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31 julho 2025
Quatro treinamentos estão na agenda da 1ª quinzena de agosto do Portal de Periódicos da CAPES
A primeira quinzena de agosto oferece uma série de
treinamentos aos usuários do Portal de Periódicos da
CAPES. Do dia 4 a 13 de agosto, um ciclo de quatro conferências irá debater temas como
publicação em acesso aberto, empreendedorismo depois da graduação e
pós-graduação e funcionalidades do Chemical Abstracts Service (CAS). Entre
os destaques está a palestra de Marina Melchiors. Ela apresentará, no dia 4 de agosto, às 19h, "As novas
funcionalidades do CAS". No dia 6 às 19h, o responsável pela editora Wiley
no Brasil, Sando Gonçalves, vai explicar como publicar, sem custo, o artigo em
acesso aberto pelo acordo CAPES/Wiley. Nos dias 8 e 13, Daniel Pimentel, fará palestras sobre empreendedorismo. Na primeira, às
14h, falará sobre o tema “Levando sua pesquisa da bancada para o mercado: quais
passos para empreender após a graduação e pós-graduação”, e, na segunda, às 19h
o assunto é “Laboratório Empreendedor: como estruturar o laboratório acadêmico
para atender as demandas do mercado?”. Saiba mais. Fonte: CAPES – 29/07/25
Alumni USP oferece vagas de emprego e benefícios para ex-alunos da Universidade
O Escritório Alumni USP está com
inscrições abertas para pessoas físicas e jurídicas interessadas em anunciar
vagas de trabalho e vantagens destinadas a ex-alunos da Universidade de São
Paulo. Com o objetivo de incentivar a criação de conexões entre a USP e
instituições da sociedade, o escritório publicou dois editais que também visam
ao desenvolvimento de aprendizados e à expansão do currículo acadêmico e
profissional dos egressos, sejam eles diplomados em graduação ou titulados em
mestrado e doutorado. A Plataforma Alumni USP foi criada em 2016 e atua como um espaço para reunir esses
ex-alunos, de forma a mostrar para a sociedade qual a contribuição da
Universidade na formação de seus estudantes. Trata-se de uma rede de contatos
que oferece oportunidades de networking, empregos e outras vantagens
anunciadas constantemente.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 31/07/25
Contrato da CAPES com editora ASM atende 260 instituições
A CAPES firmou contrato com a American Society for Microbiology (ASM)
que possibilitará a estudantes, pesquisadores e professores de 260 instituições
de ensino superior e pesquisa acesso, por meio do Portal de Periódicos, a nove
publicações. A editora dos Estados Unidos fornece conteúdo relacionado à
microbiologia. Os usuários do Portal de Periódicos poderão consultar as
publicações Antimicrobial agents and chemotherapy, Applied and environmental
microbiology, Ecosal plus, Clinical microbiology reviews, Infection and immunity, Journal of bacteriology, Journal of clinical
microbiology, Journal of virology e Microbiology and molecular biology reviews. A ASM é uma organização científica e
educacional dedicada ao avanço da microbiologia e à promoção de pesquisas
inovadoras. Fundada em 1899, a editora tem se dedicado à promoção das
ciências da vida, com destaque para o avanço do conhecimento microbiológico e
as aplicações práticas em indústrias.
Saiba mais. Fonte: CAPES – 31/07/25
29 julho 2025
Portal de Periódicos da CAPES migra para nuvem
O Portal de Periódicos da CAPES migrou sua infraestrutura
de tecnologia para uma arquitetura de nuvem híbrida, que combina recursos de
nuvem pública e privada. Essa mudança é resultado de um planejamento iniciado
em 2019, quando a Coordenação começou a desenvolver projetos e soluções em
nuvem privada. “A migração do Portal de Periódicos para a nuvem é um marco
importante para a CAPES e a comunidade acadêmica brasileira, visto que resultou
numa maior velocidade do tempo de resposta durante as pesquisas, maior
confiabilidade e disponibilidade do serviço”, afirma Andréa Vieira,
coordenadora-geral do Portal de Periódicos e Informação Científica. A
infraestrutura e arquitetura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da
CAPES vem sendo modernizada com foco em escalabilidade, segurança e
continuidade dos serviços. A migração do Portal representa uma evolução natural
dentro dessa estratégia, consolidando o compromisso da CAPES com a excelência
no atendimento à comunidade acadêmica.
