01 fevereiro 2022
Gerenciando o crédito de pesquisa em um mundo colaborativo
31 janeiro 2022
Coleção de livros “Espécies Arbóreas Brasileiras” está disponível para download gratuito!
Segundo Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, “nossa intenção é tornar a informação sobre nossas espécies nativas cada vez mais acessível. Temos desafios de restauração florestal e também compromissos assumidos com as novas metas climáticas (NDCs) e o conhecimento embarcado nestes livros pode ajudar no planejamento de uso e conservação das nossas espécies nativas”.
Os livros estão disponíveis na base de dados da Embrapa e podem ser baixados por volume. “A intenção é, em breve, disponibilizar novas formas de acesso a estas informações, mas este já é um primeiro passo”, informa Schaitza. Faça o download gratuito. Fonte: Embrapa - 31/01/22
Capes diz que avaliação de mestrados e doutorados sai até o final do ano
A previsão é que o trabalho acabe em dezembro. A divulgação dos resultados, porém, continua proibida por decisão judicial. A entidade diz que "segue, junto com a AGU (Advocacia-Geral da União) atuando na Justiça para permitir essa etapa do processo".
No ano passado, as atividades foram suspensas após o Ministério Público apontar problemas no processo. Em 22 de setembro, a Justiça Federal determinou, via liminar, a suspensão da avaliação. A decisão foi revertida em 2 de dezembro.
A avaliação quadrienal da Capes atribui notas de 1 a 7 às pós-graduações do país. Para poder funcionar com mestrado, o programa deve receber no mínimo a nota 3. O doutorado tem 4 como nota de corte. As notas 1 e 2 levam ao descredenciamento do curso, e os programas que obtêm 6 ou 7 são considerados de excelência.
Neste ano, será medida a qualidade de 4.559 programas de mestrado e doutorado em 473 instituições de ensino. O período a ser avaliado é entre 2017 e 2020.
Avaliação segue plano de trabalho de internacionalização
Guiados pelo PTI, os membros do comitê fizeram a análise em três módulos. No primeiro, Compromisso Institucional, avaliaram se as ações incentivaram a construção, execução e consolidação de planos estratégicos de internacionalização. No segundo, Parcerias e Redes de Pesquisa, julgaram se houve formação, de fato, de parcerias de pesquisas internacionais. Já no terceiro, Sumário Executivo, interpretaram relatório consolidado dos cinco aspectos mais relevantes de cada tema, além dos objetivos listados nos dois módulos anteriores.
Os quatro dias de atividades servirão para subsidiar, se for o caso, a renovação dos projetos. O resultado preliminar deve ser divulgado a partir de 8 de fevereiro.
O PrInt foi lançado em 2017 e tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições atendidas, nas áreas do conhecimento por elas priorizadas. A execução das propostas aprovadas teve início em novembro de 2018, com um prazo de cinco anos. Pelo Programa, a CAPES apoia 581 projetos de pesquisa institucionais, planejados com 197 temas estratégicos, para atividades em mais de cem países parceiros. Fonte: CCS/CAPES - 31/01/22
Inovação e Empreendedorismo são tema do 7º fascículo do livro comemorativo dos 60 anos da FAPESP
Salles-Filho assina o artigo Ligando Pesquisa com a Inovação, que abre o fascículo Inovação e Empreendedorismo, o sétimo dos dez que comporão o livro FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento.
O sétimo fascículo do livro tem foco nos esforços da FAPESP para promover a inovação e o empreendedorismo. O primeiro capítulo, A inovação em valorizar a inovação, descreve o impacto do aumento de 0,5% para 1% da dotação orçamentária da FAPESP, em 1989, que deu suporte a iniciativas de apoio à inovação tecnológica e à articulação de parcerias entre empresas, universidades e institutos de pesquisa.
Os seis primeiros fascículos do livro – Seis décadas de realizações, DNA da Ciência Paulista, Pioneirismo Digital, Grandes projetos, grandes resultados, Políticas públicas baseadas em evidências e Contribuição social, cultural e artística – estão disponíveis em: 60anos.fapesp.br/livro/. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 31/01/22
29 janeiro 2022
Orçamento da CAPES tem aumento de 27% em relação à 2021
A CAPES exerce um papel fundamental ao financiar pesquisas no Brasil e no exterior bem como a formação de cientistas e professores da educação básica. O investimento da Fundação envolve 99,6 mil bolsas de pós-graduação, sendo 96,5 mil no Brasil e 3,1 mil no exterior, além de mais 60 mil bolsas voltadas ao aperfeiçoamento de profissionais da educação básica.
