21 janeiro 2025

Guia de indexação de conteúdos no Google Acadêmico 2025

Este Guia foi escrito para todos que gostariam que seus artigos fossem incluídos adequadamente nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico (Google Scholar). Ler este guia é importante para autores, pesquisadores, editores, gestores de Repositórios, Portais, Bibliotecas Digitais e bibliotecários. Informações técnicas detalhadas são úteis se você estiver tentando corrigir um erro na indexação do seu próprio site, acompanhar a atualização de registros de suas publicações ou se precisar ter certeza de que seu produto de hospedagem de artigos é compatível com os serviços de pesquisa do Google e do Google Acadêmico.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 21/01/25

20 janeiro 2025

Aplicativo móvel Bibliotecas USP

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ORCiD - Conectando pesquisa e pesquisadores

ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como "0000-0002-0123-208X". Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc.). Em 15 de setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) passou a ser oficialmente membro institucional da ORCID. A afiliação permitirá à USP gerar ORCID iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos). Todo docente e pesquisador da USP deve ter seu registro ORCID autenticado. Adicione também o seu número ORCiD ao DataUSP.   
Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 20/01/25

Cursos de Língua Inglesa para o 1º semestre de 2025 oferecidos pelo CEL-ESALQ

Esta é a primeira chamada para a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 1º semestre de 2025, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ, favor divulgá-la aos professores, funcionários e alunos de pós-graduação e graduação do Campus “Luiz de Queiroz”. As aulas terão início no dia 24/02/25 e término previsto para o dia 04/07/25. Os alunos novos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição  online  com  nível de  conhecimento de  língua ao se submeterem-se a um pré-teste –
https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2025 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para o seguinte e-mail: cel.esalq@usp.br. Os alunos de graduação interessados, também, devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2024. E os alunos ingressantes devem anexar cópia da posição alcançada no vestibular da FUVEST e cópia do histórico escolar do segundo grau. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (69).   Saiba mais.   Fonte: CEL-ESALQ – 20/01/25 

17 janeiro 2025

Office 365 está disponível para professores e alunos da USP

Universidade de São Paulo (USP), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), oferece aos seus alunos acesso gratuito ao Microsoft Office 365. Este pacote de recursos inclui o Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Microsoft Teams, além de outras ferramentas de apoio acadêmico que permitem a criação, armazenamento e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações de forma muito fácil e intuitiva. Uma das principais vantagens do Office 365 é o acesso remoto aos programas, já que permite aos seus usuários o trabalho em grupo à distância, a qualquer hora e em variados dispositivos, tornando o desenvolvimento do documento de pesquisa mais eficiente e produtivo, de modo que as inserções e alterações feitas em um trabalho sejam atualizadas automaticamente nos outros dispositivos que possuem acesso ao documento compartilhado. Além disso, o Office 365 oferece segurança e privacidade, garantindo que os seus dados armazenados na nuvem estejam protegidos contra ameaças cibernéticas. Para ter acesso a esses benefícios, basta efetuar o cadastramento indicando o e-mail da USP (@usp.br) no seguinte site: Office 365 Education. Somente a versão online está disponível gratuitamente.   Fonte: Divisão de Biblioteca da ESALQ – 17/01/25

15 janeiro 2025

Universidades públicas de São Paulo criam modelo flexível na pós-graduação

Um novo modelo de pós-graduação vai ser testado a partir de 2025 em um programa-piloto que reúne seis universidades públicas no estado de São Paulo. A ideia é de que os estudantes ingressem em mestrados estruturados de forma bem mais flexível do que o padrão atual. Dependendo da instituição, no primeiro ano do curso os alunos seguirão um currículo de caráter interdisciplinar, com algumas matérias voltadas, por exemplo, ao empreendedorismo e à solução de problemas da sociedade, e serão estimulados a se envolver em atividades de extensão relacionadas a seu tema de pesquisa. Paralelamente, vão elaborar o projeto de pesquisa e procurar um orientador – etapas que, no modelo atual, ocorrem na maioria das vezes antes do ingresso. Encerrado esse ciclo de 12 meses, os estudantes serão avaliados por uma comissão e terão a oportunidade de seguir diferentes trilhas. A depender do desempenho nas disciplinas e da excelência do projeto de pesquisa apresentado, poderão fazer mais um ano de curso, concluir sua dissertação e receber o título de mestre, como é o padrão, ou então migrar para o doutorado e concluí-lo dali a quatro anos. Uma terceira alternativa, caso o aproveitamento seja considerado insuficiente, é encerrar esse percurso no final do primeiro ano e receber um diploma de especialização.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – jan. 2025


