- Agricultura Irrigada no Brasil: história e economia
- Agricultura Irrigada no Brasil: políticas públicas
- Agricultura Irrigada no Brasil: recursos hídricos e sustentabilidade
- Agricultura Irrigada no Brasil: ciência e tecnologia
- Agricultura Irrigada no Brasil: inovação, empreendedorismo e sistemas de produção
15 junho 2022
Alysson Paolinelli encerra ciclo na Cátedra Luiz de Queiroz com publicações
Metricas.edu: Desempenho acadêmico e comparações internacionais
Repensar a universidade significa defender seus valores, reforçar seu compromisso com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e, simultaneamente, renovar seus laços com a sociedade em rápida transformação. Movimentos que pressupõem tanto a volta, para rever e corrigir, quanto o avanço para conquistar posições inovadoras – o que agora se faz renitentemente, de modo a acentuar a função prospectiva das métricas de desempenho. O Projeto Metricas.edu trata, portanto, de meios para a construção do futuro com base em dimensões objetivas e de acesso aberto. Fonte: Boletim Metricas.edu - junho 2022
Como comunicar os resultados da sua pesquisa
No
vídeo indicado abaixo, produzido por pesquisadores do Trinity College, em
Dublin, eles falam especialmente às novas gerações de pesquisadores sobre como
estabelecer comunicação eficaz e efetiva com diferentes públicos, por vezes
negligenciados no processo de planejamento e elaboração de um projeto de
pesquisa.
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How to talk about your research outputs |
Novos critérios para os novos desafios da ciência
Fonte: Boletim Metricas.edu - junho 2022
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FAPESP 60 anos • Ciência, cultura e desenvolvimento |
O que são Altmetrias? Capturando a atenção online em torno do conteúdo acadêmico
Originada da Web, a altmetrics pode dizer muito sobre a frequência com que artigos de periódicos e outros resultados acadêmicos, como conjuntos de dados, são discutidos e usados em todo o mundo. Por esse motivo, a altmetria foi incorporada em sites de pesquisadores, repositórios institucionais, sites de periódicos e muito mais. Saiba mais.
Microsoft encerra Internet Explorer nesta quarta-feira
Nova Zelândia busca aprofundar cooperação científica e tecnológica com o Estado de São Paulo
14 junho 2022
Projeto Map-Pira oferece dados para gestão agrícola e ambiental na região de Piracicaba
Webinar Rankings e o impacto da pesquisa com Dimensions Analytics
Na atualidade, as análises bibliométricas e cientométricas da produção científica (publicações, dados de pesquisa, ensaios clínicos, patentes, etc.) são subsídios fundamentais ao desenvolvimento, qualidade e reputação das Universidades de Pesquisa e Agências de financiamento em âmbito internacional, nacional e local.
Com a solução Dimensions Analytics, que acaba de ser assinada pela Universidade de São Paulo (USP), dirigentes e gestores, coordenadores de pesquisa e de programas de pós-graduação, docentes, bibliotecários e demais interessados têm acesso a informações privilegiadas sobre todos os conteúdos indexados com base nos DOIs (Digital Object Identifiers) ativados dos documentos.
É possível aplicar Filtros por data, local, editora, tipo de publicação, título de revista, organização de pesquisa, local da organização de pesquisa, financiador, acesso aberto, entre outros. Além disso, têm acesso a dados das organizações de pesquisa e país, bem como dados de financiadores e valores monetários de finaciamentos aplicados a áreas de pesquisa, permitindo ainda o cruzamento de dados entre distintas entidades.
A solução Dimensions Analytics congrega também altmetria, permitindo aferir o impacto das menções das publicações nas redes sociais como Facebook, Twitter, Blogs, entre outros. Nessa interface é possível visualizar os resultados em formato de tabela, gráfico ou visualizador VOSviewer. O acesso à Plataforma Dimensions Analytics é feito pelo link https://app.dimensions.ai/discover/publication, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP. Fonte: AGUIA - 13/06/22
Chamada para diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo
O comitê de busca do Conselho Superior – formado por Pedro Wongtschowski, Helena Bonciani Nader e Mayana Zatz – solicita que os candidatos interessados se inscrevam pelo endereço eletrônico comitecs@fapesp.br, de 20 de junho a 15 de julho, especificando suas credenciais para o exercício da função. A documentação obrigatória a ser apresentada é: currículo Lattes, carta de manifestação de interesse com um resumo das principais realizações e uma sugestão de programa de trabalho a ser desenvolvido (máximo de cinco páginas). Os candidatos poderão consultar os últimos relatórios anuais da FAPESP, que descrevem as atividades desenvolvidas pela Fundação. Espera-se que tenham as qualidades de liderança e experiência em gestão de ciência e tecnologia, habilidade para conduzir e motivar equipes qualificadas, bem como familiaridade com temas científicos e tecnológicos e com os valores envolvidos nas atividades ligadas ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo. Os candidatos poderão ser convocados para entrevista pessoal de 1º a 5 de agosto. Todos os contatos serão tratados confidencialmente. Fonte: Agência FAPESP - 14/06/22
13 junho 2022
Comissão divulga comunicado com novas ações para o controle da covid-19 na Universidade
Dentre as recomendações estão a continuidade da obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes fechados e a exigência da comprovação da dose de reforço para a matrícula dos alunos de graduação e de pós-graduação no segundo semestre de 2022. Confira a íntegra do Comunicado da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria - 13/06/22
Projeto da USP vai restaurar 10 hectares de florestas em São Pedro até o fim do ano
O reflorestamento em São Pedro faz parte de um projeto maior, que vai implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas, unindo fragmentos florestais atualmente isolados em municípios da região de Piracicaba, no Estado de São Paulo. Além das cidades de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi, outros 13 municípios serão beneficiados indiretamente, por meio do auxílio na definição de áreas prioritárias para restauração florestal, com o objetivo de melhorar a conectividade entre matas nativas. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 13/06/22
CAPES seleciona dez consultores para apoiar internacionalização
Processo será feito por meio de três editais
Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); currículos devem ser enviados
até o dia 20
Lívia Palumbo, diretora de Relações Internacionais da CAPES, explica a importância da seleção: “a parceria com a OEI tem como objetivo apoiar a internacionalização da ciência brasileira. O processo seletivo será conduzido por profissionais com experiência no tema para atuar junto à CAPES”.
O Edital nº 84/2022 selecionará quatro consultores para apoiar a CAPES na organização de material voltado a programas de pós-graduação com pouca ou nenhuma inserção internacional. Serão preparados conteúdos destinados ao aprimoramento do corpo técnico da CAPES e de instituições de ensino superior, além da produção seminários e encontros sobre internacionalização. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 13/06/22