22 março 2019

Acordo para o maior programa europeu de financiamento da Ciência toma forma

A Horizon Europe financiará uma mistura de colaborações academia-indústria e descobertas científicas – mas seu orçamento proposto de 100 bilhões de Euros ainda não foi aprovado, 
conforme reporta a revista Nature


As instituições governamentais da União Europeia – o Parlamento, o Conselho e a Comissão – chegaram a um acordo nesta quarta-feira (20) para a implementação do programa Horizon Europe de financiamento da Ciência. O orçamento ainda está em negociação, mas a proposta envolve 100 bilhões de euros (US$ 114 bilhões) e deve criar o maior programa de pesquisas da União Europeia. Os maiores beneficiários serão projetos colaborativos entre a academia e a indústria; grandes missões orçamentárias para enfrentar problemas da sociedade e associações já estabelecidas 
como o Conselho Europeu de Pesquisas e o Programa Marie Skłodowska-Curie.
Um grande elemento que ainda está por ser decidido é o orçamento para o Horizon Europe - que deve ser lançado em 2021 - que foi proposto em cerca de € 100 bilhões (US $ 114 bilhões) e 
deverá ser o maior programa de pesquisa da UE até agora.
A Europa quer ser grande em pesquisa”, diz Christian Ehler, um membro do Parlamento Europeu 
da Alemanha e um dos relatores da Horizon Europe.
Os detalhes do acordo mostram que pelo menos metade do dinheiro da Horizon Europe será gasto em programas colaborativos, nos quais cientistas acadêmicos, institutos de pesquisa e indústria trabalham juntos.  Leia texto na íntegra    Fonte: Nature - 20/3/2019

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.

 A Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

1.   A água faz parte do patrimônio do planeta;
2.   A água é a seiva do nosso planeta;
3.   Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4.   O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de  seus ciclos;
5.   A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6.   A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7.   A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8.   A utilização da água implica respeito à lei;
9.   A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10.O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
                                                                                                Fonte: Calendar - 22/3/2019

Agência USP de Inovação - Polo Piracicaba

O Polo é responsável por gerir a política de inovação da USP no campus de Piracicaba, onde se encontram a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA e o Centro de Tecnologia da Informação "Luiz de Queiroz" - CeTi-LQ.
Distribuída em 12 departamentos e um corpo docente altamente qualificado, a Pesquisa e Extensão é composta por 226 professores, que desenvolvem mais de 500 projetos de pesquisa nos 120 laboratórios da ESALQ, gerando conhecimentos, processos e produtos para a sociedade. Pesquisadores da ESALQ foram responsáveis pelo depósito de mais de 30 pedidos de patente até o início de 2013 em áreas como Agroindústria, Alimentos e Nutrição; Ciência do Solo; Ciências Florestais; Economia; Engenharia de Biossistemas; Fitopatologia; Genética; Produção Animal e Zootecnia.  
Os pesquisadores do CENA conduzem cursos em diversas áreas de pesquisa e, em muitas delas, há interação com a indústria e empresas exportadoras de alimentos, envolvendo desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas.
As divisões científicas - Produtividade Agroindustrial e de Alimentos, Desenvolvimento de Técnicas Analíticas e Ecologia de Agroecossistemas - têm como principal função fomentar a integração dos pesquisadores e educadores para elaboração de propostas de intervenção conjunta de medidas e soluções de problemas importantes para o desenvolvimento técnico-científico para fins de manejo sustentável da agropecuária, no uso e na conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.   
Leia mais    Fonte: AUSPIN - 22/3/2019


Think.Check.Submit – Ferramenta para identificar revistas confiáveis


Partilhar resultados de pesquisa com o mundo é a chave para o progresso da área científica e da sua carreira. Mas, com a quantidade de publicações existentes, como ter a certeza se uma determinada revista é confiável? 
Há uma ferramenta bem interessante e apoiada por organismos internacionais como o COPEDOAJISSN International CentreLIBEROASPA e STMdentre outros: trata-se do Think. Check. Submit.uma iniciativa que auxilia o pesquisador a identificar periódicos confiáveis para suas pesquisas. Por meio de uma série de ferramentas e recursos práticos, esta iniciativa internacional e intersetorial, tem como objetivo educar pesquisadores, promover a integridade e construir confiança em pesquisas e publicações confiáveis”.  Fonte: SIBiUSP - 21/3/2019

        : :  Link em inglês: https://thinkchecksubm
        : :  Versão em  português: http://thinkchecksubmit.org/translations/portuguese/

Unicamp lança portal que conecta pesquisadores a equipamentos e serviços da universidade

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou recentemente o Portal de Equipamentos Multiusuários 
e Serviços. A iniciativa torna acessível a toda a sociedade uma base de dados sobre os equipamentos e serviços disponíveis na universidade.
O objetivo é estabelecer uma grande rede de colaboração com equipamentos que possam ser compartilhados e aumentar a conexão entre a comunidade de pesquisa e o setor empresarial.

