![]() |
Inscrições |
20 março 2025
18 março 2025
Treinamentos abordam diversas temáticas em março
Entre os dias 17 e 31 de março, o Portal de Periódicos da CAPES promove treinamentos dos projetos Em Pauta, 3 em 1 e Fronteiras do Conhecimento. Na segunda-feira (17), às 19h, o Projeto Em Pauta discute a “Difusão da desinformação no ambiente on-line”, com a professora Gabriela Fasolo Pivaro (UNICAMP). Na quarta-feira (19), das 14h30 às 16h, será realizado o evento “Acordo CAPES e American Chemical Society para publicação em acesso aberto”, com a participação de Andréa Carvalho Vieira (Portal de Periódicos) e Regiane Bracchi (ACS). Quinta-feira (20), também às 19h, o professor Gilson Luiz Volpato (UNESP) fala sobre “Do rascunho à revista: o passo a passo da Redação Científica”. Já na sexta-feira (21), às 14h, a professora Maria Cristina Zago apresenta “Saúde mental e psicologia no século XXI”, pelo Projeto Fronteiras do Conhecimento. Na semana seguinte, o Projeto 3 em 1 começa na segunda-feira (24), às 19h, com “Introdução à IA e suas aplicações no ensino superior” módulo I, com a professora Talita Magnolo (UFJF). Na terça-feira (25), no mesmo horário, o módulo II aborda “Desafios, limitações e ética no uso da IA”, e na quarta-feira (26), às 19h, o módulo III trata do “Futuro da IA no ensino superior”. Saiba mais. Fonte: CAPES – 17/03/25
Periódicos de Matemática estão disponíveis na USP
A comunidade da Universidade de São Paulo tem acesso a revistas da área de Matemática. Esta coleção advém de editores como a prestigiosa American Mathematical Society, Springer e Duke University. Os periódicos são revisados por pares e publicam pesquisas matemáticas de alta qualidade. Liderados por editores proeminentes e fornecendo uma ampla cobertura de todas as áreas da matemática, os periódicos desta coleção são essenciais em qualquer acervo de biblioteca da área. O acesso aos textos completos das revistas destas revistas está condicionado à sua assinatura e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN. O acesso aos textos completos dos títulos das revistas pode ser feito pelo Portal de Busca Integrada PBi ou por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).
Saiba mais. Fonte: ABCD-USP – 18/03/25
17 março 2025
Revistas da Área de Zoologia estão disponíveis na USP
14 março 2025
Inscrição para o projeto de extensão CENA na Escola – 1º semestre de 2025
13 março 2025
Livro debate a multifuncionalidade da agricultura e sua importância para a sustentabilidade
No próximo dia 20 de março, às 20h, será
lançado o livro "A multifuncionalidade da agricultura é uma concepção
multidisciplinar", uma obra que discute a interseção entre agricultura,
sociedade e meio ambiente como caminho para um mundo mais justo e sustentável.
O evento acontecerá no Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas da ESALQ e
contará com a presença dos autores, Paulo Eduardo Moruzzi Marques, professor da
ESALQ, e Fábio Frattini Marchetti, pesquisador do Núcleo de Apoio à Cultura e
Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental da USP. O livro
aborda a multifuncionalidade da agricultura sob uma ótica multidisciplinar,
ressaltando sua importância na formulação de políticas públicas e no
atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com foco
na agricultura familiar, a publicação busca fomentar o debate sobre a
construção de sistemas agroalimentares sustentáveis, considerando as dimensões
sociais, econômicas e ambientais desse processo. A coletânea de artigos que
compõe a publicação é fruto do trabalho de pesquisadores do Grupo de Pesquisa
em Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal), vinculado ao Programa de
Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada, da ESALQ e do Centro de
Energia Nuclear na Agricultura (CENA). O objetivo central do livro é contribuir
para a reflexão sobre o papel da agricultura no desenvolvimento sustentável,
incentivando um diálogo interdisciplinar que fortaleça a relação entre o campo
e a sociedade. Fonte: ESALQ - 13/03/25
CAPES assina contrato com editora internacional de Física
A CAPES assinou um novo
contrato com a American Institute of Physics Publishing (AIPP)
para oferta do conteúdo da editora no Portal
de Periódicos. O acordo dá acesso a 18 títulos para pesquisadores de
mais de 300 instituições do Brasil. O conteúdo é da área de Física e atende a
seis das nove grandes áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES: Ciências
Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra,
Engenharias e Multidisciplinar. A AIPP é uma subsidiária integral sem fins
lucrativos do American Institute of Physics (AIP), dedicada ao avanço e à
disseminação do conhecimento na área de física. A AIPP possui mais de um milhão
de artigos, anais, livros e publicações de parceiros editoriais, que abrangem
diversos subcampos da física e áreas relacionadas, como, biofísica,
físico-química, energia, ciência dos materiais, nanociência e fotônica. A
American Institute of Physics Publishing (AIPP) é responsável por mais de um
quarto da literatura de pesquisa na comunidade global de física. Saiba mais.
Fonte: CAPES – 13/03/25
12 março 2025
Liderando a transformação na educação superior e na ciência aberta
Fundada em 1950 sob os auspícios da UNESCO, a International
Association of Universities (IAU) é uma das principais associações globais de
instituições de ensino superior, reunindo quase 600 membros de mais de 130
países. Como fórum global para líderes de universidades e organizações, a IAU
conecta atores-chave da educação superior para refletir e agir sobre
prioridades comuns, promovendo o papel transformador das universidades na
construção de um mundo mais sustentável. Para a nova edição da revista Ciência &
Cultura, que tem como tema “Ciência Aberta”, conversamos com dois
membros de destaque da IAU: Peter Aronsson, vice-chanceler da Linnaeus
University (Suécia) e membro do Conselho Administrativo da IAU desde 2022, e
Trine Jensen, gerente de Educação Superior e Transformação Digital na IAU.
Ambos estão à frente de iniciativas que buscam integrar a Ciência Aberta e a
inovação tecnológica ao futuro da educação superior. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 12/03/25