22 outubro 2025

USP e a COP30

Este número especial da Revista USP, pela primeira vez bilíngue (português- -inglês), é inteiramente dedicado à COP30. Os textos presentes no dossiê, organizado por Wagner Costa Ribeiro, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, esmiúçam as questões mais prementes desta conferência sobre mudanças climáticas e trazem contribuições relevantes aos debates que se realizarão em novembro. Nas aberturas dos artigos e na capa da revista, as lentes de Cecília Bastos e de Herton Escobar, ambos do Jornal da USP, sobrevoam a floresta amazônica em imagens que desvelam toda sua magnitude e encantamento. Na seção Arte, o foco são as pessoas. Com extrema delicadeza, Escobar soube captar um pouco do cotidiano de algumas comunidades ribeirinhas ao longo dos rios Solimões e Jutaí. A lembrar o imenso Sebastião Salgado, que nos deixou este ano, “a Amazônia precisa seguir vivendo e, em seu coração, aqueles que lá vivem”. Boa leitura.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 22/10/25

ChatGPT lança seu próprio navegador para competir com o Google Chrome

A OpenAI dona do ChatGPT, anunciou o lançamento de seu próprio navegador de internet com inteligência artificial. Chamado Atlas, o software é o mais novo concorrente do Google Chrome, que nos últimos meses também ganhou recursos de IA. A empresa informou que o Atlas será disponibilizado hoje para notebooks da Apple e, em breve, chegará ao Windows, ao iOS (iPhone) e ao Android. "Com o Atlas, o ChatGPT pode acompanhá-lo em qualquer lugar da internet, ajudando-o na janela exatamente onde você está, entendendo o que você está tentando fazer e concluindo tarefas para você, tudo sem copiar e colar ou sair da página", disse a OpenAI.
Outros destaques do navegador da OpenAI incluem:
  • Memória de navegação: o Atlas guarda detalhes do que o usuário fez para reabrir páginas, automatizar tarefas e retomar atividades interrompidas.
  • Integração com o ChatGPT: o navegador permite abrir uma nova aba para fazer perguntas, pesquisar ou pedir ajuda para escrever, tudo direto na página, sem precisar copiar e colar ou alternar entre abas.
  • Personalização: o navegador usa informações do histórico, das páginas abertas e dos sites em que o usuário está logado para oferecer respostas e sugestões mais relevantes.
Fonte: Portal G1 – 21/10/25

17 outubro 2025

Scopus: Base de dados multidisciplinar de resumos e citações científicas

Ferramenta que apoia a pesquisa acadêmica com acesso a publicações de qualidade e métricas de impacto. 

O Scopus é uma base de dados multidisciplinar da Elsevier que reúne resumos, citações e indicadores de impacto de publicações científicas de todo o mundo. Voltada a estudantes, docentes e pesquisadores, a plataforma oferece acesso a conteúdos de alta qualidade, abrangendo áreas como Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas. Por meio de uma interface intuitiva e recursos avançados de busca, o Scopus facilita a descoberta de referências relevantes e atualizadas para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além da ampla cobertura de periódicos e conferências, o Scopus disponibiliza ferramentas que permitem acompanhar o desempenho de publicações, autores e instituições, oferecendo uma visão aprofundada sobre tendências de pesquisa e colaborações científicas. Esses recursos contribuem para o desenvolvimento de estudos mais consistentes e embasam a tomada de decisões acadêmicas e institucionais. Integrado ao acervo de bases de dados assinadas pela USP, o Scopus está disponível para toda a comunidade do CENA. O acesso pode ser realizado pelos portais de pesquisa da Biblioteca, garantindo que estudantes, professores e pesquisadores explorem todo o potencial dessa ferramenta essencial para a construção e disseminação do conhecimento científico.   Fonte: Scopus – 17/10/25

O paradoxo da transparência no uso de IA generativa na pesquisa acadêmica

A consolidação da inteligência artificial (IA) generativa, com ferramentas como ChatGPT, Gemini, Claude, DeepSeek e afins, está transformando significativamente a produção de conhecimento acadêmico. Ferramentas que auxiliam na redação, análise de dados e geração de ideias se tornaram onipresentes, prometendo aumentar a eficiência e democratizar o acesso à produção científica. No entanto, essa revolução tecnológica impõe um dilema ético central aos pesquisadores, colocando-os diante da escolha entre seguir a recomendação consensual de declarar o uso de IA e arriscar sua credibilidade, ou omiti-lo e comprometer a integridade científica. Este paradoxo, no qual a transparência colide com custos sociais, revela tensões entre ética, percepção e inovação na academia. Internacionalmente, temos praticamente um consenso da necessidade de transparência. Entidades, como o Comitê de Ética em Publicação (Committee on Publication Ethics, COPE), e editoras, a exemplo de Cambridge, Elsevier, Oxford, Taylor & Francis, exigem que autores declarem explicitamente o emprego de IAs generativas.   Saiba mais.   
Fonte: SciELO em Perspectiva – 10/10/25