“São equipamentos de médio e grande porte das unidades que estão disponíveis para o uso de pesquisadores do Estado de São Paulo e de outros locais do país, bem como para pessoas do setor privado que queiram fazer alguma medida ou obter um serviço”, disse Munir Skaf, pró-reitor de Pesquisa da Unicamp.
“Um exemplo clássico é o de um pesquisador da Unicamp ou de outra universidade, ou ainda de um laboratório clínico, que precise fazer um sequenciamento genético. Nosso campus tem esse serviço, então é só fazer a busca na plataforma e agendar o uso”, disse Skaf.
Com esse service facility a Unicamp espera melhorar a eficiência no uso de seus recursos de pesquisa. “Em vez de comprar vários equipamentos caros e grandes, que ficam parte do tempo ociosos, é possível ter um número menor e fazer com que outros usuários possam usá-los na forma de prestação de serviços. Os valores cobrados serão usados para comprar reagentes e fazer a manutenção dos instrumentos, por exemplo”, disse Skaf.
A iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp segue a política do programa Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP – que tem um site com informações sobre equipamentos do tipo adquiridos com apoio da FAPESP – e a Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973/2004) – regulamentada no Estado de São Paulo pelo Decreto Estadual de Inovação (Decreto 62.817/2017).  Fonte: Agência FAPESP - 22/3/2019.   Leia mais
Fonte: Agência FAPESP - 21/3/2019

21 março 2019

Guia do Portal de Periódicos 2019 está disponível para consulta



O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: abriga mais de 48 mil títulos de revistas científicas disponíveis em texto completo, 130 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico, além de outros tipos de conteúdos, como dissertações, teses, materiais audiovisuais, livros e normas técnicas.
Sendo assim, apresenta vasta possibilidade de pesquisa, compatível com o volume de material que comporta. Apesar de ter uma interface intuitiva, que facilita ao público encontrar o conteúdo desejado, usualmente surgem dúvidas sobre a navegação. Para sanar esses questionamentos, o Portal oferece um guia de suporte ao usuário. O material foi atualizado recentemente e está disponível para consulta.
O arquivo, que pode ser encontrado por meio de pesquisa no item Suporte – subitem Materiais didáticos – do menu, ou neste link, detalha desde a busca rápida e avançada até a alternativa de localizar conteúdo por áreas do conhecimento. O manual mostra ainda o funcionamento do serviço Meu Espaço, que permite criar um ambiente personalizado, de forma que se torna possível, por exemplo, guardar links favoritos, criar alertas de pesquisa e realizar inscrição em treinamentos agendados.
Para mais detalhes, a versão 2019 do guia do Portal de Periódicos está disponível para todos os usuários. Clique aqui e acesse Leia mais.   Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 20/3/2019


Os Pontos de Apoio da FAPESP junto às Universidades e Instituições de Pesquisa têm como função 
básica facilitar o envio de documentos à FAPESP.
O Ponto de Apoio na ESALQ está localizado na Diretoria da Esalq, 2o andar, Edifício Central, sendo o atendimento de 2a a 6a a feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h30.
A documentação entregue no Ponto de Apoio até às 14h das quartas-feiras será encaminhada à FAPESP às quintas-feiras, via malote.
A FAPESP solicita que seja preenchida a "Ficha para encaminhamento de documentos à FAPESP e colada na parte externa do envelope.
ContatoFabiana Hamada