USP deverá ter novo centro internacional ligado a principal instituição na área de agricultura francesa

A partir do segundo semestre de 2025, a USP deverá contar com um novo centro internacional, com a inauguração de uma filial do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRAe, na sigla em francês), entidade pública científica francesa voltada para pesquisa na área de Agronomia, no campus da Universidade em Piracicaba.  “Este novo centro, que contará com financiamento da FAPESP, representa uma parceria importante com o INRAe, que é um dos principais financiadores de pesquisas na área de Agricultura na França. Sediado em Piracicaba, possibilitará o desenvolvimento de estudos de ponta com a ESALQ, que hoje é a principal colaboradora do INRAe no Brasil; com o Centro de Energia Nuclear em Agricultura (CENA); a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ); e a FZEA, além de outras Unidades de Ensino e Pesquisa da USP que fazem pesquisa na área de alimentos, como a Faculdade de Saúde Pública (FSP) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)”, avalia o reitor da USP.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 14/01/25

Avaliação Quadrienal: o que muda na classificação de artigos

PodCAPES deste mês abordará as mudanças na Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação stricto sensu, que passam a valer no ciclo 2025 a 2028. O processo avaliativo focará na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado. O diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes, falou com os repórteres Érica Cidade e Anderson Andrade e explicou, por exemplo, que a alteração dará mais visibilidade a pesquisadores que produzem bons artigos, mas têm dificuldade de publicar em periódicos considerados de melhor qualidade. Entre os vieses que o novo modelo tenta corrigir, está a desigualdade em relação às publicações científicas. Outros pontos também foram esclarecidos, como a influência da mudança nas pesquisas e a relação com o atual ciclo avaliativo. Esta edição do PodCAPES, bem como as anteriores, pode ser acessada no YouTube, no Spotify, na Amazon Music e no Google Cast  Fonte: CAPES – 13/01/25

13 janeiro 2025

Ciência e inovação são essenciais para o desenvolvimento econômico do Brasil

No mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o investimento em ciência, tecnologia e inovação permite gerar bens com maior valor agregado, aumentar a produtividade e criar soluções para os desafios sociais e ambientais, sendo essenciais para que o País se posicione como uma potência global em setores estratégicos e enfrente os desafios do futuro com maior resiliência. A ciência é base para a inovação, e investimentos em pesquisa científica básica resultam em descobertas com aplicação prática na economia. Parcerias entre universidades e o setor privado são, portanto, fundamentais para transformar conhecimento acadêmico em soluções reais, constituindo-se, assim, em relevantes contribuições para a educação e para a pesquisa. Inovação exige capacitação do capital humano desde o nível técnico até os graduados, mestres e doutores. Exige também o fomento ao empreendedorismo de base tecnológica e a criação de empregos de alta qualidade.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 10/01/24 

09 janeiro 2025

Ranking norte-americano classifica a USP como a universidade com mais visibilidade da América Latina

Segundo o ranking Global University Visibility (GUV), realizado pela consultoria norte-americana na área de ensino superior American Caldwell, a USP foi classificada em 8º lugar como a instituição com mais visibilidade no mundo e a primeira em toda a América Latina. Segundo a empresa, “por meio do ranking GUV, busca destacar o poder e o alcance de diversas instituições em todo o mundo”. Este é o segundo ano que a classificação é divulgada. No ano passado, a USP ficou na 11ª posição. O ranking é produzido a partir do monitoramento de atividades voltadas ao público, como publicações nas redes sociais e em sites de notícia, juntamente com outros indicadores. A partir dessas métricas, calcula-se o nível de visibilidade global da “marca” de diversas instituições de ensino superior do mundo. 
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 08/01/25

06 janeiro 2025

Inteligência artificial traz oportunidades e desafios à humanidade

As tecnologias de inteligência artificial (IA) – com as oportunidades, riscos e desafios que trazem – foram tema frequente no Jornal da USP ao longo de 2024. Entre os textos e áudios publicados pelo jornal sobre esse assunto, estão uma reportagem sobre a IA desenvolvida na USP e os sete episódios do podcast Além do Algoritmo, em que o jornalista Marcello Rollemberg e o professor Glauco Arbix, coordenador da área de Humanidades do Centro de Inteligência Artificial da USP, conversam sobre diferentes temas relacionados a essas novas tecnologias. A reportagem e os sete episódios do podcast estão disponíveis nos links abaixoFonte: Jornal da USP - 06/01/25


