O professor Marcílio Alves, organizador do
evento, fala sobre o “Encontro de Docentes USP 2021”, que ocorre anualmente,
sempre abordando temas de interesse dos acadêmicos
Dia 25 de agosto acontecerá o Encontro de Docentes USP 2021. O encontro ocorre anualmente, abordando temas importantes como a meritocracia,
a estrutura de poder e a relação entre universidade e sociedade. Os temas foram
escolhidos com o intuito de questionar tópicos que são sensíveis para a
sociedade, mas cujo debate é necessário. O evento foi dividido em três mesas,
cada uma abordando um dos temas anteriores. “A gente fez uma organização, pensando em fazer
temas realmente polêmicos, porque é importante o professor da USP estar
discutindo temas que tanto me dizem respeito, mas que também não são
confortáveis, e um deles é o mérito”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição o professor Marcílio Alves, do Departamento
de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli)
da USP e organizador do evento. A mesa com o tema de meritocracia contará com a
participação de Michael Sandel, professor de Harvard e autor do livro A Tirania do Mérito: o que
aconteceu com o bem comum?.
A
segunda mesa abordará o tema da estrutura de poder da USP. Com a coordenação
dos professores Bruno Caramelli e Renato Janine Ribeiro, a discussão irá girar
em torno de um dos problemas que docentes estão encontrando no cotidiano e na
sua carreira, que é em como se manifesta a estrutura de poder e como ela se
confunde com gestão profissional. O debate buscará entender entre o fazer
gestão e a progressão.
A última mesa irá discutir a relação entre a universidade e a
sociedade, entender o seu papel no atual contexto do mundo. A mediação dessa
mesa será feita pela professora Ana Estela Haddad e pelo professor José Eduardo
Krieger. Devido aos vários aspectos que a universidade assume na formação de
professores e de pesquisadores, de resolver problemas da sociedade, o painel
irá tentar entender o papel da universidade na promoção de soluções para a
sociedade, principalmente no contexto da pandemia. Fonte: Jornal da USP - 20/08/21