25 junho 2025

ABC divulga manifesto sobre compromisso ambiental e com os ODS

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição centenária dedicada à promoção da ciência como fundamento do progresso nacional, manifesta sua preocupação com a tramitação do Projeto de Lei nº 2159/2021, que propõe alterações na legislação sobre licenciamento ambiental. A aprovação apressada de um projeto com impactos tão significativos, sem o devido debate com a sociedade e a comunidade científica, compromete o futuro do País. A proposta, em sua forma atual, enfraquece instrumentos essenciais de proteção ambiental sob a falsa promessa de eficiência, ignorando evidências que demonstram os riscos da degradação ambiental para os biomas, a segurança da população e o desenvolvimento sustentável.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 25/06/25

24 junho 2025


Palestra: Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica na USP: o que o pesquisador precisa saber
Data: 25 de junho
Horário: 14h
Transmissão:
www.youtube.com/ICMCTV

Portal de Periódicos - Usuários têm até o dia 2 para sugerir temas de treinamentos

O Portal de Periódicos da CAPES inicia o processo de organização dos próximos treinamentos. Para que os temas abordados nas capacitações sejam de interesse de um público cada vez maior, os usuários podem sugerir os assuntos. Nomes de convidados para as palestras também podem ser indicados. O prazo para envio das sugestões vai até 2 de julho. Interessados devem encaminhar suas propostas para o e-mail periodicos@capes.gov.br. As capacitações são on-line, gratuitas e interativas, abrangem todas as áreas do conhecimento, ensinam como pesquisar no acervo e apresentam os serviços disponíveis no Portal de Periódicos. Os treinamentos também abordam acesso aberto aos conteúdos e critérios para publicação de artigos científicos.   Fonte: CAPES – 24/06/25 

Pós-graduação renovada

A Universidade de São Paulo (USP) vai encurtar o caminho para o doutorado em 37 programas de pós-graduação, a partir do segundo semestre. Pela iniciativa, o estudante entrará no mestrado, fará o exame de qualificação em um ano e, se for aprovado, poderá optar por concluir o mestrado em mais um ano ou ir diretamente para o doutorado, com a previsão de conclusão em quatro anos. Implementado na década de 1960, o modelo vigente tem um percurso com duração de até nove anos, o que tende a afastar os talentos da pesquisa. Por isso, a ideia não é somente diminuir a duração dos cursos, mas despertar o interesse dos jovens pela ciência, além de oferecer uma formação que atenda às demandas da academia e também às da sociedade. Essa formação acelerada de modo algum significará queda de qualidade. Só puderam aderir à iniciativa cursos de excelência, com nota 6 ou 7, na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estão entre eles Agronomia, em Piracicaba; Ciências da Computação, na capital e em São Carlos; e Genética, em Ribeirão Preto. Essa seletividade mostra o compromisso da USP com a boa formação e ainda serve de antídoto a críticas infundadas.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 23/06/25

USP é a universidade brasileira que mais contribui para os ODS da ONU

A USP é a universidade brasileira mais bem posicionada no THE University Impact Ranking, que avalia como as universidades do mundo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. A USP ocupa a posição 101-200, na qual se mantém estável desde 2023. O ranking foi divulgado no dia 18 de junho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). A avaliação leva em conta o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, contribuindo para um futuro mais sustentável e enfrentando questões como inclusão social, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico. Nesta edição, 2.526 universidades de mais de 130 países participaram da avaliação. O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 23/06/25

USP é a melhor universidade brasileira segundo ranking mundial da QS

A USP é a universidade brasileira mais bem classificada no
 QS World University Ranking 2026, ocupando a 108ª colocação. Elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou mais de 8.400 mil universidades (2 mil a mais do que a edição do ano passado) e classificou as 1.501 melhores instituições de 106 países. O QS é um dos principais rankings universitários do mundo e foi divulgado hoje, dia 18 de junho. Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking analisou artigos acadêmicos e opiniões de docentes e empregadores do mundo todo. As universidades foram avaliadas de acordo com nove indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 18/06/25 

CAPES e Royal Society Publishing firmam novo acordo

A CAPES e a Royal Society Publishing (RSP) assinaram um novo contrato via Portal de Periódicos. Usuários de 260 instituições terão acesso para leitura e publicação em dez periódicos da academia científica mais antiga com existência contínua: a RSP está ativa, de forma ininterrupta, desde novembro de 1660. Os títulos incluídos no acordo englobam áreas como Biologia, Engenharias, Física e Matemática. São eles:

- Biology Letters
- Interface Focus
- Journal of The Royal Society Interface
- Notes and Records: the Royal Society Journal of the History of Science
- Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences
- Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences
- Proceedings of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences
- Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences
- Royal Society Open Science
- Open Biology

