05 julho 2022

Governo da China quer criar 50 novas revistas científicas

Estratégia busca garantir a qualidade e a integridade dos periódicos

O governo chinês divulgou novos planos para melhorar a qualidade das revistas científicas do país. A ideia é concentrar esforços e investimentos na criação de 50 novos periódicos e também permitir que boas revistas do exterior publicadas em inglês possam transferir sua sede para a China. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva organizada pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia (Cast), organização afiliada ao governo, de acordo com o site do jornal South China Morning Post. Segundo o engenheiro Zhang Yuzhuo, vice-presidente da Cast, uma estratégia adicional será o desenvolvimento de plataformas digitais de serviços de publicação com padrão semelhante ao das editoras europeias e norte-americanas. Dessa forma, os responsáveis pelas revistas poderão concentrar sua atenção na qualidade do conteúdo e na busca por competitividade. Um dos objetivos da iniciativa é estimular pesquisadores a publicar em títulos de boa reputação fora do circuito das grandes editoras internacionais, mas ela também tem relação com uma política lançada há quatro anos para combater casos de má conduta em artigos de cientistas chineses.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - julho 2022


TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O próximo exame online será aplicado no dia 30 de julho de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 20/07/22. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba terão taxas especiais. https://bit.ly/3up71iZ.  
Fonte: CEL ESALQ – 05/07/22



04 julho 2022

USP oferece acesso a 13 mil e-books da Biblioteca Virtual Pearson para seus alunos

Plataforma pode ser acessada pela Rede VPN USP e dá acesso a mais de 30 editoras com livros digitais em língua portuguesa; professores, pesquisadores e funcionários da Universidade também têm acesso

O acesso a bibliotecas virtuais e conteúdos científicos digitais, recurso importante para os estudantes durante a pandemia, se tornou uma política da Universidade mesmo com o retorno presencial. Exemplo disso é que alunos, pesquisadores e funcionários da USP podem consultar e fazer downloads de e-books da Biblioteca Virtual Pearson que conta atualmente com mais de 12 mil títulos de diversas áreas do conhecimento. O acesso é possível a partir da conexão VPN USP.

É o segundo ano que a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), responsável pelas parcerias da Universidade com plataformas e ferramentas de conteúdo educativo e científico, faz um convênio com a Pearson Education para oferecer livros eletrônicos digitais de vários selos editoriais em áreas como Administração, Computação, Direito, Economia, Educação, Engenharia, Letras, Gastronomia, Marketing, Medicina, Psiquiatria e Turismo.

Há publicações das editoras Prentice Hall, Makron Books, Addison Wesley, Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.

A Biblioteca Virtual está disponível para desktop, tablets e smartphones com navegação intuitiva. É possível procurar por palavras-chaves, temáticas, assuntos ou conteúdos específicos. Entre os recursos da plataforma, há possibilidade de continuar a ler de onde parou, além de sincronizar notas, destaques, marcações, a última página lida e todas as interações com os e-books em todos os dispositivos conectados.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 04/07/22

Criação da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD-USP)


RESOLUÇÃO Nº 8269, DE 30 DE JUNHO DE 2022

(Revoga a Resolução 7791/2019)

Dispõe sobre a criação da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) e dá outras providências.

O Reitor da Universidade de São Paulo, usando de suas atribuições legais, com fundamento no art 42, IX, do Estatuto, tendo em vista as aprovações “ad referendum” das Comissões de Legislação e Recursos e de Orçamento e Patrimônio, em 30 de junho de 2022; e considerando o papel estratégico das bibliotecas e dos processos de criação, manutenção e curadoria de coleções e de dados, baixa a seguinte
RESOLUÇÃO:
Artigo 1º – Fica criada a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD-USP), junto ao Gabinete do Reitor, para gerir o sistema integrado de bibliotecas da USP, implementando políticas unificadas de manutenção, ampliação e gestão dos acervos e da informação, da produção intelectual e das bibliotecas.
Leia o texto na íntegra.   Fonte: Reitoria - 04/07/22

Spix, Martius e a comissão científica austro-alemã no Brasil

No segundo episódio da temporada ‘Viajantes e Naturalistas no Brasil’, do podcast Ciência para Ouvir, a historiadora e pesquisadora Karen Lisboa apresenta a passagem desses cientistas pelo País

A mudança da arquiduquesa Maria Leopoldina da Áustria para o Brasil em 1817 foi noticiada por diversos jornais brasileiros que comemoravam o casamento de D. Pedro I. Acompanhando a futura imperatriz, chegava também uma comissão científica austro-alemã que trazia dois dos mais célebres naturalistas que já estudaram a natureza brasileira: Johann Baptist von Spix e Carl Friedrich von Martius. Durante os três anos em que percorreram o país, Spix, Martius e os demais naturalistas que faziam parte da comissão coletaram espécimes de animais, plantas e rochas, e registraram suas observações sobre o Brasil e os brasileiros. Em seu livro de viagem, Martius registrou: “Como me sinto feliz aqui […] O lugar sagrado, onde todas as forças se reúnem harmoniosamente e ressoam como canto triunfal, amadurece sensações e pensamentos”.  Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 04/07/22

