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20 agosto 2021
CAPES já prorrogou 38.835 bolsas por causa da pandemia
A CAPES já prorrogou 38.835
bolsas de mestrado e de doutorado ativas no Brasil por até seis meses, de forma
excepcional, por causa da pandemia. Os dados constam em relatório do Sistema de
Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) de
julho. A decisão foi tomada no início das
restrições impostas pela COVID-19. Em 2020, foram publicadas duas portarias com
regras para a extensão dos prazos. A primeira, em
abril, deu a possibilidade de prorrogação das bolsas por até três meses. A segunda, em
agosto, aumentou este período para seis meses.
O direito se estende a qualquer pesquisador com bolsa de mestrado ou doutorado ativa no País, enquanto durar a pandemia. Cabe às instituições indicarem os beneficiários no SCBA. A Fundação recomenda que sejam escolhidos aqueles cujos trabalhos tenham sido afetados pelos impactos decorrentes da doença.
Além da prorrogação, há a manutenção integral. Apesar do ambiente de múltiplas restrições geradas pela pandemia, a CAPES não interrompeu a vigência de nenhum desses auxílios neste ano, tem cumprido com os pagamentos sem atraso e permitido a substituição de bolsistas normalmente. A Fundação continuará a fomentar os estudos dos pós-graduandos tanto nas cotas institucionais, quanto nos programas estratégicos induzidos.
O orçamento previsto para bolsas no ano recebeu um complemento de R$53 milhões. Também foi encaminhado um crédito de R$43 milhões para a Fundação. Outros R$286,5 milhões, antes contingenciados, foram liberados. As mais de 90 mil bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) no País estão, além de mantidas, pagas em dia. A suplementação orçamentária é resultado dos esforços do Ministério da Educação (MEC) junto ao Ministério da Economia para a liberação dos recursos.
Para os bolsistas que vão para o exterior, a CAPES anunciou a vacinação contra a COVID-19. Eles são graduandos e cientistas brasileiros que receberam bolsas fora do Brasil e, por causa da pandemia, ainda não puderam iniciar seus estudos. Agora, com a possibilidade da vacina em dose única, sua mobilidade poderá ocorrer. A este grupo a Fundação pede que indique, o mais brevemente possível, o município para receber o imunizante. Fonte: CCS/CAPES - 20/08/21
O direito se estende a qualquer pesquisador com bolsa de mestrado ou doutorado ativa no País, enquanto durar a pandemia. Cabe às instituições indicarem os beneficiários no SCBA. A Fundação recomenda que sejam escolhidos aqueles cujos trabalhos tenham sido afetados pelos impactos decorrentes da doença.
Além da prorrogação, há a manutenção integral. Apesar do ambiente de múltiplas restrições geradas pela pandemia, a CAPES não interrompeu a vigência de nenhum desses auxílios neste ano, tem cumprido com os pagamentos sem atraso e permitido a substituição de bolsistas normalmente. A Fundação continuará a fomentar os estudos dos pós-graduandos tanto nas cotas institucionais, quanto nos programas estratégicos induzidos.
O orçamento previsto para bolsas no ano recebeu um complemento de R$53 milhões. Também foi encaminhado um crédito de R$43 milhões para a Fundação. Outros R$286,5 milhões, antes contingenciados, foram liberados. As mais de 90 mil bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) no País estão, além de mantidas, pagas em dia. A suplementação orçamentária é resultado dos esforços do Ministério da Educação (MEC) junto ao Ministério da Economia para a liberação dos recursos.
Para os bolsistas que vão para o exterior, a CAPES anunciou a vacinação contra a COVID-19. Eles são graduandos e cientistas brasileiros que receberam bolsas fora do Brasil e, por causa da pandemia, ainda não puderam iniciar seus estudos. Agora, com a possibilidade da vacina em dose única, sua mobilidade poderá ocorrer. A este grupo a Fundação pede que indique, o mais brevemente possível, o município para receber o imunizante. Fonte: CCS/CAPES - 20/08/21
FAPESP lança o segundo fascículo do livro comemorativo de seus 60 anos
O segundo fascículo da série de dez que compõem o livro FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento já
está disponível no site da
Fundação. O primeiro fascículo, Seis décadas
de realizações, foi lançado em julho deste ano.