Saiba mais. Fonte: CAPES – 29/07/25
O tema da multifuncionalidade da agricultura familiar reconhecido na premiação do Jabuti Acadêmico
A Diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Conselho Curador do
Prêmio Jabuti Acadêmico indicaram o livro “Multifuncionalidade da Agricultura Familiar:
a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares”, organizado por Fábio
Marchetti e Paulo Eduardo Moruzzi Marques e publicado pela Edusp, entre os
cinco finalistas da categoria “ciências agrárias e ambientais” para concorrer à
segunda edição do referido prêmio. Trata-se de reconhecimento da relevância
deste trabalho enquanto contribuição das mais importantes para a produção
acadêmica nacional. O livro é fruto de esforços no âmbito do Grupo de Pesquisa
em Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal) do Programa de
Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI-EA/USP) para disseminar
uma ampla gama de resultados de pesquisas que permitem evidenciar as múltiplas
funções da agricultura familiar enquanto meios de contribuir com o alcance dos
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Constitui, portanto, fomento ao
debate de temas relevantes no campo agroalimentar, tais como o problema da fome
no Brasil, os padrões de sustentabilidade da produção agrícola brasileira, a
segurança com soberania alimentar, o manejo da agrobiodiversidade, os
assentamentos implantados graças a medidas de reforma agrária, a agricultura
urbana agroecológica e os mercados alimentares alternativos. A Cerimônia de
Entrega do Prêmio Jabuti Acadêmico será realizada no dia 5 de agosto de 2025,
às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso. Fonte: PPGI-EA - 29/07/25
28 julho 2025
Acordos Transformativos CAPES: publicando em acesso aberto gratuitamente
Os acordos transformativos são uma
inovação nos modelos de contratação entre instituições e editoras científicas,
projetados para facilitar a transição do acesso por assinatura ao modelo de
acesso aberto (Open Access). Esses acordos são estratégicos para superar
barreiras financeiras e estruturais, buscando integrar os custos de assinatura
e publicação. Assim, promovem um sistema mais acessível para a disseminação de
pesquisas. A CAPES publicou em 30 de abril de 2024, a Portaria n° 120/2024, que
define as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article
Processing Charges – APC, sigla em inglês) para publicações em acesso aberto. Saiba mais.
Fonte: ABCD-USP – 28/07/25
Acordo CAPES – Royal Society: publicação em acesso aberto sem custos
A CAPES firmou um acordo com a Royal Society, por meio do modelo Leitura
e Publicação, que permite a pesquisadores de instituições participantes
publicar artigos em acesso aberto sem custos em periódicos da Royal Society,
além de garantir acesso completo ao conteúdo dessas publicações.
- Publicação em acesso aberto sem cobrança de APC (Article Processing Charge).
- Acesso ao texto completo de todos os periódicos científicos da Royal
Society.