Fonte: FE-USP

20 março 2019



Pós-Graduação financia mobilidade e missões acadêmicas

Os editais são destinados apenas aos programas de pós-graduação participantes do Programa PrInt USP/Capes
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) lançou, recentemente, novos editais para ações de promoção da internacionalização da pesquisa e da pós-graduação na USP.
Os editais integram o Programa PrInt USP/Capes, no qual a Coordenação de Aperfeiçoamento 
de Pessoal de Nível Superior (Capes) investirá R$ 144 milhões nos próximos quatro anos, com 
o propósito de aumentar a inserção da pós-graduação da USP no cenário internacional.
  •  Programa de Professor Visitante do Exterior (PVE): selecionará professores ou pesquisadores de alto nível, atuantes e residentes no exterior, para proferir cursos, palestras e treinamentos com o corpo docente e discente da pós-graduação. O programa financiará a bolsa de estudo, passagem aérea e auxílio para permanência por um período de 15 dias. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 30 de abril. Clique aqui para consultar o edital do programa.
  •  Programa de Apoio a Missões Acadêmico/Científicas no Exterior 2019 (Pame): financiará visitas a grupos de excelência no exterior, com o objetivo de estimular pesquisas em conjunto, convênios de dupla-titulação, fortalecimento e prospecção de redes de colaboração e financiamentos externos. A missão equivale a uma viagem de curta duração, de 7 a 15 dias, de até dois orientadores, para instituições parceiras do exterior. Cada missão terá um orçamento máximo de R$ 30 mil. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 29 de abril. Clique aqui para consultar  o edital do programa.
  •  Programa Jovem Talento com Experiência no Exterior 2019 (JTEE): promove a vinda de jovens pesquisadores, brasileiros ou estrangeiros, com experiência acadêmico-científica no exterior, para exercer atividades de pesquisa e docência em programas de Pós-Graduação da USP. O objetivo é atrair novos talentos e contribuir para trocas de conhecimento e a criação de um ambiente acadêmico com maior diversidade cultural e científica. O programa financiará a bolsa de estudo, passagem aérea e auxílio para permanência por um período de 12 meses. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 6 de maio. Clique aqui para consultar o edital do programa.
  •  Programa de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior 2019 (PVEJS): oferece 92 bolsas no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e destina-se a pesquisadores ou docentes que possuam vínculo empregatício com a Universidade. A ideia é incentivar a criação e a consolidação e redes de pesquisas, ampliar a colaboração entre pesquisadores e proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 30 de abril. Clique aqui para consultar o edital do programa.             Leia mais     Fonte: Jornal da USP - 15/3/2019

19 março 2019

Descontos para autores USP nas taxas de publicação de artigos em acesso aberto

Algumas afiliações e parcerias que o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP) mantém 
com editoras e serviços internacionais garantem descontos sobre o pagamento de taxas de processamento de artigos (ou Article Processing Charges – APCs) para autores da USP.      
Os descontos não necessariamente são aplicados automaticamente. O pesquisador   
deve informar ao editor a possibilidade de desconto.  Confira     Fonte: SIBiUSP - 19/3/2019


Fake news na ciência é tema do Ciclo ILP-Fapesp

As fake news, notícias falsas propagadas principalmente por meio das redes sociais, não poupam assunto nem área de conhecimento. Os impactos desse fenômeno na ciência serão discutidos no primeiro evento do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação de 2019.
Resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista e a FAPESP, o evento ocorrerá no próximo dia 25 de março, das 15h às 17h, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e contará com a participação de quatro palestrantes. Inscrições podem ser feitas pelo site da Alesp. O jornalista Francisco Rolfsen Belda, professor do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), abordará a “Divulgação científica, desinformação e indicadores de credibilidade jornalística”. Sua apresentação refletirá sobre as relações entre as práticas de divulgação científica, os fenômenos de desinformação nos meios digitais e a busca por critérios capazes de indicar a credibilidade de conteúdos jornalísticos distribuídos na internet.
"Com a profusão de notícias na internet, sobretudo nas chamadas mídias sociais, é cada vez mais difícil distinguir a informação de qualidade do ruído. Quando se trata de informação científica, essa distinção é ainda mais complicada. Muitas vezes, os leitores acabam tomando como verdade a posição de fontes pouco confiáveis ou formando sua própria opinião a partir de relatos mal apurados ou de informações de qualidade duvidosa”, afirma Belda.   Leia mais.    Fonte: Agência FAPESP

18 março 2019

Raízes da ciência brasileira

Equipe da UFABC lança plataforma que identifica a genealogia acadêmica de pesquisadores