Gravação e slides dos webinars:

Usando Altmetric e Dimensions Analytics

Clique aqui
 Rankings e o impacto da pesquisa com Dimensions Analytics

03 julho 2022

Acesso aos e-Books da American Chemical Society liberado para a USP até 30 de julho

Além das revistas científicas, a ACS possui ainda cerca de 1.600 títulos de eBooks, somando mais de 37.000 mil capítulos, os quais cobrem todas as áreas científicas. Eles são revisados por pares e têm entre seus autores dezenas de ganhadores de Prêmio Nobel. Por conta de tudo isso, os conteúdos da ACS são mundialmente reconhecidos por seus impactos, qualidade e fundamental contribuição ao desenvolvimento da educação, da pesquisa e da inovação.
Os eBooks da ACS estão sempre entre os mais demandados e utilizados nas principais universidades e instituições de pesquisa do mundo, com elevadas estatísticas de uso e recomendações, uma vez que cobrem os mais diversos e importantes temas e áreas científicas, como: química, física, biologia, medicina, farmacologia, agricultura, ciência dos alimentos, ciências da terra, ciência dos materiais, engenharias, meio ambiente, sustentabilidade, energia e petróleo, transporte, nanotecnologia, sensores, biotecnologia, machine learning e muito mais.
Link de acesso: https://pubs.acs.org/.
Confira o breve tutorial Como acessar os ebooks da ACS.
É necessário estar conectado a um computador autorizado da USP ou efetuar a conexão remota.   Fonte: AGUIA - 01/07/22

Fator de Impacto 2022 – Clarivate nomeia os principais periódicos com base nas citações

O lançamento anual do JCR permite que a comunidade de pesquisa avalie as revistas acadêmicas de alta qualidade do mundo usando uma variedade de indicadores, dados descritivos e visualizações. Os relatórios são usados ​​extensivamente por editores acadêmicos em todo o mundo para entender o impacto acadêmico de seus periódicos em relação ao seu campo e promovê-los à comunidade de pesquisa.
JCR é baseado em dados de 2021 compilados da Web of Science Core Collection™, a coleção líder de periódicos, livros e anais de conferências de qualidade no maior banco de dados global de citações neutras para editores do mundo. As publicações são avaliadas por uma equipe global de editores internos da Clarivate usando rigorosos critérios de seleção. Os dados do conteúdo selecionado são cuidadosamente selecionados para garantir a precisão nas métricas do JCR, juntamente com um amplo corpo de dados descritivos. Esses insights permitem que pesquisadores, editores, editores, bibliotecários e financiadores explorem os principais impulsionadores do valor de um periódico para diversos públicos.  Saiba mais.  
Fonte: AGUIA – 01/07/22

01 julho 2022

Inscrições

O que a Pós-Graduação da USP aprendeu com a pandemia?

No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente a existência de pandemia causada por um novo coronavírus (sars-cov-2), alterando, de forma repentina e abrupta, os procedimentos e a rotina acadêmica no âmbito universitário. A partir desta declaração, em 17 de março do mesmo ano, a Reitoria da Universidade de São Paulo suspendeu as atividades presenciais de toda a Universidade, incluindo as disciplinas de pós-graduação, sendo estas ministradas, a partir de então, de forma remota.
Na Pós-Graduação da USP, desde que foram tomadas as medidas de isolamento social, os trabalhos foram se adaptando rapidamente à nova realidade, e neste contexto, “uma das preocupações que tivemos foram as disciplinas. Isto porque, um curso de pós-graduação requer formação teórica, por meio de disciplinas, além do trabalho científico desenvolvido em conjunto com o orientador”, conforme colocado pelo professor Carlos Gilberto Carlotti Jr, pró-reitor de Pós-Graduação da USP na ocasião. Assim, durante o isolamento social, cerca de 6 mil docentes e quase 30 mil estudantes de mestrado e doutorado, oriundos dos 264 Programas de Pós-Graduação da USP, enfrentaram o desafio de lidar com novas formas de aprendizagem.
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 01/07/22


Parceria com a França seleciona projetos em Agronomia e Veterinária

Coordenadores dos cursos de graduação nas áreas de Ciência Agronômica, Agroalimentar e Medicina Veterinária têm até as 17h de 19 de setembro para apresentar propostas para o Programa CAPES/Brafagri, que prevê o apoio a projetos de parcerias universitárias entre o Brasil e a França. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). As informações constam no Edital nº34/2022, publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, 29 de junho. Disponível no site da CAPES o documento informa que a divulgação do resultado está prevista para 31 de dezembro e o início das atividades dos projetos, para janeiro de 2023. Já as bolsas devem ser implementadas em março e setembro de cada ano. Serão investidos até R$42,2 milhões em 10 projetos, com duração máxima de quatro anos. O montante leva em conta financiamento de missões de trabalho, mensalidades de bolsa de graduação-sanduíche e recursos para custeio.