- Aplicável a autores correspondentes afiliados as instituições brasileiras, incluindo a USP, que fazem parte do contrato CAPES – Royal Society. Saiba mais. Fonte: ABCD-USP - 28/07/25
- Aplicável a autores correspondentes afiliados as instituições brasileiras, incluindo a USP, que fazem parte do contrato CAPES – Royal Society. Saiba mais. Fonte: ABCD-USP - 28/07/25
Vinte periódicos perderam seu fator de impacto em 2025 por suspeita de inflar o número de citações
Duas dezenas de revistas científicas – três a mais do que no ano
passado – foram excluídas da edição 2025 do Journal Citation Reports (JCR), plataforma da
empresa Clarivate Analytics que determina o fator de impacto (FI) de 22.249
periódicos de 111 países e é usada como uma referência de prestígio das
publicações. O Fator de impacto é uma métrica que computa o número de citações recebidas pelo
conjunto de artigos de uma revista em determinado período e dá uma medida de
sua influência na comunidade científica. Dezesseis revistas foram excluídas por
abuso em autocitações. Seus papers citaram de forma exagerada outros
trabalhos publicados por ela mesma, o que é considerado um truque para inflar o
FI.
Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP – jul. 2025 Qualis-periódicos será substituído por classificação com foco nos artigos
O Qualis-periódicos, sistema de classificação de revistas
científicas criado nos anos 2000 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES), não será mais usado para avaliar a produção de
estudantes e de docentes dos programas de pós-graduação do Brasil no quadriênio
de 2025 a 2028, a ser concluída em 2029. “É uma mudança conceitual. A avaliação
passa a se concentrar na qualidade e na classificação do artigo e não somente
no desempenho bibliométrico da revista científica em que ele foi publicado”,
explica o diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho. A
proposta, aprovada no início de outubro pelo Conselho Técnico-Científico da
Educação Superior da instituição, prevê três novos procedimentos de classificação
de artigos, que poderão ser combinados, a depender do que definirem os
representantes de cada área do conhecimento da CAPES. No primeiro, ainda serão
levados em conta os indicadores bibliométricos da revista em que o artigo é
publicado, como suas citações. Segundo ele, a principal mudança nesse
procedimento é que a classificação recairá sobre os artigos e não mais sobre as
revistas, mas eles ainda receberão uma avaliação com base no desempenho do
periódico em que foram publicados.
Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - out. 2024
Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - out. 2024
24 julho 2025
23 julho 2025
Prêmio Jovem Cientista: inscrições abertas até 31 de julho
As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios da
atualidade. O aumento das temperaturas, a elevação do nível do mar e a
intensificação de eventos climáticos extremos afetam diretamente a vida das
pessoas e o equilíbrio dos ecossistemas. Eventos recentes como secas que
esvaziaram rios, as enchentes devastadoras no Sul, além das chuvas extremas na
Bahia e em São Paulo, evidenciam os efeitos da crise climática no Brasil e nos
levam a pensar sobre o impacto dessas mudanças no aumento das desigualdades
sociais no país. E é nesse contexto que estão abertas as inscrições para
o 31º Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Resposta às Mudanças Climática:
Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”. O prêmio é uma iniciativa do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em
parceria com a Fundação Roberto Marinho e conta com patrocínio master da Shell
e apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 23/07/25
CBL divulga os finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta terça-feira,
22 de julho, os cinco finalistas de cada uma das categorias da 2ª edição do
Prêmio Jabuti Acadêmico. A lista completa está disponível no site oficial da premiação. A cerimônia
de entrega dos prêmios será realizada no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio
Cardoso, em São Paulo, reunindo autores, editores, pesquisadores e
representantes das principais instituições científicas e acadêmicas do país. Os
autores vencedores receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico, além de um prêmio
no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também receberão uma
estatueta. Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico tem como objetivo
reconhecer a excelência da produção científica, técnica e profissional
nacional, além de dar visibilidade às contribuições desses campos para o
desenvolvimento do Brasil. As categorias estão organizadas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. O Jabuti Acadêmico representa uma
importante forma de reconhecimento das obras acadêmicas que tanto nos orgulham.
