26 janeiro 2024

Editora decide doar taxas de publicação que recebeu de autores de artigos cancelados

A IOP Publishing, uma editora do Reino Unido, anunciou uma nova política para os artigos de suas revistas que sofrerem retratação, ou seja, que tiverem seu conteúdo invalidado devido a erros ou a evidências de má conduta. A empresa, que é ligada ao Institute of Physics, principal associação de físicos do Reino Unido e da Irlanda que publica mais de 90 periódicos de diversas áreas do conhecimento, passou a doar o valor das taxas de processamento de artigos (APC) cobradas de autores de papers retratados para uma instituição sem fins lucrativos, a Research4Life, plataforma que dá acesso a conteúdo acadêmico a estudantes e pesquisadores de países pobres. “Às vezes, artigos são removidos do registro acadêmico por causa de má conduta. Não podemos devolver o dinheiro aos autores por razões óbvias, mas também não é certo mantê-lo”, afirmou Miriam Maus, diretora editorial da IOP Publishing, em um comunicado divulgado pela Research4Life. A instituição sem fins lucrativos confirmou ter recebido “uma doação significativa” da editora proveniente de APC de artigos retratados.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - 17/01/24


Especial USP 90 anos


Uma Universidade pública, gratuita, socialmente democrática e aberta ao talento

Hoje, quando celebramos os 90 anos da nossa Universidade de São Paulo, além da alegria, do orgulho legítimo e da confiança na potência transformadora do conhecimento, somos convidados a analisar nosso passado e a pensar nosso futuro. A grandeza da USP decorre do trabalho de excelência de gerações que pesquisaram, estudaram, ensinaram e difundiram o saber para o progresso do nosso país. A universidade é resultado do pensamento livre que existia em nosso estado no final dos anos 20 e início dos anos 30, principalmente considerando as mudanças políticas e sociais após a derrota paulista na revolução constitucionalista. Foi na redação do jornal O Estado de S. Paulo, sob a liderança de Júlio de Mesquita Filho e de Fernando de Azevedo, que a ideia tomou corpo. O que estava em questão eram os destinos da República e da democracia. Essas importantes figuras, em consórcio com os governantes estaduais e com o grupo dos Reformadores da Educação, autores do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, mobilizaram energias poderosas.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/01/24

25 janeiro 2024

A força de São Paulo na formação de recursos humanos qualificados

O município de São Paulo é um polo importante para o estado e o país na formação de recursos humanos qualificados e no desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas. Os dados indicam que é forte a associação entre essas duas dimensões, uma vez que as instituições de ensino superior constituem um local privilegiado de concepção e execução de pesquisas científicas no país. No nível da graduação, a capital paulista respondeu, em 2022, por cerca de 37% das matrículas do estado. Em 2010, sua contribuição era de 39,7%, o que significa que, mesmo com a elevada expansão da oferta desse nível de ensino, a importância da cidade pouco se alterou ao longo da década.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - 25/01/24

Jacques Marcovitch: A USP faz muito e pode fazer mais

A Universidade de São Paulo (USP), que completa hoje (25/1) 90 anos de fundação, sempre foi comedida ao conceder títulos de professor emérito: só 21 de seus docentes e pesquisadores até hoje receberam esse reconhecimento do Conselho Universitário. O nome mais recente da lista, laureado em uma cerimônia em 2022, é o de Jacques Marcovitch, pesquisador da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) desde a década de 1970. Marcovitch tem um extenso currículo de pesquisador e gestor. Foi presidente do complexo energético do estado de São Paulo (Cesp, CPFL, Eletropaulo e Comgás) na década de 1980 e secretário de Economia e Planejamento do estado de São Paulo em 2002.   Saiba mais.   

Fonte: Pesquisa FAPESP - 25/01/24


USP e Universidade de Groningen fortalecem parceria nas áreas de ensino e pesquisa

USP e Universidade de Groningen (Países Baixos) assinaram nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, um acordo de cooperação acadêmica que prevê o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas em parceria, a realização de conferências, cursos e outros eventos científicos e culturais, e o intercâmbio de docentes, pesquisadores, servidores e estudantes. “A internacionalização da Universidade é muito importante, tanto em termos de ensino quanto em pesquisa. Atualmente, nossa estratégia é priorizar o relacionamento com as universidades parceiras, fortalecendo a colaboração que já existe. A Universidade de Groningen com certeza é uma das nossas principais parceiras”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. A reitora da Universidade de Groningen, Jacqueline Scherpen, ressaltou que “a visita à USP tem sido muito interessante e produtiva, com muitas oportunidades para ampliarmos a colaboração já existente entre as duas universidades, que têm muitos pontos em comum”. Durante o encontro, também foi discutida a possibilidade de instalação de um escritório da universidade holandesa na USP.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 25/01/24

