25 março 2025

Os impactos ambientais da computação

Parte essencial da vida moderna, a computação está em todos os lugares. É difícil imaginar o cotidiano sem os recursos do mundo digital, como internet, redes sociais, streaming de vídeo, programas de inteligência artificial e os mais variados aplicativos. Governos, organizações e empresas de diversos setores dependem cada vez mais das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O crescente aumento da demanda computacional, contudo, gera impactos no meio ambiente. Estima-se que entre 5% e 9% da energia elétrica consumida no mundo se destine à infraestrutura de TI e comunicações em geral e ao seu uso. “Todas as nossas atividades digitais, como navegar na internet, acessar redes sociais, participar de videoconferências e enviar fotos para os amigos, têm, em última instância, efeitos sobre o ambiente”, aponta a cientista da computação Thais Batista, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professora do Departamento de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP  mar. 2025


24 março 2025

USP lança edital para projetos de educação ambiental

Com o objetivo de reforçar as iniciativas do programa USP Sustentável e, mais especificamente com a promoção da educação ambiental, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP lançou o Edital Projetos Educativos SustentaUSP – Desenvolvimento Sustentável na Prática, que vai destinar R$ 1 milhão para financiar projetos educativos voltados à promoção da sustentabilidade. As inscrições estarão abertas até o dia 17 de abril e todos os projetos devem ser coordenados por docentes ativos da USP. Cada proposta selecionada receberá até R$ 25 mil para sua execução.  “A sustentabilidade e a educação ambiental são temas centrais para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e este edital reflete o compromisso da USP com a pesquisa e a responsabilidade socioambiental. O objetivo é selecionar atividades que promovam a educação da sociedade sobre o assunto, aplicando conhecimentos desenvolvidos dentro e fora da Universidade”, explica a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 24/03/25

18 março 2025

Inscrições

Inscrições

Treinamentos abordam diversas temáticas em março

Entre os dias 17 e 31 de março, o Portal de Periódicos da CAPES promove treinamentos dos projetos Em Pauta, 3 em 1 e Fronteiras do Conhecimento. Na segunda-feira (17), às 19h, o Projeto Em Pauta discute a “Difusão da desinformação no ambiente on-line”, com a professora Gabriela Fasolo Pivaro (UNICAMP). Na quarta-feira (19), das 14h30 às 16h, será realizado o evento “Acordo CAPES e American Chemical Society para publicação em acesso aberto”, com a participação de Andréa Carvalho Vieira (Portal de Periódicos) e Regiane Bracchi (ACS). Quinta-feira (20), também às 19h, o professor Gilson Luiz Volpato (UNESP) fala sobre “Do rascunho à revista: o passo a passo da Redação Científica”. Já na sexta-feira (21), às 14h, a professora Maria Cristina Zago apresenta “Saúde mental e psicologia no século XXI”, pelo Projeto Fronteiras do Conhecimento. Na semana seguinte, o Projeto 3 em 1 começa na segunda-feira (24), às 19h, com “Introdução à IA e suas aplicações no ensino superior” módulo I, com a professora Talita Magnolo (UFJF). Na terça-feira (25), no mesmo horário, o módulo II aborda “Desafios, limitações e ética no uso da IA”, e na quarta-feira (26), às 19h, o módulo III trata do “Futuro da IA no ensino superior”.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 17/03/25


Periódicos de Matemática estão disponíveis na USP

A comunidade da Universidade de São Paulo tem acesso a revistas da área de Matemática. Esta coleção advém de editores como a prestigiosa American Mathematical Society, Springer e Duke University. Os periódicos são revisados ​​por pares e publicam pesquisas matemáticas de alta qualidade. Liderados por editores proeminentes e fornecendo uma ampla cobertura de todas as áreas da matemática, os periódicos desta coleção são essenciais em qualquer acervo de biblioteca da área. O acesso aos textos completos das revistas destas revistas está condicionado à sua assinatura e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN. O acesso aos textos completos dos títulos das revistas pode ser feito pelo Portal de Busca Integrada PBi ou por meio do link Revistas Eletrônicas (eJournals).   

Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 18/03/25


17 março 2025

Revistas da Área de Zoologia estão disponíveis na USP

Revistas da área de zoologia editadas pela Brill acabam de ser assinadas pela USP por meio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD. Com sede em Berlim, Alemanha, e seu segundo maior escritório em Leiden, Holanda, a De Gruyter Brill publica mais de 3.500 livros e 800 periódicos por ano, com forte foco em humanidades e ciências sociais, e um programa que se estende aos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, incluindo zoologia. A De Gruyter Brill foi fundada em 2024 como resultado da fusão das editoras De Gruyter e Brill, cuja herança remonta a 1683 e 1749, respectivamente. Desde então, a De Gruyter Brill tem se comprometido a publicar pesquisas excelentes como uma parceira confiável para acadêmicos em todas as disciplinas. O acesso aos textos completos das revistas desta Coleção está condicionado à sua assinatura e deverá ser realizado via IP de computador autorizado USP ou por conexão remota VPN.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 17/03/25

14 março 2025

Inscrições

Inscrição para o projeto de extensão CENA na Escola – 1º semestre de 2025

É com grande satisfação que anunciamos o retorno das atividades do projeto CENA na Escola para 2025, sob a coordenação dos discentes Núbia Pereira da Silva, mestranda em Ciências no CENA sob orientação do Prof. Ernani Pinto Júnior, e Gabriel Schimmelpfeng Passos, doutorando em Microbiologia Agrícola pela ESALQ sob orientação da Profa. Marli de Fátima Fiore. Ao longo dos últimos meses de projeto, mais de 2.000 estudantes das redes pública e particular foram atendidos pelos nossos colaboradores, que incluem 10 alunos de iniciação científica, 5 de mestrado, 8 de doutorado, 4 de pós-doutorado e 3 técnicos, todos vinculados ao Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). Esse engajamento permitiu que muitos estudantes tivessem acesso ao conhecimento científico produzido na nossa instituição, além de compreenderem que a universidade é um espaço acessível e que eles também podem e devem ocupar. Dessa forma, para darmos continuidade a esses excelentes resultados, gostaríamos de contar com a sua participação no 1º semestre de 2025 do CENA na Escola! Para se cadastrar, basta preencher o formulário no link abaixo. Em breve, entraremos em contato para compartilhar os próximos passos.  Link para inscrição: https://forms.gle/hYDtnKTeDrBNYh5A6.

13 março 2025

Inscrições

Livro debate a multifuncionalidade da agricultura e sua importância para a sustentabilidade

No próximo dia 20 de março, às 20h, será lançado o livro "A multifuncionalidade da agricultura é uma concepção multidisciplinar", uma obra que discute a interseção entre agricultura, sociedade e meio ambiente como caminho para um mundo mais justo e sustentável. O evento acontecerá no Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas da ESALQ e contará com a presença dos autores, Paulo Eduardo Moruzzi Marques, professor da ESALQ, e Fábio Frattini Marchetti, pesquisador do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental da USP. O livro aborda a multifuncionalidade da agricultura sob uma ótica multidisciplinar, ressaltando sua importância na formulação de políticas públicas e no atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com foco na agricultura familiar, a publicação busca fomentar o debate sobre a construção de sistemas agroalimentares sustentáveis, considerando as dimensões sociais, econômicas e ambientais desse processo. A coletânea de artigos que compõe a publicação é fruto do trabalho de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal), vinculado ao Programa de Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada, da ESALQ e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). O objetivo central do livro é contribuir para a reflexão sobre o papel da agricultura no desenvolvimento sustentável, incentivando um diálogo interdisciplinar que fortaleça a relação entre o campo e a sociedade.   Fonte: ESALQ - 13/03/25