2024 foi marcado por celebrações e debates sobre os 90 anos da USP

No ano em que comemorou 90 anos, a USP buscou celebrar a data reafirmando seu compromisso com a sociedade, divulgando em eventos, exposições, debates e conteúdos especiais o seu trabalho na área de ensino, pesquisa e extensão. De acervos notáveis em seus museus à produção científica de reconhecimento internacional, a Universidade conseguiu mostrar um pouco do que faz a instituição ser reconhecida como a melhor da América Latina e estar entre as 200 melhores do mundo, condição destacada pelos rankings neste ano. Esse desempenho, gerado ao longo de nove décadas, é fruto da busca pela excelência que permite à USP integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial. Um vídeo institucional, disponível neste link, foi produzido para celebrar a data e mostrar a grandiosidade dos seus números. Uma página especial reúne conteúdos que ajudam a acompanhar essa trajetória. E, com olhos para o futuro, a USP também definiu seus valores e 12 objetivos estratégicos para serem implementados até dezembro de 2025 e que podem ser conferidos clicando aqui.   

Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 06/01/25 


20 dezembro 2024

Nova Cátedra da USP atuará na busca de soluções para a crise climática

Uma cerimônia realizada na Sala do Conselho Universitário, na tarde desta quarta-feira, dia 18 de dezembro, marcou o lançamento da Cátedra de Clima & Sustentabilidade, do Instituto de Estudos Avançados (IEA), e a posse de seu primeiro titular, o climatologista brasileiro Carlos Nobre. “A USP tem um desempenho cientifico e intelectual que a distingue como a mais importante universidade ibero-americana e essa Cátedra reafirma o compromisso da gestão com o tema da sustentabilidade e com a produção de soluções não só para o Brasil, mas para o mundo, para que sejamos interlocutores protagonistas dessa agenda”, afirmou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda. Oitava cátedra do Instituto de Estudos Avançados, a nova Cátedra Clima & Sustentabilidade atuará em temas como os impactos sociais, econômicos, ambientais e culturais da crise climática, aproveitando a excelência acadêmica e a liderança da Universidade para oferecer respostas aos desafios regionais, nacionais e globais.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 19/12/24

USP Academy: uma experiência de internacionalização sem sair do Brasil

Até o dia 31 de janeiro, estudantes da USP interessados em conhecer e interagir com alunos estrangeiros podem se inscrever em um dos 16 cursos oferecidos no primeiro semestre de 2025 pelo USP Academy. Oferecido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), o USP Academy tem como objetivo apresentar os programas de pós-graduação e linhas de pesquisa da Universidade aos estudantes estrangeiros interessados, além de promover uma experiência de internacionalização em casa para os alunos da USP e outras universidades do Brasil, e fortalecer parcerias internacionais com diversas instituições de ensino.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 19/12/24

19 dezembro 2024

ChatGPT chega oficialmente ao WhatsApp

A OpenAI anunciou na quarta-feira (18) que o
ChatGPT está oficialmente disponível no WhatsApp. A inteligência artificial pode responder a perguntas, auxiliar na redação de textos, oferecer dicas, traduzir idiomas e desempenhar outras funções. A novidade já está disponível em português. Nos testes realizados pelo g1, o ChatGPT no WhatsApp afirmou que não consegue interpretar áudios enviados e nem criar imagens. Além disso, a OpenAI anunciou que já é possível realizar chamadas telefônicas e interagir com o robô por voz. No entanto, essa funcionalidade está disponível, por enquanto, apenas nos EUA. "Agora você pode falar com o ChatGPT ligando para 1-800-ChatGPT (1-800-242-8478) nos EUA ou enviando uma mensagem do WhatsApp para o mesmo número, disponível em qualquer lugar onde o ChatGPT esteja", disse a empresa.   
Saiba mais.   Fonte: Portal G1 - 19/12/24

Revistas clonadas

A Crossref, organização responsável por gerar identificadores digitais permanentes para artigos científicos, 
anunciou o descredenciamento da editora Springer Global Publications de seu quadro de afiliados. A editora, que adotou um nome muito semelhante ao de uma grande editora de publicações científicas, a Springer Nature, mas não tem nada a ver com ela, clonava sites de revistas de editoras como Elsevier, Springer Nature e Wiley, para publicar artigos científicos falsos que, contudo, tinham identificadores digitais (DOI) reais. Com o descredenciamento, ela não poderá mais atribuir identificadores digitais a trabalhos científicos.   
Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – dez. 2024