A importância das doações privadas para o desenvolvimento da USP

“A comemoração dos 90 anos de fundação da Universidade de São Paulo – USP – é mais uma oportunidade para reflexão sobre os caminhos até hoje percorridos pela instituição na construção de conhecimento e pesquisa acadêmicos para lastrear o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da cultura das sociedades paulista e brasileira”, diz o reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr., na apresentação do livro Doações e Doadores da USP, distribuído neste 25 de janeiro de 2024, data do nonagésimo aniversário da Universidade. Relembrando a trajetória da USP, Carlotti ressalta: “Nessas nove décadas, também foi importante e significativa a contribuição de fundações, empresas, pessoas físicas, sob as formas de doações, convênios e outras, para o desenvolvimento exitoso de suas atividades acadêmicas e científicas e a necessária construção da infraestrutura que as acolhe e abriga. É de uma parcela dessas contribuições que trata esta publicação”. “São mostradas nestas páginas”, indica Carlotti, “a história da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo; é recuperado o processo de doação que resultou na criação, em Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; as atividades e o desenvolvimento dos campi da USP em São Carlos; a doação e criação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo e a reforma e recuperação do Museu Paulista, o tradicional Museu do Ipiranga, após sua administração ter sido transferida para a USP”.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/01/24

USP 90 anos: nossa história em uma linha do tempo

Contar a história de uma universidade em ordem cronológica é um desafio. A linha do tempo  está em construção. Nessa primeira etapa, foram inseridas as informações sobre a criação das 42 unidades de ensino que fazem parte da USP. O próximo passo será incluir unidades mais ligadas a pesquisas e a atividades voltadas para a sociedade.    Fonte: Jornal da USP - 25/01/24

USP 90 anos - Concerto comemorativo dos 90 anos da Universidade de São Paulo


Divulgadas as mais de mil inscrições homologadas no PDSE

A CAPES publicou a lista com as 1.182 inscrições homologadas para o Edital nº 30/2023, do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Publicado no site da Fundação nessa terça-feira, 23 de janeiro, o documento traz a relação com o nome do participante e o número da respectiva inscrição. As atividades se iniciam entre abril e junho. O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil e expande a colaboração com cientistas do exterior. A iniciativa também aumenta a visibilidade da produção científica do País e fortalece os programas de pós-graduação nacionais. Podem participar brasileiros natos e estrangeiros com visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Os candidatos não podem ter título de doutor e precisam estar matriculados em cursos de doutorado com nota igual ou superior a 4 e não estarem inadimplentes com a CAPES ou quaisquer órgãos da administração pública.

Sobre o Programa
Criado em 2006, o PDSE permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa eles devem retornar ao País para a defesa da tese.   Fonte: CAPES - 24/01/24

23 janeiro 2024

ORCID - I'm a Member, Now What?!


                                       24 January: Help & Support

                                       21 February: The ORCID Member Portal

                                       24 April: Integrating with ORCID

                                       26 June: Custom Integrations

                                       24 July: Affiliation Manager

                                       25 September: How to talk about ORCID

                                       30 October: Workflows

                                       27 November: Beyond Integrations – Benefits of ORCID


Conheça a biblioteca digital JSTOR

JSTOR fornece acesso a mais de 12 milhões de artigos de periódicos, livros, imagens e fontes primárias em 75 disciplinas. JSTOR é um sistema online de arquivamento de revistas acadêmicas sediado nos Estados Unidos, fundada em 1995. A JSTOR foi originalmente fundada pela Fundação Andrew W. Mellon, mas é atualmente uma organização sem fins lucrativos independente e auto-sustentável, com escritórios em Nova Iorque e Ann Arbor. Ajudamos você a explorar uma ampla variedade de conteúdo acadêmico por meio de uma poderosa plataforma de pesquisa e ensino. Colaboramos com a comunidade acadêmica para ajudar as bibliotecas a conectar estudantes e professores a conteúdos vitais, ao mesmo tempo em que reduzimos custos e aumentamos o espaço nas prateleiras, fornecemos aos pesquisadores independentes acesso gratuito e de baixo custo a bolsas de estudo e ajudamos os editores a alcançar novos públicos e preservar seu conteúdo para as gerações futuras.   Fonte: JSTOR - 23/01/24

O acesso aberto está remodelando a forma como a informação é disseminada e consumida

