22 março 2019

Unicamp lança portal que conecta pesquisadores a equipamentos e serviços da universidade

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou recentemente o Portal de Equipamentos Multiusuários 
e Serviços. A iniciativa torna acessível a toda a sociedade uma base de dados sobre os equipamentos e serviços disponíveis na universidade.
O objetivo é estabelecer uma grande rede de colaboração com equipamentos que possam ser compartilhados e aumentar a conexão entre a comunidade de pesquisa e o setor empresarial.

“São equipamentos de médio e grande porte das unidades que estão disponíveis para o uso de pesquisadores do Estado de São Paulo e de outros locais do país, bem como para pessoas do setor privado que queiram fazer alguma medida ou obter um serviço”, disse Munir Skaf, pró-reitor de Pesquisa da Unicamp.
“Um exemplo clássico é o de um pesquisador da Unicamp ou de outra universidade, ou ainda de um laboratório clínico, que precise fazer um sequenciamento genético. Nosso campus tem esse serviço, então é só fazer a busca na plataforma e agendar o uso”, disse Skaf.
Com esse service facility a Unicamp espera melhorar a eficiência no uso de seus recursos de pesquisa. “Em vez de comprar vários equipamentos caros e grandes, que ficam parte do tempo ociosos, é possível ter um número menor e fazer com que outros usuários possam usá-los na forma de prestação de serviços. Os valores cobrados serão usados para comprar reagentes e fazer a manutenção dos instrumentos, por exemplo”, disse Skaf.
A iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp segue a política do programa Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP – que tem um site com informações sobre equipamentos do tipo adquiridos com apoio da FAPESP – e a Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973/2004) – regulamentada no Estado de São Paulo pelo Decreto Estadual de Inovação (Decreto 62.817/2017).  Fonte: Agência FAPESP - 22/3/2019.   Leia mais
Fonte: Agência FAPESP - 21/3/2019