25 anos do Portal de Periódicos da CAPES

Neste ano, o Portal de Periódicos da CAPES completa 25 anos promovendo o acesso gratuito à produção científica nacional e internacional, contribuindo diretamente para a formação de estudantes em todo o Brasil. Ao oferecer um acervo digital amplo e qualificado, o Portal ajuda a democratizar o conhecimento no acesso à informação científica, garantindo que instituições tenham acesso ao que há de mais avançado na pesquisa mundial. Olhando para os próximos 25 anos, a CAPES projeta a expansão e o fortalecimento do programa, com ainda mais diversidade de conteúdos e ações que ampliem a formação e o uso consciente da informação científica no país. Para celebrar os 25 anos do Portal de Periódicos, criamos este hotsite com o objetivo de compartilhar com a comunidade acadêmica alguns dos marcos mais importantes da trajetória do Portal, além de reunir depoimentos de pessoas que contribuíram — e continuam contribuindo — para a construção e o sucesso deste programa essencial para a ciência brasileira.   
Saiba mais.   Fonte: CAPES - 17/10/25   

15 outubro 2025

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Inscrições

CAPES abrirá o Censo da Pós-Graduação em novembro

O Censo da Pós-Graduação stricto sensu, ano-base 2025, estará disponível a partir de 19 de novembro na Plataforma Sucupira, por meio de um formulário eletrônico a ser preenchido até 26 de fevereiro de 2026. A Instrução Normativa nº 4/2025 rege toda a operacionalização do processo e o cronograma segue a Portaria nº 286/2025. Os dois documentos foram publicados no Diário Oficial da União e no site da CAPES/MEC nesta segunda-feira, 13 de outubro. Devem preencher o Censo os pós-graduandos matriculados (mestrado e doutorado), professores (permanentes e colaboradores), pesquisadores em estágio pós-doutoral e coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs) com vínculo vigente no sistema. Para isso, é necessário que os coordenadores de PPGs atualizem todos os registros na Plataforma Sucupira até 14 de novembro.   
Saiba mais.   Fonte: CAPES – 13/10/25

13 outubro 2025

Inscrições  |   Programação

Presidente da Sociedade Max Planck visita USP para discutir parcerias científicas

A Reitoria da Universidade de São Paulo recebeu, na sexta-feira, 10 de outubro, a visita de uma delegação da Sociedade Max Planck, chefiada por seu presidente, Patrick Cramer. A Sociedade Max Planck é uma das principais organizações de pesquisa da Alemanha, com sede em Munique e mais de 80 institutos dedicados à ciência básica em diferentes áreas do conhecimento. Criada em 1948, é internacionalmente reconhecida por seus avanços científicos e por manter uma rede de cooperação com universidades e centros de pesquisa em todo o mundo. Em sua fala, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou o papel da USP na produção científica brasileira e apresentou informações sobre o modelo de financiamento da Universidade, seu processo de internacionalização e a ampliação de parcerias com instituições estrangeiras. Segundo ele, o diálogo com a Sociedade Max Planck reforça uma trajetória de cooperação científica que já envolve diversos grupos e pesquisadores da USP.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 13/10/25

Olhar enviesado sobre a produção científica

Um estudo divulgado em agosto na revista Journalism Practice, da editora Taylor & Francis, revelou vieses na forma como repórteres de ciência escolhem assuntos para abordar em suas reportagens que podem ter impacto na percepção do público sobre a produção do conhecimento. O objetivo do trabalho era mapear procedimentos utilizados por um grupo de 23 desses jornalistas para identificar artigos divulgados nos chamados periódicos predatórios – aqueles que publicam trabalhos de baixa qualidade, apenas em troca de dinheiro – e compreender como os profissionais entrevistados decidem se uma revista é ou não confiável como fonte de informação. A conclusão foi que a maioria segue estratégias que poderiam ser classificadas mais como conservadoras do que criteriosas.   
Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – out. 2025 

07 outubro 2025

Programação   |   Minicursos

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Plataforma Turnitin: materiais e gravações disponíveis para a comunidade USP

Turnitin é uma ferramenta de prevenção de plágio e verificação de originalidade que compara trabalhos acadêmicos com um vasto banco de dados, incluindo páginas da internet, publicações científicas e trabalhos acadêmicos de outros alunos, para identificar semelhanças de textos e citações. A plataforma gera um “Relatório de Similaridade” que destaca os trechos do texto que correspondem a fontes existentes, ajudando educadores a promover a integridade acadêmica e os alunos a desenvolverem as suas próprias habilidades de escrita e pesquisa. Desde 2016, a USP mantém a assinatura e fornece o acesso à plataforma Turnitin para docentes orientadores credenciados em programas de pós-graduação, bem como para alunos e demais membros da comunidade USP por meio de Estações de Autochecagem mantidas nas Bibliotecas da universidade.   
Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP