24 junho 2025

USP é a melhor universidade brasileira segundo ranking mundial da QS

A USP é a universidade brasileira mais bem classificada no
 QS World University Ranking 2026, ocupando a 108ª colocação. Elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou mais de 8.400 mil universidades (2 mil a mais do que a edição do ano passado) e classificou as 1.501 melhores instituições de 106 países. O QS é um dos principais rankings universitários do mundo e foi divulgado hoje, dia 18 de junho. Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking analisou artigos acadêmicos e opiniões de docentes e empregadores do mundo todo. As universidades foram avaliadas de acordo com nove indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 18/06/25 

CAPES e Royal Society Publishing firmam novo acordo

A CAPES e a Royal Society Publishing (RSP) assinaram um novo contrato via Portal de Periódicos. Usuários de 260 instituições terão acesso para leitura e publicação em dez periódicos da academia científica mais antiga com existência contínua: a RSP está ativa, de forma ininterrupta, desde novembro de 1660. Os títulos incluídos no acordo englobam áreas como Biologia, Engenharias, Física e Matemática. São eles:

- Biology Letters
- Interface Focus
- Journal of The Royal Society Interface
- Notes and Records: the Royal Society Journal of the History of Science
- Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences
- Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences
- Proceedings of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences
- Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences
- Royal Society Open Science
- Open Biology

23 junho 2025

Abertura de inscrições para concursos públicos de Professor Doutor junto ao CENA-USP

Informamos a abertura de inscrições aos concursos públicos de títulos e provas para o provimento de 5 (cinco) cargos de Professor Doutor, em RDIDP, junto ao CENA-USP nas seguintes áreas de conhecimento (1 cargo para cada área), e períodos de inscrições (horário de Brasília):

- Ecologia Isotópic
  das 8h do dia 27/06/2025 até às 17h do dia 25/09/2025

- Radiocarbono e Estudos de Reconstituição Paleoambienta
  das 8h do dia 01/07/2025 até às 17h do dia 29/09/2025

- Carbono e Gases do Efeito Estufa do Solo em Áreas Naturais dos Biomas Brasileiros       das 8h do dia 03/07/2025 até às 17h do dia 01/10/2025

- Edição Genômica na Agricultura e no Ambiente 
  das 8h do dia 08/07/2025 até às 17h do dia 06/10/2025

- Eco-hidrologia - das 8h do dia 10/07/2025 até às 17h do dia 08/10/2025

Os respectivos Editais estão disponíveis para consulta no site http://www.cena.usp.br/oportunidades e as inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao


11 junho 2025

Colaborações científicas internacionais com a França

Estudos sobre a dinâmica da produção científica indicam que colaborações entre autores de diferentes países aumentam a quantidade de citações que recebem. Os gráficos abaixo mostram os números de publicações científicas com colaboração internacional2 para Brasil e São Paulo, destacando a parcela das cooperações com a França. Em termos relativos, tais colaborações são maiores para São Paulo do que para o Brasil ao longo de todo o período, atingindo 11,7% e 10,6%, respectivamente, em 2024. Os dados gerais mostram que 45,6% das publicações do Brasil com colaboração internacional incluem autores originários de São Paulo. Essa proporção aumenta para 51,8% quando se consideram apenas as publicações com coautores residentes na França, indicando o importante papel deste país nas colaborações de São Paulo. Sobre a relação entre colaborações internacionais e citações por publicação, o gráfico abaixo mostra que os valores desse indicador são muito mais elevados quando se consideram as parcerias entre domínios geográficos em comparação com os valores do indicador para todas as publicações de cada país/região.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2025

Como selecionar a ferramenta de IA adequada para sua instituição

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CAPES e editora de Química dobram número de instituições atendidas