23 junho 2025

Abertura de inscrições para concursos públicos de Professor Doutor junto ao CENA-USP

Informamos a abertura de inscrições aos concursos públicos de títulos e provas para o provimento de 5 (cinco) cargos de Professor Doutor, em RDIDP, junto ao CENA-USP nas seguintes áreas de conhecimento (1 cargo para cada área), e períodos de inscrições (horário de Brasília):

- Ecologia Isotópic
  das 8h do dia 27/06/2025 até às 17h do dia 25/09/2025

- Radiocarbono e Estudos de Reconstituição Paleoambienta
  das 8h do dia 01/07/2025 até às 17h do dia 29/09/2025

- Carbono e Gases do Efeito Estufa do Solo em Áreas Naturais dos Biomas Brasileiros       das 8h do dia 03/07/2025 até às 17h do dia 01/10/2025

- Edição Genômica na Agricultura e no Ambiente 
  das 8h do dia 08/07/2025 até às 17h do dia 06/10/2025

- Eco-hidrologia - das 8h do dia 10/07/2025 até às 17h do dia 08/10/2025

Os respectivos Editais estão disponíveis para consulta no site http://www.cena.usp.br/oportunidades e as inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao


11 junho 2025

Colaborações científicas internacionais com a França

Estudos sobre a dinâmica da produção científica indicam que colaborações entre autores de diferentes países aumentam a quantidade de citações que recebem. Os gráficos abaixo mostram os números de publicações científicas com colaboração internacional2 para Brasil e São Paulo, destacando a parcela das cooperações com a França. Em termos relativos, tais colaborações são maiores para São Paulo do que para o Brasil ao longo de todo o período, atingindo 11,7% e 10,6%, respectivamente, em 2024. Os dados gerais mostram que 45,6% das publicações do Brasil com colaboração internacional incluem autores originários de São Paulo. Essa proporção aumenta para 51,8% quando se consideram apenas as publicações com coautores residentes na França, indicando o importante papel deste país nas colaborações de São Paulo. Sobre a relação entre colaborações internacionais e citações por publicação, o gráfico abaixo mostra que os valores desse indicador são muito mais elevados quando se consideram as parcerias entre domínios geográficos em comparação com os valores do indicador para todas as publicações de cada país/região.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2025

Como selecionar a ferramenta de IA adequada para sua instituição

Gravação

CAPES e editora de Química dobram número de instituições atendidas

A CAPES e o Chemical Abstract Service (CAS), divisão da Sociedade Americana de Química (ACS em inglês) especializada em gestão do conhecimento científico, renovaram o acordo para acesso às publicações da editora no Portal de Periódicos. Com o novo contrato, o número de instituições de ensino superior e pesquisa que podem acessar ao conteúdo aumentou mais de 100%, passando de 110 para 234.  O novo acordo, que também amplia o quantitativo de publicações disponíveis a alunos, professores e pesquisadores, terá duração de cinco anos e assegura o acesso a recursos interconectados para as ciências da vida. “Este compromisso reforça uma visão compartilhada para acelerar a inovação no Brasil e traduzir o conhecimento científico em benefícios para a sociedade”, destaca Andréa Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos e Informação Científica da Diretoria da CAPES de Programas e Bolsas no País.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 10/06/25

10 junho 2025

USP e FAPESP levam tecnologias inovadoras para feira internacional de startups na França

No período de 11 a 14 de junho, a USP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) irão participar da feira Internacional VivaTech, um dos principais eventos de tecnologia e startups da Europa, para apresentar tecnologias disruptivas nas áreas de saúde, agricultura, sustentabilidade, clima, energia, meio ambiente, mobilidade e inteligência artificial produzidas por seus pesquisadores. Em 2025, a VivaTech tem como abordagem as novas fronteiras da inovação em termos de tecnologia dentro das perspectivas econômica, geopolítica, social e ambiental. No ano passado, a feira recebeu mais de 165 mil visitantes. Durante os quatro dias de realização do evento, em um estande de 100 metros quadrados, startups e pesquisadores da USP e da FAPESP terão a oportunidade de ampliar conexões estratégicas, aumentar a visibilidade internacional de suas pesquisas e produtos e atrair novos investidores, mostrando a competência brasileira na produção de ciência e da inovação e na geração de soluções aplicadas de alto impacto para o enfrentamento dos desafios globais da atualidade.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 06/06/25

