20 julho 2021
Programação dos Cursos de Língua Inglesa para o 2º semestre pelo CEL-ESALQ
Esta é a programação dos Cursos de Língua
Inglesa a serem ministrados no 2º semestre de 2021 online, oferecidos pelo Centro
de Estudos Linguísticos da ESALQ.
As aulas terão início no dia 09/08/21 e término dia 10/12/21.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste –https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 20 de julho a 5 de agosto de 2021 e encaminhá-la para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br. Os alunos de graduação devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do primeiro semestre de 2021. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (60). Fonte: CEL-ESALQ - 20/07/21
As aulas terão início no dia 09/08/21 e término dia 10/12/21.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste –https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 20 de julho a 5 de agosto de 2021 e encaminhá-la para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br. Os alunos de graduação devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do primeiro semestre de 2021. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (60). Fonte: CEL-ESALQ - 20/07/21
Mudanças Climáticas e Biodiversidade serão tema da 2ª edição da série Conferências FAPESP 60 anos
A segunda edição da
série Conferências FAPESP 60 anos, com o tema “Mudanças
Climáticas e Biodiversidade: os Avanços da Ciência”, será realizada amanhã
(21/07), às 10 horas. No
encontro, especialistas debaterão perspectivas para a construção de uma agenda
baseada em ciência capaz de integrar temas como a perda de biodiversidade e as
mudanças climáticas, de buscar estratégias de adaptação e preservação e de
minimizar seus efeitos para a sociedade.
A abertura será feita por Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, e os palestrantes serão Carlos Alfredo Joly, membro da coordenação do Programa BIOTA-FAPESP, Paulo Artaxo, membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, e Mercedes Bustamante, professora titular da Universidade de Brasília (UnB). A moderação será de Ronaldo Pilli, vice-presidente da FAPESP.
Os interessados poderão se inscrever pelo site da FAPESP. A conferência será transmitida às 10 horas, pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.
A abertura será feita por Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, e os palestrantes serão Carlos Alfredo Joly, membro da coordenação do Programa BIOTA-FAPESP, Paulo Artaxo, membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, e Mercedes Bustamante, professora titular da Universidade de Brasília (UnB). A moderação será de Ronaldo Pilli, vice-presidente da FAPESP.
Os interessados poderão se inscrever pelo site da FAPESP. A conferência será transmitida às 10 horas, pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.
19 julho 2021
Treinamentos individuais e em grupo sobre conteúdo da plataforma Ovid
A editora Wolters Kluwer oferece
treinamentos contínuos para a plataforma Ovid a toda a comunidade acadêmica. Os
treinamentos são certificados em colaboração entre as duas instituições e
ministrados pela gerente de Treinamentos na Wolters Kluwer, Anna Carolina Alencar.
Os treinamentos são oferecidos nas modalidades individual ou em grupo. Os individuais respeitam a disponibilidade dos interessados, com marcação de data e horário, e podem ser feitos a partir das áreas de interesse ou das perguntas de pesquisa dos usuários. Os treinamentos em grupo são disponibilizados a partir de calendário mensal e contemplam os seguintes temas:
- Ovid: Busca em Revistas Específicas e revisão em Journals@Ovid;
- Ovid: Busca avançada em MEDLINE;
- Funções Ovid: Como salvar buscar, gerenciar resultados e criar alertas;
- Ovid: Busca básica em e-books.
A Wolters Kluwer também oferece webinários de temas de interesse para a comunidade acadêmica: “Como aprimorar sua revisão de literatura com a pergunta PICO” e “Tipos de estudos de revisão de literatura: definições e aplicabilidades”.
Para se inscrever nos treinamentos em grupo, os interessados podem acessar este link. Para os individuais, as inscrições são realizadas aqui. Os interessados em participar dos webinários podem se inscrever neste link.
Acesso ao conteúdo da Ovid pelo Portal de Periódicos da CAPES
A Ovid é uma plataforma de conteúdos da área biomédica que agrega a base de dados Ovid MEDLINE, revistas científicas em texto completo em Ovid Journals e livros em Ovid Books. A partir do Portal de Periódicos da CAPES é possível acessar mais de 400 periódicos científicos em Ovid e mais de 500 títulos de livros. Instituições participantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm acesso ao conteúdo da Ovid. Para acessar o conteúdo no Portal de Periódicos da CAPES, é necessário selecionar a opção Buscar base. Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 19/07/21
Os treinamentos são oferecidos nas modalidades individual ou em grupo. Os individuais respeitam a disponibilidade dos interessados, com marcação de data e horário, e podem ser feitos a partir das áreas de interesse ou das perguntas de pesquisa dos usuários. Os treinamentos em grupo são disponibilizados a partir de calendário mensal e contemplam os seguintes temas:
- Ovid: Busca em Revistas Específicas e revisão em Journals@Ovid;
- Ovid: Busca avançada em MEDLINE;
- Funções Ovid: Como salvar buscar, gerenciar resultados e criar alertas;
- Ovid: Busca básica em e-books.
