29 março 2022

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Guias para baixar da Taylor & Francis

         

      

Manutenção de Infraestrutura AGUIA

Escolha o periódico certo para sua pesquisa: Pensar. Verificar. Enviar.

Apoiamos o Think. Check. Submit., uma iniciativa lançada por uma coalizão de organizações de comunicação acadêmica. Ele fornece as ferramentas para ajudá-lo a escolher o periódico certo para o seu trabalho.
Pensar. Verificar. Enviar. foi estabelecido porque existem alguns periódicos que não fornecem a garantia de qualidade e serviços que seriam fornecidos por um periódico respeitável. Em particular, muitos desses periódicos não garantem que haja revisão completa por pares ou feedback do editor.
Isso significa que, se você enviar para um desses periódicos, seu artigo de pesquisa não receberá o benefício de feedback útil de seus colegas. Também pode levar outras pessoas a serem céticas sobre a validade dos resultados publicados.
Você deve, portanto, certificar-se de enviar seu trabalho para um periódico em que possa confiar. Usando a lista de verificação fornecida no site Think. Check. Submit., você pode fazer uma escolha informada.   Fonte: Latindex - 29/03/22

Por que a revisão por pares é importante?

Apesar de suas falhas, a revisão por pares é de vital importância para manter os altos padrões de comunicações acadêmicas, para manter a qualidade de periódicos individuais e para apoiar os pesquisadores que são os autores dos artigos.
Todo periódico depende do trabalho árduo de revisores que testam e refinam cada artigo antes da publicação. Mesmo para periódicos muito especializados, o editor não pode ser um especialista no tema de cada artigo submetido. Assim, os comentários de revisores cuidadosamente selecionados são um guia essencial para informar a decisão do editor sobre um manuscrito.
Há também razões práticas pelas quais a revisão por pares é benéfica para você, o autor. A revisão pode alertá-lo sobre quaisquer erros em seu trabalho ou lacunas na literatura que você possa ter negligenciado. Os pesquisadores nos dizem consistentemente que seu artigo final publicado é melhor do que a versão que eles enviaram antes da revisão por pares.
91% dos entrevistados de uma pesquisa de revisão por pares da Sense about Science disseram que seu último artigo foi aprimorado por meio de revisão por pares. Um estudo de Taylor & Francis apoia isso, descobrindo que a maioria dos pesquisadores, em todas as áreas, classificou a contribuição da revisão por pares para melhorar seu artigo como 8 ou acima de 10.   
Baixe o guia aqui.   Fonte: Latindex – 29/03/22

Evento dá dicas de como escolher o periódico adequado para publicar artigos científicos

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento do número de títulos de revistas científicas, que inclui mais de 80 mil títulos, dos quais cerca de 30 mil são da área médica, é grande o desafio de escolher a melhor revista para publicar artigos. Pensando em auxiliar os pesquisadores, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com a Karger Publishers, editora mundial de conteúdo científico e médico com sede na Suíça, vai promover no dia 5 de abril, às 14 horas, o webinar Dicas para escolher o periódico adequado para publicar seu manuscrito.
O objetivo do evento é apresentar uma série de dicas para orientar os autores de artigos científicos sobre a importância de escolher a revista mais adequada, as dificuldades mais comuns, o que são e como evitar revistas predatórias, quais são as melhores práticas, dentre outras orientações e informações úteis. Os temas serão abordados por Victor da Silva Carvalho, gerente da Karger que atua há 8 anos no mercado de editoras científicas.
O evento também vai mostrar o trabalho da Karger na busca por atender as necessidades de informação da comunidade científica, clínicos e pacientes com publicações de conteúdo e serviços de alta qualidade em ciências da saúde. Ela oferece coleções online que combinam títulos de especialidades e formatos especificamente para atender às diversas necessidades e requisitos de bibliotecas em centros clínicos, academia e indústria.
Para participar do webinar e receber o link de acesso à transmissão é necessário fazer a inscrição pelo formulário on-line disponível neste link.   Fonte: Jornal da USP - 28/03/22

