Conheça o mais recente resultado do projeto FAIRsFAIR para apoiar a adoção das competências FAIR nos currículos académicos e nos programas de formação. As atividades do projeto FAIRsFAIR em torno do objetivo de promover a implementação de uma cultura de dados FAIR nas Instituições de Ensino Superior (IES), têm resultado na disponibilização de materiais e ferramentas para auxiliar os vários intervenientes nos processos da gestão de dados de investigação a adotar as melhores práticas.
Este Handbook, publicado em 16 de dezembro de 2021, tem como principal objetivo apoiar as IES a implementar a formação sobre os princípios FAIR nos seus currículos e ensino, disponibilizando material prático, como modelos de planos de formação, informação de suporte entre outros. Oferece informação prática para as universidades desenvolverem novas atividades de ensino e formação que possam apoiar a adoção de competências de gestão de dados de investigação e de dados FAIR em nível de mestrado e doutoramento. Resulta de um trabalho colaborativo coordenado pelo FAIRsFAIR e que contou com a participação de 35 autores de 16 países, especialistas de diferentes áreas disciplinares.
Os planos de formação focam-se numa variedade de tópicos, incluindo dados
FAIR, Planos de Gestão de Dados, repositórios, criação e reutilização de dados.
Além disso, oferece perfis de competências FAIR e resultados de aprendizagem
para os níveis de mestrado e doutoramento, bem como informação
sobre a conceção de cursos e a implementação dos princípios FAIR em nível
institucional.
Tem como público-alvo membros das Instituições de Ensino Superior que: criam e
lecionam aulas e cursos (professores, formadores); concebem, adaptam e implementam currículos (coordenadores de programas
doutorais; conduzem formação e apoio a estudantes de
doutoramento e investigadores em início de carreira (equipas de suporte, formadores); implementam os princípios FAIR nas estratégias institucionais,
políticas, fluxos de trabalho administrativos, etc.
2 About this book 5 FAIR lesson plans
3 FAIR Skills and Competences 6 Implementing FAIR