CAPES assina contrato com editora internacional de Física

A CAPES assinou um novo contrato com a American Institute of Physics Publishing (AIPP) para oferta do conteúdo da editora no Portal de Periódicos. O acordo dá acesso a 18 títulos para pesquisadores de mais de 300 instituições do Brasil. O conteúdo é da área de Física e atende a seis das nove grandes áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Multidisciplinar. A AIPP é uma subsidiária integral sem fins lucrativos do American Institute of Physics (AIP), dedicada ao avanço e à disseminação do conhecimento na área de física. A AIPP possui mais de um milhão de artigos, anais, livros e publicações de parceiros editoriais, que abrangem diversos subcampos da física e áreas relacionadas, como, biofísica, físico-química, energia, ciência dos materiais, nanociência e fotônica. A American Institute of Physics Publishing (AIPP) é responsável por mais de um quarto da literatura de pesquisa na comunidade global de física.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 13/03/25


12 março 2025

Liderando a transformação na educação superior e na ciência aberta

Fundada em 1950 sob os auspícios da UNESCO, a International Association of Universities (IAU) é uma das principais associações globais de instituições de ensino superior, reunindo quase 600 membros de mais de 130 países. Como fórum global para líderes de universidades e organizações, a IAU conecta atores-chave da educação superior para refletir e agir sobre prioridades comuns, promovendo o papel transformador das universidades na construção de um mundo mais sustentável. Para a nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência Aberta”, conversamos com dois membros de destaque da IAU: Peter Aronsson, vice-chanceler da Linnaeus University (Suécia) e membro do Conselho Administrativo da IAU desde 2022, e Trine Jensen, gerente de Educação Superior e Transformação Digital na IAU. Ambos estão à frente de iniciativas que buscam integrar a Ciência Aberta e a inovação tecnológica ao futuro da educação superior.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 12/03/25


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Produtivismo e imediatismo da Academia confundem o público

Mark A. Hanson e colaboradores publicaram um artigo que evidencia como a cultura do “publique ou pereça”, incentivada pela própria Academia, tem inundado a literatura científica com publicações de baixa qualidade. Embora esse excesso de artigos irrelevantes não cause grandes problemas dentro da própria comunidade científica, que em geral ignora os estudos ruins, ele contamina o jornalismo científico e distorce o debate público. Entre 2016 e 2022, a publicação de artigos em grandes grupos editoriais como Elsevier, Springer, Wiley e Nature aumentou, respectivamente, 41%, 52%, 36% e 32%. Em números absolutos, essas quatro editoras publicaram, juntas, mais de um milhão de artigos apenas em 2022. No entanto, esses crescimentos são modestos quando comparados ao aumento expressivo da produção em editoras menos tradicionais, como MDPI, Frontiers e Hindawi, cujos números cresceram, no mesmo período, 1.080%, 675% e 139%, respectivamente.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da Unesp – 10/03/25

11 março 2025

Ciência cidadã: conceitos e práticas

A ciência cidadã é um conceito amplo, que admite diferentes interpretações e práticas conforme os objetivos, métodos e contextos de aplicação. Expressões como ciência participativa, engajamento público na ciência e geração cidadã de dados são análogas, mas apresentam nuances em termos de métodos e abordagens. O termo “ciência cidadã” começou a ser utilizado nos anos 1980 e 1990, ganhando força nas primeiras décadas do século XXI devido a três fatores principais: a complexidade dos desafios científicos, a expansão de tecnologias digitais que facilitam a coleta de dados e a valorização da coprodução de conhecimento como um exercício de cidadania. Isso é o que discute artigo da nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência Aberta”. No Brasil, a ciência cidadã tem crescido na última década, com o fortalecimento de redes e instituições dedicadas ao tema. A Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC), criada em 2021, já conta com mais de 400 membros, promovendo o diálogo entre cientistas e cidadãos. Em 2023, foi aprovado o Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC), coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 11/03/25