19 agosto 2021

Jogo eletrônico mostra acervo do Instituto de Estudos Brasileiros

O público jovem está cada vez mais habituado ao espaço on-line e a uma linguagem virtual. Nesse cenário, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP enxergou a oportunidade de divulgar seu acervo de maneira lúdica para um novo público, através de um videogame, conta Pedro de Meneses Bolle, chefe técnico da Divisão de Apoio e Divulgação do IEB e coordenador do projeto. 
Bolle explica que a iniciativa juntou seu interesse e estudos pessoais relacionados aos videogames com os resultados da edição de 2020 da Feira USP e as Profissões. Esse evento foi promovido pela primeira vez em formato virtual no ano passado, e seus conteúdos foram visualizados mais de 1 milhão de vezes, conforme noticiado pelo Jornal da USP. A partir disso, o coordenador passou a trabalhar na produção do jogo IEB Minecraft, que será lançado na edição deste ano da feira, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro. “Depois do lançamento, o jogo ficará disponível 24 horas por dia por pelo menos um ano. Também vamos fazer vídeos explicativos e lives na feira”, diz Bolle.
Para ele, apesar de o IEB não ser uma unidade de ensino em que os alunos ingressam através do vestibular, trata-se de um instituto multidisciplinar, e quem estuda na USP tem a possibilidade de cursar matérias optativas no instituto, além de desenvolver pesquisas. “Gostaríamos de mostrar o que temos: mais de 500 mil documentos, 250 mil livros, 8 mil obras de arte. E também mostrar que fazemos a divulgação disso, além da possibilidade de realizar pesquisas”, diz. Sob essa premissa foi concebida a ideia de uma visita virtual, que permitisse conhecer o IEB de forma educativa e interessante. Com a aprovação da diretoria do instituto, Bolle começou a desenvolver o jogo a partir de dezembro do ano passado, de forma voluntária e com custo zero.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 18/08/21