Trial da Plataforma ImaChek está disponível na USP até o dia 8 de julho

Os esforços para promover a integridade da pesquisa têm atraído muita atenção no meio acadêmico. Embora soluções para detectar plágio em textos já existam há muitos anos, o uso de um sistema automatizado dedicado à identificação de imagens manipuladas e duplicadas ainda não é tão disseminado. Encontrar imagens reutilizadas e manipuladas não só exige um nível considerável de conhecimento, como também é uma tarefa trabalhosa, demorada e exaustiva, especialmente ao lidar com uma enorme coleção de imagens. O ImaChek é a única solução capaz de detectar automaticamente imagens problemáticas em artigos científicos antes da fase de publicação. ImaChek é um detector de similaridades e adulterações em imagens. A Plataforma, mantida pela IGP Service Pte Ltd, funciona com as mais modernas tecnologias de análise e comparação de imagens, trazendo de maneira precisa a segurança acerca da integridade acadêmica das imagens que são usadas em trabalhos acadêmicos.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 09/06/25

A inteligência artificial ainda não está pronta para substituir os professores

Nesta sua participação para a Rádio e o Jornal da USP, o professor Glauco Arbix comenta a respeito do aumento do uso da inteligência artificial na educação, conforme uma nova pesquisa que acaba de sair sobre esse tema. Foram entrevistados milhares de estudantes de 16 países, de várias áreas do conhecimento, e o que se apurou é que mais de 85% dos estudantes entrevistados, tanto da graduação quanto da pós, no mestrado e doutorado, revelaram que se utilizam, de alguma maneira, do ChatGPT e seus congêneres, e os usam das mais diferentes maneiras, seja para buscar informação, seja como ferramenta para correção de gramática ou para fazer resumo de documentos. Os estudantes pediram ajuda para usar essas plataformas, pois percebem que podem melhorar seu desempenho ao usá-las. “Eles não sabem fazer muito bem, às vezes eles não sabem distinguir o nível de precisão das respostas. Eles pedem que as universidades os ajudem, mas pedem também que as universidades ajudem os professores, porque percebem que os professores não estão preparados para dialogar com eles, para conversar e para ajudá-los a melhorar a sua aprendizagem.”   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 10/06/25

09 junho 2025

Pesquisadores usam inteligência artificial em tarefas acadêmicas

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa na pesquisa ainda é limitado e se concentra principalmente em tarefas relacionadas à escrita acadêmica, mas há uma percepção majoritária na comunidade científica de que deve se tornar disseminado já nos próximos dois anos, de acordo com um levantamento feito pela editora Wiley, com quase 5 mil pesquisadores de mais de 70 países, entre eles 143 do Brasil. “Há ampla aceitação de que a inteligência artificial vai remodelar o campo da pesquisa”, disse à revista Nature Josh Jarrett, vice-presidente da Wiley e responsável pela área de IA da empresa. Os entrevistados opinaram se a IA já é capaz de superar os seres humanos em atividades acadêmicas práticas. Mais da metade considerou que a tecnologia produz, sim, resultados melhores do que as pessoas em encargos como mapear possíveis colaboradores, gerar resumos ou conteúdos educacionais a partir de artigos científicos, verificar a existência de plágio em textos, preencher referências bibliográficas ou monitorar a publicação de artigos em áreas determinadas.   
Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – jun. 2025 

Programas com novo modelo de pós-graduação abrem processo seletivo

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulgou hoje, dia 6 de junho, a lista dos 37 primeiros programas de pós-graduação a aderirem ao novo Programa de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação (PAPG) da USP. A discussão sobre a modernização do formato de pós-graduação no Brasil não é recente. Há alguns anos, a USP e outras universidades públicas têm discutido alternativas para a pós-graduação brasileira, para torná-la mais flexível, diversificada e compatível com as demandas da sociedade. “Esses primeiros 37 programas estão inaugurando uma nova etapa da pós-graduação no Brasil e servirão de modelo para muitos outros programas, tanto da USP quanto de outras universidades brasileiras”, comemora o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado. Para apoiar e incentivar a transição para o novo modelo, a CAPES disponibilizará bolsas de doutorado para cada programa selecionado, que deverão ser implementadas após a aprovação do estudante no Exame de Qualificação.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 06/06/25

O Instituto Cervantes oferece benefícios exclusivos à Comunidade USP

O Instituto Cervantes, principal referência mundial na promoção do ensino da língua espanhola e da cultura dos países hispânicos, firmou uma parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a USP faz parte. Por meio dessa parceria, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da USP podem usufruir dos seguintes benefícios:

- Prova de nivelamento gratuita;

- Carnê virtual da biblioteca gratuito;

- 25% de desconto em todos os cursos oferecidos pelo Instituto Cervantes;

- 25% de desconto na realização do exame oficial de proficiência em espanhol – DELE.

Como acessar os benefícios?

1.    Preencha o formulário disponível neste link.

2.    O prazo para preenchimento é até 30 de junho de 2025, às 23h59.

3.   Os benefícios estarão disponíveis a partir de 2 de julho de 2025. Após essa data, basta entrar em contato diretamente com o Instituto Cervantes para utilizá-los.