Sobre o programa
Programa CAPES/Brafagri foi criado para selecionar projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e a França, com parcerias universitárias nas áreas de Ciências Agronômicas, Agroalimentares e Veterinária, em nível de graduação. As atividades estimulam o intercâmbio entre os países e incentivam a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.
Fonte: CCS/CAPES -01/07/22

Ano Internacional da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável

O Ano de 2022 (julho) – 2023 (julho) foi escolhido pela Unesco como o Ano Internacional da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável (AICBDS / IYBSSD). Certamente, esse é um tema de grande relevância e que nos oferece a oportunidade de discutirmos a importância da ciência básica como pilar na construção dos conhecimentos e para a aplicação da ciência, com destaque para aquelas associadas ao desenvolvimento sustentável. Também nos abre a possibilidade de promovermos atividades junto à sociedade e escolas em torno desses temas. Estão sendo organizadas inúmeras iniciativas em todos os países que serão registradas no sítio da Unesco (https://www.iybssd2022.org) para que todos possam acessar essas atividades globais. A ideia é fazermos um movimento planetário de apoio à ciência básica!

No Brasil, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se aliaram para divulgar e promover o Ano e estimular sociedades científicas e acadêmicas a organizarem mesas-redondas, workshops, seminários, simpósios, atividades de divulgação da ciência etc., que promovam a ciência básica para o desenvolvimento sustentável.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 01/07/22


Maratona de escrita acadêmica em inglês auxilia pós-graduandos em artigos acadêmicos

Comemorando dez anos de existência, o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove a Maratona de Escrita Acadêmica em Inglês 2022, que ocorrerá nos dias 15 e 22 de julho, das 14 às 17 horas, via plataforma Zoom. Neste ano, a maratona terá como foco a escrita da introdução de artigos acadêmicos e será voltada para alunos de pós-graduação da USP.
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível neste link. Também é preciso enviar um arquivo com a introdução – finalizada ou em desenvolvimento – escrita em língua inglesa pelo aluno. De acordo com a organização, o envio do arquivo é fundamental para organizar os grupos que serão trabalhados durante a maratona junto a tutores.
O primeiro dia do evento (15) consistirá no compartilhamento do texto com o grupo, no feedback dado pelos tutores e na criação de uma To Do List, que deverá ser utilizada como guia para a reescrita dos pontos levantados no texto de cada estudante. O segundo dia (22), consistirá na apresentação das melhorias realizadas no texto, que deverá ser compartilhado não apenas com o tutor, mas, também, com outros alunos que irão compor o grupo.
Para mais informações sobre este e os próximos eventos, acompanhe o LLAC no site e nas redes sociais: letramentoacademico.fflch.usp.br.   Fonte: Jornal da USP - 30/06/22

30 junho 2022

 
                                            

eBooks da Pearson na palma da mão

A biblioteca virtual da Pearson, assinada pela USP, é uma plataforma digital de livros técnicos e científicos com conteúdo multidisciplinar, abrangendo as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Além do acesso remoto via VPN, o usuário USP pode baixar o livro através do aplicativo e ler no modo off-line, e ainda, sem consumir os pacotes de dados de sua internet. O app está disponivel para Android e iOS, basta procurar por "Biblioteca Virtual by Pearson". É recomendável ler o Tutorial.

Publicado edital para projetos conjuntos com a França

A CAPES publicou nesta quarta-feira, 29 de junho, o Edital nº 32/2022, do Programa CAPES/CofecubA iniciativa apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e franceses. O documento está disponível no Diário Oficial da União e no site da Fundação. As propostas devem ser submetidas até as 17h de 26 de julho pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Antes disso, haverá a data-limite para solicitação de cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no Sicapes (19 de julho) e para envio de dúvidas sobre o edital (22 de julho).
Programa CAPES/Cofecub incentiva o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos do Brasil e da França. Trata-se do acordo mais antigo da Fundação ainda vigente: a parceria data de 1978. Pela iniciativa, são ofertadas bolsas de doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e professor-visitante sênior. O resultado tem divulgação prevista para 31 de dezembro deste ano e o início das atividades ocorre em fevereiro de 2023. Já as bolsas devem ser concedidas a partir de março. Serão financiados até 35 projetos, com um valor global de até R$57,5 milhões.   
Fonte: CAPES - 29/06/22

Inscrições