Nesta sua participação para a Rádio e o Jornal da USP, o professor Glauco Arbix comenta a respeito do aumento do
uso da inteligência artificial na educação, conforme uma nova pesquisa que
acaba de sair sobre esse tema. Foram entrevistados milhares de estudantes de 16
países, de várias áreas do conhecimento, e o que se apurou é que mais de 85%
dos estudantes entrevistados, tanto da graduação quanto da pós, no mestrado e
doutorado, revelaram que se utilizam, de alguma maneira, do ChatGPT e seus
congêneres, e os usam das mais diferentes maneiras, seja para buscar
informação, seja como ferramenta para correção de gramática ou para fazer
resumo de documentos. Os estudantes pediram ajuda para usar essas plataformas,
pois percebem que podem melhorar seu desempenho ao usá-las. “Eles não sabem
fazer muito bem, às vezes eles não sabem distinguir o nível de precisão das
respostas. Eles pedem que as universidades os ajudem, mas pedem também que as
universidades ajudem os professores, porque percebem que os professores não
estão preparados para dialogar com eles, para conversar e para ajudá-los a
melhorar a sua aprendizagem.”
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 10/06/25