A Wolters Kluwer também oferece webinários de temas de interesse para a comunidade acadêmica: “Como aprimorar sua revisão de literatura com a pergunta PICO” e “Tipos de estudos de revisão de literatura: definições e aplicabilidades”.
Para se inscrever nos treinamentos em grupo, os interessados podem acessar este link. Para os individuais, as inscrições são realizadas aqui. Os interessados em participar dos webinários podem se inscrever neste link.
Acesso ao conteúdo da Ovid pelo Portal de Periódicos da CAPES
A Ovid é uma plataforma de conteúdos da área biomédica que agrega a base de dados Ovid MEDLINE, revistas científicas em texto completo em Ovid Journals e livros em Ovid Books. A partir do Portal de Periódicos da CAPES é possível acessar mais de 400 periódicos científicos em Ovid e mais de 500 títulos de livros. Instituições participantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm acesso ao conteúdo da Ovid. Para acessar o conteúdo no Portal de Periódicos da CAPES, é necessário selecionar a opção Buscar base. Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 19/07/21
Aplicativo Bolsista CAPES migra para loja Gov.Br
Uma nova versão do aplicativo Bolsista CAPES está disponível na
loja Gov.Br na Apple Store e na Play Store, do Google. A
migração faz parte do Plano de Transformação Digital do
governo federal, que centraliza todas as informações, sistemas e serviços do
poder executivo em uma só plataforma.
Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação (DTI) da CAPES, lembra que este processo dá continuidade às ações que trazem eficiência e celeridade aos cidadãos. O gestor conta que a equipe “segue na missão de oferecer soluções modernas e seguras aos usuários da CAPES”.
A última versão do Bolsista CAPES também apresenta melhorias, como uma nova interface de autenticação. Ela agora é integrada ao acesso único do governo federal: basta o usuário se conectar ao Gov.Br. Além disso, os extratos de pagamentos de bolsa estão mais detalhados. O aplicativo também está preparado para receber dados de contas bancárias digitais, durante a implementação da bolsa.
Para que tudo funcione bem é importante manter o aplicativo atualizado. Os usuários de aparelhos da Apple devem baixar e instalar a nova versão. As atualizações seguintes serão automáticas. No sistema Android a migração do aplicativo já ocorreu.
Aplicativo
O Bolsista CAPES permite que o usuário veja dados de bolsas em andamento e finalizadas, assim como informações bancárias cadastradas e histórico de pagamentos. A ferramenta está disponível para sistemas Android e IOS e pode ser instalada em smartphones e tablets. Todos os programas da CAPES passam por teste de qualidade, antes de serem oferecidos nas lojas virtuais. Fonte: CCS/CAPES - 19/07/21
Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação (DTI) da CAPES, lembra que este processo dá continuidade às ações que trazem eficiência e celeridade aos cidadãos. O gestor conta que a equipe “segue na missão de oferecer soluções modernas e seguras aos usuários da CAPES”.
A última versão do Bolsista CAPES também apresenta melhorias, como uma nova interface de autenticação. Ela agora é integrada ao acesso único do governo federal: basta o usuário se conectar ao Gov.Br. Além disso, os extratos de pagamentos de bolsa estão mais detalhados. O aplicativo também está preparado para receber dados de contas bancárias digitais, durante a implementação da bolsa.
Para que tudo funcione bem é importante manter o aplicativo atualizado. Os usuários de aparelhos da Apple devem baixar e instalar a nova versão. As atualizações seguintes serão automáticas. No sistema Android a migração do aplicativo já ocorreu.
Aplicativo
O Bolsista CAPES permite que o usuário veja dados de bolsas em andamento e finalizadas, assim como informações bancárias cadastradas e histórico de pagamentos. A ferramenta está disponível para sistemas Android e IOS e pode ser instalada em smartphones e tablets. Todos os programas da CAPES passam por teste de qualidade, antes de serem oferecidos nas lojas virtuais. Fonte: CCS/CAPES - 19/07/21
16 julho 2021
Cavernas do Brasil: um tesouro subterrâneo a ser descoberto, mas já ameaçado
Um dos tesouros mais desconhecidos da biodiversidade brasileira
está escondido, literalmente, debaixo da terra. Pouca gente sabe disso, mas
permeando as entranhas subterrâneas da Amazônia, do Cerrado e de todos os
grandes biomas nacionais existe um universo oculto de milhares de cavernas,
habitadas por centenas de espécies únicas na natureza e centenas de milhares de
anos de história petrificada do clima e da vida no planeta. São mais de 20 mil
cavernas já catalogadas em território brasileiro — de um total que, segundo
alguns especialistas, pode chegar a 300 mil. E esse tesouro subterrâneo pode
estar ameaçado, alertam os pesquisadores, por conta de
alterações na legislação ambiental.