A CAPES e o Chemical Abstract Service (CAS), divisão da Sociedade Americana de Química (ACS em inglês) especializada em gestão do conhecimento científico, renovaram o acordo para acesso às publicações da editora no Portal de Periódicos. Com o novo contrato, o número de instituições de ensino superior e pesquisa que podem acessar ao conteúdo aumentou mais de 100%, passando de 110 para 234.  O novo acordo, que também amplia o quantitativo de publicações disponíveis a alunos, professores e pesquisadores, terá duração de cinco anos e assegura o acesso a recursos interconectados para as ciências da vida. “Este compromisso reforça uma visão compartilhada para acelerar a inovação no Brasil e traduzir o conhecimento científico em benefícios para a sociedade”, destaca Andréa Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos e Informação Científica da Diretoria da CAPES de Programas e Bolsas no País.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 10/06/25

10 junho 2025

USP e FAPESP levam tecnologias inovadoras para feira internacional de startups na França

No período de 11 a 14 de junho, a USP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) irão participar da feira Internacional VivaTech, um dos principais eventos de tecnologia e startups da Europa, para apresentar tecnologias disruptivas nas áreas de saúde, agricultura, sustentabilidade, clima, energia, meio ambiente, mobilidade e inteligência artificial produzidas por seus pesquisadores. Em 2025, a VivaTech tem como abordagem as novas fronteiras da inovação em termos de tecnologia dentro das perspectivas econômica, geopolítica, social e ambiental. No ano passado, a feira recebeu mais de 165 mil visitantes. Durante os quatro dias de realização do evento, em um estande de 100 metros quadrados, startups e pesquisadores da USP e da FAPESP terão a oportunidade de ampliar conexões estratégicas, aumentar a visibilidade internacional de suas pesquisas e produtos e atrair novos investidores, mostrando a competência brasileira na produção de ciência e da inovação e na geração de soluções aplicadas de alto impacto para o enfrentamento dos desafios globais da atualidade.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 06/06/25

Trial da Plataforma ImaChek está disponível na USP até o dia 8 de julho

Os esforços para promover a integridade da pesquisa têm atraído muita atenção no meio acadêmico. Embora soluções para detectar plágio em textos já existam há muitos anos, o uso de um sistema automatizado dedicado à identificação de imagens manipuladas e duplicadas ainda não é tão disseminado. Encontrar imagens reutilizadas e manipuladas não só exige um nível considerável de conhecimento, como também é uma tarefa trabalhosa, demorada e exaustiva, especialmente ao lidar com uma enorme coleção de imagens. O ImaChek é a única solução capaz de detectar automaticamente imagens problemáticas em artigos científicos antes da fase de publicação. ImaChek é um detector de similaridades e adulterações em imagens. A Plataforma, mantida pela IGP Service Pte Ltd, funciona com as mais modernas tecnologias de análise e comparação de imagens, trazendo de maneira precisa a segurança acerca da integridade acadêmica das imagens que são usadas em trabalhos acadêmicos.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 09/06/25

A inteligência artificial ainda não está pronta para substituir os professores

Nesta sua participação para a Rádio e o Jornal da USP, o professor Glauco Arbix comenta a respeito do aumento do uso da inteligência artificial na educação, conforme uma nova pesquisa que acaba de sair sobre esse tema. Foram entrevistados milhares de estudantes de 16 países, de várias áreas do conhecimento, e o que se apurou é que mais de 85% dos estudantes entrevistados, tanto da graduação quanto da pós, no mestrado e doutorado, revelaram que se utilizam, de alguma maneira, do ChatGPT e seus congêneres, e os usam das mais diferentes maneiras, seja para buscar informação, seja como ferramenta para correção de gramática ou para fazer resumo de documentos. Os estudantes pediram ajuda para usar essas plataformas, pois percebem que podem melhorar seu desempenho ao usá-las. “Eles não sabem fazer muito bem, às vezes eles não sabem distinguir o nível de precisão das respostas. Eles pedem que as universidades os ajudem, mas pedem também que as universidades ajudem os professores, porque percebem que os professores não estão preparados para dialogar com eles, para conversar e para ajudá-los a melhorar a sua aprendizagem.”   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 10/06/25