Com o título DNA da ciência paulista, o segundo fascículo reúne artigos de José de Souza Martins, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), e de Vanderlan Bolzani, professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – ambos membros do Conselho Superior da FAPESP –, e três reportagens que inscrevem a constituição da FAPESP na gênese da cultura científica do Estado de São Paulo e sua repercussão em todo o país.
No artigo A FAPESP e as Ciências Sociais, Martins sublinha a importância do “diálogo interdisciplinar” e do intercâmbio ativo entre as diferentes áreas do conhecimento. Em Um Modelo de Inspiração para as FAPs, Bolzani ressalta o papel da FAPESP na criação das 26 fundações estaduais de amparo à pesquisa e o impacto das parcerias entre as agências de fomento para o avanço da ciência nacional.
A primeira reportagem, Um percurso singular, trata da constituição e consolidação do sistema paulista de ciência, tecnologia e inovação e traz entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República; Erney Plessmann de Camargo, professor emérito da USP; Marco Aurélio Nogueira, da Unesp; Alcir Pécora, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Glauco Arbix, da USP, e Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 20/08/21
Com o título DNA da ciência paulista, o segundo fascículo reúne artigos de José de Souza Martins, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), e de Vanderlan Bolzani, professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – ambos membros do Conselho Superior da FAPESP –, e três reportagens que inscrevem a constituição da FAPESP na gênese da cultura científica do Estado de São Paulo e sua repercussão em todo o país.
No artigo A FAPESP e as Ciências Sociais, Martins sublinha a importância do “diálogo interdisciplinar” e do intercâmbio ativo entre as diferentes áreas do conhecimento. Em Um Modelo de Inspiração para as FAPs, Bolzani ressalta o papel da FAPESP na criação das 26 fundações estaduais de amparo à pesquisa e o impacto das parcerias entre as agências de fomento para o avanço da ciência nacional.
A primeira reportagem, Um percurso singular, trata da constituição e consolidação do sistema paulista de ciência, tecnologia e inovação e traz entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República; Erney Plessmann de Camargo, professor emérito da USP; Marco Aurélio Nogueira, da Unesp; Alcir Pécora, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Glauco Arbix, da USP, e Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 20/08/21
19 agosto 2021
Cultura Wiki ajuda no acesso à produção das universidades
Eventos e iniciativas na USP promovem
atividades para ampliar participação em plataformas Wiki; testes de abertura de
dados sobre a produção intelectual docente estão previstas para este semestre
No Brasil, desde 2016, mais de
200 atividades universitárias foram realizadas em projetos dentro das
plataformas Wiki. A USP, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina,
Faculdade Cásper Líbero e a Universidade Estadual de Santa Cruz, destaca-se nessa
produção. É um esforço da comunidade universitária em ampliar o acesso a tudo
que se faz no mundo acadêmico.
“Para dar uma dimensão, principalmente dessas quatro
universidades, vieram 4.679 editores da wiki desde 2016, que adicionaram 120
milhões de palavras dentro dos projetos Wikimedia e essas palavras têm, desde
2019, 85,2 milhões de visualizações. E é nesse contexto que surgem, por
exemplo, conteúdos sobre ecologia, matemática, arquitetura, enfim, cinema, que
hoje estão dentro da Wikipedia”, explica João Alexandre Peschanski, coordenador
do Wiki
Movimento Brasil, afiliado à Fundação Wikimedia.
Glam
é a sigla em inglês para galerias, bibliotecas, arquivos e museus e que
identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda
da Fundação Wikimedia. O grupo da USP pretende utilizar o conteúdo dos acervos
dessas unidades da USP para estruturar e melhorar a qualidade das informações
educacionais e bibliográficas disponíveis das plataformas Wikimedia,
principalmente nos projetos em português na Wikipédia, Wikimedia Commons e
Wikidata.