No cenário acadêmico, o acesso ao conhecimento continua sendo crucial. Grande parte da pesquisa acadêmica tem sido restrita atrás de paywalls, limitando sua acessibilidade a poucos privilegiados. No entanto, o surgimento do acesso aberto está remodelando a forma a informação acadêmica é disseminada e consumida. Nesta exploração abrangente, vamos nos aprofundar no que é acesso aberto e como o JSTOR, renomada biblioteca digital, está desempenhando um papel crucial na facilitação do acesso aberto para revistas acadêmicas, livros, arte e relatórios de pesquisa. O acesso aberto (AA) é um movimento de publicação acadêmica que promove a disponibilidade livre, imediata e irrestrita de artigos acadêmicos, artigos de pesquisa, livros e outros recursos educacionais para qualquer pessoa na internet. Os princípios fundamentais da OA incluem:
  1. Acesso gratuito: O conteúdo OA está disponível on-line sem nenhum custo. Essa acessibilidade garante que o conhecimento não seja definido pelas circunstâncias financeiras.
  2.   Reutilização e redistribuição: O conteúdo OA é frequentemente publicado sob licenças Creative Commons que permitem a reutilização, remixagem e redistribuição, fomentando esforços criativos e inovadores.
  3. Transparência: A OA promove a transparência na pesquisa, tornando o trabalho acadêmico livremente acessível, permitindo que os leitores verifiquem as alegações e se envolvam em discussões significativas.
  4. Preservação a longo prazo: os repositórios OA estão comprometidos em preservar o conteúdo para as gerações futuras, garantindo sua disponibilidade ao longo do tempo.  Saiba mais.   Fonte: ABCD - 22/01/24

22 janeiro 2024

MEC lança mapa interativo da educação superior

Plataforma ‘MEC Conecta’ apresenta informações sobre instituições de todo o Brasil, como área de formação, cursos e formas de ingresso

Com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso de graduação, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou nesta sexta-feira, 19 de janeiro, a plataforma MEC Conecta. Por meio de um mapa interativo e com versão mobile, a ferramenta utiliza recursos de geolocalização e linguagem gameficada para auxiliar e informar o usuário sobre as opções de curso superior nas instituições públicas de ensino superior.  A plataforma apresenta informações detalhadas sobre as instituições de ensino, áreas de formação, cursos oferecidos e formas de ingresso em todo o território nacional.   Saiba mais  Fonte: Jornal da Ciência - 22/01/24

Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos em 1º semestre de 2024 pelo CEL-ESALQ


As aulas terão início no dia 26/02/24 e término previsto para o dia 28/06/24.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos de graduação ingressantes interessados, também, devem anexar cópia do histórico escolar do ensino médio, print da colocação no vestibular da FUVEST, e os demais, cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2023. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (58).   Fonte: CEL-ESALQ - 22/01/24

19 janeiro 2024


Fundamentos de acesso aberto

Nos últimos anos, tem havido um aumento constante de pesquisas publicadas em revistas e plataformas de acesso aberto (AA) em todo o mundo. Isso tem sido liderado por instituições interessadas em impulsionar o acesso aberto. Essas iniciativas continuam a ganhar força com a introdução de políticas de acesso aberto pelos principais órgãos de financiamento, governos e instituições públicas que exigem que as pesquisas que financiam sejam publicadas em acesso aberto. O acesso aberto evoluiu nas últimas duas décadas para oferecer vários caminhos para os pesquisadores publicarem seus trabalhos, mas eles podem não estar cientes das opções ou de como o acesso aberto os ajuda a atender aos requisitos dos financiadores. É aqui que os bibliotecários acadêmicos estão bem posicionados para emprestar experiência e orientação na navegação no cenário de acesso aberto para apoiar seus pesquisadores e instituições. Este artigo apresenta alguns elementos essenciais para a compreensão dos benefícios que a publicação em acesso aberto oferece, bem como os modelos de publicação atuais.   Saiba mais.   Fonte: ABCD - 19/01/24  

18 janeiro 2024

Fórum ABC de Ensino Superior

Webinários do grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências sobre ensino superior brasileiro serão realizados nas últimas terças-feiras de cada mês. A coordenação é de Aldo Zarbin, conselheiro da SBPC e professor da Universidade Federal do Paraná, e Sylvio Canuto, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. A partir de fevereiro de 2024, o grupo de trabalho (GT) da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre ensino superior fará um webinário mensal, sempre na última terça-feira, convidando dois especialistas para discutir aspectos variados no âmbito do tema. Os Acadêmicos Aldo Zarbin e Sylvio Canuto coordenam a iniciativa. Acompanhe a agenda.   
Fonte: Jornal da Ciência – 18/01/24

17 janeiro 2024

Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil

O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação à inteligência artificial (IA). E o cenário atual traz um alerta: sem investimento adequado na área, o Brasil pode ter um declínio tecnológico com impactos sem precedentes, porque a lacuna entre os países na vanguarda dos investimentos na tecnologia e os demais cresce a níveis exponenciais. A conclusão faz parte do relatório Recomendações para o avanço dainteligência artificial no Brasil, produzido por um grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências (ABC), formado por cientistas de diferentes áreas e regiões do país.