A maior parte dessas grutas foi descoberta
apenas recentemente. Até 2009, pouco mais de 6 mil cavernas eram conhecidas no
País; desde então esse número aumentou 235%, e não para de subir. O principal
“culpado” por isso é um decreto publicado em novembro de 2008 (Decreto 6640), que criou
uma nova classificação de cavernas e passou a exigir o licenciamento ambiental
de atividades potencialmente impactantes a elas, como empreendimentos
agrícolas, minerários e obras de infraestrutura. Nesse processo de
licenciamento, que passou a ser obrigatório, muitas novas grutas acabaram sendo
descobertas. E, junto com elas, centenas de novas espécies cavernícolas —
incluindo peixes, crustáceos, aracnídeos e uma diversidade de outros
invertebrados —, além de um sem-número de paisagens, rios subterrâneos,
cachoeiras, salões grandiosos, adornados com espeleotemas fantásticos, e outras
formações geológicas de tirar o fôlego. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 16/07/21
USP investirá R$ 20 milhões em pesquisas com foco em áreas estratégicas
A Pró-Reitoria de Pesquisa selecionará projetos
de pesquisa inovadores que tenham como foco o desenvolvimento de áreas
estratégicas e a implementação de políticas públicas relacionadas, promovendo
ações transformadoras na sociedade.
Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões, distribuídos entre os projetos selecionados de acordo com os itens financiáveis. Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de material de consumo, material permanente e serviços, e para custear um ano de bolsas de iniciação científica ou de pós-doutorado.
“Esse edital prioriza o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas, estimula a multidisciplinaridade com a integração entre diferentes Unidades da USP e reforça a integração dos pós-doutorandos. Esses projetos olham para as demandas da sociedade em rápida transformação, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.
As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de julho para Pró-Reitoria de Pesquisa, por meio da Comissão de Pesquisa da Unidade, Museu ou Instituto Especializado do coordenador da proposta. Os projetos devem envolver duas ou mais Unidades da USP.
Entre os critérios para a seleção estão a relevância do projeto e o potencial de retorno para a sociedade na forma de desenvolvimento socioeconômico, qualidade de vida ou embasamento para novas políticas públicas dentro do período de sua finalização.
Para mais informações, consulte o Edital de Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 16/07/21
Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões, distribuídos entre os projetos selecionados de acordo com os itens financiáveis. Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de material de consumo, material permanente e serviços, e para custear um ano de bolsas de iniciação científica ou de pós-doutorado.
“Esse edital prioriza o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas, estimula a multidisciplinaridade com a integração entre diferentes Unidades da USP e reforça a integração dos pós-doutorandos. Esses projetos olham para as demandas da sociedade em rápida transformação, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.
As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de julho para Pró-Reitoria de Pesquisa, por meio da Comissão de Pesquisa da Unidade, Museu ou Instituto Especializado do coordenador da proposta. Os projetos devem envolver duas ou mais Unidades da USP.
Entre os critérios para a seleção estão a relevância do projeto e o potencial de retorno para a sociedade na forma de desenvolvimento socioeconômico, qualidade de vida ou embasamento para novas políticas públicas dentro do período de sua finalização.
Para mais informações, consulte o Edital de Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 16/07/21
Como criar alertas de pesquisa no Google
1. Acesse o site do Google Alerts e faça
login com uma conta do Google (se ainda não estiver conectado).
2. Uma vez
aberta a página, digite a palavra-chave que deseja monitorar na internet. Note
que ao digitar a palavra-chave, ele exibirá automaticamente os últimos
resultados da palavra-chave na pesquisa do Google. Dica: Se for monitorar um nome composto, como Sergio Mota, coloque-o
entre aspas “Sergio Mota”.
3. Para
personalizar o alerta, clique em “Mostrar opções”. Aqui você poderá definir a
frequência dos alertas, fontes, idioma, região, o número de resultados e como
deseja receber o alerta, que por padrão, é por email.