Lançada em caráter experimental em abril do ano passado, a Plataforma Acácia finalmente entrou em funcionamento com a missão de reconstituir a genealogia acadêmica de pesquisadores brasileiros. Uma busca rápida no site do projeto permite que estudantes, professores e pesquisadores com currículos registrados na Plataforma Lattes possam identificar as linhagens acadêmicas às quais pertencem, restabelecendo laços entre orientadores e seus alunos construídos nos últimos 75 anos. A iniciativa foi idealizada em 2016 (ver Pesquisa FAPESP nº 249) e utiliza informações extraídas do Lattes, que reúne mais de 5 milhões de currículos acadêmicos.
“Embora já possa ser consultada, a Plataforma Acácia continua em desenvolvimento”, diz Jesús Pascual Mena-Chalco, professor do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenador do projeto. “Por enquanto, é possível fazer buscas sobre pesquisadores individuais. Em um futuro próximo, novas funcionalidades serão incorporadas para facilitar o acesso a informações não apenas de pessoas, mas também de grupos de pesquisa, departamentos e universidades nas mais diversas áreas do conhecimento”, explica.
O nome dado à plataforma faz referência à árvore acácia, uma espécie nativa do sudeste da Austrália cujo formato da copa se assemelha a grafos da genealogia acadêmica brasileira – ou seja, são compactos, remetendo à jovem história da ciência no Brasil. “A ciência brasileira tem poucos anos, quando comparada com a de outros países. É possível identificar com certa facilidade quais foram os pesquisadores que contribuíram de maneira relevante na formação da geração seguinte nas grandes áreas do conhecimento”, diz Mena-Chalco.  Leia mais    
 Fonte: Pesquisa FAPESP - março 2019



As 5 rotas para alcançar o acesso aberto


A já conhecida "VIA VERDE", que é depositar num repositório institucional ou temático um artigo de revista (postprint) ou um artigo sem revisão (preprint); e a "VIA DOURADA", que é publicar em uma revista nascida para publicar em acesso aberto, ou seja, as revistas incluídas no diretório DOAJ, novas vias ou rotas se somam. 
A "VIA BRONZE" se refere a artigos que são lidos livremente nas páginas dos editores, mas sem uma licença aberta explícita que permita a sua distribuição e reutilização; a "VIA HÍBRIDA", se refere a artigos baseados no modelo comercial chamado "O autor paga", onde você paga pela publicação e não pela leitura. E finalmente a "VIA DO DIAMANTE" que "tenta cobrir a lacuna existente entre os modelos verde e ouro, porque este modelo leva em consideração os dois aspectos mais críticos de ambos os modelos: custos (ouro) e qualidade (verde). Sendo o único modelo que garante a sustentabilidade da publicação de acesso aberto.
Os grandes editores contam com a infraestrutura e recursos que facilitam o processo de publicação e divulgação de periódicos científicos. Elsevier, Springer, Wiley-Blackwell, Taylor & Francis e Wise publicam mais de 50% dos artigos científicos em todos os campos, com margens de lucro de 40%. No entanto, universidades e centros de pesquisa estão realizando ações para reapropriar o conteúdo que geram, já que no momento não precisam de uma infra-estrutura industrial e comercial para publicar e divulgar suas conquistas. Embora apenas 15% dos artigos tenham sido publicados imediatamente em acesso aberto.
Embora seja verdade que os editores historicamente tiveram um papel fundamental na disseminação do conhecimento científico na era da impressão, levando em conta o contexto atual, é questionável até que ponto eles ainda são necessários na era digital. Ainda assim, a magnitude do movimento do acesso aberto é limitada pelo fato de que os periódicos ainda servem para a alocação de capital científico de que os pesquisadores necessitam para obter o credenciamento necessário para conseguir um emprego, promoção, pesquisa e fundos de reconhecimento. de seus colegas; Desta forma, as grandes editoras comerciais continuam a manter o controle sobre o sistema de publicação científica.
Em uma investigação realizada por Priem, Piwowar e outros " O Estado da OA: Uma análise em grande escala da prevalência e impacto dos artigos do Acesso Aberto ", a maioria dos artigos de acesso aberto não é acompanhada por uma licença, que restringe severamente seu uso, como revelado por um estudo recente de 100.000 artigos analisados ​​a partir do banco de dados da CrossRef.
Sem uma licença, os artigos são livres para ler, mas não podem ser redistribuídos ou reutilizados, por exemplo, apresentações ou material do curso, diz Heather Piwowar, co-fundador da ciência sem fins lucrativos aberta ImpactStory , que liderou a análise. Sem permissão explícita, eles não podem ser explorados com programas de computador também. "Inteligência artificial e aprendizado por máquinas são ferramentas cada vez mais importantes que precisam da nossa literatura de pesquisa aberta e disponível para que as abordagens computacionais possam sintetizar, resumir e encontrar os novos padrões".  Fo
nte: Acceso Abierto Noticias - 13/3/2019

