28 janeiro 2022

Manual de Adoção de Competências FAIR para Instituições de Ensino Superior

Conheça o mais recente resultado do projeto FAIRsFAIR para apoiar a adoção das competências FAIR nos currículos académicos e nos programas de formação.  As atividades do projeto FAIRsFAIR em torno do objetivo de promover a implementação de uma cultura de dados FAIR nas Instituições de Ensino Superior (IES), têm resultado na disponibilização de materiais e ferramentas para auxiliar os vários intervenientes nos processos da gestão de dados de investigação a adotar as melhores práticas. 

Este Handbook, publicado em 16 de dezembro de 2021, tem como principal objetivo apoiar as IES a implementar a formação sobre os princípios FAIR nos seus currículos e ensino, disponibilizando material prático, como modelos de planos de formação, informação de suporte entre outros. Oferece informação prática para as universidades desenvolverem novas atividades de ensino e formação que possam apoiar a adoção de competências de gestão de dados de investigação e de dados FAIR em nível de mestrado e doutoramento. Resulta de um trabalho colaborativo coordenado pelo FAIRsFAIR e que contou com a participação de 35 autores de 16 países, especialistas de diferentes áreas disciplinares.

Os planos de formação focam-se numa variedade de tópicos, incluindo dados FAIR, Planos de Gestão de Dados, repositórios, criação e reutilização de dados. Além disso, oferece perfis de competências FAIR e resultados de aprendizagem para os níveis de mestrado e doutoramento, bem como informação sobre a conceção de cursos e a implementação dos princípios FAIR em nível institucional.

Tem como público-alvo membros das Instituições de Ensino Superior que: criam e lecionam aulas e cursos (professores, formadores); concebem, adaptam e implementam currículos (coordenadores de programas doutorais; conduzem formação e apoio a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira (equipas de suporte, formadores); implementam os princípios FAIR nas estratégias institucionais, políticas, fluxos de trabalho administrativos, etc. 

1 Motivation                                      4 Teaching and training designs for FAIR
2 About this book                              5 FAIR lesson plans
3 FAIR Skills and Competences       6 Implementing FAIR