-feira, 25, das 16h às 18h,  e tem como público-alvo os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs).
Na ocasião, os técnicos da DAV vão mostrar como os coordenadores devem selecionar as produções mais relevantes e preencher as informações no Módulo. Haverá espaço para perguntas e, ao término da apresentação, as dúvidas serão esclarecidas.
Durante a transmissão via YouTube, o modo para comentários estará desabilitado. As perguntas podem ser encaminhadas, com antecedência, pela ferramenta Slido, no seguinte endereço: https://app.sli.do/event/iszawxi1. Basta clicar no campo Type Your Question para digitar a pergunta e, em seguida,  enviá-la clicando no botão SEND.
O módulo Destaque foi criado para evidenciar a importância das ações de cada PPG e dar visão aos seus produtos de maior relevância. As áreas de avaliação prepararam individualmente um documento com diretrizes específicas, chamado ‘Orientações, Registro de Resultados e Produções Intelectuais’, para nortear seus coordenadores.   Assista ao vídeo.  
Fonte: CCS/CAPES - 23/06/21


USP é premiada por suas iniciativas relacionadas aos objetivos sustentáveis da ONU

A Universidade foi premiada por seu desempenho nos ODS “Erradicação da pobreza”, “Energias renováveis” e “Vida sobre a terra”

A USP foi uma das vencedoras do Prêmio RELX SDG Customer por seus programas e iniciativas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nomeadamente nos objetivos “Erradicação da pobreza”, “Energias renováveis” e “Vida sobre a terra”.
Concedido pelo grupo RELX, o prêmio foi entregue pela diretora de estratégia da RELX, Jelena Sevo, durante o evento virtual RELX SDG Inspiration Day 2021, que aconteceu ontem, dia 22 de junho.
“Consciente de sua responsabilidade como instituição de ensino superior pública brasileira em contribuir para o desenvolvimento social e econômico de nosso país e região, a USP tem se envolvido ativamente na promoção de programas educacionais, pesquisas inovadoras e engajamento em iniciativas de divulgação alinhadas aos ODS. Receber esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo. Temos o dever de nos mantermos comprometidos com o papel institucional de contribuir para um mundo mais justo e sustentável”, afirmou o coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Aluisio Cotrim Segurado, que recebeu o prêmio em nome da Universidade.
Para o vice-presidente sênior da Elsevier Research Networks, Carlos Henrique de Brito Cruz, “a USP é a principal universidade de pesquisa do Brasil e seu desempenho é bastante forte em tópicos relacionados aos ODS da ONU, não apenas na produção de pesquisa, mas também na qualidade e quantidade dos alunos por eles formados. O trabalho da USP na pesquisa sobre bioenergia e na compreensão e proposição de maneiras para reduzir a desigualdade social e a pobreza no Brasil, por exemplo, deriva de estratégias construídas por professores para responder aos desafios brasileiros e se encaixam muito bem com relevantes ODS”.   
Fonte: Jornal da USP - 22/06/21