A cada nova edição, reforçamos o valor da produção científica e técnica no
país”, destaca Sevani Matos, presidente da CBL. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 23/07/25
22 julho 2025
Em tempos de inteligência artificial, bibliotecas se tornam ainda mais necessárias
Atualmente as inteligências artificiais dominam o
debate público e científico. Os professores de escolas de ensino fundamental,
médio e mesmo universitários desenvolvem estratégias cada vez mais elaboradas a
fim de driblar o uso imponderado da IA nas atividades propostas em sala. A
ideia basicamente é evitar que os alunos realizem suas tarefas por meio da IA
generativa e passem a refletir nas atividades ao invés de apenas usar um prompt de comando e copiar e colar a resposta
obtida. Quero lembrar uma frase que
já se tornou popular na internet: “a IA não é inimiga, nem amiga, é uma
ferramenta”. Dito isso, este texto não se propõe a demonizar as ferramentas de
inteligência artificial, mas sim lembrar de uma estratégia bastante antiga (mas
que muitos se esquecem em tempos de imediatismo) e que pode ajudar professores
e estudantes a driblar essas ferramentas: a biblioteca. Ir até a biblioteca,
consultar um bom livro e se apropriar do conhecimento ali escrito não tem
preço, a assinatura da IA sim. Longe de estarem ultrapassadas, as bibliotecas
ganham um papel ainda mais crucial na era da inteligência artificial, pois
podem ser aliadas da integridade acadêmica.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 21/07/25
21 julho 2025
Nova avaliação da pós-graduação busca mais impacto, inclusão e diálogo com a sociedade
A pós-graduação no Brasil está passando por uma transformação
profunda. Para o ciclo avaliativo de 2025 a 2028, a Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) implementa um novo modelo
de avaliação dos programas de mestrado e doutorado, com foco em impacto social,
inovação, equidade e fortalecimento institucional. Entre as mudanças mais
significativas está o fim do Qualis Periódicos como
critério central de avaliação da produção científica, substituído por uma nova
sistemática que considera diretamente o impacto e a relevância dos artigos
publicados. A nova metodologia também amplia a valorização da interação dos
programas com a sociedade, contempla indicadores de inclusão, como o tempo de
licença maternidade, e estabelece novos critérios de excelência para notas 6 e
7. O objetivo é tornar o processo mais justo, transparente e sintonizado com os
desafios do desenvolvimento nacional. Antônio Gomes de Souza Filho explicou que
a nova metodologia de avaliação será aplicada já a partir de 2025 e se baseia
em três frentes principais: Classificação por indicadores
bibliométricos dos artigos, não mais dos periódicos; Análise
quantitativa, considerando citações e indexações; Avaliação
qualitativa, levando em conta a pertinência do tema, a
originalidade e a contribuição científica de cada estudo. “Os artigos podem e devem ser
avaliados de forma diferenciada, porque não são todos iguais”, reforçou Antônio Souza Filho. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 21/07/25
18 julho 2025
BV Pearson: Leia, leia muito, leia sempre. Na USP você pode!
A Universidade de São Paulo, por meio da Agência de Bibliotecas
e Coleções Digitais, coloca à disposição de seus professores, alunos e demais
integrantes de sua comunidade, mais de 15 mil e-books em português da Biblioteca Virtual Pearson. A Biblioteca Virtual Pearson é um
acervo pioneiro que está há 18 anos no mercado, com mais de 15 mil
livros digitais, que abrange mais de 40 áreas de conhecimento e parceria com
mais de 35 editoras renomadas. Este grande número de títulos está organizado,
atualizado e gerenciado de forma simples para leitura online com recursos de
acessibilidade incorporados. Todo o acervo pode ser acessado por meio de
qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. As obras atendem a todas as áreas do conhecimento.
Portanto, a Biblioteca Virtual Pearson é multidisciplinar. Abrange todas as
áreas de conhecimento: de romances a obras científicas e técnicas, o acervo é
composto por e-books das áreas de Administração, Agricultura, Alimentos,
Arqueologia, Arquitetura, Astronomia, Ciências Biológicas, Ciências da
Natureza, Ciências da Saúde, Ciências da Terra, Ciências Exatas, Meio Ambiente, e outras áreas.
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