09 junho 2025

Pesquisadores usam inteligência artificial em tarefas acadêmicas

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa na pesquisa ainda é limitado e se concentra principalmente em tarefas relacionadas à escrita acadêmica, mas há uma percepção majoritária na comunidade científica de que deve se tornar disseminado já nos próximos dois anos, de acordo com um levantamento feito pela editora Wiley, com quase 5 mil pesquisadores de mais de 70 países, entre eles 143 do Brasil. “Há ampla aceitação de que a inteligência artificial vai remodelar o campo da pesquisa”, disse à revista Nature Josh Jarrett, vice-presidente da Wiley e responsável pela área de IA da empresa. Os entrevistados opinaram se a IA já é capaz de superar os seres humanos em atividades acadêmicas práticas. Mais da metade considerou que a tecnologia produz, sim, resultados melhores do que as pessoas em encargos como mapear possíveis colaboradores, gerar resumos ou conteúdos educacionais a partir de artigos científicos, verificar a existência de plágio em textos, preencher referências bibliográficas ou monitorar a publicação de artigos em áreas determinadas.   
Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2025 

Programas com novo modelo de pós-graduação abrem processo seletivo

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulgou hoje, dia 6 de junho, a lista dos 37 primeiros programas de pós-graduação a aderirem ao novo Programa de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação (PAPG) da USP. A discussão sobre a modernização do formato de pós-graduação no Brasil não é recente. Há alguns anos, a USP e outras universidades públicas têm discutido alternativas para a pós-graduação brasileira, para torná-la mais flexível, diversificada e compatível com as demandas da sociedade. “Esses primeiros 37 programas estão inaugurando uma nova etapa da pós-graduação no Brasil e servirão de modelo para muitos outros programas, tanto da USP quanto de outras universidades brasileiras”, comemora o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado. Para apoiar e incentivar a transição para o novo modelo, a CAPES disponibilizará bolsas de doutorado para cada programa selecionado, que deverão ser implementadas após a aprovação do estudante no Exame de Qualificação.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 06/06/25

O Instituto Cervantes oferece benefícios exclusivos à Comunidade USP

O Instituto Cervantes, principal referência mundial na promoção do ensino da língua espanhola e da cultura dos países hispânicos, firmou uma parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a USP faz parte. Por meio dessa parceria, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da USP podem usufruir dos seguintes benefícios:

- Prova de nivelamento gratuita;

- Carnê virtual da biblioteca gratuito;

- 25% de desconto em todos os cursos oferecidos pelo Instituto Cervantes;

- 25% de desconto na realização do exame oficial de proficiência em espanhol – DELE.

Como acessar os benefícios?

1.    Preencha o formulário disponível neste link.

2.    O prazo para preenchimento é até 30 de junho de 2025, às 23h59.

3.   Os benefícios estarão disponíveis a partir de 2 de julho de 2025. Após essa data, basta entrar em contato diretamente com o Instituto Cervantes para utilizá-los. 


06 junho 2025

Os verdadeiros arquitetos do debate público: o império das big techs

A influência das big techs tem transformado não apenas a economia, mas também o próprio funcionamento da política e da sociedade. O que antes era um espaço de inovação tecnológica tornou-se um campo de disputas de poder, em que algoritmos decidem o que vemos, consumimos e até mesmo em quem votamos. No livro Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política, o autor Evgeny Morozov examina como essas corporações estão redefinindo as relações de poder e questiona se ainda há espaço para a política tradicional em um mundo governado por algoritmos e dados. A ascensão das big techs se deve à capacidade de coletar, processar e monetizar dados em uma escala sem precedentes. Os dados se tornaram o novo petróleo, mas seu valor reside na habilidade de analisá-los e transformá-los em predições comportamentais. Empresas como Google, Facebook, Amazon e Apple construíram impérios sobre a coleta incessante de informações pessoais, gerando modelos preditivos que influenciam desde o consumo até as decisões políticas. A manipulação da informação digital permite que plataformas alterem as percepções e os comportamentos de maneira invisível, um fenômeno descrito como “vigilância algorítmica”.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 05/06/25