Em sintonia com a presidência da CAPES e com amplo apoio de parlamentares, o Ministério da Educação (MEC) trabalhou fortemente para este adicional de R$ 800 milhões no orçamento. “É uma conquista maravilhosa no início de 2022 para a educação brasileira. Os bolsistas podem ficar tranquilos pois o pagamento de todas as bolsas ao longo do ano está assegurado”, comemorou Cláudia Queda de Toledo. Fonte: CCS/CAPES - 28/01/22
28 janeiro 2022
Cinco palestras sobre a publicação de livros abertos
Plataforma de inovação inscreve doutorandos da USP para dar visibilidade a pesquisas e projetos
Manual de Adoção de Competências FAIR para Instituições de Ensino Superior
2 About this book 5 FAIR lesson plans
3 FAIR Skills and Competences 6 Implementing FAIR
Manual de Adoção de Competências FAIR para Instituições de Ensino Superior
Conheça o mais recente resultado
do projeto FAIRsFAIR para apoiar a adoção das competências FAIR nos currículos
académicos e nos programas de formação.
As atividades do projeto FAIRsFAIR em torno do
objetivo de promover a implementação de uma cultura de dados FAIR nas
Instituições de Ensino Superior (IES), têm resultado na disponibilização de
materiais e ferramentas para auxiliar os vários intervenientes nos processos da
gestão de dados de investigação a adotar as melhores práticas. Um dos mais
recentes recursos disponibilizados é o Adoption Handbook “How to be FAIR
with your data: a teaching and training handbook for higher education
institutions”.
Este Handbook, publicado em 16 de dezembro de 2021, tem como principal objetivo
apoiar as IES a implementar a formação sobre os princípios FAIR nos seus
currículos e ensino, disponibilizando material prático, como modelos de planos
de formação, informação de suporte entre outros. Oferece informação prática
para as universidades desenvolverem novas atividades de ensino e formação que
possam apoiar a adoção de competências de gestão de dados de investigação e de
dados FAIR ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento. Resulta de um
trabalho colaborativo coordenado pelo FAIRsFAIR e que contou com a participação
de 35 autores de 16 países, especialistas de diferentes áreas disciplinares.
Dez regras simples para desenvolver materiais de formação FAIR
Regra 1: Planeie como
partilhar os seus materiais de formação online
Regra 2: Melhore a possibilidade de encontrar os
seus materiais de formação, descrevendo-os adequadamente
Regra 3: Atribua um identificador unívoco aos seus
materiais de formação
Regra 4: Disponibilize os seus materiais de
formação online
Regra 5: Defina regras de acesso aos seus
materiais de formação
Regra 6: Use um formato interoperável nos seus
materiais de formação
Regra 7: Torne os seus materiais de formação
reutilizáveis por outros formadores
Regra 8: Torne os seus materiais de formação
reutilizáveis pelos participantes na formação
Regra 9: Faça os seus materiais de formação
suscetíveis a contribuições
Regra 10: Mantenha os seus materiais de formação
atualizados
27 janeiro 2022
A Nuvem da Ciência Aberta da Europa (EOSC) em construção…
- partilhar, aceder e analisar dados abertos e FAIR;
- aceder a serviços e produtos de investigação;
- ter acesso a recursos de vários domínios científicos;
- reproduzir resultados ou dados combinados para novas atividades de investigação potencialmente interdisciplinares.
Saiba mais. Fonte: AGUIA - 27/01/22
Alumni USP disponibiliza novas ferramentas
- Balcão de oportunidades - Esta ferramenta possibilita o anúncio e busca de vagas de emprego, disponibilizadas pelos próprios ex-alunos. É possível personalizar a pesquisa com filtros de localização, área de atuação, nome do cargo e empresa.
- Diploma Virtual: A emissão do diploma virtual certificado está disponível apenas para aqueles que concluíram a graduação a partir de 2013 e a pós graduação a partir de 2014. Para obter diplomas anteriores a este prazo, será necessário entrar em contato com a secretaria de ensino da unidade em que o ex-aluno estudou.
O Alumni USP é o projeto da Universidade de São Paulo que busca reunir antigos alunos da graduação e da pós-graduação. Se você é um ex-aluno e ainda não conhece os benefícios da plataforma, basta se cadastrar em https://uspdigital.usp.br/alumni. Fonte: Alumni USP