“A
partir do segundo semestre, vai começar o planejamento para fazer os primeiros
testes de abertura de dados sobre a produção intelectual docente dessas três
unidades que estão envolvidas no momento”, conta a bibliotecária da FAU. O IME
e a ECA já cadastraram o perfil de todos os seus docentes ativos. A FAU já tem
essas informações preparadas para fazer a inserção na base. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 19/08/21
Informe CNPq – Prorrogação do prazo para indicação de bolsistas
Tendo em vista a indisponibilidade da Plataforma Integrada
Carlos Chagas – PICC no período de 23/07/2021 a 16/08/2021 e os compromissos
assumidos pelo CNPq, informamos que será prorrogado o prazo para implementação
de bolsas, com início de vigência previsto para o mês de agosto. O novo prazo
vai até o dia 31/08/2021.
Em razão dos trâmites internos necessários de formalização e de execução das despesas, essas novas bolsas serão pagas, excepcionalmente, até o dia 15/09/2021, em folha suplementar. Qualquer dúvida, entrem em contato com a Central de Atendimento do CNPq pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail atendimento@cnpq.br. Fonte: CNPq - 19/08/21
Em razão dos trâmites internos necessários de formalização e de execução das despesas, essas novas bolsas serão pagas, excepcionalmente, até o dia 15/09/2021, em folha suplementar. Qualquer dúvida, entrem em contato com a Central de Atendimento do CNPq pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail atendimento@cnpq.br. Fonte: CNPq - 19/08/21
Como as empresas podem ter acesso às tecnologias desenvolvidas na USP?
Universidade possui uma equipe que atua ativamente
na prospecção de parcerias entre empresas e os laboratórios de P&D e o
ecossistema de inovação da USP
Diariamente você lê aqui no Jornal da USP inúmeras notícias de pesquisas da
USP em todas áreas do conhecimento. Para que parte dessas descobertas
científicas, sobretudo as tecnologias, possam chegar até a sociedade é preciso
desenvolvimento, produção, distribuição. São etapas que não estão no escopo da
Universidade, mas sim do setor produtivo do País, ou seja das empresas. A Agência USP de Inovação possui uma equipe que atua como facilitadora de parcerias
entre a Universidade e empresas. Desde outubro do ano passado, foi iniciado um
trabalho de levantamento
das competências da USP nas áreas de Energia e Saúde, com contatos de laboratórios e grupos
de pesquisa.
Há também uma busca ativa pelas empresas, com
reuniões e identificação das áreas de interesse delas. “Realizamos uma análise
dentro da USP com o que os professores estão desenvolvendo de pesquisa, o que
está mais avançado, o que nós já temos pronto, ou foi gerado de patente na
instituição. E apresentamos para as empresas”, explica Fernanda Basso, analista
de negócios da Agência USP de Inovação. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 18/08/21E-books gratuitos da USP ensinam italiano para brasileiros
Elaborados por especialistas da Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, materiais didáticos ajudam quem
quer estudar a língua e conhecer mais sobre a cultura italiana
Um conjunto de material didático
distribuído em mais de 1.700 páginas formulado para servir de apoio ao estudo
da língua e da cultura italiana acaba de ser lançado no Portal
de Livros Abertos da USP. A publicação é
dividida em dois volumes: Dire,
fare, partire! e Dire,
fare, arrivare!, e são totalmente escritos
em italiano para habituar o estudante com a língua. Os e-books são gratuitos e
têm como autoras a professora Paola Baccin, da Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com a colaboração de Sandra Gazzoni, doutora
em Língua e Literatura Italiana pela FFLCH.
O primeiro volume traz 16 exercícios acompanhados de informações sobre a geografia da Itália, estudos da língua e da cultura, além das dificuldades linguísticas e culturais típicas de um aluno brasileiro que estuda italiano no Brasil. Ao final do livro, há as respostas das questões.