4. Pronto, uma vez configuradas as opções
clique em “Criar alerta” e você começará a receber notificações por e-mail
sempre que a palavra-chave for mencionada em uma nova página da web indexado
pelo Google.
5. Os alertas criados serão exibidos na seção
“Meus Alertas”. A partir dessa seção você pode gerenciá-los, como por exemplo,
editar as opções do alerta e deletá-los para não receber mais as notificações
por e-mail.
6. Por fim, clicando no ícone de configuração
(engrenagem) da seção “Meus Alertas” você pode escolher o horário de entrega
dos alertas, assim como receber as notificações de todos os alertas em um único
e-mail. Fonte: Softdownload - 16/07/21
15 julho 2021
Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto reúne mais de 2 milhões de documentos
Mais de 2 milhões de documentos podem ser
encontrados no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, o
OasisBr. Utilizando uma única interface, o OasisBr permite a pesquisa
simultânea em repositórios e bibliotecas digitais de teses e dissertações e em
revistas científicas.
O OasisBr é um mecanismo de busca
multidisciplinar que possibilita o acesso gratuito à produção científica
disponibilizada em artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos
de livro, trabalhos de conclusão de curso, artigos de conferência, dados de
pesquisa e outros tipos de documentos científicos. Todos os documentos
encontrados no OasisBr são disponibilizados com acesso aberto, conforme o
Movimento de Acesso Aberto à informação científica.
Como
fazer uma busca no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto?
No Portal Brasileiro de Publicações Científicas
em Acesso Aberto (OasisBr) é possível fazer pesquisas por título, autor, assunto,
resumo, ano de publicação, entre outros. O pesquisador também pode limitar a
pesquisa a um ou mais idiomas, bem como tipos de documentos em específico. Além de artigos, trabalhos de conclusão de
curso, dissertações, teses, relatórios, capítulos de livros, o OasisBr
alinhou-se aos princípios da Ciência Aberta e passou a coletar dados de
pesquisa. Entre os objetivos do OasisBr está a estimulação da criação de
periódicos científicos, bibliotecas digitais de teses e dissertações e
repositórios digitais para a organização da produção científica brasileira com
base no modelo do acesso aberto.
Quem
atua no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto?
Uma fonte de informação científica tem vários
ganhos em divulgação e disseminação do conteúdo que publica ao fazer parte do
Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, o OasisBr. Isso
porque o OasisBr coleta registros de repositórios de dados de pesquisa,
repositórios institucionais de publicações científicas, de revistas científicas
e de bibliotecas digitais de teses e dissertações.
Depois que o conteúdo é agregado, ele passa a ser
coletado pelo Portal dos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
(RCAAP) e pela Rede LA Referencia. Por sua vez, a LA Referencia é recoletada
pelo portal de buscas da Open Access Infrastructure for Research in Europe
(OpenAIRE). Acesse
já o OasisBr: https://oasisbr. ibict.br. Fonte: AGUIA - 15/07/21
CAPES prorroga prazo para destaques na Plataforma Sucupira
A CAPES prorrogou para 6 de agosto o prazo para os programas de
pós-graduação (PPGs) apresentarem suas produções mais relevantes, conforme
orientação da área de avaliação. Os trabalhos devem ser informados no módulo
Destaque da Plataforma Sucupira.
A
Fundação enviou ofício nesta quarta-feira, 14 de julho, a pró-reitores de
pós-graduação, coordenadores de PPGs, coordenadores de Área de Avaliação,
adjuntos de Programas Acadêmicos e coordenadores de Programas Profissionais,
para informá-los da decisão.
Cláudia
Queda de Toledo, presidente da CAPES, observou que a prorrogação atende a
pedidos da comunidade acadêmica e lembrou a transparência do trabalho da
Fundação: “Reiterando nosso propósito de conduzir a avaliação para o
aperfeiçoamento e evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação, e atentos às demandas
da academia e às proposições dos órgãos colegiados, salientamos que qualquer
nova definição sobre o assunto será informada a todos oportunamente”.
O restante do calendário da Avaliação Quadrienal 2017-2020 será readequado. As novas datas
serão publicadas em breve no Diário Oficial da União. Fonte: CCS/CAPES - 15/07/21
14 julho 2021
A importância da Rede Cariniana no The Keepers Registry, do ISSN
Desde 2015, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana)
do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) faz parte
de um seleto grupo de organizações de arquivamento de periódicos eletrônicos, o The Keepers Registry (TKR). O TKR é um serviço online desenvolvido
originalmente pela Universidade de Edinburgo e, atualmente, operado pelo Centro
Internacional do International
Standard Serial Number (ISSN) que atua como um monitor global
nas disposições de arquivamento para recursos contínuos.