18 dezembro 2024

USP recebe Selo ODS Educação 2024

Este ano, 74 instituições de ensino entre universidades públicas federais e estaduais, institutos federais, instituições privadas comunitárias e centros, colégios e escolas vão receber o Selo ODS Educação. Na USP, duas organizações serão certificadas: a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH-USP. A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição. Além de contribuir para a excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio do acesso aos serviços e coleções qualificados, a Agência tem como compromisso estimular o desenvolvimento de atividades alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promoção do acesso aberto.   
Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 18/12/24

Campus de Piracicaba encerra o ano inaugurando três centros de vivência

O campus Luiz de Queiroz, localizado na cidade de Piracicaba, inaugurou ontem, dia 16 de dezembro, três centros de vivência distribuídos pelo campus e planejados para acolher a comunidade e proporcionar um local para trocar ideias e conectar-se com colegas. “Eu sou o representante de toda a equipe da Prefeitura, que trabalhou duro para que esse projeto desse certo e fosse concluído com toda essa beleza. Por causa deles estamos aqui, inaugurando espaços que vão durar por muitos anos. Acredito que um dos papeis fundamentais da Universidade é gerar vínculos, contatos, articulações e é isso que esses espaços proporcionam”, afirmou prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz. Atrás do pavilhão de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) está localizado o segundo centro de vivência, chamado de Espaço Coruja, com 151 metros quadrados. O terceiro centro fica próximo à Central de Aulas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), foi batizado de Espaço Tucano, tem 97 metros quadrados e abrigará, em breve, um food truck.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 17/12/24

16 dezembro 2024

Docente do CENA recebe título de Doutor Honoris Causa

Com imenso orgulho, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) anuncia que o Dr. Valdemar Luiz Tornisielo foi distinguido com o mais alto reconhecimento da Universidade Nacional de Moquegua (UNAM), no Peru: o título de Doutor Honoris Causa. Este prestigiado título reconhece sua destacada contribuição para o avanço científico e seu incansável trabalho na formação de capital humano nesta instituição. O Dr. Tornisielo desenvolveu um valioso trabalho colaborativo com o Laboratório de Contaminantes Orgânicos e Ambiente (LCOA) da UNAM, liderado pelo Dr. Franz Zirena Vilca. Essa colaboração impulsionou pesquisas essenciais na área ambiental, deixando um impacto significativo no desenvolvimento da ciência e na capacitação de novas gerações de pesquisadores. No CENA, sentimos um profundo orgulho pelo fato de o compromisso e a liderança do Dr. Tornisielo serem reconhecidos internacionalmente. Esta conquista reafirma a relevância de sua trajetória e sua dedicação à construção de um futuro mais sustentável e cientificamente avançado. Parabenizamos o Dr. Tornisielo por este merecido reconhecimento e celebramos seu contínuo impacto na comunidade acadêmica e científica. Esta é uma fonte de inspiração para todos nós!   Fonte: Prof. Kassio Mendes - 16/12/24

Programa de Bolsas de Pós-Graduação investe R$ 430 milhões

Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) do CNPq, que apoia a formação de pesquisadores(as) concedendo bolsas de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação (PPG) acadêmicos stricto sensu indicados por suas respectivas instituições, está com inscrições abertas até 10 de fevereiro de 2025. O investimento previsto para esta chamada ultrapassa os R$ 430 milhões, valor que incrementa em 10% o montante total destinado ao programa, ampliando as oportunidades de apoio a futuros mestrandos e doutorandos. A estimativa é de conceder em torno de 4.000 bolsas de mestrado e 1.300 bolsas de doutorado. Instituído em 2022, o PIBPG é uma política pública estratégica do CNPq, que busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, alinhada com as políticas de ciência e tecnologia do país. A chamada irá conceder bolsas diretamente às instituições de ensino superior (IES) e instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), que serão responsáveis pela distribuição das bolsas para seus programas de pós-graduação (PPG). - Faixa A (IES/ICT Consolidadas): até 350 bolsas para mestrado e até 120 para doutorado.  
Saiba mais.   Fonte: CNPq - 16/12/24