Feira on-line apresenta os programas de pós-graduação da USP

Na próxima quinta-feira, dia 31 de março, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) promove a Expo PG USP 2022, uma feira on-line criada para divulgar os programas de pós-graduação e as oportunidades oferecidas pela Universidade.
“Nossa missão é formar pesquisadores com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação, com qualidade e inserção internacional. Em 2022, completamos 52 anos de atuação, tendo titulado mais de 150 mil mestres e doutores”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho.
Além de divulgar os programas de pós-graduação da Universidade, a Expo PG USP 2022 apresenta a infraestrutura de pesquisa, inovação e empreendedorismo da Universidade, as possibilidades de internacionalização e as ações para diversidade, acolhimento e permanência estudantil.
A participação é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de inscrição. As atividades acontecerão em várias salas de exibição e serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.  A programação completa pode ser conferidas na página do evento.   Saiba mais.  
Fonte: Jornal da USP - 28/03/22

28 março 2022



'Home office' não é home office em inglês; entenda

Termo popular entre brasileiros não é usado por falantes nativos da língua inglesa, explica professora do idioma. Não é a primeira vez que expressão de origem inglesa é adaptada no Brasil.

Uma medida provisória (MP) assinada nesta sexta-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro traz mudanças nas regras de teletrabalho, conhecido no Brasil como "home office".

O termo de origem inglesa integra o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2021, e se popularizou durante a pandemia de Covid-19.

Em tradução literal, "home office" significa "escritório de casa" ou "escritório domiciliar". Mas, em inglês, a expressão não é utilizada e tampouco tem o mesmo sentido aplicado no Brasil. É o que explica a professora de Inglês da Red Balloon Fernanda Lopes.

"Esse termo não se aplica à língua inglesa de forma alguma. O que acontece é que "home office", da maneira que pensam os falentes da línhua inglesa, refere-se ao local onde se está trabalhando. E as pessoas que trabalham no escrtório, utilizam "remote work ou "remote job", diz a professora.

Fernanda explica que as expressões utilizadas por falantes nativos da língua inglesa indicam que seus trabalhos não dependem do ambiente corporativo e podem ser desenvolvidos de forma remota, mas não significa necessariamente que serão feitos de casa.

Então, como surgiu o conceito de trabalho de casa dos brasileiros? Para a profissional, a ideia está diretamente relacionada ao momento de pandemia. "Embora já existissem trabalhadores remotos antes da pandemia, isso se popularizou a partir deste momento", diz.

Fonte: Portal G1 - 25/03/22

27 março 2022

CNPq lançou consórcio CoNCienciA de incentivo à prática da Ciência Aberta


O CNPq lançou consórcio CoNCienciA que estabelece bases de cooperação técnica e operacional para incentivar a prática da Ciência Aberta. 
Um dos elementos essenciais tratados na Ciência Aberta são os dados de pesquisa, cujo compartilhamento vem sendo cobrado por agências financiadoras no Brasil e no mundo. Assim, o CNPq estabeleceu como meta prioritária o incentivo à criação de repositórios abertos de dados de pesquisa no âmbito do CoNCienciA. A iniciativa é uma parceria com o DataCite, Embrapa, Fiocruz, CBPF e Ibict.
Saiba mais: http://bit.do/fTXaA.   Fonte: CNPq - 25/03/22

CNPq lança nova chamada de bolsas no exterior

📌
Últimos dias para submissão de propostas!
O CNPq, vinculado ao @mcti, lança nova Chamada Pública de bolsas no Exterior nas modalidades - Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE) e Pós-Doutorado no Exterior (PDE).
A iniciativa garante a concessão das bolsas SWE e PDE vinculadas a projetos de pesquisa, fortalecendo o componente institucional e a cooperação internacional entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros.
Os projetos serão submetidos pelo coordenador, que poderá solicitar até R$ 300 mil em bolsas a serem indicadas posteriormente, nas modalidades previstas na chamada.
Serão destinados, ao todo, R$ 25 milhões para a Chamada CNPq nº 26/2021 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior.
Considerando a complexidade na formulação de propostas de projetos internacionais, o prazo para submissão foi estendido a 90 dias, tendo como data limite 30 de março de 2022.
📌 A divulgação do resultado preliminar está prevista para 13 de maio de 2022.
Essa Chamada para a concessão de Bolsas no Exterior será complementada por outra Chamada de Bolsas no País, a ser lançada nos próximos dias, sendo as duas, desdobramentos da antiga Chamada de Bolsas Especiais, tendo em vista a atualização da missão do CNPq de fomentar a pesquisa para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do País e de fortalecer a rede de cooperação internacional. Acesse a chamada na íntegra no site do CNPq: www.gov.br/cnpq. Fonte: CNPq - 25/03/22