Para Miguel Angel Márdero Arellano, coordenador da Rede Cariniana, fazer parte do TKR é motivo de orgulho. “Estamos ao lado de instituições internacionais muito importantes como a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a Biblioteca Britânica e a Biblioteca Nacional da Holanda, além de programas da China, Canadá e Austrália”, relata.
“Na última reunião do TKR, descobrimos que a Cariniana é a rede que mais preserva periódicos que não estão em nenhuma outra agência, ou seja, o IBICT e a Cariniana promovem essa guarda e preservação”, diz o coordenador ao destacar a questão da visibilidade que o grupo concede, uma vez que há rigorosos critérios e requisitos para garantir a participação das instituições.
O número de periódicos preservados pela Cariniana no TKR tem aumentado nos últimos anos e está prestes a chegar em 2000 publicações. “Estamos tentando fazer com que o papel do Ibict e da Cariniana sejam conhecidos por outras iniciativas internacionais”.Para saber mais sobre a atuação da Rede Cariniana, clique aqui e para conhecer melhor o The Keepers Registry, acesse o site oficial. Fonte: IBICT - 12/07/21
Clarivate lança novo Journal Citation Reports com principais periódicos do mundo
O relatório anual do JCR (Journal Citation Reports)
permite que a comunidade de pesquisa avalie os periódicos acadêmicos de alta
qualidade do mundo por meio de uma variedade de indicadores, dados descritivos
e visualizações. Os relatórios são usados por editoras acadêmicas em todo o
mundo para avaliar o impacto de seus periódicos em relação ao seu campo de
estudo e promovê-los para a comunidade de pesquisa.
O JCR é baseado em dados compilados de 2020 da Web of Science Core Collection™, coleção de periódicos, livros e anais de conferências disponível na base de dados de citações global neutra para editoras do mundo. Os dados estruturados são selecionados pela equipe de especialistas da Clarivate, que avalia e escolhe continuamente as coleções cobertas para garantir a precisão nas avaliações de impacto do periódico.
As percepções das avaliações permitem que pesquisadores, editores, bibliotecários e financiadores explorem os principais impulsionadores do valor de um periódico para diversos públicos, fazendo melhor uso do amplo corpo de dados e métricas disponíveis no JCR.
A edição de 2021 destaca a inclusão de mais de 20.000 periódicos de 113 países em cinco continentes e 254 categorias de pesquisa nas ciências, ciências sociais, artes e humanidades. A interface foi renovada para oferecer uma nova experiência ao usuário com pesquisa mais simples e direta, o que proporciona uma melhor visão dos dados. O acesso duplo à nova e à antiga plataforma do JCR estará disponível até o final de 2021.
O relatório anual do JCR (Journal Citation Reports) permite que a comunidade de pesquisa avalie os periódicos acadêmicos de alta qualidade do mundo por meio de uma variedade de indicadores, dados descritivos e visualizações. Os relatórios são usados por editoras acadêmicas em todo o mundo para avaliar o impacto de seus periódicos em relação ao seu campo de estudo e promovê-los para a comunidade de pesquisa. Saiba mais.
O JCR é baseado em dados compilados de 2020 da Web of Science Core Collection™, coleção de periódicos, livros e anais de conferências disponível na base de dados de citações global neutra para editoras do mundo. Os dados estruturados são selecionados pela equipe de especialistas da Clarivate, que avalia e escolhe continuamente as coleções cobertas para garantir a precisão nas avaliações de impacto do periódico.
As percepções das avaliações permitem que pesquisadores, editores, bibliotecários e financiadores explorem os principais impulsionadores do valor de um periódico para diversos públicos, fazendo melhor uso do amplo corpo de dados e métricas disponíveis no JCR.
A edição de 2021 destaca a inclusão de mais de 20.000 periódicos de 113 países em cinco continentes e 254 categorias de pesquisa nas ciências, ciências sociais, artes e humanidades. A interface foi renovada para oferecer uma nova experiência ao usuário com pesquisa mais simples e direta, o que proporciona uma melhor visão dos dados. O acesso duplo à nova e à antiga plataforma do JCR estará disponível até o final de 2021.
O relatório anual do JCR (Journal Citation Reports) permite que a comunidade de pesquisa avalie os periódicos acadêmicos de alta qualidade do mundo por meio de uma variedade de indicadores, dados descritivos e visualizações. Os relatórios são usados por editoras acadêmicas em todo o mundo para avaliar o impacto de seus periódicos em relação ao seu campo de estudo e promovê-los para a comunidade de pesquisa. Saiba mais.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 14/07/21
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