O segundo volume tem 17 exercícios acompanhados da história de um personagem, Tarcísio, durante a sua primeira experiência na Itália. Ele se encontra com Elisa na cidade de Bologna e os textos apresentam as dificuldades que naturalmente emergem quando há o encontro de duas culturas. As respostas a todos os exercícios também acompanham a obra. Saiba mais.
O primeiro volume traz 16 exercícios acompanhados de informações sobre a geografia da Itália, estudos da língua e da cultura, além das dificuldades linguísticas e culturais típicas de um aluno brasileiro que estuda italiano no Brasil. Ao final do livro, há as respostas das questões.
O segundo volume tem 17 exercícios acompanhados da história de um personagem, Tarcísio, durante a sua primeira experiência na Itália. Ele se encontra com Elisa na cidade de Bologna e os textos apresentam as dificuldades que naturalmente emergem quando há o encontro de duas culturas. As respostas a todos os exercícios também acompanham a obra. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 18/08/21
Jogo eletrônico mostra acervo do Instituto de Estudos Brasileiros
O público jovem está cada vez
mais habituado ao espaço on-line e a uma linguagem virtual. Nesse cenário, o
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP enxergou a oportunidade de
divulgar seu acervo de maneira lúdica para um novo público, através de um
videogame, conta Pedro de Meneses Bolle, chefe técnico da Divisão de Apoio e
Divulgação do IEB e coordenador do projeto.
Bolle explica que a iniciativa juntou seu interesse e estudos pessoais relacionados aos videogames com os resultados da edição de 2020 da Feira USP e as Profissões. Esse evento foi promovido pela primeira vez em formato virtual no ano passado, e seus conteúdos foram visualizados mais de 1 milhão de vezes, conforme noticiado pelo Jornal da USP. A partir disso, o coordenador passou a trabalhar na produção do jogo IEB Minecraft, que será lançado na edição deste ano da feira, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro. “Depois do lançamento, o jogo ficará disponível 24 horas por dia por pelo menos um ano. Também vamos fazer vídeos explicativos e lives na feira”, diz Bolle.
Para ele, apesar de o IEB não ser
uma unidade de ensino em que os alunos ingressam através do vestibular,
trata-se de um instituto multidisciplinar, e quem estuda na USP tem a
possibilidade de cursar matérias optativas no instituto, além de desenvolver
pesquisas. “Gostaríamos de mostrar o que temos: mais de 500 mil documentos, 250
mil livros, 8 mil obras de arte. E também mostrar que fazemos a divulgação
disso, além da possibilidade de realizar pesquisas”, diz. Sob essa premissa foi concebida a ideia de uma visita virtual, que
permitisse conhecer o IEB de forma educativa e interessante. Com a aprovação da
diretoria do instituto, Bolle começou a desenvolver o jogo a partir de dezembro
do ano passado, de forma voluntária e com custo zero. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 18/08/21
Bolle explica que a iniciativa juntou seu interesse e estudos pessoais relacionados aos videogames com os resultados da edição de 2020 da Feira USP e as Profissões. Esse evento foi promovido pela primeira vez em formato virtual no ano passado, e seus conteúdos foram visualizados mais de 1 milhão de vezes, conforme noticiado pelo Jornal da USP. A partir disso, o coordenador passou a trabalhar na produção do jogo IEB Minecraft, que será lançado na edição deste ano da feira, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro. “Depois do lançamento, o jogo ficará disponível 24 horas por dia por pelo menos um ano. Também vamos fazer vídeos explicativos e lives na feira”, diz Bolle.
18 agosto 2021
CNPq divulga resultado final da Chamada Nº 02/2021
Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado
final da Chamada nº 02/2021 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e
de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.
Essa Chamada visa dar seguimento à diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq, por meio de uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas para o novo modelo de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa, via Chamadas Públicas.