25 março 2022

Lista de nº ORCiDs vinculados aos nº USP

Encaminhamos em anexo lista de Nº USP vinculados ao Nº ORCiD por Unidade atualizada em 16/03/2022. Solicitamos ampla divulgação entre Diretores das Unidades, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, bem como funcionários, em que conste também as seguintes informações e orientações a seguir, bem como reforçando a necessidade de adicionar informações ao registro ORCiD: Biografia, Emprego, Formação, Trabalhos, etc.  É necessário esclarecer que há quatro instâncias do ORCiD na USP, que convivem e que podem causar confusão. O nº ORCiD é um só, mas o vínculo Nº USP com Nº ORCiD só acontece na instância 3.

1) Registro ORCiD mundial - gratuito e aberto a qualquer pesquisador, sem estabelecer vínculo institucional. http://www.orcid.org.

2) Informação do ORCiD no DataUSP - weR_USP - Sistemas USP - STI - o docente informa o nº ORCiD, mas nenhuma autenticação ou vínculo com a USP e a ORCID é estabelecido. https://uspdigital.usp.br/datausp.

3) Registro do nº USP vinculado ao nº ORCiD - o vínculo da comunidade USP de docentes, discentes e funcionários é estabelecido mediante o uso da autenticação do nº USP e senha única USP e a Organização ORCID. http://www.usp.br/orcid.

4) Informação do ORCiD no Janus - Pós-Graduação - o aluno informa o nº ORCiD, mas nenhum vínculo é estabelecido entre seu nº USP e o nº ORCiD. https://uspdigital.usp.br/janus. Segue lista de Nº USP vinculados ao Nº ORCiD, com dados atualizados até 16/03/2022 às 17h20. Segue também o Tutorial de vinculação do nº USP ao nº ORCiD atualizado out. 2020, que auxilia na compreensão do processo de vinculação. Link de acesso para criar e/ou vincular seu nº USP ao registro ORCiD.  Entre em contato com a equipe da Biblioteca na sua Unidade para outras informações.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 25/03/22

Saiba mais em usp.br/orcid/

Cursos de Língua Inglesa oferecidos pelo CEL ESALQ | 2ª Chamada

Segunda chamada para a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 1º semestre de 2022, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ. As aulas tiveram início no dia 14/03/22 e término previsto para o dia 15/07/22.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste – https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 28 de março a 31 de abril de 2022 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos ingressantes devem anexar cópia da posição alcançada no vestibular da FUVEST e cópia do histórico escolar do segundo grau e os de graduação devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2021. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (42).   Fonte: CEL ESALQ - 25/03/22


Portal de Periódicos renova bases para pesquisa

Portal de Periódicos renovou o acesso a duas das principais bases de dados de pesquisa científica do mundo: a American Physical Society e a Royal Society Publishing. Os contratos com as editoras foram assinados e os usuários continuam a consultar os conteúdos disponíveis.
Com foco na área de Física, a American Physical Society publica e dissemina conhecimento para a comunidade acadêmica desde 1899. Fundada nos Estados Unidos, é a segunda maior organização de físicos do mundo. A britânica Royal Society Publishing nasceu em 1660 e distribui conteúdos ligados à ciência, matemática, engenharia e medicina para apoiar o desenvolvimento científico.
A CAPES mantém 89 contratos com 83 editoras internacionais. Pelo Portal de Periódicos, o maior acervo de conteúdo científico da América Latina, são oferecidas mais de 42 mil publicações, em texto completo, de todas as áreas do conhecimento.
Criado há 20 anos, o portal democratiza o acesso de pesquisadores de todo o País, de forma remota ou por aplicativo móvel, a publicações, bases de obras de referência, patentes, livros, teses, dissertações, repositórios institucionais e arquivos abertos, com monografias, documentos, estatísticas, normas técnicas e audiovisuais.   Fonte: CCS/CAPES - 25/03/22