Plataforma da National Geographic

A National Geographic é reconhecida mundialmente pela qualidade em fotojornalismo e cartografia, oferecendo cobertura aprofundada de ciência, tecnologia, geografia, culturas, vida animal, meio ambiente e ecologia. Além disso, a publicação contém outros tipos de coberturas em diferentes áreas, disponibilizando conteúdo em texto, áudio, vídeo e recursos interativos. O periódico está acessível desde a primeira edição (de 1888) até o ano corrente para os usuários do Portal de Periódicos da CAPES.
Sobre a National Geographic
Artigos ligados a assuntos que envolvem diversas áreas do conhecimento podem ser acessados no site da plataforma da National Geographic por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Devido à variedade de temas, o título beneficia professores, estudantes, pesquisadores e outros profissionais que têm curiosidade acadêmica e gostam de ampliar seus conhecimentos.
Na página da revista, os usuários também têm acesso a edições da National Geographic Brasil, além de materiais de áudio e vídeo originais produzidos pelas expedições da National Geographic Society – entidade norte-americana responsável pela editoração do conteúdo.
A National Geographic é mensal e divulgada em vários países. Possui visibilidade internacional devido à sua qualidade editorial e está indexada em uma plataforma de busca de fácil acesso, que permite navegação rápida pelos assuntos de interesse. O periódico é publicado em mais de 30 idiomas, como português, grego, polonês, coreano, hebraico, tcheco e romeno.
A pesquisa pode ser feita por meio de qualquer computador ligado à internet – em casa, na escola, no trabalho ou onde o usuário se sentir confortável para navegar e explorar o conteúdo disponível. Além de visualizar na íntegra os artigos, é possível armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal ou ainda imprimir o material para posterior leitura.
O acesso pode ser realizado a partir do banner localizado na página inicial do Portal – área “Parceiros” – ou no link buscar base. Há ainda a possibilidade de pesquisa pelo campo buscar periódico, onde o usuário encontrará as opções National Geographic Adventure (ISSN 1523-6226), National Geographic Explorer (ISSN 1541-3357) e National Geographic Traveler (ISSN 0747-0932).  Fonte: Portal de Periódicos da CAPES





15 março 2019

A pegada do Plano S: implicações para o panorama da publicação acadêmica

O relatório intitulado “A pegada do Plano S: implicações para o panorama da publicação acadêmica” (“The Plan S footprint: Implications for the scholarly publishing landscape“) examina os padrões recentes de publicações financiadas pelos apoiadores do Plano S, explorando potenciais impactos sobre os próprios financiadores, áreas de pesquisa, países, editoras e revistas. Esta matéria é uma tradução livre do relatório e apresenta os principais resultados. 
O relatório fornece informações para análise e debate sobre uma transição no sistema de pesquisa. O Plano S, lançado pela Science Europe em 4 de setembro de 2018, destina-se a aumentar o acesso aberto (OA) a dados e resultados de pesquisa produzidos com financiamento público por pesquisadores. Vinte agências financiadoras aderiram ao Plano S em dezembro de 2018. Espera-se que o acesso aberto acelere a descoberta e a inovação científica. O Plano S requer que os resultados da pesquisa financiada por organizações signatárias seja publicada em repositórios abertos ou em periódicos onde todos os artigos são acessíveis ao público em acesso aberto. Este relatório analisa padrões recentes de documentos financiados por apoiadores do Plano S usando perspectivas relacionadas aos financiadores, países, editores e periódicos.
Jonathan Adams, diretor do Institute for Scientific Information, disse: “Nosso relatório, baseado em dados de periódicos tirados do Web of Science Core Collection, procura fornecer uma análise de fundo imparcial e baseada em dados para informar o debate sobre uma mudança potencialmente transformadora na política de pesquisa. O relatório levanta uma série de questões para consideração por financiadores, editores e instituições ao explorar possíveis maneiras de implementar o 
Plano S.”  Leia mais.   Fonte: SIBiUSP - 15/3/2019