Conforme previsto, a Chamada CNPq nº 02/2021 visa conceder bolsas de mestrado e de doutorado no País aos Programas de Pós-Graduação que possuem bolsas do antigo modelo de quotas do CNPq, com vigência a encerrar entre janeiro e dezembro de 2021.
Foi aprovada a concessão de 4.715 bolsas, sendo 3.047 de mestrado e 1.668 de doutorado. Essas bolsas estão previstas nas 1.618 propostas aprovadas, sendo 989 de mestrado e 629 de doutorado. Fonte: CNPq - 18/08/21
Essa Chamada visa dar seguimento à diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq, por meio de uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas para o novo modelo de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa, via Chamadas Públicas.
Conforme previsto, a Chamada CNPq nº 02/2021 visa conceder bolsas de mestrado e de doutorado no País aos Programas de Pós-Graduação que possuem bolsas do antigo modelo de quotas do CNPq, com vigência a encerrar entre janeiro e dezembro de 2021.
Foi aprovada a concessão de 4.715 bolsas, sendo 3.047 de mestrado e 1.668 de doutorado. Essas bolsas estão previstas nas 1.618 propostas aprovadas, sendo 989 de mestrado e 629 de doutorado. Fonte: CNPq - 18/08/21
17 agosto 2021
TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa
O TOEFL
ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de
pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de
exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto
por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de
leitura, com duração de duas horas.
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O próximo exame será aplicado online no dia 28 de agosto de 2021 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ no link
https://fealq.org.br/eventos/toefl-itp-test-of-english-as-a-foreign-language-28-08-8hrs/, até o dia 24/08/21. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da “Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP” terão taxas especiais, ou seja, R$240,00. Fonte: CEL-ESALQ - 17/08/21
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O próximo exame será aplicado online no dia 28 de agosto de 2021 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ no link
https://fealq.org.br/eventos/toefl-itp-test-of-english-as-a-foreign-language-28-08-8hrs/, até o dia 24/08/21. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da “Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP” terão taxas especiais, ou seja, R$240,00. Fonte: CEL-ESALQ - 17/08/21
Novo modelo de Súmula Curricular da FAPESP busca favorecer a equidade de gênero na pesquisa
A FAPESP atualizou no fim de julho o modelo da Súmula Curricular que deve
acompanhar todas as solicitações de bolsas e auxílios submetidas à Fundação. A
principal novidade é a orientação para que o pesquisador responsável pelo
projeto relate, no campo “outras informações biográficas”, eventuais
interrupções na carreira decorrentes de licenças médicas – incluindo
licença-maternidade ou paternidade – ou da necessidade de cuidar de terceiros,
como familiares enfermos, com deficiência ou idosos.
Segundo o diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello, as mulheres
possivelmente serão as principais beneficiárias da mudança.“O cuidado da prole está culturalmente mais associado com as mulheres do que com os homens. Elas também se dedicam com muito mais frequência a parentes que, por algum motivo, demandam cuidado especial. No momento em para esses fatores, evidentemente também está orientando os avaliadores para que esses aspectos sejam levados em consideração”, afirma.
Como explica Mello, por retratar toda a trajetória profissional do pesquisador – incluindo suas publicações, premiações, parcerias e experiências, a Súmula Curricular configura-se no principal documento usado pela assessoria científica ad hoc, pelas Coordenações de Área e as Coordenações Adjuntas da Diretoria Científica durante a avaliação de um projeto.
“As mudanças que estão sendo implementadas se inserem num conjunto de políticas e práticas institucionais – genericamente chamadas de ações afirmativas – que buscam promover a inclusão e a participação equilibrada de diferentes grupos da sociedade. O objetivo é colocar a FAPESP em sintonia com o mundo de hoje. Há evidências de que, quanto mais diversa é uma comunidade, mais rica é a contribuição que ela consegue fazer. E o equilíbrio de gênero é um dos principais aspectos a serem considerados em qualquer sociedade”, diz Mello. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP - 17/08/21
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